Orestes,orestespf escreveu:Estou trabalhando, sem poder detalhar as coisas agora, mas vamos lá:
O SU-35 foi desclassificado porque os russos não colocaram no papel (RFI) tudo o que prometeu em termos de transferência de tecnologia. Não que não pudessem cumprir ou que ainda prometeram mais do que poderiam, longe disso, a proposta "verbal" (pena...) foi a melhor, mas o RFI foi péssimo, pois eles queriam formalizar um outro acordo entre Brasil e Rússia antes de formalizar as coisas.
De outra forma, como a empresa é estatal, só poderiam colocar no papel o que poderiam cumprir, na falta de um acordo maior entre os dois países, não escreveram algo que poderia lhes dar problemas mais adiante. Erraram, erraram feio, pois tinham certeza (ingenuidade... rsrsrs) que mesmo assim a propostas deles seria no mínimo igual a dos demais concorrentes.
Por isso o MU foi à Rússia, ou seja, formalizar a coisa rapidamente para que a proposta fossem encaminhada na forma que as negociações foram feitas (ou seja, formalizar a promessa).
Muitos dirão que o MU foi traído, que foi pego de calças curtas, que a viagem a Rússia foi um erro, etc., mas não exatamente. Alguém falou o óbvio, o que vale é o que está escrito no RFI, se os russos não formalizaram a coisa, não podemos prejudicar os demais, mesmo que a proposta deles (a posteriori) fosse muito melhor, não podemos cancelar tudo por causa de um erro (ou necessidade formal) dos russos, temos que tocar pra frente antes que a transparência do processo fique comprometida e algum concorrente mele tudo. Se quisermos comprar caças neste Governo, então terá que ser com estes que estão aí.
Juntaram tudo, anunciaram os finalistas e já estão apresentando justificativas para a eliminação dos russos, justificativas nem sempre verdadeiras, no máximo uma desculpa, mas é a saída diplomática para não dizer que os russos foram... BURROS!!!!
Quem eliminou os russos foram eles mesmos, gostemos ou não disso. Vários países colocam o que querem no RFI, muito mais do que é possível cumprir, só do RFP pra frente e principalmente na hora do contrato é que a coisa pega. Os russos foram ingênuos ou possuem uma cultura tão diferente que fizeram papel de "bonzinhos", "certinhos", mas... Erraram!!!
Agora não adianta chorar pelo leite derramado. Independentemente da FAB ter ou não gostado do caça, independentemente do caça ter tido grandes chances de ficar entre os finalistas (conviveremos eternamente com esta dúvida), o certo é que seriam desclassificado de qualquer jeito, isto por causa do texto contido na resposta ao RFI da FAB.
Sds,
Orestes
Há muito tempo atrás, nem sei se neste fórum (na verdade acho que foi em uma lista de discussão da qual nem mais participo), eu disse que o maior pecado dos russos na área de comércio de material bélico era a sua falta de malícia, de jogo. Eles ainda precisavam muito aprender certas manhas, com os ocidentais. O resultado disso está aí, e você resumiu muito bem.