esquadrão VF-1 está de volta.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#271 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Set 16, 2008 11:12 pm

Marino escreveu:A compra dos harpoon poderia se dar em uma necessidade. Caso isto não aconteça, seria introduzir mais um sistema de armas, que deixaria de ser usado em 5 anos, quando o MAN for testado.
Respondi aos 2 em um texto só. 8-]
[009] [009] [009]




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#272 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Nov 04, 2008 12:54 am

Apesar da nota triste do dia, estou trazendo o tópico de volta com algumas notícias, mas infelizmente não tão novas assim, apesar de algumas surpresas.

Em conversa hoje com amigos do VF-1 que no momento está baseado em Santa Cruz no Rio, os caras me contaram que no momento temos somente dois caças operacionais, os biplaces 1021 e 1022. O 1021 deverá ficar parado por um mês aproximadamente pois não estão podendo ser feitos em Santa Cruz os testes de potência de motor. O sistema para esse teste está sendo construído por empresa especializada na pista da base, mas vai demorar mais ou menos esse tempo para "curar", portanto os vôos serão feitos pelo 1022, por enquanto.

Preocupante foi saber que somente dois pilotos estão qualificados para vôo no Falcão, e, vejam só, existe um papo de bastidores sobre a possibilidade do Falcão operar excepcionalmente os Super Tucano para manter o esquadrão em dia (e quem sabe para irem se acostumando à eletrônica que no futuro equipará os A-4 :D ), será? Com a palavra o professor Marino.

Quanto aos motores do A-4 receberemos no início do ano mais três que estão sendo revisados e equiparão algumas células monoplaces.

Quanto à modernização dos A-4 os projetos estão em andamento, e após modernizados deverão ter visa útil até 2016.

De acordo com eles entre fevereiro e março os Falcões deverão estar de volta ao A-12. É aguardar prá ver.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#273 Mensagem por deschamps » Ter Nov 04, 2008 3:00 am

vamos esperar Flávio.




brisa

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#274 Mensagem por brisa » Ter Nov 04, 2008 10:13 am

Modernizar os A4, para serem operados ate 2016????....Quanto tempo para modernizar os 12???? Sera que compensa???? :roll:




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#275 Mensagem por henriquejr » Ter Nov 04, 2008 1:11 pm

brisa escreveu:Modernizar os A4, para serem operados ate 2016????....Quanto tempo para modernizar os 12???? Sera que compensa???? :roll:
Se não faltar $$$$, como ocorreu com os F-5 da FAB, a Embraer moderniza esses A-4 em 1 ou 2 anos, bastar ter dinheiro!




.
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#276 Mensagem por Tchelo » Ter Nov 04, 2008 1:37 pm

henriquejr escreveu:
brisa escreveu:Modernizar os A4, para serem operados ate 2016????....Quanto tempo para modernizar os 12???? Sera que compensa???? :roll:
Se não faltar $$$$, como ocorreu com os F-5 da FAB, a Embraer moderniza esses A-4 em 1 ou 2 anos, bastar ter dinheiro!

Mesmo assim....gastar $$$ para modernizar uma aeronave que vai ficar em serviço somente 4 ou 5 anos???
Acho que, se modernizados, terão a mesma perspectiva de vída útil dos F5-M da FAB, ou seja, mais uns 15 anos....

Sds..Tchelo




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2937
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 581 vezes
Agradeceram: 190 vezes

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#277 Mensagem por saullo » Ter Nov 04, 2008 5:01 pm

Também acho, devem durar pelo menos uns 15 anos mais.

Abraços




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#278 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Nov 04, 2008 10:27 pm

Também achei pouco tempo considerando os custos e a qualidade esperada nesta modernização, mas especulando um pouco... a entrega dos FX-2 começará mais ou menos por aí...será que teríamos novidades também na MB?

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: esquadrão VF-1 está de volta.

#279 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Nov 04, 2008 11:59 pm

Acho difícil que haja substituição dos A-4 em 2016. Se a modernização começar mesmo em 2009, na melhor das hipóteses estará terminada em 2011, considerando um ano para o protótipo e mais o mesmo tempo para a modernização de 12 aeronaves, em uma cadência de uma por mês. Seriam apenas 5 anos de operação do vetor modernizado. Acredito mais que o provável é o substituto ser encomendado nessa época, começando a chegar uns 2/3 anos depois, isso se o novo NAe já estiver bem planejado. Então teríamos até uns 8/10 anos de operação dos A-4M.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder