Após o Champanhe e Medalha, a Realidade! (FX/B)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#46 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jun 26, 2005 4:52 pm

Plínio Jr. O Su-27 é muito mais aeronave que o F-16.

Disto não há como discordar, mas começamos a discutir F-16AM x Mirages 2000C/B , o problema é que atualmente a FAB necessita de uma aeronave de boa qualidade e manutenção dentro das condições que ela possa manter, algo que no momento o Su-27, Su-35, Rafale, Typhoon entre outros não nos oferecem, isto não é devaneio é realidade.

O problema não é a aeronave em questão e sim a dependência da boa vontade americana. Com os franceses, pelo menos poderemos conseguir alguma coisa no Rafale.

Já disse aki inumeras vezes, enquanto dependermos dos outros, seja lá quem for, corremos riscos e para bom entendedor, temos muito material de origem americana que utilizamos nas 03 forças e não temos problemas em operá-los e mesmo moderniza-los, isto tudo é balela.

E não a menor garantia de Rafales na proposta francesa, e como disse anteriormente, um F-16AM é muuuito mais aeronave que um Mirage 2000C.

Ou quem sabe eles não nos ofereçam montar M2000 novos aqui no Brasil. Para o Brasil e também vendendo para países que não têm dinheiro para o Rafale.

Tirando os usuários de Mirage 2000 de algum tempo, (Grécia, EAU, Taiwan e Índia) ninguem mais se interessa por estas aeronaves, futuras vendas ainda devem sair diretamente da França ou mesmo caso vença o FX hindu, feitas localmente.

Agora se comprarmos F-16 dos americanos, o máximo que eles nos oferecerão é que poderemos comprar os outros F-16 quando eles começarem a usar o F-35 e que poderemos adquirir alguns Abrams quando estiverem disponíveis no PSPPA&D.....
PSPPA&D = Parque de Sucatas para Países Amigos e Dependente.

O mesmo ocorre com os franceses, comprando mais Mirages 2000C/B e quem sabe uns AMX-30 disponíveis no PSPPA&D.....
PSPPA&D = Parque de Sucatas para Países Amigos e Dependente.

Neste caso, o problema não é americano nem frances e sim das nossas autoridades pelo sempre descaso com nossas FA´s e tornando a compra de material de segunda mão algo obrigatório .


Engraçado é que o tio sun é o nosso maior explorador. Ganham bilhões com o Brasil e quando começamos a vender bem alguma coisa para eles, eles barram com sua política protecionista.

Papo furado, eles defendem os interesses deles e se nós não o sabemos fazer a mesma coisa é um problema nosso e o Brasil vem conquistando diversas vitórias na OMC contra eles e os europeus e vejo com bons olhos isto, significa que começamos a negociar com eles em condições mais satisfatórias para nós, embora tenhamos muito o que aprender.

Além disto, outra coisa ainda mais engraçada é que eu acho que os iraquianos uns 20 e poucos anos atrás diziam a mesma coisa. Os EUA é nosso aliado....

Talvez vc possa me citar equipamentos militares operados pelo Iraque fornecidos pelos americanos ou algum momento em que o governo americano veio a público apoiar os iraquianos em algum momento.

Citação:
Se o Tio Sol nos atacar, a única cobertura que os chineses podem nos dar serão cobertores para os desabrigados, isto se aplica aos demais, estamos em um mundo que é cada um por si e o resto que se vire.

O Carlos já respondeu, não tenho mais nada a dizer, apenas que concordo com o que o Carlos disse.


Faremos um Eixo (China, Rússia, Brasil, India, venezuela entre outros) e combateremos os EUA e livraremos o mundo deste mal.....tsc..tsc.. :roll: :roll: :roll:

Temos muita coisa mais importante a ser feita aki do isto...

Porém quero lembrar que ainda sendo um avião completamente obsoleto, os americanos se recusaram a abrir códigos(?) e dados aeroelásticos do F-5 para a integração do Piranha.

É tão verdade isto que estamos vendo outros mísseis mais capazes que O Piranha como R-Darter ou Derby em ensaios com os F-5EM, mostra o quanto este papo é verdadeiro.

Enquanto ficamos discutindo caças meia boca, a China e Índia estão lá fazendo os seus Su-27/30 e nós aqui todos felizes com o AMX e ALX,

Convença nossos políticos e militares a mudarem de idéia.




