Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
#16
Mensagem
por Marino » Ter Dez 02, 2008 6:02 pm
projeto escreveu:Marino, você teria como confirmar ou não a possibilidade do Rafale operar no A-12 sem restrições?
[]'s
Não sei se já foi feito algum estudo pela MB. Creio que não, pois a prioridade, AGORA, não é comprar novos caças.
Um estudo destes, que envolveria muitas variáveis, recursos, informações dos franceses, etc, acho que só seria feito se houvesse alguma espectativa da liberação de recursos para este fim (compra de caças).
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
Flávio Rocha Vieira
- Sênior
- Mensagens: 1663
- Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
- Localização: Araruama-RJ
- Agradeceram: 2 vezes
#17
Mensagem
por Flávio Rocha Vieira » Ter Dez 02, 2008 10:19 pm
ALIDE: Qual foi o resultado dos testes do Rafale no Foch na década de 90? Os pesos do avião e as capacidades do NAe em termos de catapultas, aparelho de frenagem e elevadores são compatíveis? Ou fatalmente conflitantes?
JMM: Os testes iniciais de qualificação do Rafale M foram realizados no próprio NAe Foch que hoje pertence à Marinha do Brasil. Até onde eu sei, todos os tipos de testes foram realizados, sem qualquer problema, decolando e pousando no peso máximo, com o avião carregado de combustível e armas. Se as catapultas estiverem funcionando em sua potência máxima, não deve existe qualquer problema.
Apesar do "Até onde eu sei"... bem, não vejo razão de não ser dada credibilidade a esta resposta, como a todas as demais. Para mim foi suficiente, ou seja, o Rafale pode operar normalmente e com carga máxima no A-12, desde que as catapultas do A-12 também estejam operando em sua capacidade máxima. Quem sabe não pode ser simples assim???
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
-
Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8406
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
#18
Mensagem
por Glauber Prestes » Ter Dez 02, 2008 10:32 pm
Flávio Rocha Vieira escreveu:ALIDE: Qual foi o resultado dos testes do Rafale no Foch na década de 90? Os pesos do avião e as capacidades do NAe em termos de catapultas, aparelho de frenagem e elevadores são compatíveis? Ou fatalmente conflitantes?
JMM: Os testes iniciais de qualificação do Rafale M foram realizados no próprio NAe Foch que hoje pertence à Marinha do Brasil. Até onde eu sei, todos os tipos de testes foram realizados, sem qualquer problema, decolando e pousando no peso máximo, com o avião carregado de combustível e armas. Se as catapultas estiverem funcionando em sua potência máxima, não deve existe qualquer problema.
Apesar do "Até onde eu sei"... bem, não vejo razão de não ser dada credibilidade a esta resposta, como a todas as demais. Para mim foi suficiente, ou seja, o Rafale pode operar normalmente e com carga máxima no A-12, desde que as catapultas do A-12 também estejam operando em sua capacidade máxima. Quem sabe não pode ser simples assim???
Um fraternal abraço,
O "pobrema" é: capacidade máxima? Máxima "normal", 20 toneladas, ou máxima "recalibrada", 25 toneladas?
-
Flávio Rocha Vieira
- Sênior
- Mensagens: 1663
- Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
- Localização: Araruama-RJ
- Agradeceram: 2 vezes
#19
Mensagem
por Flávio Rocha Vieira » Ter Dez 02, 2008 10:46 pm
Pergunta de quem de fato não sabe:
De Foch para São Paulo houve redução da capacidade da catapulta?
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
-
Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
#20
Mensagem
por Marino » Ter Dez 02, 2008 11:27 pm
Flávio Rocha Vieira escreveu:Pergunta de quem de fato não sabe:
De Foch para São Paulo houve redução da capacidade da catapulta?
Não.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
crubens
- Sênior
- Mensagens: 1864
- Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
- Localização: Fortaleza, Ce
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
#21
Mensagem
por crubens » Qua Dez 03, 2008 12:21 pm
Entonce...
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
-
Carlos Mathias
#22
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 12:23 pm
Entonce...Cuidado com papo de vendedor.
-
crubens
- Sênior
- Mensagens: 1864
- Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
- Localização: Fortaleza, Ce
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
#23
Mensagem
por crubens » Qua Dez 03, 2008 12:26 pm
Qualquer que seja ele, né CM
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
-
joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
#24
Mensagem
por joao fernando » Qua Dez 03, 2008 12:41 pm
Ué, a certificação não foi no Foch? Então, que dá dá.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
Carlos Mathias
#25
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 12:48 pm
Com certeza, qualquer que seja o vendedor. E acho que ainda vamos repetir muito isso ao longo dos anos.
-
Rodrigoiano
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
#26
Mensagem
por Rodrigoiano » Qua Dez 03, 2008 2:56 pm
Estimado colega forista projeto, olha o que eu vi neste site. Será que isto é confiável? "In January 1994, from the Foch, the first Rafale M with a full load of external tanks and munitions stores was catapulted and made few landings.".
http://frenchnavy.free.fr/ships/aircraf ... h/foch.htm
Cordial abraço!
Saudações e felicitações a todos!
-
Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8406
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
#27
Mensagem
por Glauber Prestes » Qua Dez 03, 2008 3:21 pm
joao fernando escreveu:Ué, a certificação não foi no Foch? Então, que dá dá.
Que dá, dá. Não tem como negar. Mas que tem que por o anexo que foi posto para a certificação, tem que por.
-
Rodrigoiano
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
#28
Mensagem
por Rodrigoiano » Qua Dez 03, 2008 3:24 pm
Prezados, este outro diz que não poderia operar os rafales m:
"A second nuclear aircraft carrier was desired to ensure 100% operability, although planners acknowledged that there might not be enough funds for France to develop such a vessel alone. When the order for second Charles de Gaulle carrier was first delayed, it was planned to retain the Foch in reserve to be reactivated when Charles de Gaulle was being refueled. However Foch could not operate Rafale M's or E-2C Hawkeye's. Giving her these capabilities would have required a major and expensive rebuild, which was not judged to be cost effective given the limited additional service she would see (baring a war, probably just a 15-18 month period around 2004-6, perhaps the same again around 2011-13 ). The decision was therefore made in 1998 that there was no need to retaining Foch, which was sold to Brazil while she still had maybe 10 years hull life left. The FNS Foch, the last Clemenceau Class carrier, was retired on 15 November 2000. She was transferred to the Brazilian navy, renamed Sao Paulo, and in February 2001 re-commissioned."
http://www.globalsecurity.org/military/ ... enceau.htm
Cordial abraço!
Saudações e felicitações a todos!
-
Adriano
- Sênior
- Mensagens: 742
- Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm
#29
Mensagem
por Adriano » Qua Dez 03, 2008 4:30 pm
Rodrigoiano escreveu:Prezados, este outro diz que não poderia operar os rafales m:
"A second nuclear aircraft carrier was desired to ensure 100% operability, although planners acknowledged that there might not be enough funds for France to develop such a vessel alone. When the order for second Charles de Gaulle carrier was first delayed, it was planned to retain the Foch in reserve to be reactivated when Charles de Gaulle was being refueled. However Foch could not operate Rafale M's or E-2C Hawkeye's. Giving her these capabilities would have required a major and expensive rebuild, which was not judged to be cost effective given the limited additional service she would see (baring a war, probably just a 15-18 month period around 2004-6, perhaps the same again around 2011-13 ). The decision was therefore made in 1998 that there was no need to retaining Foch, which was sold to Brazil while she still had maybe 10 years hull life left. The FNS Foch, the last Clemenceau Class carrier, was retired on 15 November 2000. She was transferred to the Brazilian navy, renamed Sao Paulo, and in February 2001 re-commissioned."
http://www.globalsecurity.org/military/ ... enceau.htm
Em minha humilde opinião, o problema era com o E-2C e não com o Rafale... que poderia operar, mesmo com alguma limitação.
[ ]´s
Adriano
Cordial abraço!
Saudações e felicitações a todos!
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
-
Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
#30
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Dez 03, 2008 4:59 pm
Adriano escreveu:henriquecouceiro escreveu:A resposta sobre a operação no São Paulo (enquanto ainda era Foch) me surpreendeu!
"(...) Até onde eu sei, todos os tipos de testes foram realizados, sem qualquer problema, decolando e pousando no peso máximo, com o avião carregado de combustível e armas. Se as catapultas estiverem funcionando em sua potência máxima, não deve existe qualquer problema."
Rafale operando Full no São Paulo... ia ficar chato demais nosso quintal!
Uma coisa que senti falta fou ele comentar alguma coisa sobre integração de armamentos nacionais no Rafale. Ele falou sobre a oferta do MICA, e do NÃO que os americanos deram sobre a integração de armamentos deles. Alguém farejou alguma coisa que possa me esclarecer???
Abs,
Ao que parece o Meteor não será oferecido!?
[ ]´s
Adriano
O meteor ainda esta em desenvolvimento.
Por isso ofereceram o Mica.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.