DCNS: New littoral stealth submarine concept
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Stealth aircraft have been compared to submarines, and there are similarities between the two. Both depend on a smooth outside mould line for survival and carry their weapons internally, restricted by the ability to cut holes in the skin.
But then DCNS unveiled its SMX-24 concept for an advanced submarine at the Euronaval show in Paris, and turned those presuppositions on their head.
SMX-24 is a concept for a submarine that would be in service about 2020. Its size and capability fall between today's biggest diesel-electric boats and the smallest nukes: the 3450-ton boat would have an all fuel-cell propulsion system, would be capable of 20 kt submerged and could stay underwater for 30 days. The core vessel would have interchangeable modules for weapons or special forces equipment. The stub wings carry tip-mounted propulsors for high speeds - allowing the central pumpjet to be sized for cruise - and fighter-like pylons for fuel tanks - above the wings on the model - and weapons.
SMX-24 is a concept at the moment - but for how long, in the fast-changing submarine world? Last year at Euronaval, DCNS showed its SMX-23 concept for a small littoral submarine; it's here this year as a more detailed design named Andrasta, with six heavy weapons outside the pressure hull, and no on-board reloads.
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... lckComment
Submarino Stealth da DCNS
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Re: Submarino Stealth da DCNS
Um bonito conceitio e submarino, para que a DN não se atrase na oferta, e que me parece competitivos aos nível dos mercados mundiais
- LeandroGCard
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Re: Submarino Stealth da DCNS
É muita inovação em um projeto só, será que não é como os carros conceito da industria automobilística, que impressionam mas na maioria das vezes não se tornam factíveis?
Um exemplo: Sempre aprendi que em corpos submersos um dos maiores componentes do arrasto é o superficial, que é função da área de casco em contato com a água. Ora, uma seção quadrada como a do casco externo deste modelo tem uma superfície de contato com a água muito maior para um dado volume que no caso das seções circulares dos sub's mais convencionais, o que em princípio degradaria muito seu desempenho (ou exigiria muito mais potência para manter o mesmo desempenho).
Aquele monte de treco pendurado nas "asas" laterais também iriam gerar um arrasto enorme, além de poderem se tornar fontes adicionais de ruído. Em aviões barulho nunca foi considerado problema, então pode-se pendurar o que quiser onde for possível, mas para sub's a história é bem diferente.
Outro ponto: As células de combustível atuais tem uma densidade de potência muito menor que a de reatores nucleares ou motores diesel, e teriam que ser muito volumosas para poder gerar a mesma quantidade de energia, ocupando um espaço precioso no casco. Talvez por isso este sub seja maior que os convencionais mais comuns, e mesmo assim pode ser que leve apenas a mesma quantidade de armamento e sensores que um diesel-elétrico sensivelmnete menor.
Pena que não encontrei mais dados sobre este projeto, para tentar esclarecer estes pontos.
Leandro G. Card
Um exemplo: Sempre aprendi que em corpos submersos um dos maiores componentes do arrasto é o superficial, que é função da área de casco em contato com a água. Ora, uma seção quadrada como a do casco externo deste modelo tem uma superfície de contato com a água muito maior para um dado volume que no caso das seções circulares dos sub's mais convencionais, o que em princípio degradaria muito seu desempenho (ou exigiria muito mais potência para manter o mesmo desempenho).
Aquele monte de treco pendurado nas "asas" laterais também iriam gerar um arrasto enorme, além de poderem se tornar fontes adicionais de ruído. Em aviões barulho nunca foi considerado problema, então pode-se pendurar o que quiser onde for possível, mas para sub's a história é bem diferente.
Outro ponto: As células de combustível atuais tem uma densidade de potência muito menor que a de reatores nucleares ou motores diesel, e teriam que ser muito volumosas para poder gerar a mesma quantidade de energia, ocupando um espaço precioso no casco. Talvez por isso este sub seja maior que os convencionais mais comuns, e mesmo assim pode ser que leve apenas a mesma quantidade de armamento e sensores que um diesel-elétrico sensivelmnete menor.
Pena que não encontrei mais dados sobre este projeto, para tentar esclarecer estes pontos.
Leandro G. Card
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Re: Submarino Stealth da DCNS
Ne se preocupe, este SMX-24 não tem muita chance. É um concept submarine mesmo(e para piorar nem colocaram uma modelo de minisaia ao lado dele). Aqueles dispositivos laterais ~são maravilhosos para as cracas tomarem de assalto e além para aumentarem o ruído, e também praticamente inviabilizarem um "pouso" sobre o leito marinho. Outra coisa, como se dará a manutenção dos torpedos/mísseis transportados externamente?LeandroGCard escreveu:É muita inovação em um projeto só, será que não é como os carros conceito da industria automobilística, que impressionam mas na maioria das vezes não se tornam factíveis?
Um exemplo: Sempre aprendi que em corpos submersos um dos maiores componentes do arrasto é o superficial, que é função da área de casco em contato com a água. Ora, uma seção quadrada como a do casco externo deste modelo tem uma superfície de contato com a água muito maior para um dado volume que no caso das seções circulares dos sub's mais convencionais, o que em princípio degradaria muito seu desempenho (ou exigiria muito mais potência para manter o mesmo desempenho).
Aquele monte de treco pendurado nas "asas" laterais também iriam gerar um arrasto enorme, além de poderem se tornar fontes adicionais de ruído. Em aviões barulho nunca foi considerado problema, então pode-se pendurar o que quiser onde for possível, mas para sub's a história é bem diferente.
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Pena que não encontrei mais dados sobre este projeto, para tentar esclarecer estes pontos.
Leandro G. Card
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Submarino Stealth da DCNS
Quem diria que o Seaview seria um conceito válido?
Agora só falta o Almirante Nelson...
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