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#47 Mensagem por CFB » Dom Jun 26, 2005 5:05 pm

Pra min naum deveria nem haver Fx/b, nos deveriamos ter escolhido o SU-35 logo no FX, ia ser uma maravilha e o caca com melhor alcance, q leva maior quantidade de armamento, q tem o melhor redar, ate radar traseiro o bicho tem, e lembrando q o Fx e um programa progressivo, imagina em 2020 a Fab com 120 dessas maravilhosas maquinas de querra......ai como e bom sonhar um pouco..........nos faz esquecer por alguns instantes a dura realidade em q vivemos




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#48 Mensagem por The Baaz » Dom Jun 26, 2005 6:41 pm

CFB escreveu:Pra min naum deveria nem haver Fx/b, nos deveriamos ter escolhido o SU-35 logo no FX, ia ser uma maravilha e o caca com melhor alcance, q leva maior quantidade de armamento, q tem o melhor redar, ate radar traseiro o bicho tem, e lembrando q o Fx e um programa progressivo, imagina em 2020 a Fab com 120 dessas maravilhosas maquinas de querra......ai como e bom sonhar um pouco..........nos faz esquecer por alguns instantes a dura realidade em q vivemos


Se fosse para comprar direto seria muito melhor alguns Eurofighters ou Rafales




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#49 Mensagem por douglas » Dom Jun 26, 2005 9:55 pm

O problema dos caças é do Brasil. Não dos Eua, da Russia ou da França
Nos simplismente não conseguimos escolher um caça.
Pois não suportamos pressão.(não poderia ter FX ou FX do B o certo era uma compra rapida e secreta e ponto.)




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#50 Mensagem por CFB » Dom Jun 26, 2005 10:42 pm

The Baaz escreveu:
CFB escreveu:Pra min naum deveria nem haver Fx/b, nos deveriamos ter escolhido o SU-35 logo no FX, ia ser uma maravilha e o caca com melhor alcance, q leva maior quantidade de armamento, q tem o melhor redar, ate radar traseiro o bicho tem, e lembrando q o Fx e um programa progressivo, imagina em 2020 a Fab com 120 dessas maravilhosas maquinas de querra......ai como e bom sonhar um pouco..........nos faz esquecer por alguns instantes a dura realidade em q vivemos


Se fosse para comprar direto seria muito melhor alguns Eurofighters ou Rafales


Mas os SU-35 sao mtttt mais baratos d q os Rafales e os EF-2000




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#51 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jun 26, 2005 10:55 pm

E muito mais caro de manter tambem... Ja mostrei as contas, no final da vida util do Rafale, EF e Su 35 eles teriam custado o mesmo.




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#52 Mensagem por REGATEANO » Dom Jun 26, 2005 11:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:E muito mais caro de manter tambem... Ja mostrei as contas, no final da vida util do Rafale, EF e Su 35 eles teriam custado o mesmo.


É verdade, e ademais, vocês não levam em conta o problema da logistica e do RRJ.

Os Russos não tem dinheiro pra fazer o tal do jato regional. Se agente comprar, vão fazer com o dinheiro da gente.

Vamos dar um tiro pé?

É porque vcs não sabem a trabalheira pra criar a Embraer.

Um empresa que nasceu do nada. E vendeu o primeiro avião pro mundo todo.

Vocês não sabem quanto custou para montá-la. Pra fabricar a primeira Asa do bandeirante.

A luta do pessoal do CTA. O esforço do Cel. Ozires.

E etc.
[]´s




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#53 Mensagem por CFB » Seg Jun 27, 2005 12:34 am

Marechal-do-ar escreveu:E muito mais caro de manter tambem... Ja mostrei as contas, no final da vida util do Rafale, EF e Su 35 eles teriam custado o mesmo.


...........Mas vai dizer isso por nossos politicos..........eles compram o q ta mais barato pra sobra mais dinheiro pra eles roubarem da gente, e ainda tem gente q vota nesses caras




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#54 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Seg Jun 27, 2005 9:42 am

É porque vcs não sabem a trabalheira pra criar a Embraer.

Um empresa que nasceu do nada. E vendeu o primeiro avião pro mundo todo.

Vocês não sabem quanto custou para montá-la. Pra fabricar a primeira Asa do bandeirante.

A luta do pessoal do CTA. O esforço do Cel. Ozires.


Mas o problema é exatamente esse. quando a Embraer era totalmente nacional, sabiamos que ela trabalhava exclusivamente para o Brasil, mas
agora que privada e ainda como 20% das açoes são dos franceses, já não se preocupa exatamente em trazer o que é o melhor para nós e sim o que vai dar mais lucro pra eles.
Talvez fosse o caso de colocar a Avibrás para construir um caça sob licença (tipo su-35). pelo memos ela ainda é 100% nacional.




