FREMM para MB ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2920 vezes
Agradeceram: 2589 vezes

Re: FREMM para MB ?

#511 Mensagem por P44 » Ter Nov 11, 2008 9:10 am

eu também acho que com o desemprego cada vez mais alto, se dessem melhores condições, ao menos empregavam muita gente...

*Turn on the news and eat their lies*
soultrain
Sênior
Sênior

#512 Mensagem por soultrain » Ter Nov 11, 2008 9:33 am

Há problemas de recrutamento para funções especializadas, é impossível a MP pagar o mesmo que o mercado civil.

Para a Somália, o que é necessário mais que a peça Typhoon de 30mm estabilizada, e um destacamento de fuzos? Talves dois NPO's com 1 heli no deck?

O que seria necessário para este conflito assimétrico? Torpedos? Misseis anti navio contra semi rigidos e pneumáticos?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#513 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 11, 2008 10:06 am

Nesse caso, Soultrain, o que andanm as AB's lá a fazer?

Se uma corveta é demasiado assimétrica para a ameaça...

Imagem
gaitero
Sênior
Sênior

#514 Mensagem por gaitero » Ter Nov 11, 2008 1:43 pm

Bom Se fosse a pensar. Minha lista de compras englobaria toda FA.

Para FAP
60 Gripen NG

Para Marinha
4 FREMM
+ 2 ILK 214
8 NPO
4 LCF
2 LPD
1 AOR

Para o Exercito
Mais 36 Leopard 2A6

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#515 Mensagem por gaitero » Ter Nov 11, 2008 1:45 pm

Sobre NPO para sububstituir as corvetas.

Penso que as finalidades são diferentes, A ZE tem de ser patrulhadas por corvetas e por NPO, não vejo como um pode vir a substiuir outro, penso que ambos deveriam caminhar juntos.
Mas enfim a escolha foi feita, fazer o que.....

P44
Sênior
Sênior

#516 Mensagem por P44 » Ter Nov 11, 2008 1:57 pm

gaitero escreveu:Sobre NPO para sububstituir as corvetas.

Penso que as finalidades são diferentes, A ZE tem de ser patrulhadas por corvetas e por NPO, não vejo como um pode vir a substiuir outro, penso que ambos deveriam caminhar juntos.
pelo contrário, têm é de ser patrulhada por Navios de Patrulha Oceânica e não por corvetas obsoletas que foram concebidas para a guerra em África e têm muito mau comportamento em mar alteroso, como por ex. nos Açores.

Para fiscalizar pescas e/ou imigração ilegal, tráfico de droga ou missões SAR o que não é preciso são navios equipados com misseis.

os NPOs foram concebidos para serem baratos, com boas condições de navegabilidade, tripulação reduzida e possibilidade de permanecerem bastante tempo em alto-mar.

Quanto a mim e como já disse, o handicap quanto muito é não terem heli embarcado, mas isso encareceria bastante o projecto.

(isto claro é um cenário ideal e não a realidade...que ninguem conhece , de quantos milhões já terão sido gastos naquelas 2 "coisas" que estão em viana desde 2005 e sabe deus até quando estarão...a ideia inicial era boa)

Knight
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#517 Mensagem por Knight » Ter Nov 11, 2008 2:47 pm

gaitero escreveu:Bom Se fosse a pensar. Minha lista de compras englobaria toda FA.

Para FAP
60 Gripen NG

Para Marinha
4 FREMM
+ 2 ILK 214
8 NPO
4 LCF
2 LPD
1 AOR

Para o Exercito
Mais 36 Leopard 2A6
Isso acontecendo...
nossos planos de anexar a antiga metrópole
vão precisar de revisão :mrgreen:

[]´s

Knight_MSoares

gaitero
Sênior
Sênior

#518 Mensagem por gaitero » Ter Nov 11, 2008 3:42 pm

P44 escreveu:
gaitero escreveu:Sobre NPO para sububstituir as corvetas.

pelo contrário, têm é de ser patrulhada por Navios de Patrulha Oceânica e não por corvetas obsoletas que foram concebidas para a guerra em África e têm muito mau comportamento em mar alteroso, como por ex. nos Açores.

Para fiscalizar pescas e/ou imigração ilegal, tráfico de droga ou missões SAR o que não é preciso são navios equipados com misseis.

os NPOs foram concebidos para serem baratos, com boas condições de navegabilidade, tripulação reduzida e possibilidade de permanecerem bastante tempo em alto-mar.

Quanto a mim e como já disse, o handicap quanto muito é não terem heli embarcado, mas isso encareceria bastante o projecto.

(isto claro é um cenário ideal e não a realidade...que ninguem conhece , de quantos milhões já terão sido gastos naquelas 2 "coisas" que estão em viana desde 2005 e sabe deus até quando estarão...a ideia inicial era boa)
Mas em nenhum momento disse que deveriamos continuar com as antigas corvetas, disse?

Eu disse que substituir uma corveta por NPO não é o certo.
O que eu quis dizer é que deveriamos ter substituido corvetas por corvetas.
Os NPO são destinados para PO, mas em caso de guerra ficaram onde?? As corvetas Patrulha, são muito mais aptas a patrulhar Zonas Econômicas distantes da costa, principalmente com a tensão aumentando a Baixo.
Não podemos ficar atráz do marrocos, podemos???

gaitero
Sênior
Sênior

#519 Mensagem por gaitero » Ter Nov 11, 2008 6:06 pm

Como assim nunca saiu?

Estamos no meio dele neste exato momento.

Estamos respirando PND na FAB no MB no EB, anciosos para ver o que acontecerá com as FA até 2025.

Você não achou que era só falar em modernização e bum. Tudo apareceria do barro e destruiria os equipamentos ultrapassados né :wink: :wink: :wink:

JLRC
Sênior
Sênior

#520 Mensagem por JLRC » Ter Nov 11, 2008 9:49 pm

gaitero escreveu:
Mas em nenhum momento disse que deveriamos continuar com as antigas corvetas, disse?

Eu disse que substituir uma corveta por NPO não é o certo.
As corvetas existem porque foram concebidas para a guerra em África. Acabada a guerra, as corvetas deixaram de ter utilidade como tal e foram transformadas em OPV, tendo todo o armamento e equipamento electrónico não necessário sido desembarcado (TLT, sonares, etc.). Portanto de corvetas só têm o nome, os espanhóis fizeram o mesmo às deles e renumeraram-nas como patrulhas (P xx). Portanto patrulhas são substituídos por patrulhas, ou seja as corvetas (na realidade OPV) são substituídos por OPV.
Portugal não precisa de corvetas, não tem missões para elas. Mais uma vez chamo a atenção para o que já disse noutro tópico. Primeiro designam-se as missões e depois encomendam-se os navios para as cumprirem. Vocês fazem o contrário, querem determinados tipos de navios só porque existem e depois tentam descobrir missões para eles.
Nós não precisamos de corvetas porque não temos missões que necessitem delas.

P44
Sênior
Sênior

#521 Mensagem por P44 » Qua Nov 12, 2008 6:38 am

Primeiro designam-se as missões e depois encomendam-se os navios para as cumprirem.
Portugal não precisa de corvetas, não tem missões para elas.
acho que o JLRC explicou bastante claramente [009]
Os NPO são destinados para PO, mas em caso de guerra ficaram onde?? As corvetas Patrulha, são muito mais aptas a patrulhar Zonas Econômicas distantes da costa, principalmente com a tensão aumentando a Baixo.
Não podemos ficar atráz do marrocos, podemos???
em caso de guerra teremos as fragatas e os U209PN :roll:

os Patrulhas são para PATRULHAR e só, novamente veja o exemplo das Espanha que -até antes de Portugal- fez o "downgrade" das Descubierta para OPV, e está a construir os BAM que irão substituir essa classe na integra.

E que eu saiba não estamos em nenhuma corrida armamentista com Marrocos , isto não é nenhuma prova olimpica...se marrocos amanhã decidir comprar um PA, nós temos que ir a correr atrás???? :roll: Marrocos tem 500 milhões de U$D para comprar uma FREMM? porreiro para eles...nós tivémos de correr seca e meca para arranjar 240 milhões de € para 2 fragatas em 2ª mão...e a procissão ainda não acabou... 8-]

como o JLRC disse, primeiro definem-se as missões e depois os navios para elas. :wink: além do mais a nossa contenção orçamental já é mais que muita, uma classe de corvetas seria perfeitamente inútil e só contribuiria para dispersar ainda mais os parcos meios e obrigaria a parar outras unidades...
A prioridade a meu ver, após as Fragatas e os subs é e deveria continuar a ser, os NPOs e as LFC (Lanchas de Fiscalização costeira)...--Basta ver que -graças ao investimento que Espanha tem feito em termos de vigilância da sua costa- cada vez mais o tráfico de droga para a Europa é desviado para a costa portuguesa (os traficantes não são parvos!), ainda ontem mais uma elevada quantidade de droga foi apreendida no Algarve...infelizmente e pelo menos até ás eleições de outubro de 2009 temo que NADA seja feito.

manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#522 Mensagem por manuel.liste » Qua Nov 12, 2008 7:20 am

Para lutar contra o tráfego de pessoas e de drogas não faz falha uma corveta. Os OPV's em alta mar e as lanchas costeiras perto da costa são adequados.

O problema coas corvetas é que por algo máis de dinheiro tens uma fragata, que é muito máis 'operativa'.

O downgrade das 'Descubierta' espanholas de corvetas a patrulhas teve que ver máis con aforro económico que con outra coisa, embora também se veu modificada a doctrina da Armada face misións máis lonxanas e prolongadas no tempo, e por tanto se deu prioridade as fragatas.

P44
Sênior
Sênior

#523 Mensagem por P44 » Qua Nov 12, 2008 7:30 am

Plenamente de acordo manuel!

luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#524 Mensagem por luis F. Silva » Qua Nov 12, 2008 9:20 am

Manuel Liste escreveu:
embora também se veu modificada a doctrina da Armada face misións máis lonxanas e prolongadas no tempo, e por tanto se deu prioridade as fragatas.
Precisamente... Eu preferia que a MGP tivesse mais duas (AAW)fragatas do que as quatro corvetas do Rui Elias. A fragata tem melhores capacidades a todos os níveis, e pode atuar em qualquer parte do Mundo com maior autonomia do que uma corveta. As nossas corvetas foram construídas para um cenário que já nao temos.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#525 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Nov 12, 2008 9:28 am

Precisamente... Eu preferia que a MGP tivesse mais duas (AAW)fragatas do que as quatro corvetas do Rui Elias. A fragata tem melhores capacidades a todos os níveis, e pode atuar em qualquer parte do Mundo com maior autonomia do que uma corveta. As nossas corvetas foram construídas para um cenário que já nao temos.
Mas era isso, precisamente que eu desejaria:

uma Armada com 7 fragatas, sendo que 2 ou 3 fossem AAW.

Mas como considero tal coisa impossível, poderiamos ter as corvetas, não para fiscalizar as pescas, porque para mim, o programa dos NPO's deve continuar, e as corvetas não seriam suas substitutas, mas sim um complemento às missões das poucas 5 fragatas que teremos daqui a dois anos, por forma a dar maior capacidade à MP para acorrer a diversos cenários, exactamente para ameaças assimétricas.

Imagem
Responder