Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: OPERAÇÃO POLICIAL NO RIO

#2491 Mensagem por Bolovo » Qui Nov 13, 2008 1:09 am

Vinicius Pimenta escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Provavelmente 99,9% das armas vem dos EUA... Lá uma penca de estados norte americanos isentam o registro de armas longas... Aí você compra um fuzil desses em um estado desses liberais e simplesmente leva através da fronteira usando barcos, ou aviões particulares... Aí entra em um país que não quer nada com nada como o paraguai e pronto... Ta no Brasil!
Então aí acho melhor a gente dizer que o país que não quer nada com nada são os EUA. Não adianta colocar a culpa na ponta do problema. Se a origem das armas são os EUA, é lá que deve haver maior controle. Senão é a mesma lógica que achar que a gente acaba com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro só sufocando os morros e não onde as drogas são produzidas, sejam na Colômbia, Bolívia ou no polígono da maconha, aqui mesmo no Brasil.
O pior é que os países que fabricam essas armas (EUA, Bélgica, Alemanha, Rússia e etc) jogam a culpa em nós, os subdesenvolvidos.

Tê contar. [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#2492 Mensagem por PQD » Qui Nov 13, 2008 9:56 am

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
DDNN
Avançado
Avançado

#2493 Mensagem por DDNN » Qui Nov 13, 2008 12:16 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Provavelmente 99,9% das armas vem dos EUA... Lá uma penca de estados norte americanos isentam o registro de armas longas... Aí você compra um fuzil desses em um estado desses liberais e simplesmente leva através da fronteira usando barcos, ou aviões particulares... Aí entra em um país que não quer nada com nada como o paraguai e pronto... Ta no Brasil!
Então aí acho melhor a gente dizer que o país que não quer nada com nada são os EUA. Não adianta colocar a culpa na ponta do problema. Se a origem das armas são os EUA, é lá que deve haver maior controle. Senão é a mesma lógica que achar que a gente acaba com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro só sufocando os morros e não onde as drogas são produzidas, sejam na Colômbia, Bolívia ou no polígono da maconha, aqui mesmo no Brasil.

Ta, nos não temos como controlar nossa fronteira, e queremos que os yanquis façam controle das armas nos territorios deles ?
Isso, vai convencer os americanos a abrir mão dos seus direitos.

Para os quem não sabem,
La em EUA não e permitido a exportação deste tipo de armas (e todos os tipos de assault weapon) para Brasil faz tempo, mesmo com autorização do exercito aqui.

DDNN
Avançado
Avançado

#2494 Mensagem por DDNN » Qui Nov 13, 2008 12:18 pm

Bolovo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Então aí acho melhor a gente dizer que o país que não quer nada com nada são os EUA. Não adianta colocar a culpa na ponta do problema. Se a origem das armas são os EUA, é lá que deve haver maior controle. Senão é a mesma lógica que achar que a gente acaba com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro só sufocando os morros e não onde as drogas são produzidas, sejam na Colômbia, Bolívia ou no polígono da maconha, aqui mesmo no Brasil.
O pior é que os países que fabricam essas armas (EUA, Bélgica, Alemanha, Rússia e etc) jogam a culpa em nós, os subdesenvolvidos.

Tê contar. [003]
Veja nas armas apreendidas,
Quantas são armas legalmente vendidas nos EUA, Belgica ....etc?

Maioria são armas M16, FAL,.... armas desviadas de??

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#2495 Mensagem por rodrigo » Qui Nov 13, 2008 2:33 pm

Ta, nos não temos como controlar nossa fronteira, e queremos que os yanquis façam controle das armas nos territorios deles ?
De acordo. Enquanto não houver um controle rigoroso de entrada de armas no país, não é culpa de nenhum país fabricante. E a repressão incompleta ao contrabando de armas acaba por beneficiar o contrabandista mais ousado, porque o preço do produto vai compensar muito o risco. A estimativa do preço de venda desse barret apreendido é de R$ 125.000. A munição é mais fácil, pode ser desviada das FFAA. E se por um passe de mágica conseguíssemos deter o contrabando de armas proveniente dos EUA, as armas viriam da China, Rússia, Israel, África do Sul... Enquanto houver demanda, somada ao dinheiro farto do tráfico de drogas, e gente disposta ao risco, vai continuar havendo entrada de armas.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Ifex
Júnior
Júnior

