Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1066 Mensagem por binfa » Dom Nov 23, 2008 4:38 pm

Prezados(as) boa tarde! alguma novidade a respeito da aquisição dos MCM class Osprey??

att,
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1067 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Nov 29, 2008 11:38 am

binfa escreveu:Prezados(as) boa tarde! alguma novidade a respeito da aquisição dos MCM class Osprey??

att,
binfa
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Prezado Amigo,

Até algum tempo existia a previsão de recebimento da U.S Navy dos seguintes navios:
1 NDD classe Austin;
1 Navio Tanque, e
4 NCM classe Osprey.

Sds

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1068 Mensagem por binfa » Sáb Nov 29, 2008 5:23 pm

Obrigado Lord Nauta, acho melhor a MB pronunciar-se logo seu interesse sobre os Osprey, pois havia outras marinhas de olho neles...

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1069 Mensagem por P44 » Ter Dez 02, 2008 1:29 pm

Os alemães insistem no jogo
Escrito por André M. Mileski
A HDW ainda quer vender submarinos para o Brasil




Entre os dias 24 e 28 de novembro, Tecnologia & Defesa viajou, a convite, para a Alemanha, para conhecer as instalações e projetos da Howaldtswerke - Deutsche Werft (HDW), estaleiro de propriedade do grupo industrial ThyssenKrupp, conhecido por desenvolver e construir uma bem sucedida família de submarinos convencionais, operados por diversas Marinhas em todo o mundo, incluindo a do Brasil (Classe Tupi).

A HDW, cujo principal centro de desenvolvimento e construção está localizado na cidade de Kiel, na costa do Mar Báltico, é uma das empresas integrantes da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS), que fatura anualmente mais de € 2 bilhões e emprega cerca de 10.200 pessoas. A TKMS possui um amplo portfólio de produtos, composto por navios militares, como fragatas, corvetas, navios-patrulha, de apoio logístico, submarinos e também embarcações civis, tais como navios de transporte, de propósitos específicos e grandes iates.


Submarinos


A visita às instalações da HDW em Kiel teve como foco principal o portfólio de produtos e sistemas para submarinos. O objetivo era demonstrar a experiência e capacidade tecnológica da empresa, interessada na venda de submarinos para a Marinha do Brasil (MB).

Desde a década de 1960, a HDW construiu ou vendeu kits para a construção de mais de 170 submarinos. Atualmente, o portfólio da HDW é formado pelos submarinos das Classes 209, 210mod, 212A (projetados para as Marinhas da Alemanha e da Itália), 214, ULA, Dolphin e Gotland. A HDW também executa reparos, atualizações e conversões de meia-vida.



O 209 é considerado um dos submarinos de propulsão diesel-elétrica de maior sucesso comercial em todos os tempos. Já foram vendidas quase 60 unidades em variadas versões, sendo 21 para as Marinhas do Brasil (5), da Argentina (2), Chile (2), Peru (6), Equador (2), Colômbia (2), e Venezuela (2).

A carteira de pedidos da companhia inclui a construção de quatro submarinos 212A (dois para a Alemanha e dois para a Itália), dois Dolphin com AIP para a Marinha de Israel, três 214 para a Marinha da Grécia, dois 209PN para a Marinha Portuguesa, além de modernizações e revisões de nove submarinos das forças navais da Alemanha (212A), Grécia (209), Venezuela (209) e Cingapura (A17). A empresa participa ainda de várias outras concorrências mundo afora, como a do Paquistão, em que o 214 é considerado favorito.

Em termos de modernização, vários usuários de antigos submarinos estão em busca de atualizações de meia-vida. Na América Latina, por exemplo, a HDW acompanha os interesses das Marinhas da Venezuela, Peru e Colômbia.



A mais nova


A Classe 214 é o mais recente desenvolvimento da HDW, já tendo sido exportadas sete unidades para dois países, a Grécia e a Coréia do Sul. Desenvolvido com base no bem-sucedido 209 e incorporando características inovadoras aplicadas no 212A, o 214 é considerado um dos mais modernos submarinos convencionais do mundo.

Com 65 metros de comprimento e deslocamento aproximado de 1.800 toneladas na superfície, o 214 pode utilizar o sistema de propulsão AIP (Air-Independent Propulsion / Propulsão Independente de Atmosfera), que lhe possibilita navegar submerso e com baixo risco de detecção por até quatro semanas. O sistema AIP da HDW é baseado em células de combustível PEM (Polymer Electrolyte Membrane), desenvolvidas pela Siemens, que permitem a combinação de oxigênio, extraído da água do mar e hidrogênio para a produção de eletricidade, calor e água. Este sistema de propulsão já equipa ou equipará submarinos das Marinhas da Alemanha, Itália, Grécia, Coréia do Sul, Portugal e Israel.

