EUA prendem dois por plano de assassinar Obama
Daniel Cowart, 20 anos, teria um plano para matar 102 negros
Autoridades norte-americanas prenderam dois homens, no Estado de Tennessee, suspeitos de ter planos de assaltar uma loja de armas e atirar contra o candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, e "quantos não-caucasianos" fossem possíveis.
De acordo com documentos obtidos pela AFP, Daniel Cowart, 20 anos, e Paul Schlesselman, 18 anos, planejavam matar 102 negros e foram detidos em Álamo, na última quarta-feira, por "ameaças a um candidato à presidência do país, posse ilegal de arma de fogo" e por "complô para roubo de arma".
Já ameaçado, anteriormente, o candidato democrata vem sendo objeto de fortes medidas de proteção pelo serviço secreto. A dupla planejava assaltar uma loja de armas para matar a tiros 88 negros e decapitar outros 14.
"Pela minha experiência, os números 88 e 14 têm um significado particular dentro do movimento da 'supremacia branca'", assinalou o agente federal Brian Weaks.
Segundo a rede NBC, os homens pertenciam a um grupo de skinheads neo-nazistas que planejava o assassinato de mais de 1 mil negros no Estado do Mississipi.
Em seu site, o jornal Indystar, do Estado da Indiana, publicou declarações textuais do agente do Jim Cavanaugh, que disse que os dois homens detidos queriam que "seu ato final fosse uma tentativa de matar o senador Obama": "Eles não achavam que conseguiriam fazer, mas morreriam na tentativa".
Um funcionário do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos informou que a polícia encontrou os homens na região de Jackson, Tennessee, com várias armas em seu carro.
"Eles queriam ir para um lugar onde pudessem disparar contra o maior número de não-caucasianos possível", disse o funcionário, acrescentando que eles planejavam assaltar uma loja de armas. "Eles também tinham um complô para assassinar o senador Obama."
A equipe de campanha do democrata Barack Obama não cometou a prisão dos dois jovens.
Em agosto, durante a realização da convenção democrata em Denver, a polícia deteve quatro membros de um grupo de brancos hegemonistas que, supostamente, planejavam cometer um atentado durante o ato final do evento.
Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, está à frente do republicano John McCain nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 4 de novembro.
Com informações da Reuters, EFE e AFP