Pirataria na costa Africana
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- talharim
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Os Russos deveriam fazer algo grandioso para ser visto do espaço.
A NASA vai ter que mandar uma equipe de reparo ao Hubble para limpar gotas de sangue em sua lente.
A NASA vai ter que mandar uma equipe de reparo ao Hubble para limpar gotas de sangue em sua lente.
"I would rather have a German division in front of me than a French
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Os Franceses têm andado a fazer das suas, sabias? Parece que apanharam 9 piratas e conseguiram proteger um navio da ONU.
- talharim
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
O quê ? Apanharem de 9 piratas ?
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
to dando muita risadatalharim escreveu:O quê ? Apanharem de 9 piratas ?
O Pior cego é o que está convicto e seguro de que vê. Não há nada mais fácil do que apontar os erros, preconceitos e fanatismo dos outros enquanto permanecemos cegos e insensíveis aos nossos próprios.
Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
A Rússia vai mandar Joe-4 para lá, vai resolver esse e outros problemas do local.
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Sabia que uma noticia destas nao fugiria da atenção do Talha....talharim escreveu:O quê ? Apanharem de 9 piratas ?
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Pois, mas até agora foram os únicos que fizeram algo... e apanhar 9 piratas, as suas lanchas e todo o seu equipamento é melhor do que...nada!
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Notícia típica francesa : Apanharam 9 piratas porém 18 GIGN morerram no processo e o NAe Charles de Gaulle foi raptado pelos amigos dos piratas passando a exigir resgate o que levou os franceses a pedirem ajuda aos EUA.
Notícia típica Russa : Mataram 9 piratas,todos os refens e metade da Somalia e do Congo foram reduzidos a cinzas e 1 submarino russo afundou depois de uma explosão o que levou novamente a pedirem ajuda aos Ingleses e Noruegueses.
Noticia tipica Americana : O Delta Force raptou entregou para a CIA 9 piratas foram levados num Citation com escala em Lisboa para Guantanamo,metade dos refens morreu e o navio foi levado para Norfolk.
Noticia tipica brasileira : Os negociadores do GATE depois de 5 anos de negociações e com imensa comoção nacional da OAB,Greenpeace,Sou da Paz e Movimento Viva Rio e após negociarem com o advogado dos piratas Luiz Eduardo Greenhalgh foi pago um resgate de 10 bilhões de dólares os piratas fugiram e os refens já estavam mortos.
Notícia típica Russa : Mataram 9 piratas,todos os refens e metade da Somalia e do Congo foram reduzidos a cinzas e 1 submarino russo afundou depois de uma explosão o que levou novamente a pedirem ajuda aos Ingleses e Noruegueses.
Noticia tipica Americana : O Delta Force raptou entregou para a CIA 9 piratas foram levados num Citation com escala em Lisboa para Guantanamo,metade dos refens morreu e o navio foi levado para Norfolk.
Noticia tipica brasileira : Os negociadores do GATE depois de 5 anos de negociações e com imensa comoção nacional da OAB,Greenpeace,Sou da Paz e Movimento Viva Rio e após negociarem com o advogado dos piratas Luiz Eduardo Greenhalgh foi pago um resgate de 10 bilhões de dólares os piratas fugiram e os refens já estavam mortos.
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
AHAHAHAHEHHAhaHHHAhatalharim escreveu:Noticia tipica brasileira : Os negociadores do GATE depois de 5 anos de negociações e com imensa comoção nacional da OAB,Greenpeace,Sou da Paz e Movimento Viva Rio e após negociarem com o advogado dos piratas Luiz Eduardo Greenhalgh foi pago um resgate de 10 bilhões de dólares os piratas fugiram e os refens já estavam mortos.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Tô passando mal de rir aqui. Esta tem que entrar para as Top Ten do DB.Rui Elias Maltez escreveu:Os Russos deveriam fazer algo grandioso para ser visto do espaço.
A NASA vai ter que mandar uma equipe de reparo ao Hubble para limpar gotas de sangue em sua lente.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
31/10/2008
Enquanto prospera a pirataria somali, o país definha
Jeffrey Gettleman
Em Boosaaso (Somália)
Esta pode ser uma das cidades mais perigosas na Somália, um lugar onde é possível ser seqüestrado mais rapidamente do que enxugar o suor na testa. Mas também é uma das mais prósperas.
