Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#211 Mensagem por P44 » Ter Out 21, 2008 6:44 am

viste a reportagem de ontem acerca dos gestores ganharem 30 (Trinta!) vezes mais que os trabalhadores normais? :roll: :roll: e depois falam de desigualdades como se tivessem descoberto a pólvora

Diferença crescente entre ricos e pobres é "injusta e imoral"
09h01m
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, considerou "injusto e imoral" o aumento do fosso entre ricos e pobre em Portugal, segundo um estudo divulgado pela OCDE.

Portugal é um dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) com maiores desigualdades na distribuição dos rendimentos dos cidadãos, ao lado dos Estados Unidos e apenas atrás da Turquia e México.

No seu relatório "Crescimento e Desigualdades", hoje divulgado, a OCDE afirma que o fosso entre ricos e pobres aumentou em todos os países membros nos últimos 20 anos, à excepção da Espanha, França e Irlanda, e traduziram-se num aumento da pobreza infantil.

Em reacção a este estudo, o padre Lino Maia disse que "já havia a sensação que a situação se estava a agravar" em Portugal.

"Esta tendência tem de ser contrariada não por estar na cauda da OCDE, mas porque é uma situação injusta e imoral", justificou.

Para o presidente da CNIS esta tendência só será contrariada "com medidas correctivas".

O padre Lino Maia considera que a medida mais importante a tomar é a adopção de uma "nova política salarial", que se traduza por uma maior percentagem de aumentos para quem ganha menos e menor para quem aufere salários superiores.

Defende também medidas "urgentes" de apoio às zonas mais deprimidas do país e uma "aposta clara" na educação, que não apenas na escolaridade.

É igualmente necessário promover o "empreendedorismo e uma intervenção clara no ambiente e nas condições em que muitos dos nossos concidadãos vivem", para alterar a situação de desigualdade no país, de acordo com o padre Lino Maia.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1031957




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#212 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Out 21, 2008 6:56 am

Afirmativo, mas infelizmente não foi particularmente surpreendente.

Isto sempre foi uma país a saque dede os inícios do século XIX, em que as cliques dirigentes sempre fizeram os possiveis para de "orientarem" à custa do país.

Servem-se em vez de servir.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#213 Mensagem por P44 » Ter Out 21, 2008 7:40 am

a m*** toda é que agora até para emigrar está mau :evil: :cry:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Noticias de Portugal

#214 Mensagem por soultrain » Ter Out 21, 2008 7:17 pm

21 Outubro 2008 - 17h55
Por grupo de investigadores portugueses
Descoberto novo material condutor
Químicos portugueses descobriram um novo material, a que chamaram gelatina iónica, que permite desenvolver dispositivos electrónicos, como baterias e células de combustível, mais baratos e mais amigos do ambiente.

Transparente e maleável, o novo material foi produzido a partir da dissolução de gelatina num líquido iónico, uma solução constituída por iões com cargas negativa e positiva.

O novo material pode assumir várias formas, desde um bloco compacto a uma fibra ou um filme fino, e pode incorporar substâncias solúveis ou insolúveis em água, factores que permitem a sua aplicação tanto em pilhas como em células de combustível e células fotovoltaicas de nova geração.

A descoberta, já patenteada, resultou de um trabalho conjunto de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior Técnico (IST) cujas conclusões foram publicadas no último número da revista científica britânica "Chemical Communications".

Este projecto científico vai ser apresentado em breve nos Estados Unidos, em representação da COTEC Portugal, num concurso de ideias chamado Idea to Poduct, que decorrerá entre 30 de Novembro e 01 de Novembro em Austin, Texas.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: Noticias de Portugal

#215 Mensagem por Sterrius » Qua Out 22, 2008 4:24 am

sera que é melhor que as de litio? Se for sera otimo ja que por ser moldavel vai dar pra criar 1 so grande bateria ao inves de "somar" varias pequenas para criar 1 grande.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#216 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Out 22, 2008 7:27 am

Jornadas Parlamentares socialistas
“Neste momento todas as famílias precisam da ajuda do Estado”, admite Sócrates

21.10.2008 - 18h41 Romana Borja-Santos

O Orçamento de Estado para 2009 marcou hoje o discurso do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates, no encerramento das Jornadas Parlamentares do partido, que decorreram em Aveiro. De acordo com o líder socialista, “neste momento todas as famílias portuguesas precisam da ajuda do Estado”, pelo que o Orçamento versa essencialmente medidas de apoio às empresas e famílias, que são as possíveis pois “ir mais além seria alimentar o défice excessivo”.

