cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Já me decidi: enquanto caça, ficaria com o Gripen ou até mesmo o F-18 por estar mais maduro, mas acho que o Rafale seria o "mais adequado", não necessariamente "o melhor". Primeiro o País, depois as preferências e gostos pessoais.
Se o Orestes estiver surtado, joguem a "boinha" pra salvá-lo, mas acho que estou sendo racional, pelo menos tentando!
Sds,
Orestes
PS: alguns maquiavelicamente dirão que fiz esta escolha para passar o "azar" do SU-35 ter perdido para o Rafale, mas não é isso.

Mas mestre,
Voce foi um dos que sempre disse o quanto nao gostava do Rafale, o radar ser isso e aquilo e conversar com fulano e ciclano que tinham acesso ao tal de um relatorio que falava coisas horrendas sobre o Rafale e no fim a sua escolha recai sobre ele?
Isso est'a cheirando a dor de cotovelo Flankista

... mas nao se preocupe, voce ainda pode mudar de opniao
[]s e bola para frente!
CB_Lima
Sim, Lima, sem dúvida, isto é fato. Não é porque o Flanker saiu da parada que o Rafale "ficou bom", continua ceguinho do mesmo jeito.
Mas, por outro lado, sempre fui defensor de um caça para o País, da mesma forma que sempre disse aqui que o SU-35 parecia não ser o "melhor" pra nós, mesmo sendo o "melhor" pra mim (isto tudo é muito diferente).
Sempre disse também que o Rafale tinhas maiores chances, mas sempre comemorei as chances do SU-35. Lembra-se que tempos atrás eu dizia que "politicamente" eu optaria pelo EF-2000? Pois é... Mas ele nunca teve chances, e nem teria.
Depois do SU-35 BM a minha escolha (técnica) recai sobre o Gripen, principalmente o NG (não gosto do "C"), mas o fato deste caça não estar operacional, nem protótipo tem, mela as coisas (pragmaticamente falando). Se a FAB puder esperar, tudo bem, ficaria com ele, mas não é o que me parece, tanto que a short list (ou a lista tríplice que sempre falei que existiria) veio "antes da hora", isto é, a FAB/Governo deixou claro que as coisas não devem esperar.
Do ponto de vista de operacionalidade, comprovação em combate, radar AESA operacional, plataforma para uso terrestre e naval (Rafale também), vários armamentos integrados (e acima de tudo homologados, sem "blefe"), etc., somos forçados a admitir que o F-18 seria o "campeão". Porém, se os americanos não confirmarem a transferência de tecnologia solicitada pela FAB/Governo, então só mesmo uma "mudança de postura" do MD/Governo/FAB para justificar a sua compra.
Rigorosamente falando, eu sempre acreditei que apenas o Rafale e o SU-35 (franceses e russos) poderiam transferir tecnologias e dar um suporte para manutenção efetivos para estes caças no País. Mas sempre deixei claro que as questões sobre logísticas (não temos, espero que isso mude) ligadas aos russos seriam um grande impedimento. Então, ponto para o Rafale!
O caça é cego sim e pra mim não deixará de ser nunca, mas pergunto: é de tudo ruim? Lógico que não! Agora, se os franceses não fizerem o que prometem (não acredito neles, por isso a minha birra com o Rafale), estaremos ferrados!
Assim, por ordem de "efetividade", temos (minha opinião): F-18 => Rafale => Gripen NG (este não existe ainda). Por características técnicas, temos (idem): Gripen NG => F-18 (prefiro e muito!) => Rafale. Por ordem de "conveniência" ao País, temos (ibdem): Rafale => Gripen NG => F-18.
Como defendo um caça que atenda as nossas necessidades, peculiaridades, particulares, desejos, etc., opto (maior peso) pelo quesito "conveniência", por isso a escolha (pelo menos até agora) pelo Rafale.
Grande abraço,
Orestes