Trocadores de dinheiro circulam com maços espessos de notas de cem dólares. Novas casas palacianas se erguem ao lado de barracos com telhado de zinco. Os homens na cadeia recordam, com brilho nos seus olhos, de seus dias vivendo como reis.
Esta é a história da próspera e não tão clandestina economia pirata da Somália. O país está um caos, inúmeras crianças passam fome e as pessoas matam umas às outras nas ruas de Mogadício, a capital, por um punhado de grãos.
Mas uma linha de atividade em particular -a pirataria- parece estar se beneficiando abertamente de toda esta falta de lei e desespero. Neste ano, disseram as autoridades somalis, os lucros dos piratas estão próximos de atingir um recorde de US$ 50 milhões, tudo isso livre de impostos.
"Esse pessoal está se dando muito bem", disse Mohamud Muse Hirsi, a principal autoridade somali em Boosaaso, que é suspeito de trabalhar com os piratas, apesar de negar veementemente.
Mais de 75 embarcações já foram atacadas neste ano, bem mais do que em qualquer ano na memória recente. Cerca de uma dúzia de casos ocorreu apenas no mês passado, incluindo um cargueiro ucraniano repleto de tanques, artilharia antiaérea e outros armamentos pesados, que foi audaciosamente tomado em setembro.
Os piratas usam lanchas velozes para encostar em suas presas e subir a bordo com escadas ou às vezes ganchos enferrujados. Assim que chegam ao convés, eles mantêm a tripulação refém sob mira de armas até que um resgate seja pago, geralmente US$ 1 milhão a US$ 2 milhões. As negociações em torno do cargueiro ucraniano ainda estão em andamento, e devido a toda a publicidade, é provável que o preço pelo navio ultrapasse US$ 5 milhões.
Na Somália, ao que parece, o crime compensa. Na verdade, é uma das poucas atividades que compensa.
"Basta três sujeitos e um pequeno barco, e no dia seguinte você é milionário", disse Abdullahi Omar Qawden, um ex-capitão da extinta Marinha da Somália.
Pessoas em Garoowe, uma cidade ao sul de Boosaaso, descrevem um certo orgulho dos piratas. Cheios de dinheiro, os piratas dirigem os maiores carros, controlam muitos dos negócios da cidade -como hotéis- e dão as melhores festas, dizem os moradores. Fatuma Abdul Kadir disse que foi a um casamento pirata em julho que durou dois dias, com dança sem parar e carne de cabra, e uma banda que foi trazida de avião do vizinho Djibuti.
"Foi maravilhoso", disse Fatuma, 21 anos. "Eu agora estou namorando um pirata."
Isso é demais para muitos homens somalis resistirem, e criminosos de toda esta terra crivada de balas agora seguem para Boosaaso e outros covis notórios de piratas ao longo da escarpada costa somali. Eles transformaram estas águas, que podem ser azul safira e transparentes como de qualquer paraíso tropical, nas rotas marítimas mais perigosas do mundo.
Com a situação claramente fora de controle, navios de guerra dos Estados Unidos, Rússia, Otan, União Européia e Índia estão se dirigindo para as águas da Somália como parte de um novo esforço mundial para esmagar a pirataria.
Mas não será fácil. Os piratas são conhecedores do mar. Eles são destemidos. São ricos e estão ficando mais ricos, dispondo dos mais recentes dispositivos de alta tecnologia, como unidades GPS portáteis. E são unidos. As linhagens imutáveis de clãs que colocaram somalis contra somalis por décadas não são um problema aqui. Vários piratas capturados entrevistados na principal cadeia de Boosaaso disseram que recentemente superaram as divisões de clãs para abrir novas franquias lucrativas multiclãs.
"Nós trabalhamos juntos", disse Jama Abdullahi, um pirata preso. "É bom para os negócios."
Os piratas também estão espalhados por milhares de quilômetros quadrados de mar, do Golfo de Áden, a estreita entrada para o Mar Vermelho, até a fronteira queniana ao longo do Oceano Índico. E mesmo se os navios de guerra conseguirem pegar os piratas no ato, não está claro o que podem fazer. Em setembro, um navio de guerra dinamarquês capturou 10 homens suspeitos de serem piratas navegando pelo Golfo de Áden com granadas propelidas por foguete e uma longa escada. Mas após manterem os suspeitos detidos por quase uma semana, os dinamarqueses concluíram que não tinham jurisdição para processar, então libertaram os piratas na praia, sem suas armas.
Nem está claro se as autoridades somalis desejam universalmente que a pirata pare. Apesar de muitos piratas terem sido presos, vários pescadores, pesquisadores ocidentais e mais de meia dúzia de piratas na cadeia falam das relações nefastas entre as companhias de pesca, empresas de segurança privada e autoridades do governo somali, especialmente aquelas que trabalham para o governo regional semi-autônomo de Puntland, que fica no canto nordeste do país.
"Acredite em mim, grande parte de nosso dinheiro vai direto para os bolsos do governo", disse Farah Ismail Eid, um pirata que foi capturado na vizinha Berbera e sentenciado a 15 anos de prisão. Sua equipe pirata, ele disse, geralmente dividia o saque desta forma: 20% para seus chefes, 20% para futuras missões (para cobrir o gasto com itens essenciais como armas, combustível e cigarros), 30% para os homens armados na embarcação e 30% para as autoridades do governo.
Abdi Waheed Johar, o diretor geral do ministério dos portos e da pesca de Puntland, reconheceu abertamente em uma entrevista neste ano que "há pessoas do governo trabalhando com os piratas".
Mas ele acrescentou rapidamente: "Mas não somos nós".
O que está acontecendo além da costa da Somália é basicamente uma extensão do vale-tudo corrupto, violento, que devasta esta terra há 17 anos, desde que o governo central implodiu em 1991. A grande maioria dos somalis ficou em desvantagem. Os jovens bandidos que estão dispostos a servirem como músculos conseguem um emprego, apesar de mal remunerado, que reduz significativamente sua expectativa de vida. E os poucos senhores da guerra, que se sentaram e conceberam uma forma de lucrar com esta anarquia, estão fazendo fortuna.
Poucos navios de carga agora passam por aqui, privando operações legítimas do governo das muito necessárias tarifas portuárias. Os poucos navios dispostos a encarar o risco da viagem são os pequenos cargueiros de madeira da Índia, basicamente calhambeques flutuantes de outra era.
"Nós não temos como sobreviver assim", disse Bile Qabowsade, uma autoridade de Puntand.
Os problemas com o transporte marítimo contribuem para escassez de alimentos, forte alta da inflação e menos trabalho para os estivadores, que percorrem toda manhã a praia de Boosaaso e olham em vão para o horizonte brilhante, com seus pés descalços plantados na areia quente, na esperança de que um navio se materialize para que possam ganhar uns poucos centavos carregando as sacas de 45 quilos de açúcar em suas costas.
Mas mesmo assim, de forma suspeita, há muitas novas construções em Boosaaso. Há um novo setor da cidade chamado de Nova Boosaaso, com casas imensas se erguendo acima dos barracos em forma de bolha dos refugiados e dos barracos de chapas de metal que muitos pescadores chamam de lar. Estas novas casas custam várias centenas de milhares de dólares. Muitas são pintadas em cores chamativas e protegidas por muros elevados.
Tradução: George El Khouri Andolfato
Visite o site do The New York Times
Enquanto prospera a pirataria somali, o país definha
Jeffrey Gettleman
Em Boosaaso (Somália)
Esta pode ser uma das cidades mais perigosas na Somália, um lugar onde é possível ser seqüestrado mais rapidamente do que enxugar o suor na testa. Mas também é uma das mais prósperas.
Trocadores de dinheiro circulam com maços espessos de notas de cem dólares. Novas casas palacianas se erguem ao lado de barracos com telhado de zinco. Os homens na cadeia recordam, com brilho nos seus olhos, de seus dias vivendo como reis.
Esta é a história da próspera e não tão clandestina economia pirata da Somália. O país está um caos, inúmeras crianças passam fome e as pessoas matam umas às outras nas ruas de Mogadício, a capital, por um punhado de grãos.
Mas uma linha de atividade em particular -a pirataria- parece estar se beneficiando abertamente de toda esta falta de lei e desespero. Neste ano, disseram as autoridades somalis, os lucros dos piratas estão próximos de atingir um recorde de US$ 50 milhões, tudo isso livre de impostos.
