Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jin Jones
Sênior
Sênior

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1126 Mensagem por Jin Jones » Seg Dez 08, 2008 3:20 pm

Lord Nauta escreveu:
Jin Jones escreveu:
OK !

Os Planos de Reaparelhamento da Marinha, de outras décadas foram então galhofas e esse agora é serio ?

Então tá !

Os ventos mudam e os documentos são rasgados :|

Prezado Senhor Jones

Os planos da MB de forma alguma foram galhofas o que foi galhofas foi o comportamento dos governos de plantão, em especial o Sr. FHC.
Pretendo não polarizar este assunto com o SENHOR. Entendo que tenha suas opiniões e por príncipio as respeito apesar de divergir.

Sds

Lord Nauta

Concordo com o fato do Sr. FHC ter posto uma pá de cal em diversos proj. militares da época, mas que lhe garante que o atual governo cumprirá o prometido :roll:
As FA dependem de verbas que são dadas, como se isso fosse um favor as FA Brasileiras.
A PETROBRAS queria repassar direto os royalties do petroleo para a MB, mas o gov. federal deixou ?

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#1127 Mensagem por Marino » Seg Dez 08, 2008 3:57 pm

A MB fez e está fazendo um trabalho magnifico na manipulação de energia atômica para fins "pacíficos" e isso realmente é digno de nota e muitíssimo importante para ao desenvolvimento da nação.
O que eu não entendo é essa paranóia pelo SSN se com a passar dos anos, cada vez mais o GAP tecnologico entre os SSk e o SSN está diminuindo cada vez mais.
Existem várias pesquisas de novos motores elétricos de alto desempenho, baterias mais eficientes, sem contar com a entrada de operação de novas gerações de AIP's.
http://www.naval.com.br/blog/?p=2107

Gostaria de saber como a MB vê a guerra naval por volta de 2030 ?

A FAB e o EB estão de olho na evolução tecnológica, e no advento dos VANT e de Robôs no campo de batalha do futuro.

Alguem poderia citar qual os projetos hoje em andamento na MB, ou vamos ainda tentar operar meios de combate muito comuns nos anos 80 em 2030.

Há hoje projetos de Sub's remotos, dirigíveis de vigilância, navios Sthealt, Catamarãs, Vant's embarcados entre outros, na nossa Marinha ?

E sobre as MK-10 e os IKL-209.
Se nos tivesse-mos dado o devido prosseguimento a esses projetos, nós hoje teríamos uma industria naval plenamente capaz de fabricar modernos navios de combate e não importar sucata ou ter que se sujeitar a imposições estrangeiras.
Como era a industria naval militar da Corea do Sul em 1980, e como é hoje ?
Nós perdemos o bonde da história e queremos pegar outro agora.

Não adiante chorar o leite derramado, não é ?
Então vamos acreditar que agora será diferente.
Jin, primeiro vc tem que entender que um SSK é um navio "submersível", e que o verdadeiro submarino, em sua totalidade, é o SSN.
Um SSK com AIP nunca terá a velocidade, a autonomia, a mobilidade estratégica, a capacidade de dissuasão de um SSN.
Isto é ponto pacífico, e não por outro motivo as marinhas mais poderosas do mundo abriram mão de SSK e decidiram possuir somente SSN.
Vc crê que realmente a MB não se preocupa com tecnologia, e a FAB e o EB sim?
Se a resposta for afirmativa, sugiro atualizar-se primeiro.
Não cobre da MB a continuidade de programas, o cumprimento dos PRM, etc.
O balcão é errado. Cobre dos governos eleitos por nós, democraticamente.
O Lord Nauta já lhe respondeu, mas ratifico o escrito: a MB cumpre, quando o governo aloca recursos, programas de longa duração, que passarão por diversas administrações, que não levam o "nome" de um Almirante que está de plantão com o governo da época, mas sim da decisão de toda a alta administração naval, decisão esta que é mantida independente do "nome" em comando.
Dei exemplos no meu post anterior.
Lembrei de mais um agora: o MAN. A duração do programa é de 5 anos, quando a atual administração naval já estará de pijama.
É assim que funciona, que deveriam funcionar as Instituições permanentes de nosso país.
Não é privilégio da MB, pois o EB e a FAB também agem da mesma maneira.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Vagner Oliveira
Júnior
Júnior
Agradeceram: 9 vezes

#1128 Mensagem por Vagner Oliveira » Seg Dez 08, 2008 4:36 pm

Marino escreveu:
A MB fez e está fazendo um trabalho magnifico na manipulação de energia atômica para fins "pacíficos" e isso realmente é digno de nota e muitíssimo importante para ao desenvolvimento da nação.
O que eu não entendo é essa paranóia pelo SSN se com a passar dos anos, cada vez mais o GAP tecnologico entre os SSk e o SSN está diminuindo cada vez mais.
Existem várias pesquisas de novos motores elétricos de alto desempenho, baterias mais eficientes, sem contar com a entrada de operação de novas gerações de AIP's.
http://www.naval.com.br/blog/?p=2107

Gostaria de saber como a MB vê a guerra naval por volta de 2030 ?

A FAB e o EB estão de olho na evolução tecnológica, e no advento dos VANT e de Robôs no campo de batalha do futuro.

Alguem poderia citar qual os projetos hoje em andamento na MB, ou vamos ainda tentar operar meios de combate muito comuns nos anos 80 em 2030.

Há hoje projetos de Sub's remotos, dirigíveis de vigilância, navios Sthealt, Catamarãs, Vant's embarcados entre outros, na nossa Marinha ?

E sobre as MK-10 e os IKL-209.
Se nos tivesse-mos dado o devido prosseguimento a esses projetos, nós hoje teríamos uma industria naval plenamente capaz de fabricar modernos navios de combate e não importar sucata ou ter que se sujeitar a imposições estrangeiras.
Como era a industria naval militar da Corea do Sul em 1980, e como é hoje ?
Nós perdemos o bonde da história e queremos pegar outro agora.

Não adiante chorar o leite derramado, não é ?
Então vamos acreditar que agora será diferente.
Jin, primeiro vc tem que entender que um SSK é um navio "submersível", e que o verdadeiro submarino, em sua totalidade, é o SSN.
Um SSK com AIP nunca terá a velocidade, a autonomia, a mobilidade estratégica, a capacidade de dissuasão de um SSN.
Isto é ponto pacífico, e não por outro motivo as marinhas mais poderosas do mundo abriram mão de SSK e decidiram possuir somente SSN.
Vc crê que realmente a MB não se preocupa com tecnologia, e a FAB e o EB sim?
Se a resposta for afirmativa, sugiro atualizar-se primeiro.
Não cobre da MB a continuidade de programas, o cumprimento dos PRM, etc.
O balcão é errado. Cobre dos governos eleitos por nós, democraticamente.
O Lord Nauta já lhe respondeu, mas ratifico o escrito: a MB cumpre, quando o governo aloca recursos, programas de longa duração, que passarão por diversas administrações, que não levam o "nome" de um Almirante que está de plantão com o governo da época, mas sim da decisão de toda a alta administração naval, decisão esta que é mantida independente do "nome" em comando.
Dei exemplos no meu post anterior.
Lembrei de mais um agora: o MAN. A duração do programa é de 5 anos, quando a atual administração naval já estará de pijama.
É assim que funciona, que deveriam funcionar as Instituições permanentes de nosso país.
Não é privilégio da MB, pois o EB e a FAB também agem da mesma maneira.
Já que o Jin levantou o assunto vanguarda, citando EB e FAB em relação a MB (registre-se que eu não acho esse tipo de comparação interessante), deixem eu dar minha contribuição:

Talvez pouca gente saiba, mas na última Operação Ribeirex-Pantanal, em novembro último, a MB operou um VANT Carcará (como sabem, nacional e do qual a MB comprou um lote piloto, operado pelo BATALHÃO DE CONTROLE AEROTÁTICO E DEFESA ANTIAÉREA do CFN)) a partir, quem diria, do NPa Piratini. O VANT foi lançado e recolhido com o navio navegando no rio Paraguai, sem problemas, enviando imagens em tempo real das tropas inimigos e dos navios "inimigos", preparavam emboscadas a frente dos Navios "amigos", após as curvas dos rios.
Eu pessoalmente vi o VANT operando. É simples, resistente, absolutamente silencioso.
Até onde eu sei, a MB foi a única que empregou VANT de forma real em exercícios (não teste em pista do CTA), até agora.

Sds.

(pode ser substituído sem problemas)
Marino
Sênior
Sênior

#1129 Mensagem por Marino » Seg Dez 08, 2008 4:45 pm

Valeu Vagner, ótima notícia.
Há fotos deste VANT no tópico dos FN mostrando dados de uma cabeça de praia.
Não sabia da operação em rios.
Obrigado.

Barão do Rio Branco
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#1130 Mensagem por Alcantara » Seg Dez 08, 2008 5:16 pm

Já que o Jin levantou o assunto vanguarda, citando EB e FAB em relação a MB (registre-se que eu não acho esse tipo de comparação interessante)
Até onde eu sei, a MB foi a única que empregou VANT de forma real em exercícios (não teste em pista do CTA), até agora.
Contraditório, não? :lol:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#1131 Mensagem por Corsário01 » Seg Dez 08, 2008 5:51 pm

Alcantara escreveu:
Já que o Jin levantou o assunto vanguarda, citando EB e FAB em relação a MB (registre-se que eu não acho esse tipo de comparação interessante)

Porém, certeiro! :wink:

Abraços,

Padilha
Vagner Oliveira
Júnior
Júnior

#1132 Mensagem por Vagner Oliveira » Seg Dez 08, 2008 6:44 pm

Alcantara escreveu:
Alcantara.

Se vem acompanhando a sequência de posts, deve ter observado que o meu foi construido a partir da mensagem do Jin Jones, que fazia exatamente uma comparação entre visões de futuro e projetos de vanguarda do EB e FAB, em relação a MB, e é sob esse ponto de vista que deve ser lido.

Ademais, eu não disse que não faço comparações.
Eu disse que não as acho interessantes, pois quase sempre comparam "tomate com cebola".
Isso não quer dizer que eu não as possa fazer, quando achar necessário.

Sds.

(pode ser substituído sem problemas)
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#1133 Mensagem por ciclope » Seg Dez 08, 2008 7:35 pm

O plano da marinha de possuir um submarino nuclear tem, diversos entra vez que nem perderem tempo enumerando. Más projeto de valor duvidoso nunca.
Ele apesar de tudo, mesmo que saia desatualizada do estaleiro será o submarino mais poderoso da região!
Aliado mais ele está perfeitamente de acordo com o novo plano de patrulha da marinha sentada em informações repassadas por satélites e se necessário enviar embarcações . Que outro navio seria capas de ir do estremo sul do país ate o norte e ainda realizar um patrulha ou ataque em velocidade máxima sem parar?

Marino
Sênior
Sênior

#1134 Mensagem por Marino » Seg Dez 08, 2008 7:55 pm

Vagner Oliveira escreveu:
Alcantara escreveu: Contraditório, não? :lol:
Alcantara.

Se vem acompanhando a sequência de posts, deve ter observado que o meu foi construido a partir da mensagem do Jin Jones, que fazia exatamente uma comparação entre visões de futuro e projetos de vanguarda do EB e FAB, em relação a MB, e é sob esse ponto de vista que deve ser lido.

Ademais, eu não disse que não faço comparações.
Eu disse que não as acho interessantes, pois quase sempre comparam "tomate com cebola".
Isso não quer dizer que eu não as possa fazer, quando achar necessário.

Sds.
Exato. Não chegaremos a lugar algum comparando laranjas com bananas.

Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#1135 Mensagem por Marino » Seg Dez 08, 2008 7:57 pm

ciclope escreveu:O plano da marinha de possuir um submarino nuclear tem, diversos entra vez que nem perderem tempo enumerando. Más projeto de valor duvidoso nunca.
Ele apesar de tudo, mesmo que saia desatualizada do estaleiro será o submarino mais poderoso da região!
Aliado mais ele está perfeitamente de acordo com o novo plano de patrulha da marinha sentada em informações repassadas por satélites e se necessário enviar embarcações . Que outro navio seria capas de ir do estremo sul do país ate o norte e ainda realizar um patrulha ou ataque em velocidade máxima sem parar?
O SSN desatualizado é mais um folclore nascido aqui no DB.
Esperem e verão.

Barão do Rio Branco
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#1136 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Dez 08, 2008 8:22 pm

DEFESA
DEFESA@NET 08 Dezembro 2008

Parceria Estratégica Brasil - França
Ministro da Defesa francês finaliza contratos no Brasil

A imprensa francesa dá detalhes da visita d ministro da Defesa francês, Hervé Morin, que inicia hoje (08Dez) ao Brasil para tentar resolver os últimos detalhes de vários grandes contratos militares, em particular a venda de quatro submarinos convencionais de fabricação francesa.

Este contrato, estimado em mais de 2 bilhões de euros, poderia ser assinado durante a visita que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, realizará ao Brasil nas vésperas do Natal.

Seria a aquisição pela Marinha do Brasil de quatro submarinos do tipo "Scorpène" e de opções para outros dois, a fim de cobrir as necessidades, em particular de proteção, das futuras plataformas petrolíferas que devem ser montadas em águas brasileiras.

A compra prevê o compromisso da França de ajudar o Brasil a formar uma frota de submarinos nucleares.

Morin, que deve se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, na tarde desta segunda-feira, e também com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, confiava em ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva o que não deve ocorrer.

A viagem do ministro francês pode servir de impulso às negociações para outro contrato de helicópteros militares médios "EC-725" fabricados pela Eurocopter (filial do gigante europeu EADS), por um valor de 1,2 bilhão de euros.

São 51 helicópteros que serão montados na unidade de Itajubá (MG) da companhia brasileira Helibras, na qual a Eurocopter tem 45%. No Brasil o helicóptero será chamado de EC-725BR com um conteúdo de nacionalização mínima de 50%.

Dentro do acordo estratégico com a França há quatro grupos de alto-nível na área de defesa tratando dos seguintes assuntos:

1 – Helicópteros (Projeto EC-725BR)
2 - Espaço
3 – Soldado do Futuro
4 – Programa de Submarinos

Não foi noticiada detalhes ou a pauta da recente visita do ministro da Defesa do Brasil Nelson Jobim aos Estados Unidos e as discussões com o atual e também futuro Secretário da Defesa americano Robert Gates e com James Hursch, Diretor da Defense Technology and Security Agency (DTSA).

Com este último a pauta era a questão de transferência de tecnologia em áreas de defesa, onde a posição americana tem sido contrária à do Brasil.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#1137 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Dez 08, 2008 8:28 pm

Não falaram em aviões, ainda.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes

#1138 Mensagem por crubens » Seg Dez 08, 2008 11:09 pm

Marino escreveu:
ciclope escreveu:O plano da marinha de possuir um submarino nuclear tem, diversos entra vez que nem perderem tempo enumerando. Más projeto de valor duvidoso nunca.
O SSN desatualizado é mais um folclore nascido aqui no DB.
Esperem e verão.
Realmente Marino aqui no DB nasce cada folclore que dá nos nervos.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Contato:

#1139 Mensagem por Adriano Mt » Ter Dez 09, 2008 3:36 am

Em 1978, Na Guiana, 912 pessoas cometeram suicídio e também foram assassinadas sob ordens do pastor cristão Jin Jones, do Templo do Povo.

Declaração em OUTUBRO 2008
"Voz firme a favor do aparelhamento das Forças Armadas, comandante da Marinha revela entusiasmo com a nova Estratégia Nacional de Defesa e anuncia mais investimentos na ampliação do efetivo para gerar emprego e garantir a soberania do País!"

Agora é só rezar e ter fé , não precisa incitar ao suicídio coletivo no fórum.

O que realmente me intriga é uma pessoa que se diz adepto ao desenvolvimento e a projetos visionários da nossa marinha , abraçar a causa da mesma permanecer desenvolvendo um projeto de meados dos anos 60 , melhorado nos anos 70 , que teve como primeiro cliente a marinha da Grécia, encomendando quatro unidades em 1972 que ficou conhecida como Glavkos ou U-209-1100 , permanecendo na tentativa de êxito repetiu a dose em 2006 com o IKL 214 e estão tendo encomodos até hoje .
O que era bom no passado não quer dizer que continua bom hoje , o que a marinha quer é ter poder de dissuadir e isto ira acontecer com o SSN , e o Escop será um pulo a mais , assim que ira começar uma nova historia , mas com certeza de um futuro ainda mais brilhante.
E o que é melhor , sem aqueles comedor de chucrutes para negar fornecimento de peças e acharem que são a ultima bolacha do pacote , elevando preços e aproveitando de situações .

E voltarei aqui para dar um HUHAAA a nossa marinha , com a certeza da capacidade de seus comandantes , teremos uma marinha de dar muito orgulho a nossa país , com algumas coisinhas a mais do que outras marinhas na AS .

Abraços e tenha fé homem de pouca vontade.

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#1140 Mensagem por GustavoB » Ter Dez 09, 2008 8:32 am

O que realmente me intriga é uma pessoa que se diz adepto ao desenvolvimento e a projetos visionários da nossa marinha , abraçar a causa da mesma permanecer desenvolvendo um projeto de meados dos anos 60 , melhorado nos anos 70 , que teve como primeiro cliente a marinha da Grécia, encomendando quatro unidades em 1972 que ficou conhecida como Glavkos ou U-209-1100 , permanecendo na tentativa de êxito repetiu a dose em 2006 com o IKL 214 e estão tendo encomodos até hoje .
O que era bom no passado não quer dizer que continua bom hoje , o que a marinha quer é ter poder de dissuadir e isto ira acontecer com o SSN , e o Escop será um pulo a mais , assim que ira começar uma nova historia , mas com certeza de um futuro ainda mais brilhante.
E o que é melhor , sem aqueles comedor de chucrutes para negar fornecimento de peças e acharem que são a ultima bolacha do pacote , elevando preços e aproveitando de situações .

E voltarei aqui para dar um HUHAAA a nossa marinha , com a certeza da capacidade de seus comandantes , teremos uma marinha de dar muito orgulho a nossa país , com algumas coisinhas a mais do que outras marinhas na AS .

Abraços e tenha fé homem de pouca vontade.

Às vezes penso que o pessoal gosta tanto de tradição que não consegue conceber um futuro completamente novo para a nossa Defesa. Creio que é isso que devemos buscar, seguir nosso próprio caminho, não ser uma cópia de 2ª categoria dos outros. Abraço a todos

Responder