Bem colocadas as questoes
Pegando uma carona nesses posts do Bolovo e do Carlos Mathias, gostaria de formular algumas perguntas e agradeceria se alguém do fórum me respondesse:
1) Sabendo-se (?) que os Estados Unidos por "tradição não transferem tecnologia" (cláusula pétrea do DB ) mas considerando o que afirma o Bolovo que "ontem é ontem, hoje é hoje e amanhã é amanhã" e também considerando recentes e profundas mudanças no cenário mundial (aumento da pressão russa) e Sul Americano (Chavismo), como também à melhora do status do Brasil, que hoje já é visto verdadeiramente como uma das potências econômicas mundiais, seria possível imaginar uma quebra do paradigma da negativa de transferência de tecnologia norte-americana, por interesse deles, e de fato recebermos essas tão faladas tecnologias, conforme foi afirmado e confirmado pela Boeing no RFI?
Ai e que esta ate o RFI, so conversa de vendedor e foi essa "maladragem" que os russo nao tiveram.
2) Afirma-se que os Estados Unidos não transferem tecnologias de seus caças, afirmativa essa historicamente comprovada, mas existe alguma informação de transferências de tecnologias de caças pelos governos da França e Suécia para países compradores de seus produtos (não vale promessas)?
Bom os Franceses sao velhos conhecidos ja tiveram varias questoes internacionais com varios paises, em diversas areas le um pouco da historia dos Subs que eles pretendem vender ao Brasil e um bom exemplo, se fosse na area aeroespacial a resposta seria mais facil, nao eles nao transferem nada.
Os Suecos :
http://www.af.mil.za/NEWS/2005/gripen.htm ( FA da SA)
South African input into the evolution of the Gripen as an ever more sophisticated platform has been considerable. Nearly every aspect of aircraft functionality has been tailored to meet a long list of South African Air Force (SAAF) requirements. This includes the radar, weapons, electronic warfare gear, navigation fit, communications systems, datalink, mission planning computers, even the ejection seats.
South Africa has had access and input to the Gripen at every level.
As a result, all Gripens – not just the aircraft for the SAAF – have the potential to adopt and integrate improved systems, designed in South Africa. South Africa itself is leading the field in adopting sophisticated mission systems such as the helmet-mounted display, for which the SAAF is the first Gripen customer.
Parece que a coisa foi boa por la, palavras oficiais.
3) É correto afirmar que os Estados Unidos não vão transferir as "10 tecnologias" pretendidas pelo Brasil se não se sabe praticamente nada, ou quase nada, sobre o que o país está pretendendo de fato adquirir?
A questao nao e "se vao ou nao vao" se nao fossem ja teriam dito, mais quanto de transferencia e quais, ai mora a questao, inclusive monetaria, por que ate para Israel para quem
eles transferem quase tudo tranferencia custa e muito.
4) Será que estaríamos sendo tão críticos, ou ainda tão céticos, se o que ocorre hoje no FX-2 estivesse ocorrendo em outros países, tipo Argentina, Chile, Austrália, etc, ou estáríamos aqui "morrendo" de inveja e elogiando os caças e o processo de escolha desses países?
Um fraternal abraço,
Estariamos elogiando, por que uma FA da regiao comprando 36 Rafales F-18 ou Gripen-NG seria melhor do que temos Hoje no Brasil.
Abracos Elcio Caixeiro
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"There's More Than One of Everything"