"Esse pessoal está se dando muito bem", disse Mohamud Muse Hirsi, a principal autoridade somali em Boosaaso, que é suspeito de trabalhar com os piratas, apesar de negar veementemente.
Mais de 75 embarcações já foram atacadas neste ano, bem mais do que em qualquer ano na memória recente. Cerca de uma dúzia de casos ocorreu apenas no mês passado, incluindo um cargueiro ucraniano repleto de tanques, artilharia antiaérea e outros armamentos pesados, que foi audaciosamente tomado em setembro.
Os piratas usam lanchas velozes para encostar em suas presas e subir a bordo com escadas ou às vezes ganchos enferrujados. Assim que chegam ao convés, eles mantêm a tripulação refém sob mira de armas até que um resgate seja pago, geralmente US$ 1 milhão a US$ 2 milhões. As negociações em torno do cargueiro ucraniano ainda estão em andamento, e devido a toda a publicidade, é provável que o preço pelo navio ultrapasse US$ 5 milhões.
Na Somália, ao que parece, o crime compensa. Na verdade, é uma das poucas atividades que compensa.
"Basta três sujeitos e um pequeno barco, e no dia seguinte você é milionário", disse Abdullahi Omar Qawden, um ex-capitão da extinta Marinha da Somália.
Pessoas em Garoowe, uma cidade ao sul de Boosaaso, descrevem um certo orgulho dos piratas. Cheios de dinheiro, os piratas dirigem os maiores carros, controlam muitos dos negócios da cidade -como hotéis- e dão as melhores festas, dizem os moradores. Fatuma Abdul Kadir disse que foi a um casamento pirata em julho que durou dois dias, com dança sem parar e carne de cabra, e uma banda que foi trazida de avião do vizinho Djibuti.
"Foi maravilhoso", disse Fatuma, 21 anos. "Eu agora estou namorando um pirata."
Isso é demais para muitos homens somalis resistirem, e criminosos de toda esta terra crivada de balas agora seguem para Boosaaso e outros covis notórios de piratas ao longo da escarpada costa somali. Eles transformaram estas águas, que podem ser azul safira e transparentes como de qualquer paraíso tropical, nas rotas marítimas mais perigosas do mundo.
Com a situação claramente fora de controle, navios de guerra dos Estados Unidos, Rússia, Otan, União Européia e Índia estão se dirigindo para as águas da Somália como parte de um novo esforço mundial para esmagar a pirataria.
Mas não será fácil. Os piratas são conhecedores do mar. Eles são destemidos. São ricos e estão ficando mais ricos, dispondo dos mais recentes dispositivos de alta tecnologia, como unidades GPS portáteis. E são unidos. As linhagens imutáveis de clãs que colocaram somalis contra somalis por décadas não são um problema aqui. Vários piratas capturados entrevistados na principal cadeia de Boosaaso disseram que recentemente superaram as divisões de clãs para abrir novas franquias lucrativas multiclãs.
"Nós trabalhamos juntos", disse Jama Abdullahi, um pirata preso. "É bom para os negócios."
Os piratas também estão espalhados por milhares de quilômetros quadrados de mar, do Golfo de Áden, a estreita entrada para o Mar Vermelho, até a fronteira queniana ao longo do Oceano Índico. E mesmo se os navios de guerra conseguirem pegar os piratas no ato, não está claro o que podem fazer. Em setembro, um navio de guerra dinamarquês capturou 10 homens suspeitos de serem piratas navegando pelo Golfo de Áden com granadas propelidas por foguete e uma longa escada. Mas após manterem os suspeitos detidos por quase uma semana, os dinamarqueses concluíram que não tinham jurisdição para processar, então libertaram os piratas na praia, sem suas armas.
Nem está claro se as autoridades somalis desejam universalmente que a pirata pare. Apesar de muitos piratas terem sido presos, vários pescadores, pesquisadores ocidentais e mais de meia dúzia de piratas na cadeia falam das relações nefastas entre as companhias de pesca, empresas de segurança privada e autoridades do governo somali, especialmente aquelas que trabalham para o governo regional semi-autônomo de Puntland, que fica no canto nordeste do país.
