JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: JAS-39 Gripen
Editado pela última vez por Benke em Sex Out 03, 2008 11:08 am, em um total de 3 vezes.
ars longa vita brevis
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Re: JAS-39 Gripen
36 Gripens
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Roberto,rcolistete escreveu:Olá Prick,PRick escreveu:
O Gripen NG não é barato, pelo contrário seu preço deve estar igual ao do Rafale, é o caça mais caro se formos ver o tamanho. É pequeno e muito caro. É a praga mais cara do oeste.
[ ]´s
Se as notícias sobre o Gripen NG forem corretas, tal como essa :
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 1c4034aad2
então então o Gripen NG seria uma barganha e para mim o mais indicado para o FX-2 da FAB : EUR 62-69 mi por Gripen NG com 20 anos de suporte completo, seria o caça mais barato.
Para comparar, o Eurofighter para a Áustria está/estará saindo a EUR 3-4 mi/ano de suporte completo por caça...
Enfim, o Gripen NG seria a solução mais em conta para o FX-2, em termos de custo de aquisição e operação. E com desempenho (prometido) excelente.
Prick, eu acho o Rafale F3+ o melhor dos 3, seguido do Gripen NG.
Porém torço pelo Gripen NG por ser excelente e mais acessível financeiramente para a FAB operar.
[]s, Roberto
Uns dos receios que tenho é sobre a capacidade da SAAB em oferecer as 10 tecnologias-chave que a FAB solicitou. Não sei se a Suécia as têm. Por exemplo, se a FAB solicitou tecnologia para propulsão, talvez o consórcio sueco não possa proporcionar.
Atenciosamente
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Se não pudessem acho que nem não teriam passado do RFI. Alias, é o mesmo motor do Super Hornet.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Isso não pôde ser impeditivo a entrar na 2ª fase, mas pode pesar na decisão final.Bolovo escreveu:Se não pudessem acho que nem não teriam passado do RFI. Alias, é o mesmo motor do Super Hornet.
No caso do motor, a SAAB não pode passar a tecnologia dele
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: JAS-39 Gripen
Bolovo escreveu:Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!
Mas o NJ já declarou, só que vocês não acreditam!!
Todos nós sabemos que um das coisas que a FAB, a Embraer e o Brasil estão atrás é a tecnologia e construção de turbinas aeronáuticas, a bem pouco tempo, a G&E disse bem claro, nada feito.
[ ]´s
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Bolovo escreveu:Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!
Esse caso (propulsão) apenas uma hipótese. Um exercício de abstração:
O que adianta uma nação/empresa deter tecnologia para propulsão e negá-la ao Brasil? Aí não estaria no mesmo patamar da SAAB? Então a FAB pode ter a classificcado para a final em vista da possibilidade dos concorrentes, no RFP negarem, entendeu?
Mas e se não negarem, formalizando-a?
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Empresas diferentes, políticas diferentes. A GE pode fornecer o mesmo motor para o Gripen NG e Super Hornet, mas, pode liberar parte da tecnologia de propulsão para o produto da Boeing e não para o da SAAB. Aliás, isso pode até ser uma das formas da Boeing auxiliar na eliminação da SAAB, dai a concorrência fica entre Super Hornet e Rafale. Não é maldade, mas, sim, parte do negócio.knigh7 escreveu:Bolovo escreveu:Então declarem desde já que o Rafale é o vencedor, oras. Acha que a FAB nunca pensou no caso do motor? Meu velho, o SONHO da SAAB é fazer a venda pro Brasil. Seria a maior exportação militar da história da empresa, acha que eles não cogitaram a questão do motor? Aí tem coisa!
Esse caso (propulsão) apenas uma hipótese. Um exercício de abstração:
O que adianta uma nação/empresa deter tecnologia para propulsão e negá-la ao Brasil? Aí não estaria no mesmo patamar da SAAB? Então a FAB pode ter a classificcado para a final em vista da possibilidade dos concorrentes, no RFP negarem, entendeu?
Mas e se não negarem, formalizando-a?
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Sim, claro.
Duvido que a GE libere para a SAAB. e mesmo que liberar, a SAAB não pode repassá-la.
OBS: Ô Bourne, há fotos do SH muito mais bonitas que essa aí.
Duvido que a GE libere para a SAAB. e mesmo que liberar, a SAAB não pode repassá-la.
OBS: Ô Bourne, há fotos do SH muito mais bonitas que essa aí.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A SAAB não libera nada, é a FMV. Acredito que os americanos não interfiram.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Não são os norte-americanos, mas a Boeing que pode fazer uso de sua influência e grande ligação com a GE para que a empresa não libere nada para a SAAB.
Como alternativa, o pessoal do Gripen pode tentar oferecer uma motorização alternativa como a Eurojet. Utilizando as relações carnais que tem com a BAe Systems e Grã-Bretanha para dar um jeito.
Como alternativa, o pessoal do Gripen pode tentar oferecer uma motorização alternativa como a Eurojet. Utilizando as relações carnais que tem com a BAe Systems e Grã-Bretanha para dar um jeito.
Editado pela última vez por Bourne em Qui Out 02, 2008 9:51 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A GE transferindo tecnologia da propulsão para favorecer o Gripen????
O Governo norte-americano autorizaria isso?
Claro que não...
O Governo norte-americano autorizaria isso?
Claro que não...
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
A BAE saiu do consórcio Gripen Internacional, mas eles ainda tem suas conversas. Mas pessoal, vou repetir pela décima vez: o SONHO do pessoal da SAAB é vender o Gripen pro Brasil, seria a maior venda por eles já conquistada. Se o motor fosse realmente um problema, eles nem teriam cogitado o motor da GE, afinal o novo avião é visado para exportação, não acham? Inicialmente, pensavam no EJ200, acabaram indo ao natural para o GE414. O que os levou fazer isso? Vontade de perder? Vontade de não ganhar? Eu acho que não.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Depende dos critérios de escolha das Forças Aéreas.
Por exemplo, o Vice Pres. da Boeing, na entrevista para o Alide disse que a solicitação da FAB era diferente da Indía.
Ou seja, dentro das 10 tecnologias sensíveis que a FAB está pedindo, pode ser que em outras concorrências sejam completamente diferente.
Para a GE transferir tecnologia, o Governo Norte-Americano teria de autorizar.
Por exemplo, o Vice Pres. da Boeing, na entrevista para o Alide disse que a solicitação da FAB era diferente da Indía.
Ou seja, dentro das 10 tecnologias sensíveis que a FAB está pedindo, pode ser que em outras concorrências sejam completamente diferente.
Para a GE transferir tecnologia, o Governo Norte-Americano teria de autorizar.