O 214 tem características stealth, além de sofisticados sistemas de sensores (ISUS 90), produzidos pela Atlas Elektronik e reduzidas assinaturas acústicas, térmicas e magnéticas graças ao uso de métodos avançados de desenho e construção. Possui ainda oito tubos para o lançamento de torpedos, sendo quatro deles equipados com sistemas que permitem o lançamento de mísseis. Para a sua operação, são necessários cerca de 30 tripulantes.



Para o Brasil


Em setembro de 2006, a Marinha do Brasil (MB) anunciava publicamente a escolha do 214, sem o AIP, como a sua futura Classe de submarinos, em complemento e futura substituição dos cinco 209 (quatro Tupi originais mais o Tikuna), que atualmente dotam a Força de Submarinos brasileira. Era o resultado de discussões e negociações realizadas pela Marinha e o consórcio HDW/MFI entre os anos 2005 e 2006, prevendo não apenas a construção de um submarino 214, mas também a modernização dos cinco 209 em operação. O negócio envolveria financiamento internacional de longo prazo pelo banco ABN Amro, aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) em 4 de setembro de 2006.

Em 30 de setembro de 2007, a MB solicitou à HDW informações indicativas de preços para um programa expandido de submarinos, envolvendo a construção de quatro unidades e a transferência de tecnologia quanto ao design das embarcações. Na mesma época, a Marinha optou por modernizar os 209 por seus próprios meios, tendo contratado junto à companhia estadunidense Lockheed Martin o fornecimento de sistemas de gerenciamento de combate para os cinco exemplares em serviço.

Em outubro de 2007, o Consórcio HDW/MFI apresentou proposta atendendo às solicitações da Marinha, a qual foi mostrada aos jornalistas brasileiros em Kiel, e que incluía a construção de um novo submarino no estado-da-arte e extensa transferência de tecnologia, capacitando a MB a projetar e construir no Brasil submarinos de grande porte.

A proposta oferece à MB soluções efetivas, divididas em curto, médio e longo prazos. Em curto prazo, o escopo do financiamento aprovado pela Cofiex, incluindo condições de pagamento e valores pode ser usado para imediatamente iniciar a construção de dois submarinos da Classe 214 no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). A experiência e infra-estrutura já existentes na Marinha seriam inteiramente utilizadas e aprimoradas.

Em médio prazo, uma efetiva melhoria em termos de custos para a Força de Submarinos seria alcançada com a inclusão de outros dois novos 214, com aproveitamento das experiências logística e operacional. Em paralelo, seria realizada a transferência de tecnologia para o projeto de submarinos, baseada no conhecimento já existente dentro da MB sobre a tecnologia alemã, ampliando a capacidade técnica dos técnicos brasileiros. Respondendo a um questionamento de T&D sobre a intenção da MB de construir submarinos de propulsão nuclears, especialistas da HDW afirmaram que a tecnologia de projeto incluída no pacote de transferência tecnológica poderia ser utilizada com tal propósito.

Em longo prazo, a MB adquiriria know how em projeto de submarinos, inclusive em sensores e tecnologia de sistemas de combate, podendo desenvolver seu próprio projeto, baseado em seus próprios requisitos, com o apoio da HDW. A oferta do 214 já envolveria, aliás, certas atividades domésticas de desenvolvimento, além de considerável pacote de contrapartidas tecnológicas (offsets), como treinamentos, envolvimento da indústria nacional, licença de reparos, entre outros (ver quadro). A proposta da HDW/MFI conta com integral apoio do governo alemão, conforme foi ressaltado pelo ministro da Defesa da Alemanha ao seu colega brasileiro em carta enviada em maio de 2007.

Ao apresentar e detalhar sua proposta para a imprensa brasileira, o consórcio HDW/MFI demonstra que ainda está no jogo e conta com sérios argumentos para a disputa quanto ao fornecimento de novos submarinos para a MB, concorrendo com a francesa DCNS, que oferece o Scorpène, dentro do escopo da parceria estratégica já anunciada entre os governos do Brasil e da França.

Pelo que se pôde ver e ouvir na Alemanha, a transação que já apresentava claros sinais de decisão a favor de Paris, parece que ainda vai gerar muitos capítulos interessantes e mesmo surpreendentes. Resta esperar para ver, e T&D acompanhará de perto todas as novidades.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=54




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1070 Mensagem por Sniper » Ter Dez 02, 2008 1:48 pm

Matéria meio comprada.