Sócrates centrou todo o seu discurso nas medidas propostas no documento, que garantiu serem do agrado das empresas e dos particulares que são “os primeiros a desejar que o Estado mantenha as contas públicas em ordem”. De acordo com o primeiro-ministro, as linhas do Orçamento são as possíveis num contexto de crise financeira internacional e um sinal de que o Governo está a dizer às “empresas que podem contar com o Estado”.

Em resposta às críticas da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que se mostrou esta semana contra o aumento do investimento público previsto para 2009, José Sócrates assegurou que “seria absolutamente irresponsável, para não dizer pior, que numa altura destas o Estado a primeira coisa que fizesse fosse recuar no investimento público”. A este propósito o primeiro-ministro explicou também que a aposta será essencialmente em áreas como a ciência e a educação, pois é delas que se “constrói o futuro”.

Sócrates atacou o período em que Ferreira Leite desempenhou funções de ministra das Finanças. "Em primeiro lugar, este Orçamento não tem titularização de dívidas fiscais para nenhum citigroup, nem contempla nenhum fundo de pensões com o objectivo apenas de disfarçar o saldo negativo. Este orçamento não tem nenhum tipo de desorçamentação", disse, recebendo palmas dos deputados socialistas. "Este Orçamento para 2009 não tem nenhum tipo de desorçamentação. Não faltam 1512 milhões de euros que faltavam em 2005 para a Saúde; não faltam 730 milhões de euros que faltavam em 2005 para a Segurança Social; e neste Orçamento também não faltam os 458 milhões de euros que faltavam para as estradas em 2005", prosseguiu.

Sobre o lado social do documento, o secretário-geral do PS explicou que este “consolida todo o esforço de políticas sociais dos últimos anos”, o que só foi possível porque o Governo pôs todas “as contas públicas em ordem”. Sócrates destacou como exemplos máximos a subida de 25 por cento do abono de família, bem como o 13º mês para todos os escalões e, na habitação, as ajudas às jovens famílias, o aumento das deduções fiscais em sede de IRS, o alargamento do prazo de isenção do IMI e a criação de fundos imobiliários que permitem que o proprietário em dificuldades possa ficar como inquilino da sua casa e comprá-la mais tarde.

“Sempre que o Partido Socialista esteve no Governo desenvolveu políticas sociais. Só podemos fazer o que estamos a fazer porque nos últimos anos pusemos as contas públicas em ordem”, insistiu o líder do PS. Apoiado no contexto de crise, Sócrates terminou o seu discurso dizendo que “é justamente nestes momentos que são precisos passos firmes no sentido da modernização e de enfrentar os problemas” com responsabilidade e rigor. “Nós sabemos por onde ir e que caminho seguir”, garantiu, e agradeceu ainda aos deputados do partido a “unidade e a coesão” que têm mostrado.

A bancada do PS reuniu-se em Aveiro pelo segundo dia consecutivo em jornadas parlamentares totalmente dedicadas à discussão do Orçamento do Estado para 2009, proposta que os socialistas dizem ser um instrumento de combate à crise internacional.

(Notícia actualizada às 19h40)
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#217 Mensagem por P44 » Qua Out 22, 2008 7:33 am

lá tá esse sócas na tanga

jornadas parlamentares para quê? seguem todos a voz do dono, nem podem votar contra a decisão da direcção/governo (tirando o Manuel Alegre que esse-por enquanto-ninguém o cala :lol: )

:roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#218 Mensagem por P44 » Qui Out 23, 2008 5:11 am

exemplo de mais uma manobra de propaganda do governo....

Milhares ainda esperam entrega dos Magalhães

Há cerca de 400 mil pedidos de computadores Magalhães à espera de entrega. O carregamento informático dos pedidos só arrancou esta quarta-feira. Exactamente há um mês, o Governo distribuiu 3000 unidades e apontou como meta a entrega de 500 mil em 2008.

O atraso deve-se muito simplesmente a um lapso nos formulários dos pedidos que foram preenchidos pelos encarregados de educação de alunos do 1.º Ciclo (embora tenha surgido entretanto a hipótese de o 2.º Ciclo também ser abarcado). Como muitas crianças ainda não têm bilhete de identidade (BI), os serviços do Ministério da Educação e do Plano Tecnológico concluíram que esse facto obstava a uma seriação rigorosa dos candidatos.

A receita para contornar o obstáculo surgido com a falta de números de BI para todos os alunos consistiu na criação de uma referenciação tripla que evitasse enganos - código da escola, data de nascimento do aluno e o ano que se encontra a frequentar. A consequência directa do lapso foi atraso de um mês no carregamento dos dados em papel para o sistema informático centralizado.

O número aproximado de 400 mil pedidos, muito provavelmente ultrapassando essa marca, é uma estimativa de fonte ligada ao processo. A expectativa do Executivo é distribuir meio milhão ainda durante o ano corrente.

Há um mês, as primeiras entregas do Magalhães foram feitas em 16 escolas, escolhidas pelo Governo com base na existência de redes locais de Internet. Seis escolas da região Norte receberam alguns Magalhães, quatro em Lisboa e as restantes no Algarve (3), Alentejo (1) e região Centro (2).

Entretanto, a empresa que monta o Magalhães, a JP Sá Couto, dá hoje uma conferência de imprensa na qual deverá fazer um balanço da procura do computador criado em conjunto com a Intel. A estatística que será apresentada deverá abarcar também as vendas em espaços comerciais, onde o computador pode chegar a custar 295 euros, um valor bem superior ao máximo de 50 euros (passando pela gratuitidade ou cobrança de 20 euros) que os pais dos alunos pagarão.

A aposta do Governo no Magalhães, computador alvo de uma encomenda massiva (um milhão) pelo presidente venezuelano Hugo Chavez, é clara. Tanto assim que, há um mês, o próprioprimeiro-ministro e onze elementos do Governo entregaram pessoalmente muitos dos primeiros 3000 Magalhães nas escolas.

PEDRO ARAÚJO
publicado a 2008-10-23 às 00:30


Para mais detalhes consulte:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedad ... id=1032781




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#219 Mensagem por P44 » Qui Out 23, 2008 9:39 am

23 Outubro 2008 - 00h30

Palmela - diminuição na procura das carrinhas Sharan e Alhambra
Autoeuropa pára mais de 20 dias

A Autoeuropa vai parar a produção de monovolumes durante mais de 20 dias até ao final do ano. Apesar de não confirmar o número de paragens, a fábrica da Volkswagen (VW) em Palmela assegura que o corte na produção faz parte do calendário traçado em resposta às oscilações de mercado.


De acordo com a comissão de trabalhadores, a fábrica suspende a linha dos monovolumes VW Sharan e Seat Alhambra já nas próximas sexta e segunda-feira. Essa situação repete-se na primeira semana de Novembro, no dia 10 desse mês, e na semana de 17 a 21 de Novembro. Em Dezembro, a linha de produção dos monovolumes é interrompida por nove dias. Neste mês, a fábrica pára totalmente por quatro dias, no período de Natal.

Fonte da Autoeuropa explica que existe a necessidade de "fazer face à menor procura dos monovolumes que a fábrica produz". O banco de horas dos funcionários permite introduzir "a flexibilidade necessária para responder às oscilações de mercado", diz.

Manuel Martins, vice-presidente da Comissão de Trabalhadores, afirma ao CM que "os trabalhadores têm direito a 22 dias por ano para ficarem em casa, sem penalização no salário". Os dias são utilizados nos períodos de "baixa produção".

Os dois monovolumes deixam de ser produzidos pela fábrica em 2010, altura em que entra na linha a produção de um novo automóvel. "Como o carro está em fim de vida, é natural que haja paragens na sua produção", afirma. O representante dos trabalhadores assegura que a "maioria dos funcionários tem trabalho na linha do Eos e Scirocco", estando só "400 a 500 pessoas" nas linhas do monovolume.

Manuel Martins explica que este ano "os trabalhadores vão ultrapassar largamente os 22 dias" previstos no banco de horas, mas garante que "a situação é pacífica", que "estava previsto" e que, "se fosse noutro modelo, era mais preocupante".

Fonte da empresa assume que "a produção do Eos e do Scirocco se vai manter ao ritmo normal".

MAIS HORAS NOS PRIMEIROS SEIS MESES DO ANO

No jornal ‘Autoeuropa’, o director executivo, Andreas Henrichs, diz que espera pela nova lei do trabalho para pôr a fábrica a trabalhar "seis dias por ano no 1º semestre do ano e 4 dias no 2º semestre". Ao CM, Manuel Martins, da Comissão de Trabalhadores, afirma que "já foi dito à direcção que essa não é a solução" para enfrentar a flutuação da procura. Os trabalhadores preferem o actual banco de horas. Em comunicado, a empresa afasta a hipótese de fazer cortes nos funcionários, adiantando que "a conjuntura desfavorável não compromete os investimentos em curso". O ministro Vieira da Silva, diz estar disposto a trabalhar com as empresas para evitar o fim de 12 mil empregos previsto pelo sector.

ZORRINHO CONTABILIZA 133 MIL EMPREGOS

O plano nacional de reformas para o biénio de 2008 a 2010, integrado na Estratégia de Lisboa e coordenado por Carlos Zorrinho, reforça a ideia de modernização da Administração Pública e "mobilidade dos recursos humanos". Quanto à promessa do Governo de criação de 150 mil novos empregos nesta Legislatura, o documento revela que "a criação líquida de emprego atingiu um valor próximo dos 133 800 [novos empregos], entre o primeiro trimestre de 2005 e o segundo trimestre de 2008". Ninguém, no Governo, dá garantias sobre a criação de 17 mil novos empregos face à crise internacional.

SAIBA MAIS

LINHAS DE FABRICO

De Janeiro a Setembro, saíram das linhas de fabrico nacionais 13 4470 veículos. No último mês, a produção da Autoeuropa subiu 8,4%, o maior acréscimo no País.

LUCROS EM 2007

Em 2007, o sector dos fabricantes de automóveis lucrou 4,8 mil milhões de euros, mais 3,6% que no ano anterior.

PESO DA AUTOEUROPA

A Autoeuropa representa 2% do PIB português e 10% das exportações nacionais. Emprega mais de 3200 trabalhadores.

Diana Ramos/C.R.




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#220 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Out 24, 2008 7:11 am

Três agentes da PSP agredidos à bastonada
Polícias foram hospitalizados. Questão de trânsito na origem da agressão

00h30m CARLOS VARELA / http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/

Três agentes da PSP deram entrada num hospital, em Lisboa, um deles em estado grave, por terem sido agredidos à bastonada na sequência de uma discussão de trânsito. O autor da agressão ainda não foi detido.

Os factos ocorreram cerca das quatro horas da madrugada de ontem, na zona de Alcântara, na altura em que os agentes da PSP estavam em gozo de folga, logo, sem farda.

Os incidentes ocorreram em plena via pública, quando os três agentes se encontravam dentro da viatura de um deles, mas já depois de um despique com outro condutor.

Depois da troca de palavras azedas, os três elementos imobilizaram a viatura e saíram. O mesmo aconteceu com o condutor do outro veículo. Só que o indivíduo saiu empunhando um taco de basebal, com o qual agrediu os três agentes.

No entanto, segundo fontes policiais, os agentes em momento algum se identificaram enquanto polícias e o agressor quando desferia as pancadas nem sabia que o seu alvo eram, afinal, agentes da PSP.

A verdade, no entanto, é que após as agressões, o indivíduo se pôs em fuga, no carro, na direcção na ponte 25 de Abril, deixando no chão os três elementos da PSP, dois deles em estado grave. Foi chamado o 112, que transportou os três agentes para o Hospital de S. Francisco Xavier.

Um deles saiu ainda ontem do hospital, depois de receber tratamento, mas os outros dois ficaram internados, ambos devido a pancadas na cabeça, um deles com um ferimento de alguma gravidade.

Os três agentes têm pouco mais de 20 anos e eles prestam serviço na Divisão da PSP de Loures.

Ontem, elementos de investigação criminal do Comando de Lisboa desdobravam-se em esforços para encontrar o suspeito da agressão.

O indivíduo, segundo apuraram as autoridades, deverá residir na zona da Costa de Caparica, e ontem vários agentes da investigação criminal estavam já a percorrer a área, na tentativa de descobrir algum sinal do suspeito das violentas agressões.

Até ao fecho desta edição, no entanto, ainda não tinha sido feita qualquer detenção. As diligências policiais continuarão hoje.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#221 Mensagem por P44 » Sex Out 24, 2008 7:15 am

acho bem :roll: a condecoração desse individuo deverá ter lugar no 10 de Junho, não?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#222 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Out 24, 2008 12:43 pm

Portugal entre os países com mais desigualdades
Fica apenas atrás da Turquia e do México e ao lado dos EUA entre os países da OCDE

Por: Redacção / HB/ http://diario.iol.pt/sociedade/

Portugal é um dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) com maiores desigualdades na distribuição dos rendimentos dos cidadãos, ao lado dos Estados Unidos e apenas atrás da Turquia e México, noticia a Lusa.

No seu relatório «Crescimento e Desigualdades», divulgado esta terça-feira, a OCDE afirma que o fosso entre ricos e pobres aumentou em todos os países membros nos últimos 20 anos, à excepção da Espanha, França e Irlanda, e traduziram-se num aumento da pobreza infantil.

Ministro Vieira da Silva diz que os dados da OCDE estão desactualizados

Os autores do estudo colocam a Dinamarca e a Suécia à frente dos países mais justos, com um coeficiente de 0,32, e o México no topo da tabela dos mais injustos (0,47), seguido da Turquia (0,42) e de Portugal e dos Estados Unidos (ambos com 0,23).

Mais pobres

«Em três quartos dos 30 países da OCDE, as desigualdades de rendimentos e o número de pobres aumentaram durante as duas últimas décadas», lê-se no relatório.

Todavia, alguns países registaram melhores resultados do que outros: desde 2000, por exemplo, o fosso entre ricos e pobres aumentou sensivelmente no Canadá, Alemanha, Noruega, Estados Unidos, Itália e Finlândia, mas diminuiu no México, Grécia, Austrália e Reino Unido.

Nos países onde as diferenças sociais são mais importantes, o risco de pobreza é maior e a mobilidade social mais baixa, segundo a organização.

Ricos vivem ainda melhor

«As famílias ricas melhoraram muito a situação» em relação às mais pobres e, por outro lado, «o risco de pobreza deslocou-se das pessoas idosas para as crianças e os jovens adultos».

A OCDE define como situação de pobreza quando os rendimentos são inferiores a 50 por cento da média de cada país.

A pobreza das crianças, que aumentou nos últimos 20 anos, «situa-se hoje acima da média geral» e «deveria chamar a atenção dos poderes públicos», sublinha a OCDE.

«A Alemanha, a República Checa, o Canadá e a Nova Zelândia são os países onde a pobreza das crianças mais aumentou», segundo um dos principais autores do estudo, Michael Foerster.

Em contrapartida, a faixa etária entre 55 e 75 anos «viu os seus rendimentos aumentar mais nos últimos 20 anos», sendo a pobreza entre os pensionistas actualmente inferior à média do conjunto da população da OCDE.

A organização pede aos países membros para «fazerem muito mais» para que as pessoas trabalhem mais, em vez de viverem na dependência das prestações sociais, sendo que a taxa de pobreza das famílias sem emprego é quase seis vezes superior à das famílias activas.

Quando trabalhar não chega

Embora o trabalho seja «um meio muito eficaz para lutar contra a pobreza», não chega. «Mais de metade dos pobres pertencem a famílias que recebem fracos rendimentos de actividade», é referido.

A OCDE encoraja a implementação de medidas preventivas, nomeadamente a promoção do acesso a um trabalho remunerado.

«Ajudar as pessoas a inserirem-se no emprego e a converterem-se em cidadãos autónomos tem um papel preventivo que evita o agravamento das desigualdades», considera.

De facto, a organização assinala ser nos países com maiores taxas de emprego que o número de pobres é menor.