"Acredite em mim, grande parte de nosso dinheiro vai direto para os bolsos do governo", disse Farah Ismail Eid, um pirata que foi capturado na vizinha Berbera e sentenciado a 15 anos de prisão. Sua equipe pirata, ele disse, geralmente dividia o saque desta forma: 20% para seus chefes, 20% para futuras missões (para cobrir o gasto com itens essenciais como armas, combustível e cigarros), 30% para os homens armados na embarcação e 30% para as autoridades do governo.
Abdi Waheed Johar, o diretor geral do ministério dos portos e da pesca de Puntland, reconheceu abertamente em uma entrevista neste ano que "há pessoas do governo trabalhando com os piratas".
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O que está acontecendo além da costa da Somália é basicamente uma extensão do vale-tudo corrupto, violento, que devasta esta terra há 17 anos, desde que o governo central implodiu em 1991. A grande maioria dos somalis ficou em desvantagem. Os jovens bandidos que estão dispostos a servirem como músculos conseguem um emprego, apesar de mal remunerado, que reduz significativamente sua expectativa de vida. E os poucos senhores da guerra, que se sentaram e conceberam uma forma de lucrar com esta anarquia, estão fazendo fortuna.
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"Nós não temos como sobreviver assim", disse Bile Qabowsade, uma autoridade de Puntand.
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Mas mesmo assim, de forma suspeita, há muitas novas construções em Boosaaso. Há um novo setor da cidade chamado de Nova Boosaaso, com casas imensas se erguendo acima dos barracos em forma de bolha dos refugiados e dos barracos de chapas de metal que muitos pescadores chamam de lar. Estas novas casas custam várias centenas de milhares de dólares. Muitas são pintadas em cores chamativas e protegidas por muros elevados.
Tradução: George El Khouri Andolfato
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Re: Piratas Somalis capturam Navio com blindados T-72
Marinha britânica mata 2 piratas somalis
LONDRES - O ministério britânico da Defesa informou na quarta-feira que a Marinha do país matou dois piratas somalis que tentaram sequestrar um cargueiro dinamarquês no golfo de Áden, uma das principais rotas mundiais de navegação.
O navio britânico HMS Cumberland, que está na região para uma ação da Otan contra a pirataria, abordou os homens que tentavam ocupar o cargueiro na terça-feira, cerca de 60 milhas ao sul do Iêmen. Houve troca de tiros.
Um porta-voz naval russo disse a uma TV do seu país que a fragata russa Neustrashimy, ligada à frota do Báltico, se juntou à embarcação britânica.
"Lanchas enviadas pelo Cumberland para interceptar o dhow (barco árabe tradicional) se envolveram num tiroteio", disse um porta-voz britânico. "Dois estrangeiros, supostamente piratas somalis, foram baleados e mortos em autodefesa (dos soldados)."
Os militares britânicos ainda encontraram um terceiro homem, supostamente iemenita, morto a bordo. Não ficou claro se ele morreu no tiroteio ou em um incidente anterior.
http://www.estadao.com.br/internacional ... 6750,0.htm
LONDRES - O ministério britânico da Defesa informou na quarta-feira que a Marinha do país matou dois piratas somalis que tentaram sequestrar um cargueiro dinamarquês no golfo de Áden, uma das principais rotas mundiais de navegação.
O navio britânico HMS Cumberland, que está na região para uma ação da Otan contra a pirataria, abordou os homens que tentavam ocupar o cargueiro na terça-feira, cerca de 60 milhas ao sul do Iêmen. Houve troca de tiros.
Um porta-voz naval russo disse a uma TV do seu país que a fragata russa Neustrashimy, ligada à frota do Báltico, se juntou à embarcação britânica.
"Lanchas enviadas pelo Cumberland para interceptar o dhow (barco árabe tradicional) se envolveram num tiroteio", disse um porta-voz britânico. "Dois estrangeiros, supostamente piratas somalis, foram baleados e mortos em autodefesa (dos soldados)."
Os militares britânicos ainda encontraram um terceiro homem, supostamente iemenita, morto a bordo. Não ficou claro se ele morreu no tiroteio ou em um incidente anterior.
http://www.estadao.com.br/internacional ... 6750,0.htm