Carlos Mathias

#55 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 27, 2005 12:32 pm

Sobre apoio americano ao Iraque, ficou famosa a visita do sr. Donald Rumsfeld ao ditador Saddam, foi mostrada na TV do mundo todo.

Operarmos material americano obsoleto e sucata não me parece ser vantagem nenhuma, só se for pelo prazer de dizer que usa um "made in USA". Eles poderiam nos oferecer uns F-15 da reserva por preço de banana e isso eles têm condições de fazer facilmente, ou melhor, licença de fabricação como foi dada ao japão, apesar que nem pros japoneses eles deram 100% de autonomia, segundo posts aqui colocados não passou de 60%.

A França espertamente está entrando em acordo com a indústria aeronáutica russa, portanto não me parece que a compra de 12 caças seja a salvação desta indústria. O que existe é um interesse estratégico muito grande, isto sim. Basta verificar as ofertas do FX e FX/b.

Sobre dependência, realmente nenhum dos usados trará independência, mas com certeza e penso que isso é consenso, os F-16 seriam os menos independentes na operação. Prefiro ser dependente tendo caças excelentes que depender e ter M-2000C e F-16 para ainda ter que fazer atualizações, integrações e etc. Fora o fato de imediatamente passarmos a ter mísseis BVR "top de linha", capacitando o GDA finalmente e pela primeira vez na sua história para a sua função primeira, a superioridade aérea e defesa dos céus do país, coisa que aliás outros caças não podem fazer devido ao alcançe pífio.

Sobre ensaios com Derby e R-darter, existe um pequeno detalhe a reparar. Estão sendo feitos agora e depois de uam extensa modernização e substituição completa de todos os aviônicos, portanto, não se precisa mais deste, digamos assim, aval americano para abrirmos este exemplo de tecnologia em estado da arte. Aliás, quando começou a integração do Piranha ao F-5? E olha, isto que estou escrevendo foi colocado em revistas especialisadas em aviação, muita gente interessada no assunto leu. Existem outros exemplos que já foram aqui colocados, como o canhão do AMX, a compra dos F-4 e por aí vai. Tudo escrito nas tais revistas especialisadas.

Eu não convenço ninguém nem tenho esta pretensão, apenos coloco minha opinião e que é coincidente com alguns poucos aqui do fórum.

Sobre transferência de tecnologia, a China já produz o Kh-31 sob licença, Su-27, uma versão do R-77 e etc. A Índia faz o Su-30MKI, radar BARZ(?), Míssil anti-navio Brahmos e por aí vai. Uns poucos exemplos de cooperação e licenças que estão funcionando. Nós, por outro lado, temos o diretor do Piranha, o ALX e o AMX. Como China e Índia não são reconhecidos pela riqueza econômica e mais talvez pela independência de decisões, me parece que andaram um pouco mais, eu acho.




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#56 Mensagem por kobra » Seg Jun 27, 2005 12:47 pm

antes falavam que a logistica do mirageIII era a mesma que a do mirage2000c por isso iriam comprar ele porque nao valeria apena mudar toda logisca para um caca tampao......mais agora todo mundo sabe que a logistica do mirage2000c e completamente diferente do mirageIII..entao porque comprar esse caca que e o pior de todos os outros que estao sendo oferecidos......bem diferente e o su-27 sm que vem completo com armamentos e pecas de reposicao, e com o maior poder de alcance e com capacidade de carregar maior quantidade de armamentos do que todos os outros, que e sem duvida a melhor opcao...ja o f16 nao seria uma boa opcao porque a qualquer ora podia sofrer cortes de pecas de reposicao e armamentos e tambem teria que sofrer um upgrade para chegar ao nivel do su-27 sm , e o Gripen nao seria uma boa opcao porque e Leasing e um poder de alcance muito pequeno e leva pouco armamento e que tambem poderia sofrer corte de pecas de reposicao dos usa porque leva bastante quantidade de avionicos americanos....

comclusao, se o governo comprar os mirages consertesa vai ser para puxar o saco da embraer :evil: :evil: :evil:




Carlos Mathias

#57 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 27, 2005 2:06 pm

Aí entramos na arena política e no financiamento público de campanhas, onde este tipo de "ajuda" que a EMBRAER e outras empresas deram ao PT mantém o presidente com o rabo preso as vontades destas empresas, em detrimento dos interesses do país.




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#58 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jun 27, 2005 3:33 pm

Sobre apoio americano ao Iraque, ficou famosa a visita do sr. Donald Rumsfeld ao ditador Saddam, foi mostrada na TV do mundo todo.

Estamos discutindo as relações entre os países antes da invasão do Kuwait em 1990 se realmente havia apoio americano a Saddam, depois deste evento tornaram-se adversários. Se vc tem algum material que prove o apoio americano a Saddam , pode coloca-lo aki para podermos discutir, porque eu desconheço algo que comprove tal relacionamento.

licença de fabricação como foi dada ao japão, apesar que nem pros japoneses eles deram 100% de autonomia, segundo posts aqui colocados não passou de 60%.

Os F-15s japoneses foram todos fabricados no Japão, exceto as primeiras unidades que foram fabricadas nos EUA e montadas no Japão, tenho muito material que comprova isto e posso coloca-lo aki.

Sobre ensaios com Derby e R-darter, existe um pequeno detalhe a reparar. Estão sendo feitos agora e depois de uam extensa modernização e substituição completa de todos os aviônicos, portanto, não se precisa mais deste, digamos assim, aval americano para abrirmos este exemplo de tecnologia em estado da arte.

O processo não foi feito anteriormente porque a FAB não tinha (e ainda não tem) dinheiro, e aí joga-se a culpa nos americanos, falta de verbas não tem haver com veto dos outros. Quanto a novela de adaptação do Piranha, não tem nada haver com empecílhos criados pelos americanos e isto já foi exaustivamente mostrado por aki e só vc não acredita.

Existem outros exemplos que já foram aqui colocados, como o canhão do AMX, a compra dos F-4 e por aí vai.

Dentro em breve iremos questionar o porque dos americanos terem nos fornecido P-47 ao inves do P-51 Mustang, vc vive de fatos de 30 anos atrás, outras situações, outros governos, outra realidade, como se um canhão de 20mm fosse mudar a balança estratégica na AL e impossibilitasse uma invasão americana por aki.

Talvez vc possa nos dar algum exemplo de equipamento adquirido dos EUA nestes ultimos 30 anos que não conseguimos operar por veto deles e deixamos de utiliza-lo.

Respeito sua opinião quanto a armamentos russos, cada um tem suas preferências e devem ser respeitadas, mas utilizar estas suas alegações , fica dificil.

Como China e Índia não são reconhecidos pela riqueza econômica e mais talvez pela independência de decisões, me parece que andaram um pouco mais, eu acho.

Estes países investem pesadamente em defesa não somente por sua riqueza economica e sim por problemas fronteiriços com seus vizinhos
(Paquistão e Taiwan) e nossos amigos Russos, americanos e franceses aproveitam-se desta situação e vendem bilhões de dolares a estes paises em armamentos.

No momento o Brasil dificilmente irá fazer investimentos de tal vulto porque não temos ameaças de mesmo intensidade, claro que sou a favor de uma politica de defesa mais ativa e atuante na aquisição de materiais e adestramento de pessoal, mas isto só vai acontecer o dia que alguma ameaça surgir e só espero que isto não ocorra tarde demais...




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#59 Mensagem por REGATEANO » Seg Jun 27, 2005 4:04 pm

Não quis defender o M2000C, quis defender a EMBRAER da concorrência Russa.

Qualquer país do mundo defende suas empresas. Mesmo porque sem elas não sobrevivem.

Os canadenses iam comprar o Super Tucano para equipar sua Força Aérea, sentiram a concorrência da Embraer no mercado regional, o que fizeram? Cancelaram a compra dos tucanos.

A compra de 20% não afetou a continuação da empresa como brasileira. Se governo quisesse prezerva-la como empresa inteiramente nacional não teria vendido para o capital privado.

O que eu defendo que é a capacidade de produção de aeronaves civis e militares, a produção de tecnólogia de ponta. A manutenção e contratação de empregados.

O recolhimento de impostos, taxas e contribuições sociais.

Vocês estão preocupados com um Caça, como se a defesa do país fosse se basear totalmente nele.

Alguns ainda estão mais preocupados com situações políticos-partidárias do que c o interesse nacional.

Abraços




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#60 Mensagem por The Baaz » Seg Jun 27, 2005 7:12 pm

Talvez fosse o caso de colocar a Avibrás para construir um caça sob licença (tipo su-35). pelo memos ela ainda é 100% nacional.


A Avibrás? Uma das empresas mais corruptas da área no país? :roll:
Pode ser 100% nacional, mas não tem competência alguma pra construir aviões aqui no país, e montar os aviões como kits na escala 1:1 como faz a Helibrás não é avanço algum pra mim.




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