#2496 Mensagem por Ifex » Qui Nov 13, 2008 3:20 pm

rodrigo escreveu:
De acordo. Enquanto não houver um controle rigoroso de entrada de armas no país, não é culpa de nenhum país fabricante. E a repressão incompleta ao contrabando de armas acaba por beneficiar o contrabandista mais ousado, porque o preço do produto vai compensar muito o risco. A estimativa do preço de venda desse barret apreendido é de R$ 125.000. A munição é mais fácil, pode ser desviada das FFAA. E se por um passe de mágica conseguíssemos deter o contrabando de armas proveniente dos EUA, as armas viriam da China, Rússia, Israel, África do Sul... Enquanto houver demanda, somada ao dinheiro farto do tráfico de drogas, e gente disposta ao risco, vai continuar havendo entrada de armas.
Concordo, a culpa não é de quem fabrica, muito menos de quem permite fabricar, a questão é de onde tira-se dinheiro para tais aquisições, ou seja, do tráfico... será que grandes operações em fronteiras e também grandes operações militares nas comunidades carentes dominadas pelo tráfico em busca de narcóticos e armamentos não diminuiria isso? será que existe a possibilidade do governo colômbiano dar a devida importância a produção de narcóticos dentro do seu próprio território? É aceitável para um país "soberano" como a colômbia não realizar incurções militares constra as FARC? E o Paraguai? qual é o rumo que toma uma nação que admite uma terra de ninguém dentro do seu território? e quanto aos usuários de drogas? o que dizer?

___________________________________________________________________________________________________________
"Se demonstras força todos querem ser teus aliados, ao contrário, se demonstras fraqueza ninguém te dará importância, e se tendo riquezas não demonstras força, atrairás sobre tua cabeça todas as ambições do mundo" (Ciro, Rei da Pérsia)
DDNN
Avançado
Avançado

#2497 Mensagem por DDNN » Qui Nov 13, 2008 4:01 pm

Bem isso,
Armas apenas e uma ferramenta.
Enquanto temos os viciados financiando o traficante, enquanto temos a corrupção (desviando armas de sei la a onde), ...fatores.

La em EUA, muito pouco se importa pelo controle das armas longas (Fuzil, espingardas ou escopetas como as midias gostam de chamar) justamente porque estas armas, devido a portabilidade, dificilmente são utilizadas nos crimes. La pode comprar um fuzil de "alto poder destrutivo" seja de ferrolho ou semi-automatica, facilmente em qualquer lojas de armas, ate no Wallmart.
Isso não somente em EUA, veja em Canada, Alemanha, Espanha....

E aqui,
Porque aqui virou objeto EXCLUSIVO dos bandidos? O que sera que contribuiu para que os bandidos possam andar com seus armas longas sem disfrase nenhuma, na rua sem se preocupar com ninguem?

Ifex
Júnior
Júnior

#2498 Mensagem por Ifex » Qui Nov 13, 2008 5:08 pm

Ao meu ver, a único mode de acabar com esta "praga" é "falindo" o tráfico, por que, o motivo do crescimento exponencial do tráfico de drogas é simplesmente por que dá dinheiro, a partir do momento em que ações de repressão e mais ainda de prevenção às drogas, o tráfico irá diminuir e muito, mas , para isso as autoridades policiais, governo devem parar de temer a mídia marrom e começar a se preocupar com a população.

___________________________________________________________________________________________________________
"Se demonstras força todos querem ser teus aliados, ao contrário, se demonstras fraqueza ninguém te dará importância, e se tendo riquezas não demonstras força, atrairás sobre tua cabeça todas as ambições do mundo" (Ciro, Rei da Pérsia)
DDNN
Avançado
Avançado

#2499 Mensagem por DDNN » Qui Nov 13, 2008 5:15 pm

Ifex escreveu:Ao meu ver, a único mode de acabar com esta "praga" é "falindo" o tráfico, por que, o motivo do crescimento exponencial do tráfico de drogas é simplesmente por que dá dinheiro, a partir do momento em que ações de repressão e mais ainda de prevenção às drogas, o tráfico irá diminuir e muito, mas , para isso as autoridades policiais, governo devem parar de temer a mídia marrom e começar a se preocupar com a população.

