FREMM para MB ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: FREMM para MB ?

#616 Mensagem por Mapinguari » Sex Nov 21, 2008 12:34 pm

Carioca escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Segundo a MB a opção por corvetas será descontinuada.
Coitados dos CC....
Atenção para as questões de semântica...
O que são as Inhaúma e a Barroso, senão fragatas leves?
O que seriam os futuros NPaOC de 1.600 t, senão corvetas? :lol:

Tudo é uma questão de interpretação... :wink:

Mapinguari

Imagem
gaitero
Sênior
Sênior

#617 Mensagem por gaitero » Sex Nov 21, 2008 12:54 pm

Vale lembrar aqui, que as FREMM seriam consideradas Destroyers no Brasil. 8-]

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#618 Mensagem por Barao Vermelho » Sex Nov 21, 2008 1:55 pm

Se a MB cogita ser uma potência reginal os investimentos serão pesados, do contrario seria somente uma troca por embarcações mais novas e diante das riquezas recentemente descobertas tenho certeza que dinheiro e algo que não vai faltar para nossas forças, acho que a MB deveria investir em Destroyers tipo o KDX II e Fragatas pesadas como as FREEM, quanto a parte de submarinos acho que deveriamos adotar um numero maior de Subs tipo 8 Scorpenes com AIP isso e indiscutivel pq se vamos pensar em custo com AIP então não podemos ter um subs nucleares, pq o custo para manter um unico sub nuclear e no minimo 10x o custo de manutenção de um com AIP, da mesma forma que condeno construir um Sub Nuclear e o mesmo ser armado somente com torpedos ai e ridiculo.

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
PRick

#619 Mensagem por PRick » Sex Nov 21, 2008 3:17 pm

Luís Henrique escreveu:Tem uma notícia sobre a oferta da Coréia ao Brasil do KDX2 e la fala que a preferência do MD é pela versão antiaérea da FREMM.

Ou seja, a FREDA.

Não se preocupem que teremos Aster 30... :twisted:
A FFG é ótima, mas esse nome FREDA, é muito estranho prefiro FREMM AAé. [000]

[ ]´s

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#620 Mensagem por Mapinguari » Sex Nov 21, 2008 4:24 pm

gaitero escreveu:Vale lembrar aqui, que as FREMM seriam consideradas Destroyers no Brasil. 8-]
Acho que não. Seriam fragatas mesmo, pela MB.

Mapinguari

Imagem
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#621 Mensagem por pafuncio » Sex Nov 21, 2008 5:06 pm

A FREDA seria um sonho, difícil de acreditar.

Foi postado aqui um esboço de uma FREMM modified, com 24 Micas VLS na lateral do hangar, não ?

Imaginaram um cenário idílico? 32 + 24 = 56 mísseis em uma Fragata FREDA fodona !!!

salu2, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#622 Mensagem por Bourne » Sex Nov 21, 2008 6:03 pm

Dificil de acreditar seria nas Horizon ou KDX III. A FREDA (nome de mulher be... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) é algo esperado, o mínimo que se pode exigir em matéria de defesa AA para a MB.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#623 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 21, 2008 6:06 pm

O MICA VLS é muito caro, tá loco. Coloca ASTER 30/15 e complementa com uns Umkhonto IR/R. [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#624 Mensagem por pafuncio » Sex Nov 21, 2008 6:39 pm

Mas daí ficaríamos nas 32 células.

A vantagem do Mica seria enxertá-los na lateral do hangar, aumentando o número de mísseis. Acho que o bicho é mais compacto que os demais concorrentes ...

Seria possível o mesmo com Umkhontos ?

Ou o melhor é ficar nos 32 Asters 15 e 30 ?

-------------------------------------------

KDX III, penso impossíveis. E acho a FREDA (nome de alemã pelancuda) fodona uma baita máquina, um paradigma tecnológico similar aos velhos encouraçados Minas Gerais e São Paulo, pós-Dreadnought ...

Acho que talvez venha uma versão downgrade, uma FREMM anti-aérea, sem todos os chiches da FREDA.

salu2, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
gaitero
Sênior
Sênior

#625 Mensagem por gaitero » Sáb Nov 22, 2008 1:55 pm

Mapinguari escreveu:
gaitero escreveu:Vale lembrar aqui, que as FREMM seriam consideradas Destroyers no Brasil. 8-]
Acho que não. Seriam fragatas mesmo, pela MB.

