JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5671 Mensagem por knigh7 » Dom Out 05, 2008 6:48 pm

HIGGINS escreveu:O que é bom nesta aeronave é o fato de ela ser monomotora.
Um só motor sempre resulta num custo de operação menor que uma bi-motora.
2 custa mais do que 1. 2 se desgastam mais do que 1...
Um exercício simples de lógica aplicada... :mrgreen:

Mas não consigo engolir essa aeronave. Pequena e duma hora
para outra me aparece com 40% a mais de combustível e estruturalmente, mais leve...
Alguma coisa me diz que se repete o erro histórico do Bf-109G (ou Me, como queiram)...

Por isso, me encontro nas fileiras do caça gaulês. Com miopia e tudo...

Higgins
o Custo da hora-voo do Gripen C é de US$2.500 dólares.
fonte:
http://74.125.95.104/search?q=cache:wqG ... cd=3&gl=br
O do Super Hornet é de US$6.000. fonte; revista FlugRevue

O do Rafale, coloquei a hora/voo dele no tópico FX2 pag 461, documento do senado Francês, eu nem vou mensionar porque senão os rafaleros me socam.




HIGGINS

Re: JAS-39 Gripen

#5672 Mensagem por HIGGINS » Dom Out 05, 2008 7:17 pm

knigh7 escreveu:
HIGGINS escreveu:O que é bom nesta aeronave é o fato de ela ser monomotora.
Um só motor sempre resulta num custo de operação menor que uma bi-motora.
2 custa mais do que 1. 2 se desgastam mais do que 1...
Um exercício simples de lógica aplicada... :mrgreen:

Mas não consigo engolir essa aeronave. Pequena e duma hora
para outra me aparece com 40% a mais de combustível e estruturalmente, mais leve...
Alguma coisa me diz que se repete o erro histórico do Bf-109G (ou Me, como queiram)...

Por isso, me encontro nas fileiras do caça gaulês. Com miopia e tudo...

Higgins
o Custo da hora-voo do Gripen C é de US$2.500 dólares.
fonte:
http://74.125.95.104/search?q=cache:wqG ... cd=3&gl=br
O do Super Hornet é de US$6.000. fonte; revista FlugRevue

O do Rafale, coloquei a hora/voo dele no tópico FX2 pag 461, documento do senado Francês, eu nem vou mensionar porque senão os rafaleros me socam.


Eu li.
Devo dizer que sou muito reticente com estes valores. Não vou discordar do Senado Francês, mas não confio nos valores quanto ao Super Hornet e ao Gripen. Lembro, que nações pobres mantém Flankers voado e este é uma aeronave cara de operar, como é sabido.

O caça gaulês, dizem, teve no projeto dos seus motores (os anêmicos Snecma M-88), o cuidado de serem modulares e de simples operação e manutenção. Se assim se deu, os valores citados no Senado de França dever englobar outros fatores, que aqui desconhecemos...

Quanto aos valores publicados em revistas, digo, que a experiência tornou-me cético. Foi-se o tempo (ingênuo) em que confiava nas publicações como Revista Força Aérea e quemais... Simplesmente não confio em dados de fabricantes!

Entretanto, uma certeza existe: um motor gera um custo menor do que dois.

Abs.
Higgins.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5673 Mensagem por Wolfgang » Dom Out 05, 2008 7:23 pm

O GRipen NG leva mais materias compósitos em sua constituição? Pergunto porque o caça só aumentou o peso em 200 kg (?!) e pode levar uma tonelada a mais de armamento, alcançando seis toneladas. Alguém sabe?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5674 Mensagem por Bolovo » Dom Out 05, 2008 7:33 pm

Wolfgang escreveu:O GRipen NG leva mais materias compósitos em sua constituição? Pergunto porque o caça só aumentou o peso em 200 kg (?!) e pode levar uma tonelada a mais de armamento, alcançando seis toneladas. Alguém sabe?
O Gripen desde sua concepção já é estruturado em materiais compostos, pois é um projeto novo, entrou em operação só em 1996.

"56% of the structure is made of aluminium alloys. 26% is made of composites, including the fin, wing, canards, most control surfaces and many covers and doors. The wings are made of up to 146 composite layers."

O aumento foi devido o novo motor e mais tanques internos, mas com certeza houve um maior uso de composto dessa vez.

http://www.canit.se/~griffon/aviation/g ... cture.html




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5675 Mensagem por Wolfgang » Dom Out 05, 2008 7:37 pm

Obrigado, Bolovo. :wink:
Estou torcendo para o NG. Se ele tiver esse novo alcance, apesar do tamanho, passa a ser um caça de outro padrão.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18764
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2501 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5676 Mensagem por knigh7 » Dom Out 05, 2008 7:37 pm

HIGGINS escreveu:
knigh7 escreveu: o Custo da hora-voo do Gripen C é de US$2.500 dólares.
fonte:
http://74.125.95.104/search?q=cache:wqG ... cd=3&gl=br
O do Super Hornet é de US$6.000. fonte; revista FlugRevue

O do Rafale, coloquei a hora/voo dele no tópico FX2 pag 461, documento do senado Francês, eu nem vou mensionar porque senão os rafaleros me socam.


Eu li.
Devo dizer que sou muito reticente com estes valores. Não vou discordar do Senado Francês, mas não confio nos valores quanto ao Super Hornet e ao Gripen. Lembro, que nações pobres mantém Flankers voado e este é uma aeronave cara de operar, como é sabido.

O caça gaulês, dizem, teve no projeto dos seus motores (os anêmicos Snecma M-88), o cuidado de serem modulares e de simples operação e manutenção. Se assim se deu, os valores citados no Senado de França dever englobar outros fatores, que aqui desconhecemos...

Quanto aos valores publicados em revistas, digo, que a experiência tornou-me cético. Foi-se o tempo (ingênuo) em que confiava nas publicações como Revista Força Aérea e quemais... Simplesmente não confio em dados de fabricantes!

Entretanto, uma certeza existe: um motor gera um custo menor do que dois.

Abs.
Higgins.
Olá, Higgins,

O Roberto Colistete acabou de colocar uma boa explanação a respeito de custo de hora/voo no tópico FX2. Vale dar uma lida.

Abraços




Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: JAS-39 Gripen

#5677 Mensagem por Anderson TR » Seg Out 06, 2008 12:24 pm

[068] ....Cara!!!!Eu to quase me convencendo de vez que o Gripen pode sim ser uma boa alternativa!!!!!Ainda mas com as modificações que fizeram no NG ......Resta saber as possibilidades da SAAB de se engajar (segundo o que prega o governo brasileiro) num futuro projeto de um caça de 5º geração!!!....




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5678 Mensagem por Bourne » Seg Out 06, 2008 12:30 pm

O Gripén NG é a melhor alternativa depois do Super Hornet :mrgreen:

Porém, dependendo da proposta, pode virar a primeira




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4985
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1199 vezes
Agradeceram: 726 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5679 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Out 06, 2008 12:37 pm

BlInDaDo-BR escreveu:[068] ....Cara!!!!Eu to quase me convencendo de vez que o Gripen pode sim ser uma boa alternativa!!!!!Ainda mas com as modificações que fizeram no NG ......Resta saber as possibilidades da SAAB de se engajar (segundo o que prega o governo brasileiro) num futuro projeto de um caça de 5º geração!!!....
Caro Blindado,

Notícia postada no tópico sobre o FX,
knigh7 escreveu:
FAB quer retomar liderança na AL
Daniel Rittner
de Brasília

O diretor-geral da Gripen International no Brasil, Bengt Janér, disse ao Valor que os suecos vão oferecer "reais chances de parceria com a indústria de defesa brasileira", abrindo códigos-fonte e transferindo tecnologia. Janér admitiu a hipótese de transferir o conhecimento sueco nessas duas áreas, se forem mesmo de prioridade da FAB. Ele explicou que a nova geração de caças da Gripen tem avanços em relação ao avião oferecido no F-X original, como o radar Aesa e alcance 50% maior, derrubando o mito de que a autonomia do jato não é grande.

