Gaiterogaitero escreveu:Os dois aviões são diferentes, nos objectivos para os quais foram concebidos. Enquanto que o Rafale foi criado para ser um caça táctico, o Typhoon foi concebido de raíz para ser um caça de superioridade aérea. Isto confere com aquilo que se julga, que é o facto do Typhoon ser mais competente no papel de interceptor, do que o Rafale. Contudo, o Typhoon pode levar menos peso em bombas e mísseis (6500 Kg) do que o Rafale (9500 Kg) e isto, num cenário em que as operações contra alvos no solo são fundamentais, é uma vantagem importante para o aparelho gaulês…
O radar do Rafale está entre o melhor que hoje existe na aviação militar… Com efeito, o radar de “Phased Array” RBE2 permite o tracking de alvos múltiplos a distâncias superiores aos alcances dos mísseis Ar-Ar da actualidade. De facto, o RBE2 é apenas comparável ao APG-77 do F-22. O radar do Typhoon é de uma geração anterior e o seu upgrade (inevitável…) será complexo e caro. E quando fôr feito, provavelmente o Fase 3 RBE2 da Thales já deverá estar operacional nos Rafale, já que este modelo superior do RBE2 tem vindo a ser ensaiado nos Rafale desde 2003 e deverá ser tornado o padrão dos Rafale em 2008.
Em termos de manobrabilidade, o Rafale é um melhor avião… Aqui, o Typhoon paga o preço das suas maiores dimensões e peso.
O maior problema com o Rafale tem talvez a ver com a sua não integração com armas americanas… Estas são produzidas em grande número, e consequentemente, são mais baratas que as europeias ou francesas, um argumento importante se o mesmo país usar o JSF e o Typhoon, como sucederá pelo menos no caso britânico.
Conclusão:
O Rafale parece superior ao Typhoon….. na verdade o Rafale parece estar adiantado uns bons cinco anos em relação ao Typhoon e se o governo francês continuar a financiar o projecto, sendo aqui vital o encontro de algum cliente extern, esta vantagem vai manter-se com os programas de upgrade que estão já previstos e que o Typhoon dificilmente acompanhará.
A carga de armas do Typhoon é de 7,5 Ton.
Em termos de agilidade, pouco importa apontar "apenas" tamanho e peso, o Typhoon tem uma melhor relação Thrust/weight, tal como também tem uma melhor relação peso/área de sustentação, na realidade e especialmente a alta altitude um Typhoon acelera melhor, sobe melhor, vira melhor, etc, etc.
Quanto ao RBE2 ter alcance superior ao dos "AAM´s" actuais, isso não é bem verdade, uma das razões pelas quais a Adla exigiu que a antena AESA fosse instalada o mais depressa possivel é que o actual RBE2 PESA é incapaz de utilizar o MBDA Meteor... Algo que o actual radar mecânico do Typhoon faz perfeitamente.
Quanto ao RAFALE estar cinco anos à frente do Typhoon, existem coisas importantissimas que foram deixadas para trás ou pura e simplesmente abandonadas, o avião Francês não tem um capacete designador, o desenvolvimento do Topsight foram abandonadas devido à falta de dinheiro... Neste momento, o RAFALE tem um demosntrador de um radar AESA um pouco mais avançado que o do Typhoon, tem integrado um missil anti navio, e tanques externos maiores, por seu lado o Typhoon já tem um LDP e um HMD integrados, coisas que o avião Francês não tem... Isto não são cinco anos de avanço, nem pouco mais ou menos.