Já surgiu um comentario muito grande sobre isto em um outro fórum.

E venceu destroyer, mas a interpretação é livre, observe que as FREMM só são chamadas de fragatas pois eles tem o Horizon. Mas as KDX II por exemplo são destroyers, e assim vai.
Observe aqui no brasil, os contratorpedeiros (destroyers) são mais leves que as Fragatas Type 22. :wink:

Meu comentário só e válido para explicitar, o que nosso colega disse a cima, ''vamos continuar tendo napocs, ou corvetas''. E as corvetas que não são nada mais que simples fragatas leves, e fragatas como as FREMM que não são mais que destroyers, e por ai vai.

Carioca
Intermediário
Intermediário

#626 Mensagem por Carioca » Sáb Nov 22, 2008 8:10 pm

E torpedeiras de alta velocidade em grande quantidade? teriamos trabalho garantido para 2TEN, justificando a quantidade de GM que a EN forma todo ano, alem de garantir efetiva proteção aos pontos que devem ser protegidos..

Non Multa Sed Multum
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#627 Mensagem por LeandroGCard » Dom Nov 23, 2008 12:34 am

Carioca escreveu:E torpedeiras de alta velocidade em grande quantidade? teriamos trabalho garantido para 2TEN, justificando a quantidade de GM que a EN forma todo ano, alem de garantir efetiva proteção aos pontos que devem ser protegidos..
Imagino que você queira dizer missileiras, pois ataques com torpedos à partir de pequenas embarcações estão obsoletos desde a década de sessenta.

Por serem pequenas e poderem levar pouco combustível e equipamento as missileiras tem curto alcance, baixa capacidade de detecção e dificuldade de se proteger contra ataques. Só funcionam bem em litorais pequenos e entrecortados, onde podem se esconder nos meandros da costa e atacar de surpresa um inimigo que passa. Não é bem o caso do litoral do Brasil. Além disso, dentro do distância do litoral que uma torpedeira pode alcançar um avião é mais rápido e eficiente. Por tudo isso as missileiras hoje são usadas basicamente em regiões onde o clima tende a ser ruim a ponto de prejudicar a operação de aviões uma boa parte do ano. Ou por países que não podem pagar por nada melhor.

Talvez até fossem úteis em caso de emergência, ajudando a complicar a defesa de uma eventual frota atacante, mas não acho que comprar ou construir um grande número delas seria uma boa solução para o nosso país.

Leandro G. Card

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#628 Mensagem por Marino » Dom Nov 23, 2008 11:43 am

LeandroGCard escreveu:
Carioca escreveu:E torpedeiras de alta velocidade em grande quantidade? teriamos trabalho garantido para 2TEN, justificando a quantidade de GM que a EN forma todo ano, alem de garantir efetiva proteção aos pontos que devem ser protegidos..
Imagino que você queira dizer missileiras, pois ataques com torpedos à partir de pequenas embarcações estão obsoletos desde a década de sessenta.

Por serem pequenas e poderem levar pouco combustível e equipamento as missileiras tem curto alcance, baixa capacidade de detecção e dificuldade de se proteger contra ataques. Só funcionam bem em litorais pequenos e entrecortados, onde podem se esconder nos meandros da costa e atacar de surpresa um inimigo que passa. Não é bem o caso do litoral do Brasil. Além disso, dentro do distância do litoral que uma torpedeira pode alcançar um avião é mais rápido e eficiente. Por tudo isso as missileiras hoje são usadas basicamente em regiões onde o clima tende a ser ruim a ponto de prejudicar a operação de aviões uma boa parte do ano. Ou por países que não podem pagar por nada melhor.

Talvez até fossem úteis em caso de emergência, ajudando a complicar a defesa de uma eventual frota atacante, mas não acho que comprar ou construir um grande número delas seria uma boa solução para o nosso país.

Leandro G. Card
Leandro: BZ.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#629 Mensagem por ciclope » Qui Nov 27, 2008 11:27 am

A marinha terá: fragatas FREMM, NEPAOCs é submarinos convencionais e um nuclear!
Para tirar gualquer dúvida imaginem como séria a logistica dessa frota.

gaitero
Sênior
Sênior

#630 Mensagem por gaitero » Ter Dez 09, 2008 4:50 pm

Marino, pode adiantar alguma coisa sobre o primeiro lote?
Agora me deixarão em dúvida será 3, 4 ou 6 unidades????

:mrgreen:

Responder