"Temos um plano de pesada transferência de tecnologia e de parceria de longo prazo com o Brasil", garante.Ele ressalta, inclusive, que a Suécia está disposta a trabalhar com o país no desenvolvimento de novas gerações de caças.
Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5680 Mensagem por Quiron » Seg Out 06, 2008 12:51 pm

Eu acredito fortemente que o Gripen NG leva. Os custos por hora de vôo são imbatíveis e a abertura dos códigos fonte não parecem ser problema.




Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: JAS-39 Gripen

#5681 Mensagem por Anderson TR » Seg Out 06, 2008 1:42 pm

FIGHTERCOM escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu:[068] ....Cara!!!!Eu to quase me convencendo de vez que o Gripen pode sim ser uma boa alternativa!!!!!Ainda mas com as modificações que fizeram no NG ......Resta saber as possibilidades da SAAB de se engajar (segundo o que prega o governo brasileiro) num futuro projeto de um caça de 5º geração!!!....
Caro Blindado,

Notícia postada no tópico sobre o FX,
knigh7 escreveu:
Abraços,

Wesley

[086] [086] ...Eh...tá ficando bom!!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: JAS-39 Gripen

#5682 Mensagem por Jacobs » Seg Out 06, 2008 1:48 pm

Eu acho que os suecos são os "portugueses" da aviação. Se era tão simples aumentar o alcance do Gripen, apenas mexendo no trem de pouso, porque não fizeram isso desde o começo? :lol:

Dessa forma, o Gripen teria levado o F-X1 e já estariamos recebendo as primeiras unidades! :roll:

Que viajem na maionese a minha ein! :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5683 Mensagem por Cunha » Seg Out 06, 2008 1:55 pm

O Gripen, desde o FX-1, tem sido um concorrente de peso, e agora com o NG as chances dos suecos aumentaram.
A única crítica sofrida pelo Gripen era a "perna curta" (mesmo sendo maior o que do F-5M, principal caça operado pela FAB) com o NG as coisas mudam. Além disso, levando-se em conta os custos, o Gripen é disparado a melhor opção (sabedores que somos dos parcos orçamentos das FAs).




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#5684 Mensagem por PRick » Seg Out 06, 2008 2:18 pm

Jacobs escreveu:Eu acho que os suecos são os "portugueses" da aviação. Se era tão simples aumentar o alcance do Gripen, apenas mexendo no trem de pouso, porque não fizeram isso desde o começo? :lol:

Dessa forma, o Gripen teria levado o F-X1 e já estariamos recebendo as primeiras unidades! :roll:

Que viajem na maionese a minha ein! :mrgreen:
Sem dúvida, o GRIPEN NG é apenas uma peça de propaganda, nada mais que isso, não existe, tem números fantásticos. Como escrevi em outro tópico, não existe porque acreditar que os custos peracionais do GRIPEN, qualquer versão, sejam inferiores a 50% do Rafale ou do F-18E, quem acredita nisso, não tem qualquer noção do que seja um sistema de manutenção e geranciamento de estoques.

Se o Rafale custa 10.000 dólares a hora de vôo a do Gripen não será inferior a 6.000 dólares, seria o mesmo que acreditar em papai noel. Os suecos não são mais espertos que os franceses ou que os americanos. Não existem milagres, partes significativas dos gastos, são iguais, independentes do tamanho do caça, coisas como piloto, banco de provas, simulador, radar, etc.. A grande vantagem é no gasto de combustível e por ter uma turbina a menos, mas mesmo assim não é de 2X1, porque um banco de provas dá contra de um caça mono ou bimotor, o mesmo número de mecânicos, etc..

[ ]´s




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#5685 Mensagem por chm0d » Seg Out 06, 2008 2:20 pm

Monoturbina etc... isso influencia e muito no custo de manutenção.

Abs.




Responder