PRick escreveu:Olha depois dessa declaração, fica dificil acreditar nessas promessas, gostaria de saber em qual ou quais concorrência os F-18E enfrentaram o Rafale? Não me lembro de nenhuma, a única venda externa do F-18E foi para a Austrália. Tem a Índia onde estão todos, mas nada foi decidido.
Na verdade, é como o A-29 disse logo abaixo dessa sua mensagem, ele estava se referindo às vitórias da Boeing e não necessariamente do SH.
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Túlio escreveu:Minha maior dúvida se prende justamente ao quesito ARMAMENTOS: o Meteor parece ser para breve, sua entrada em serviço tornará praticamente obsoletos todos os AMRAAM 'C' em função do alcance, as críticas feitas ao MICA em relação ao míssil ianque serão as críticas ao ianque em relação ao Meteor. O que a FAB botou no RFI/RFP sobre isso? Aparentemente nada...
Vamos separar as coisas primeiro. A FAB emitiu o RFI, ao qual todas as cinco empresas responderam. No RFI não constavam questões sobre armamentos. Agora a FAB vai emitir o RFP, provavelmente hoje, e nele devem constar os armamentos. A FAB sabe o que quer. Acredito que a não presença de armamentos no RFI seja irrelevante, pois no primeiro momento a FAB quis apenas saber da disposição dos concorrentes em oferecer as aeronaves. Eram também cinco concorrentes, imaginem especificar a parte de armamentos no RFI, que é algo mais geral e não tão específico quanto o RFP, para cinco aeronaves diferentes. A FAB sabe quais armamentos cada aeronave pode levar. E como a exigência de possibilidade autônoma de integração de armamentos é fundamental, essa questão ficou para o RFP com muita lógica.
A questão do armamento não é tão fundamental, por mais paradoxal que possa parecer. Fundamental é a possibilidade de integrar o que a FAB quiser. Se vier o Super Hornet, virá o melhor AMRAAM disponível. Se vai ser o C7 ou o D, dependerá de N fatores que não passam necessariamente pela questão de "autorização" e sim pelo custo/benefício. Não se esqueçam também que a FAB tem um firme programa de desenvolvimento de mísseis em parceria com a África do Sul e todos os frutos dessa aliança serão integrados às aeronaves, sejam quais forem.