Twin Otter series 400

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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Twin Otter series 400

#1 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 26, 2008 11:09 pm

Um avião que considero ideal para a Amazônia, não necessariamente para substituir seu primo maior:

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Como os outros membros da família, tem uma estrutura muitíssimo resistente e capacidade STOL fenomenal:

STOL Takeoff and Landing Distance: 1200 ft (366m) (Takeoff distance to 50 ft)

Atualmente é fabricado pela Viking Air, que comprou os direitos sobre toda a família de aviões DHC da Bombardier.

Características técnicas:

GENERAL INFORMATION:

Maximum Takeoff Weight: 12,500 lb (5670kg)
Maximum Landing Weight: 12,300 lb (5579 kg)
Number Of Crew: 1 or 2
Number Of Passengers: 20
Fuel Capacities: Total – 378 US Gallons
Fuel Capacities: Optional Long Range – 89 US Gallons
AIRFRAME:

Configuration All metal, non pressurized, high-wing monoplane and a construction with fixed tricycle (steerable nose) landing gear
DIMENSIONS:

Wing Span 65 ft (19.8 m)
Length 51 ft 9 in (15.77m)
Cabin Height 9 ft 8 in (2.95m)
Tail Height 19 ft 6 in (5.94 m)
CABIN DIMENSIONS:

Cabin Length 18 ft 5 in (5.61m)
Cabin Height 4 ft 11 in (1.50m)
Cabin Volume (usable) 384 cu ft (10.87 cu. m.)
Cabin Doors (left side) 50 in X 50 in (1.27m X 1.27m)
Cabin Door (right side) 30 in X 45.5 in (.76m X 1.16m)
ENGINES:
Two, Pratt & Whitney Aircraft of Canada Limited, PT6A-34 or optional PT6A-35, single stage, free-turbine engines.
PROPELLERS:
Two, Hartzell, HC-B3TN-3DY, three bladed reversible pitch, constant speed, fully feathering propellers. Optional 4-blade – type and configuration TBA
STANDARD AIRCRAFT BASIC WEIGHT:

6881 lb (3121 kg)
PERFORMANCE SUMMARY:

STOL Takeoff and Landing Distance: 1200 ft (366m)
(Takeoff distance to 50 ft)

Maximum Cruise Speeds:
TAS Sea Level: 170 kt
5,000 ft: 181 kt
10,000 ft: 182 kt

Enroute Rate of Climb at Sea Level:
(both engines at maximum climb power): 1600 ft/min

Service Ceiling - both engines at maximum climb power
(Rate of climb 100 ft/min): 26,700 ft (8138 m)

Payload Range – at maximum cruise speed
Payload for 100 nautical mile (185km) range: 4280 lb (1941 kg)
Payload for 400 nautical mile (741 km) range: 3250 lb (1474 kg)

Maximum Range - zero payload
with Standard Tankage (2583 lb (1172 kg) fuel): 775 nm (1435 km)
with Long Range Tankage (3190 lb (1447 kg) fuel): 980 nm (1815 km)

Maximum Endurance
with Standard Tankage (2583 lb (1172 kg) fuel): 7 hr 10 min
with Long Range Tankage (3190 lb (1447 kg) fuel): 9 hr

* Viking is the owner of the Type Design and Certificates relating
to de Havilland Aircraft product lines; DHC-1 Chipmunk, DHC-2 Beaver, DHC-2T Turbo Beaver, DHC-3 Otter, DHC-4 Caribou, DHC-5 Buffalo, DHC-6 Twin Otter, DHC-7 Dash 7.

* Viking is a privately held Canadian Corporation and is not in any way, shape or form affiliated with Bombardier Aerospace or any of its subsidiaries

links:
http://www.vikingair.com/
http://www.vikingair.com/uploadedFiles/ ... i-Page.pdf
http://www.antarctica.ac.uk/living_and_ ... _otter.php
http://www.bush-planes.com/DeHavilland- ... Otter.html
http://en.wikipedia.org/wiki/De_Havilla ... Twin_Otter




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Re: Twin Otter series 400

#2 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Nov 27, 2008 12:03 am

Um vídeo desse avião com pouso e decolagem curtos em pista despreparada:




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Re: Twin Otter series 400

#3 Mensagem por Bolovo » Qui Nov 27, 2008 12:17 am

de Havilland Canada sabia muito bem fazer aviões bons... [000]




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Re: Twin Otter series 400

#4 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Nov 27, 2008 12:35 am

Repare que ele acelera o motor quando o avião toca no solo para usar a potência dos motores em reverso.

[]'s




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Re: Twin Otter series 400

#5 Mensagem por Skyway » Qui Nov 27, 2008 1:15 am

Realmente é um avião notável. É o principal modelo usado no Nepal para trasnportar aventureiros, montanhistas e etc.

Na amazônia ele ficaria mais ou menos entre o Caravan e o C-295. Se existe uma necessidade aí entre esses dois, acho que um Twin Otter é perfeito.




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Re: Twin Otter series 400

#6 Mensagem por Poti Camarão » Qui Nov 27, 2008 11:01 am

PQP! Ele precisa de menos de 100 metros pra pousar e decolar...




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Re: Twin Otter series 400

#7 Mensagem por Carcará » Qui Nov 27, 2008 11:39 am

projeto escreveu:Um vídeo desse avião com pouso e decolagem curtos em pista despreparada:

Realmente incrível este vídeo! :shock: :shock:




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Re: Twin Otter series 400

#8 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Nov 27, 2008 11:58 am

Bom dia a todos,

Excelente aeronave para os teatros da Amazônia e centro-oeste, porém, parece que a FAB já assinou um contrato com a Embraer e a Elbit para a modernização dos Bandeirantes. Pena, pois seria uma excelente aquisição para a aviação de transporte.

Abraços.




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Re: Twin Otter series 400

#9 Mensagem por joao fernando » Qui Nov 27, 2008 1:05 pm

Se vai modernizar os Bandecos, é porque o Bandeco é bom e não avião de menininha...

Quanto ao material da nossa amiga Canadense, sou fã do Buffalo. O que for diferente para mim não presta (apenas me encanto pelo Bandeco, tambem pau pra toda obra...)




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Twin Otter series 400

#10 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Nov 27, 2008 3:29 pm

Eu acho que se a FAB vai substituir os bandeirantes, vai ser pelo caravan... é pau pra obra também, e usa um motor amplamente disseminado na FAB. Além de já ser usado pela força aérea.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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Re: Twin Otter series 400

#11 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Nov 27, 2008 10:27 pm

E ele ainda tem versão hidro e turbinas PW PT-6, que a FAB conhece muito bem.
Mas concordo que dificilmente entraria nos planos da FAB.
A Viking Air também precisa se firmar como fabricante, apesar da tradição do Twin Otter.

[]'s




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