E ainda, consumo de droga tem que voltar a ser crime

Tanto quanto a receptação de carga roubadas, o cara não roubou, mas o roubo existe porque tem comprador. Usuario de droga não são traficante, mas um traficante sem viciados, não tem motivo de continuar no ramo....

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#2500 Mensagem por Moccelin » Qui Nov 13, 2008 6:22 pm

Essa legislação que não sabe se vai ou se fica (se libera ou se reprime) é foda...

Ou se torna a droga lícita, ou se transforma em crime.

The cake is a lie...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2501 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Nov 13, 2008 6:59 pm

Ifex escreveu:
rodrigo escreveu: De acordo. Enquanto não houver um controle rigoroso de entrada de armas no país, não é culpa de nenhum país fabricante. E a repressão incompleta ao contrabando de armas acaba por beneficiar o contrabandista mais ousado, porque o preço do produto vai compensar muito o risco. A estimativa do preço de venda desse barret apreendido é de R$ 125.000. A munição é mais fácil, pode ser desviada das FFAA. E se por um passe de mágica conseguíssemos deter o contrabando de armas proveniente dos EUA, as armas viriam da China, Rússia, Israel, África do Sul... Enquanto houver demanda, somada ao dinheiro farto do tráfico de drogas, e gente disposta ao risco, vai continuar havendo entrada de armas.
Concordo, a culpa não é de quem fabrica, muito menos de quem permite fabricar, a questão é de onde tira-se dinheiro para tais aquisições, ou seja, do tráfico... será que grandes operações em fronteiras e também grandes operações militares nas comunidades carentes dominadas pelo tráfico em busca de narcóticos e armamentos não diminuiria isso? será que existe a possibilidade do governo colômbiano dar a devida importância a produção de narcóticos dentro do seu próprio território? É aceitável para um país "soberano" como a colômbia não realizar incurções militares constra as FARC? E o Paraguai? qual é o rumo que toma uma nação que admite uma terra de ninguém dentro do seu território? e quanto aos usuários de drogas? o que dizer?
Eu não entendo muito essa lógica. Os EUA não conseguem proteger a fronteira deles, como nós vamos fazer isso? Eximi-los da culpa pela falta de controle deles não me parece correto. Ifex, eu não quero que eles abram mão de nenhum direito. Tô ... e andando pro american way of life. Eu quero que eles controlem a saída dessas armas do país deles para ajudar a garantir os MEU direito de viver aqui. Que vendam à vontade por lá, mas impeçam que venha pra cá. É simples. Se os EUA não conseguem controlar a saída das armas, não seremos nós que vamos conseguir controlar a entrada.

Se for cada um com seus problemas, vou então me reservar ao direito de questionar qualquer esforço brasileiro de impedir o tráfico de drogas para eles. Eles que se virem por lá. Ou ainda, qualquer esforço que por ventura possa ser feito para impedir um ataque terrorista, pois isso é problema deles. Se é essa a visão ideal de mundo, tudo bem. Mas tem que valer para os dois lados. Agora, se nós aqui temos que tentar impedir a todo custo o tráfico de entorpecentes para lá. Se nós aqui estamos dispostos a participar dos esforços contra o terrorismo, seja em ações práticas futuras ou congelando ativos suspeitos de financiarem células terroristas, me parece justo querer que eles tenham um mínimo de controle sobre o que está saindo do seu país.

Rodrigo, pode ser que a repressão incompleta acabe por beneficiar o contrabandista. Mas se o preço sobe, diminui a capacidade do crime em adquirir esses armamentos. Não é qualquer um que pode pagar 125 mil reais por um Barret. Por isso mesmo, é preciso que os esforços sejam feitos na entrada e na saída. Concordo com o raciocínio de que enquanto houver procura vá haver oferta, isso vale para armas ou drogas. Mas se, como dito, 99,9% (claro que sei que não é uma estatística formal) das armas vêm dos EUA, me parece justo crer que lá seja o primeiro lugar onde deveria haver esse tipo de esforço. Se mudar o fornecedor, os esforços deverão ser feitos no novo país.