«O que importa não é a igualdade das situações, mas a igualdade das oportunidades», afirma-se no relatório, que preconiza também esforços em matéria de educação e saúde para reduzir as disparidades.




Imagem
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceu: 475 vezes
Agradeceram: 234 vezes

Re: Noticias de Portugal

#223 Mensagem por LM » Sex Out 24, 2008 1:27 pm

OS CABEÇALHOS COM PORTUGAL NA CAUDA DA EUROPA

Uma boa notícia de jornal que envolva Portugal, quando em comparação com os outros países (nomeadamente europeus), tem que ter um conteúdo deprimente e colocar o nosso país nos últimos lugares das classificações. Uma que é hoje publicada no Diário de Notícias, assinada por Pérez Metelo, é típica:

PORTUGAL AGRAVA DISTÂNCIA ENTRE RICOS E POBRES

Independentemente da pertinência da notícia (que a tem), vale a pena atentar na forma como a notícia está redigida: A desigualdade continua a aumentar em Portugal, afirma a OCDE, que atribuiu a 28.ª posição (em 30) a Portugal. Pelo contrário, México, Grécia e Reino Unido diminuíram o fosso.
Não se trata apenas do facto de vir-se a descobrir mais adiante que, lendo o documento citado, se chega à conclusão que afinal a desigualdade aumentou em 23 dos 30 países estudados. O exagero também tem a ver com os países que são utilizados para referência com Portugal. Tomemos o exemplo da Grécia, elogiada no relatório da OCDE.

O Diário de Notícias On-Line escolheu não a publicar, mas a Grécia ontem foi notícia por causa de uma Greve Geral de 24 horas convocada pelas duas principais confederações sindicais para protestar contra as políticas económicas governamentais, que consideram 'anti-sociais', do governo conservador.

Decifrando o jargão (que também está globalizado…), o governo conservador da Nova Democracia fez aprovar uma lei para reformar o sistema de pensões que se estava a tornar financeiramente insustentável. Talvez sintoma do quanto as opções de reforma eram limitadas, a oposição parlamentar socialista do PASOK absteve-se nessa votação.

Entre os mais animados grevistas contaram-se os cerca de 8.000 trabalhadores da companhia pública de aviação, a Olympic, que, com um passivo acumulado de dois mil milhões de euros*, é um colosso deficitário que há muito aguarda uma reestruturação que a viabilize sem a dependência dos subsídios do Estado.
A Grécia parece estar neste momento inoportuno a atravessar uma crise social por causa da resolução de problemas que em Portugal consideramos já ter ultrapassado, como o da reforma do sistema de pensões ou o do saneamento económico da transportadora aérea nacional. Mas esses são factos que parecem não interessar para notícia…

É verdade que as dificuldades por que a Grécia atravessa não melhoram a situação portuguesa. No entanto, também é verdade que conhecê-las nos ajuda a colocar os problemas que atravessamos numa perspectiva mais correcta. Evita que acreditemos piamente nesses bons cabeçalhos de imprensa só com notícias que colocam Portugal na cauda da Europa…

* Trata-se de um valor que, só por si, é equivalente a 10% do montante da linha de garantias para empréstimos interbancários recentemente assumido pelo Estado português. Uma reflexão para os partidos da esquerda que se assustaram com o montante do valor envolvido, ao mesmo tempo que desataram a gabar as virtudes das empresas nacionalizadas.
22 Outubro 2008
FONTE




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55350
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

Re: Noticias de Portugal

#224 Mensagem por P44 » Sáb Out 25, 2008 7:26 am

exacto...o que é preciso é enfiar a cabeça na areia, para que o povo permaneça na ignorância, e os ricos fiquem cada vez mais ricos... :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39793
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1155 vezes
Agradeceram: 2896 vezes

Re: Noticias de Portugal

#225 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 25, 2008 8:52 am

Mitsubushi no Tramagal anunciou investimento de 20 milhões de euros

A verba a investir na fábrica da Mitsubishi vai permitir criar 500 postos de trabalho até 2010, quando deverá ter ao todo mil funcionários.

A fábrica vai contruir um novo modelo de camião. O primeiro-ministro anunciou o apoio do Estado ao projecto.

video: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 20&tema=29




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder