JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Galera,
eu sou tosco mesmo....tenho dificuldades de entender de aviação...então, peço desculpas antecipadamente pois gostaria de perguntar aos mais entendido e com todo respeito a quem se propõe a responder....como o Gripen NG, e pelo que sei, aquele que vôou como sendo o NG, não é a versão definitiva, então, nem finalizado está, poder ter seus parâmetros de desempenho anunciados pelo fabricante como real? todos sem exceção já foram aferidos? não entendo nada mesmo de engenharia aérea, mas como aumentar o desempenho de um avião significativamente sem aumentá-lo? veja o exemplo do F-18...seria um exemplo?(sem entrar no mérito do avião) o F-18 E/F com tudo que pesa contra ele, com certeza teve seus parametros melhorados significativamente em relação as primeiras versões A/B/C/D mas para isso, praticamente construíram outro avião, aumentando-o e muito, será que os suecos conseguiram uma fórmula realmente fora do comum para transforma um avião considerado "pequeno" no tamanho, mas com bom desempenho, em um avião "pequeno" e com desempenho excepcional dado seu tamanho? já li aqui mesmo muitos informações boas sobre o NG, inclusive muitas publicadas pelo Fontoura, e não estou aqui a duvidar da pessoa que respeito muito, mas, toda informação é crível de dúvida, até que se constate na realidade, como constatar as info do Gripen NG se nem homologado está? O Rafale e F-18, ja estão pelo menos operacional, coisa quem não aconteceu ainda com o NG, então senhores fica aqui registrado minha duvida quanta ao Gripen NG.
Gerson
eu sou tosco mesmo....tenho dificuldades de entender de aviação...então, peço desculpas antecipadamente pois gostaria de perguntar aos mais entendido e com todo respeito a quem se propõe a responder....como o Gripen NG, e pelo que sei, aquele que vôou como sendo o NG, não é a versão definitiva, então, nem finalizado está, poder ter seus parâmetros de desempenho anunciados pelo fabricante como real? todos sem exceção já foram aferidos? não entendo nada mesmo de engenharia aérea, mas como aumentar o desempenho de um avião significativamente sem aumentá-lo? veja o exemplo do F-18...seria um exemplo?(sem entrar no mérito do avião) o F-18 E/F com tudo que pesa contra ele, com certeza teve seus parametros melhorados significativamente em relação as primeiras versões A/B/C/D mas para isso, praticamente construíram outro avião, aumentando-o e muito, será que os suecos conseguiram uma fórmula realmente fora do comum para transforma um avião considerado "pequeno" no tamanho, mas com bom desempenho, em um avião "pequeno" e com desempenho excepcional dado seu tamanho? já li aqui mesmo muitos informações boas sobre o NG, inclusive muitas publicadas pelo Fontoura, e não estou aqui a duvidar da pessoa que respeito muito, mas, toda informação é crível de dúvida, até que se constate na realidade, como constatar as info do Gripen NG se nem homologado está? O Rafale e F-18, ja estão pelo menos operacional, coisa quem não aconteceu ainda com o NG, então senhores fica aqui registrado minha duvida quanta ao Gripen NG.
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Parece que qualquer um dos três TERÁ que ser fabricado no Brasil, pelo menos foi o que eu li.Carlos Mathias escreveu:
Gripen-NG feito no Brasil?????
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Tigershark
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Tigershark escreveu:O Rafale POOOOOOOOODEEEE,o F-18 POOOOOOOODEEE,e o Gripen não?
Desde que os "sócios" do Gripen NG concordem, essa é a diferença, sem anuência dos EUA, nada de Gripen NG construídos sob licença.
Agora, resta saber se os EUA vão rechear a empada da concorrência, quando estão na disputa, se não tivesse o F-18E na parada, tudo bem, poderia ser viável até provável, mas com os EUA disputando, é atirar no próprio pé.
[ ]´s
- Tigershark
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2501 vezes
PRick escreveu:Tigershark escreveu:O Rafale POOOOOOOOODEEEE,o F-18 POOOOOOOODEEE,e o Gripen não?
Desde que os "sócios" do Gripen NG concordem, essa é a diferença, sem anuência dos EUA, nada de Gripen NG construídos sob licença.
[ ]´s
Com excessão do motor os outros sistemas da aeronave norte-americanos são secundários.
- Bolovo
- Sênior
Sócios??? Que sócios, meu velho...PRick escreveu:Tigershark escreveu:O Rafale POOOOOOOOODEEEE,o F-18 POOOOOOOODEEE,e o Gripen não?
Agora, resta saber se os EUA vão rechear a empada da concorrência, quando estão na disputa, se não tivesse o F-18E na parada, tudo bem, poderia ser viável até provável, mas com os EUA disputando, é atirar no próprio pé.
[ ]´s
Bolovo escreveu:Sócios??? Que sócios, meu velho...PRick escreveu:
[ ]´s
Os que fizeram e projetaram o motor e outros sub-sistemas do Gripen, que a Suécia fabrica sob-licença. Mas não pode exportar para terceiros, caso os EUA não queiram.
Tentem vender os Gripen NG ou qualquer outro para o Sr. Chavez, e veja o que vai dar.
[ ]´s
- Bolovo
- Sênior
Mas, mas, mas... eu não entendi? O que isso têm a ver? O FX2 foi "nacionalizado" pelo Chavez também?PRick escreveu:Tentem vender os Gripen NG ou qualquer outro para o Sr. Chavez, e veja o que vai dar.
[ ]´s
O Gripen vem prá cá na medida que os EUA quiserem e aprovarem, como foi o caso do TP-2000.
Infelizmente os suecos não podem garantir nada. Basta um motor.
- Bolovo
- Sênior
Carlos, não comento nunca mais sobre o TP2000 com você para evitar alguma coisa.Carlos Mathias escreveu:O Gripen vem prá cá na medida que os EUA quiserem e aprovarem, como foi o caso do TP-2000.
Ok?
Paro por aqui.
- Bolovo
- Sênior
Bah, agora tenho que falar.Carlos Mathias escreveu:Não comenta porque sabe da cordinha que puxaram.
Não comento mais porque considero sua visão primária e "bobinha".
Sorry.