O que me parece interessante ressaltar é que o esforço contra o tráfico, seja de armas, drogas ou de mulheres não é um problema que poderá ser resolvido de forma isolada. Se o tráfico é mundial e envolve organizações em vários países, são esses vários países que têm que trabalhar para conter isso. O lado mais cruel do flagelo do tráfico sobra sempre para o mais fraco, ou seja, os países em desenvolvimento, com menos recursos financeiros, com níveis mais altos de corrupção. O Brasil precisa sim fazer a sua parte. Nossa repressão é falha, nossas políticas sociais são falhas, etc, etc, etc. Mas os outros também precisam fazer a deles. Enquanto isso não for assim, vou continuar acreditando que estaremos enxugando gelo.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ifex
Júnior
Júnior

#2502 Mensagem por Ifex » Qui Nov 13, 2008 7:37 pm

Assino em baixo Pimenta. Mas não entenda que estava eximindo os EUA de sua responsabilidade, quando sigo que a culpa não é de quem fabrica e nem de quem permite, quero deixar nas entre-linhas que um estado que permita tal coisa tenha soberania suficiente dentro de seu próprio território para coibia a saída de tais mercadorias. Acho mais viável operações mais rigoras nos pontos sensíveis do tráfico por parte do Estado Brasileiro do que por parte de países estrangeiros. Acredito que tudo esteja interligado de tal forma que diminuindo a ação de certos pontos, diminui-se de todos os outros por consequência. Ou não?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2503 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Nov 13, 2008 8:26 pm

Ifex escreveu:Assino em baixo Pimenta. Mas não entenda que estava eximindo os EUA de sua responsabilidade, quando sigo que a culpa não é de quem fabrica e nem de quem permite, quero deixar nas entre-linhas que um estado que permita tal coisa tenha soberania suficiente dentro de seu próprio território para coibia a saída de tais mercadorias. Acho mais viável operações mais rigoras nos pontos sensíveis do tráfico por parte do Estado Brasileiro do que por parte de países estrangeiros. Acredito que tudo esteja interligado de tal forma que diminuindo a ação de certos pontos, diminui-se de todos os outros por consequência. Ou não?
Eu entendi você, não se preocupe. Eu também não compactuo com o princípio de culpa de quem fabrica. Não existe uma culpa isolada. Há um conjunto de fatores econômicos e sociais que só serão resolvidos de maneira integrada. Independente das ações dos EUA, é evidente que devemos fazer a nossa parte. Em relação às operações, concordo. No entanto, para diminuir sensivelmente o problema, o que nós fazemos como operações sazonais deveria ser um esforço permanente. Aí é que entra um grave problema. É impossível, ou pelo menos bastante difícil, manter permanentemente uma capacidade de fiscalização semelhante à que ocorreu na Operação Fronteira Sul II. Veja que foram 10 mil homens só para a fronteira com o Paraguai. E veja que isso é só uma pequena parte de nossas fronteiras. E na Amazônia que ainda é mais difícil controlar? E nossa gigantesca costa? É muito difícil. Tem que ser feito? Tem, mas ajudaria muito se o volume de armas que chegassem fosse menor devido a uma fiscalização mais rigorosa na origem.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#2504 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 13, 2008 8:32 pm

Tem que bater (literalmente) nos compradores de drogas. A grana diminuirá drasticamente e os bandidos voltarão a usar navalhas e porretes, se usarem. A propina vai secar e com isso a proteção de certas partes das polícias. A grana prá financiar candidatos do tráfico idem, logo acaba o suporte político e etc, etc, etc.

Mas tem que bater pesado, muito pesado mesmo.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2505 Mensagem por Skyway » Sex Nov 14, 2008 3:25 am

Concordo integralmente com o CM, é só cortar a fonte da Grana.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder