Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
#1
Mensagem
por Brasileiro » Sex Dez 05, 2008 10:16 pm
Começam as obras para a reconstrução da Torre Móvel de Integração
05/12/2008 13:52:00
Assinado nessa quinta-feira (4) pelo Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) a autorização para o início das obras para a reconstrução da Torre Móvel de Integração (TMI) – equipamento que possibilita o lançamento do Veículo Lançador de Satélites. A última torre foi incinerada junto com o VLS-1 V03, em um acidente ocorrido em 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara (MA).
A obra deve ser concluída em 18 meses e deverá custar cerca de R$ 40 milhões. A licitação para a construção da TMI havia sido concluída em 2006, já com novo projeto. Entretanto, uma das empresas que perdeu a concorrência, entrou na Justiça Federal questionando a lisura do processo. Passado dois anos, a Justiça entendeu, em todas as instâncias, que o procedimento de contratação estava correto.
VLS
O Veículo Lançador de Satélites (VLS) é um foguete brasileiro criado para propiciar o lançamentos dos satélites fabricados no País, e assim, garantir a autonomia em vários setores estratégicos. Já foram realizados dois lançamentos testes, em 1997 e 2001, ambos para a qualificação e desenvolvimento do veículo.
O próximo lançamento está previsto para ocorrer a partir do término da construção da TMI- Torre Móvel de Integração. O VLS mede cerca de 19 metros e tem quatro estágios. O seu peso, antes do lançamento, é de 50 toneladas e é capaz de satelitizar uma carga de 350 Kg a uma órbita de 300 Km.
http://www.aeb.gov.br
abraços]
----------------
amor fati
-
PRick
#3
Mensagem
por PRick » Dom Dez 07, 2008 4:48 pm
Esses é dos principais motivos porque comprar armamento não pode ser via Licitação. Qualquer licitação pode ser constestada na justiça, e aí vai ums bons anos de batalha judicial com a Licitação parada.
[ ]´s
-
DELTA22
- Sênior
- Mensagens: 5726
- Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm
#4
Mensagem
por DELTA22 » Dom Dez 07, 2008 6:03 pm
É bom lembrar que a nova TMI terá ao seu lado uma outra torre de alvenaria ligado a um tunel subterraneo que será do sistema de escape em emergencia da torre de integração que terá uma diferença de pressão entre as duas para forçar o fluxo de ar a manter sempre a direção da torre de emergencia para a TMI; nova proteção elétrica com monitoração de impedancia das linhas de energia da TMI (dizem que o VLS antes do acidente, estava dando choques elétricos devido a problemas de aterramento das linhas elétricas da torre) dentre outras "novidades".
[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
-
cvn73
- Avançado
- Mensagens: 674
- Registrado em: Sex Mar 28, 2008 4:57 pm
- Localização: em algum lugar do Planalto Central
#5
Mensagem
por cvn73 » Dom Dez 07, 2008 8:17 pm
DELTA22 escreveu:É bom lembrar que a nova TMI terá ao seu lado uma outra torre de alvenaria ligado a um tunel subterraneo que será do sistema de escape em emergencia da torre de integração que terá uma diferença de pressão entre as duas para forçar o fluxo de ar a manter sempre a direção da torre de emergencia para a TMI; nova proteção elétrica com monitoração de impedancia das linhas de energia da TMI (dizem que o VLS antes do acidente, estava dando choques elétricos devido a problemas de aterramento das linhas elétricas da torre) dentre outras "novidades".
[]'s.
Noticia à muito esperada .
Aguardo pelas novidades.
unanimidade só existe no cemitério