P44 escreveu:nós que não temos meios para patrulhar e defender o que é nosso, vamos a correr e a dar ao rabinho , defender a casa dos outros...
só porque os "patrões" mandam
Estamos na OTAN, certo?!
Então aguenta-te!!!
Moderador: Conselho de Moderação
P44 escreveu:nós que não temos meios para patrulhar e defender o que é nosso, vamos a correr e a dar ao rabinho , defender a casa dos outros...
só porque os "patrões" mandam
Posso não ser Europeu mas vou dar minha opinião .Estamos na OTAN, certo?!
Então aguenta-te!!!
pura verdade verdadinhaSterrius escreveu:Posso não ser Europeu mas vou dar minha opinião .Estamos na OTAN, certo?!
Então aguenta-te!!!
Lembre-se da Liga de Delos. Ela foi maravilhosa para Atenas (EUA) e seus aliados fortes poderosos (Outras provincias) depois da derrota da persia (russia). Até que Atenas (EUA) se vendo numa posição superior começou a usar os seus aliados para se auto-fortalecer e dividir os custos dos conflitos.
Basicamente é assim que vejo a Otan atualmente. Uma maneira dos EUA passarem o "preço" das guerras deles pra Europa que basicamente foi arrastada pra "guerra contra o terror" e agora ta pagando o preço junto com os EUA, quantas outras guerras a Europa tera que encarar em nome dos EUA?
Bem... é como eu vejo a situação atual da OTAN. Muita gente participando e pouquissimos se beneficiando.
cabeça de martelo escreveu:Pois é, mas se não fosse a OTAN a Europa tinha sido engolida pela URSS depois da 2ª GM.
Acho que com o fim da guerra fria a UE deveria era ter reforçado a cooperação militar em detrimento da OTAN, mas com a Grã-Bretanha, a Polónia e tantos outros países na UE, torna-se meio dificil.
Pois é, mas se não fosse a OTAN a Europa tinha sido engolida pela URSS depois da 2ª GM.
Completamente de acordo, mas sendo realista estamos a falar de algo praticamente utópico... Para termos um exercito unico Europeu seria necessário um Governo Europeu. E por acaso, eu até estaria de acordo ("A Confederação da Europa Ocidental") tenho grandes dúvidas que a grande maioria da população Europeia concordasse, e como antes de tudo o mais sou um Democrata...JLRC escreveu:O problema é que o Sterrius e o Cabeça têm ambos razão. Só que o passado é passado e se no passado a OTAN foi determinante para a paz na Europa, agora é um mero instrumento utilizado pelos EUA para apoiar as suas decisões. O Afeganistão é um belo exemplo. Na minha opinião (e sou acima de tudo europeísta) a UE deveria fortalecer-se e constituir um exército próprio com quartel-general independente da OTAN e em vez de haverem 26 países* da UE a aderirem individualmente à OTAN, deveria ser a UE em bloco a aderir conjuntamente com os EUA, Canadá, Noruega e Islândia.
*Nem todos os países da UE pertencem à OTAN como por exemplo a Suécia e a Finlândia. Por outro lado a Noruega pertence à OTAN mas não à UE.