Ja está sacramentada a compra dos Scorpene, isso é desespero Alemão por ver esse grande contrato escapar de suas mãos... :?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1071 Mensagem por Lord Nauta » Ter Dez 02, 2008 4:31 pm

Sniper escreveu:Matéria meio comprada.

Ja está sacramentada a compra dos Scorpene, isso é desespero Alemão por ver esse grande contrato escapar de suas mãos... :?

Prezados Amigos

O Sr. Andre Milesk e um jornalista competente e imparcial.O texto tem como base informações prestadas na Alemanha por representantes da HWD, ,portanto não trata-se de materia comprada.
Em relação a nova classe de submarinos da MB os mesmos serão de projeto da DCNS, em um total inicial de 4 exemplares. O acordo preve ainda a otenção de tecnologia para construção do casco do SNA e a construção de um estaleiro especifico para submarinos.

Sds

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1072 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 02, 2008 5:23 pm

Pelo que se pôde ver e ouvir na Alemanha, a transação que já apresentava claros sinais de decisão a favor de Paris, parece que ainda vai gerar muitos capítulos interessantes e mesmo surpreendentes. Resta esperar para ver, e T&D acompanhará de perto todas as novidades.
Analisaremos assim, o nível de maturidade e firmeza dos tomadores de decisão de nossa querida Marinha que não pode esperar mais para ter seus submarinos convencionais e nucleares e que não deveria servir ao interesses terceiros.
Esperemos pelo melhor, e em breve.



abraços]




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1073 Mensagem por Marino » Ter Dez 02, 2008 5:45 pm

Agora em dezembro a novela acaba.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1074 Mensagem por Valdemort » Ter Dez 02, 2008 5:52 pm

Não poderia haver negocio com os 2 ??? Será que seria isso que o Alemão quis dizer ?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1075 Mensagem por Quiron » Ter Dez 02, 2008 9:32 pm

Mas os alemães não levaram um pontapé devido a uma tentativa de extorsão em cima de nossa marinha? Confiança é uma coisa que se demora a conquistar e que, se perdida, custa mais ainda a se ter de volta.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1076 Mensagem por Marino » Ter Dez 02, 2008 10:03 pm

Acabou para os alemães.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1077 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 03, 2008 9:07 am

Prezados Senhores


A parceria com a Alemanha definitivamente foi encerrada. Infelizmente os dirigentes da HDW comportaram-se de maneira inadequada quando da condução do processo que poderia ter levado a MB a continuar a manter um relacionamento técnico-comercial que teve incicio nos anos de 1980. Como resultado ocorreu a perda de confiança e consequentemente a opção de modernização da classe Tupi com sistema de combate norte-americano e a construção no Brasil de submarinos de origem francesa.
Os alemães estão inconformados com a perda desta parceria e inclusive estão utilizando metodos pouco ortodoxos na tentativa de desqualificar a decisão da MB. Eles começaram a plantar na mídia diversas noticias de cunho mentiroso na tentativa desesperada de tentar obter alguma vantagem sobre a MB e o Brasil. Estão se comportando não como homens de uma nação altamente civilizada mas como ''pulhas'' do terceiro mundo.
O fato e que nos proxímos dias serão assinados os contratos de Estado/Estado referentes a nova configuração da força de submarinos brasileira. Ainda existe a possibilidade também de ser assinado o contrato referente as fragatas da classe FREMM. O Brasil e a MB começam a passos lentos mais seguros a avançar na constituição de um solido sistema de defesa naval.
Tenhamos paciência e seremos testemunhas da construção de uma das principais Esquadras do hemísferio sul.

Sds

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1078 Mensagem por soultrain » Qua Dez 03, 2008 9:48 am

Tenhamos paciência e seremos testemunhas da construção de uma das principais Esquadras do hemísferio sul.
Caro Lord,

O Brasil, os brasileiros e a MB precisam e merecem. Espero e torço para que nada mude esses planos.

um abraço do outro lado do Atlântico.





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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1079 Mensagem por ciclope » Qua Dez 03, 2008 10:10 am

É uma pena os alemães terem dado mole, más fazer o quê.
Que veiam os franceses, só espero que tenhamos mais de um sub nuclear, pois do contrário terá sido um investimento inútil.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1080 Mensagem por luis F. Silva » Qua Dez 03, 2008 12:21 pm

Soultrain escreveu:
Caro Lord,

O Brasil, os brasileiros e a MB precisam e merecem. Espero e torço para que nada mude esses planos.

um abraço do outro lado do Atlântico.
Subscrevo totalmente as palavras do Soutrain.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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