![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
O Falcon 1 é um foguete de desenho relativamente simples e bem pequeno, menor que o VLS. Usa algumas soluções de engenharia interessantes, como um processo de soldagem avançado para a estrutura do tanque de combustível e carcaça do motor em fibra de carbono, mas não representa nenhuma revolução em termos de projeto de foguetes. Pelo contrário, seu projeto tem como prioridade a simplicidade e o baixo custo. O resultado é um foguete bem barato pelos padrões americanos, aproximadamente na mesma faixa de capacidade de carga do VLS, porém mais simples de desenvolver por ser de combustível líquido.Bolovo escreveu:Uma empresa privada levando coisa pro espaço, olhem todo o programa dos caras, eles querem até levar gente num futuro... olhe o vídeo, olhe o vídeo, só issoLeandroGCard escreveu:Incrível porque exatamente, amigo Bolovo?
Leandro G. Cardé de se tirar o chapéu
Excelente pergunta,... qual é a próxima?bruno mt escreveu:Leandro, me mata uma duvida, se o foguete em questão é simples e leva o mesmo tanto que nós planejamos levar,porque a Aeronautica não faz um simples e vai "invocando" ele aos poucos(pode até ser com o lucro gerado por ele proprio)
Afinal de contas, é o do primeiro estágio ou o do segundo?ealvim escreveu:E o tal teste passou pra amanha, 16:
O Instituto de Aeronáutica e Espaço realizará o ensaio de queima em banco do motor S-43 , segundo estágio do Veículo Lançador de Satélite (VLS) no dia 16 de outubro, às 11 horas, na Usina Coronel Abner. O motor S43 faz parte de um dos quatro motores do primeiro estágio do VLS e o teste, inicialmente agendado para o dia 6 de agosto, teve que ser adiado porque foi encontrada uma não conformidade durante uma inspeção de segurança, no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios). Esse sistema que constitui um conjunto de pára-raios com malhas de cabo de aço e sistemas de aterramentos é importante para garantir totalmente a segurança no teste.
Dos dois caro Skyway.Skyway escreveu: Afinal de contas, é o do primeiro estágio ou o do segundo?
Aliais, essa é uma questão importante mesmo...já que um lançamento não subiu por que um dos 4 do primeiro estágio não ligou, e outro VLS não subiu todo por que o motor do 2º estágio não ligou tambem...
Mas infelizmente no acidente ocorrido parece que o motor funcionou direitinho...
20/10/2008
Ensaio do Motor S43 ocorre com sucesso
A queima do motor S43 ocorreu com sucesso, em torno das 16 horas deste dia (20/10), com duração da queima de propelente de 57 segundos, dentro da estimativa esperada para o ensaio, em 62 segundos.
O ensaio ocorreu no Banco de Provas Horizontal da Usina Coronel Abner (UCA), de capacidade de 1000kN. Estiveram envolvidos neste trabalho 24 equipes e um total de 93 pessoas, para os 55 dias de atividades de preparação.
O objetivo do ensaio foi avaliar as modificações realizadas na tampa dianteira do motor, denominada domo, região de fechamento perto do ignitor. As alterações realizadas na proteção térmica flexível do domo causa, por conseqüência natural, alterações no bloco de propelente, tornando o espaço entre propelente e ignitor maior e, por isso, a necessidade em avaliar também a geometria desse bloco.
O ensaio também buscou avaliar as características propulsivas, tais como: impulso específico, velocidade característica do propelente e coeficiente de empuxo, completando um total de 102 medidas. Esteve presente próximo ao banco de provas uma coifa do VLS responsável por medidas de vibração mecânica e acústica, oportunidade única oferecida para um ensaio como este.
Informações técnicas
O Propulsor S43 é empregado no 2º estágio do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), que utiliza propelente sólido em seus 4 estágios, possui 19 metros de comprimento e massa total de 50 toneladas. A missão do VLS-1 é a de satelitizar uma carga útil de aproximadamente 115 kg, em uma órbita circular equatorial de 750 km.
Características do propulsor:
Massa de propelente = 7100 kg
Tipo de propelente = compósito (resina polibutadiênica, perclorato de amônio e alumínio)
Valores estimados do ensaio:
Tempo de queima = 62 s
Pressão nominal na câmara do motor = 6 MPa
Empuxo nominal = 280 kN
Medições a serem realizadas (total 102 medições)
Pressão (05)
Força/Empuxo (05)
Temperatura (11)
Fluxo Térmico (30)
Acústica (09)
Vibro Acústica (09)
Vibração (10)
Deformação (06)
Monitoramento No Transporte (17)
Esta Operação denominada “FLAMINGO” atende primordialmente às recomendações sugeridas pela empresa SRC Makeyev, dentro do programa de cooperação Brasil-Rússia.
Engine Model: S-43. Designer: IAE. Gross Mass: 8,425 kg (18,573 lb). Empty Mass: 1,245 kg (2,744 lb). Propellants: Solid. Thrust(vac): 303.000 kN (68,117 lbf). Thrust(sl): 262.000 kN (58,899 lbf). Isp: 265 sec. Isp (sea level): 225 sec. Burn time: 59 sec. Diameter: 1.00 m (3.20 ft). Length: 9.00 m (29.50 ft). Chambers: 1. Chamber Pressure: 56.20 bar. Area Ratio: 12.82. Country: Brazil. First Flight: 1985. Last Flight: 2003. Flown: 20.
--------------------------------------------------------------------------------
Engine Model: S-43TM. Designer: IAE. Gross Mass: 8,404 kg (18,527 lb). Empty Mass: 1,224 kg (2,698 lb). Propellants: Solid. Thrust(vac): 321.700 kN (72,321 lbf). Thrust(sl): 197.000 kN (44,287 lbf). Isp: 276 sec. Isp (sea level): 170 sec. Burn time: 58 sec. Diameter: 1.00 m (3.20 ft). Length: 8.10 m (26.50 ft). Chambers: 1. Chamber Pressure: 55.30 bar. Area Ratio: 37.68. Country: Brazil. First Flight: 1985. Last Flight: 2003. Flown: 5.00.