O melhor caça quem diz é quem vai opera-lo. Um F-16, por exemplo, pode ser o melhor caça para uma determinada força e nem ser cogitado por outra, isso tudo é muito relativo e depende de muitos fatores, não somente de comparação simplista de performace de vôo!gaitero escreveu:Em primeiro lugar, o P-3 não foi uma decisão equivocada, porque a idéia não só da FAB mas como do MD em geral, é começar a produzir seus proprios equipamentos, se comprassemos coisa boa não precisariamos produzir, e os P-3 serão uma ótima plataforma de treinamento, para um P-390.PRick escreveu: Quem tem que baixar a bola são os lobista que estão tomando conta da internet, muito lero-lero, e nada de significativo. Já vi filmes iguais e melhores, por sinal mudei de posição, a partir de agora, CASO A ESCOLHA SEJA O F-18E, o que vou esculhambar é pouco.
E vou dizer mais uma coisa, essa Short List é prova a TOTAL INCOMPETÊNCIA DA FAB, UMA PIADA!!!! E não digo isso porque meu preferido foi eliminado, mas porque o problema é da FAB.
Vi um monte de páginas de elogios vazios, com as decisões equivocadas continuando sendo tomadas, como compra de C-295, P-3 é uma atrás da outra.
Já falei, qualquer coisa diferente de RAFALE, TYPHOON e SU-35, dentre os candidatos apresentados, é NÃO SABER ESCOLHER CAÇAS. E não me venham com cumprimentos de contratos e papo de decisão técnica, isso é decisão POLÍTICA. Porque 02 caças que estão no Short List são piores que outros eliminados. E não adianta dizer que os russos não entregaram material, ou não sabem entregar nada, porque então o pessoal do Typhoon também não sabem fazer proposta.![]()
![]()
[ ]´s
Em segundo lugar, não vejo o C-295 como decisão errada, pode ter sido a menos certa, mas de forma nenhuma foi errada, o concorrente da alenia poderia sim comprir melhor as missões mas o C-295 apresenta problemas que estão sendo estudados e corrigidos, o que é normal quando se substitui um equipamento considerado MITO na avação amazônica.
E por fim, não sei da onde o Gripen e o F-18 são piores que o Typhoon e o Su-35, a comparação é muito vaga, não estamos falando de super trunfo, existe ai muito mais coisa, inclusive.
Você deve desconhecer a real finalidade do Typhoon, pois queria coloca-lo em uma short list exclusivamente projetada para caças multimissão, o que o Typhoon não é, em hipotese alguma. Alem do mais que transferencia você esperava do consórcio europeu?
E o SU-35, tem um preço, e poderia no futuro custar a aviação de caça Brasileira, pois seu preço, é o Putin quem faz.
Pra mim o FX está sendo conduzido de forma muito profissional, estão envolvidos nessa escolha os pilotos e engenheiros mais experientes da FAB, eles sabem o que é MELHOR PARA O BRASIL.
Estou muito tranquilo com relação ao caça a ser escolhido, independente de qual seja. O vencedor poderá não ser o mais acrobático e veloz do mundo mas com certeza será escolhido porque é o que oferecerá o melhor conjunto!