orestespf escreveu:Caro amigo Vinícius,
não consigo compreender a sua reação, se escrevemos ou falamos algo, devemos estar aptos a receber elogios e críticas. Elogio o seu trabalho, mas critico a forma usada, não no artigo apresentado o Site, mas as reincidentes citações de partes do mesmo para justificar as suas próprias opiniões. Ora, se o texto é seu, como ser crível que ele possa ser fonte que fundamentam seus próprios argumentos????
Você há de convir que mais de uma pessoa percebeu o fato mencionado, e isto não quer dizer que outras não perceberam, simplesmente podem não ter se manifestado, e os motivos seriam vários. Silêncio nem sempre é concordância, pode ser respeito também, por isso eu não toquei no assunto antes.
Como disse em meu texto, não o vejo como torcedor de nenhum dos três candidatos, não me passou isso em seu artigo, não me passou isso em seus posts, aliás, não me lembro de ter feito isso anteriormente também. As minhas críticas são de outra natureza, referentes a citações de falas de fabricantes e/ou lobistas "oficiais" para justificar argumentos, isto sempre cai a cada nova entrevistas ou falas, este é o ponto. Então existem duas coisas aqui:
1) As importantes informações que você trouxe ao Site e ao Fórum DB. Isto é de grande valor e não há o que comentar, até porque seu artigo foi totalmente imparcial;
2) Usar o próprio artigo para justificar suas opiniões, como se os assuntos abordados no artigo fossem a verdade absoluta. Deixo claro que a possível falta de verdade absoluta no artigo não se deve ao autor, ou seja, você, mas as próprias fontes ouvidas durante a entrevista. Eu só acredito na veracidade dos fatos apresentados em entrevistas se o entrevistado colocar todo o prometido em papel, assinar e reconhecer em cartório (nenhum seria louco, acredite).
Quanto ao fato de trazer informações ao fórum, pra mim todas são excelentes, até as aberrações que vemos na mídia não especializada. Neste ponto eu só tenho que elogiar a excelente qualidade do seu trabalho, bem como a importante informação que recebemos no fórum, e que permitiu estes bons debates. Também gosto muito das informações de bastidores, que quase nunca acontecem, mas mostram uma tendência, nos faz aprender a lidar com as contra-informações, mais importantes do que as informações em si, pois são no mínimo mais "volumosas" e sempre pautadas em argumentação coerente, mesmo que falsas. Saber lidar com contra-informação é um grande exercício de abstração, algo pra poucos, uma Arte usada nas guerras e cada vez mais.
Por outro lado, você não está dizendo as coisas inutilmente não, Vinícius, várias pessoas aqui, tenho certeza, compreenderam muito bem o que tem tentado dizer, inclusive eu mesmo. A falha talvez, não no artigo, mas em poucos posts, é dizer que se os americanos não cumprirem o prometido, estarão fora, perderão. Veja, e os russos? Não prometeram também??? Não podemos em hipótese alguma dizer que eles não cumpririam o prometido, pois não tiveram tempo pra isso. A saída dos russos é justificada por outra natureza, o buraco foi muito mais embaixo do que é especulado aqui, pavoroso até, mas não porque não cumpririam o prometido, até porque a China e a Índia estão aí para provar o que os russos prometem.
Então, quando usei a expressão "empolgação", e entre aspas mesmo, justamente para não passar a idéia real do termo, pois não vejo desta forma, quis apresentar algo que tenho percebido, mas repito, é uma mera percepção e não necessariamente um fato concreto. E deixo claro o que imaginei: que você acreditou na retórica americana! Desculpe-me pela franqueza, mas foi isso que me passou, porém vejo que errei, me precipitei. Eu sempre digo, a boca diz o que quer, não acredita que tem juízo. Os russos falaram até, os suecos estão falando mais do que p. na chuva, os franceses falam tanto que até ministro pega carona nas falas, agora é a vez dos americanos, quietos no inícios, desinibidos agora.
Basta lembrar do FX-1, todos os candidatos da época possuíam o melhor caça, todos transferiam tecnologias, todos ofereciam o melhor offset, todos eram imbatíveis em tudo. Pô, como escolher um equipamento assim, onde todos são "iguais"??? (sic). Está acontecendo a mesmíssima coisa, portanto não podemos nos fiar nas falas que rolam e rolarão por aí, todas são feitas para ganhar adeptos, não na FAB, mas na população, via imprensa, que sensibiliza políticos e que fazem pressão no... Governo!!! O dono da caneta!!!
Assim sendo, amigo Vinícius (você sabe que é, e o tenho verdadeiramente como um), peço que me desculpe pelo tom talvez errado, mas acredito que a música (crítica) estava correta, pois a minha maior intenção é que você chegue a perfeição, não a absoluta, mas a sua máxima perfeição. E digo, em momento algum você errou, provavelmente nem um tropeço, no máximo uma leitura equivocada ou apressada de minha parte. Mas se não fui eu quem precipitou, então que se absorva os ensinamentos da vida para aprimorar o futuro, o que não pode é tentar criar arestas em ovos, que é o nosso caso.
Forte abraço,
Orestes