Tentará...tirar isso dos 3. Lógico que pelo que sempre se disse ela só vai comprar de quem ela conseguir tal característica.Carlos Mathias escreveu:Em postura rara, os americanos enviaram cartas à FAB em que acenam com transferência de tecnologia e abertura de código-fonte de componentes dos aviões.Tentará?????a FAB tentará garantir a abertura do código-fonte, sem restrições, do sistema de integração de armamentos e do data-link (a troca de dados entre os caças em vôo, bem como entre eles e as bases terrestres).
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
AD ASTRA PER ASPERA
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Quer dizer então que até agora ninguém garantiu isso, correto?
E se não conseguir?
E se não conseguir?
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não é que não garantiu, mas todos que ficaram com certeza se mostraram dispostos a atender os requisitos, e agora é que essa disposição toda vai ser testada.
Provavelmente vai conseguir de todos os tres, inclusive dos EUA.
Provavelmente vai conseguir de todos os tres, inclusive dos EUA.
AD ASTRA PER ASPERA
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1231 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
2xBender escreveu:Muitas folhas em dois dias![]()
Opinião Pessoal
Resumo da Ópera
Após décadas de descaso por parte dos dirigentes políticos do país,do pós governos militares,a aeronáutica que só era lembrada por esses mesmos políticos quando das "caronas vips" e apresentações da Fumaça,desenvolveu nesses tantos anos,junto as demais forças,uma técnica de sobrevivência que poderíamos chamar de "a mingua mas com avanços doutrinários".
Sem recursos de vulto,para a troca de seus caças de primeira linha Fx1,e vendo a tentativa de compra se esvair na mudança de governo,seguiu rumo a uma série de projetos de modernização,que a par de discutíveis no quesito valores,visavam trazer a força,compreenção e habilidade para se capacitar nas doutrinas modernas de comunicação e operação de armamentos com capacidade BVR,projetos estes tocados em parceria com a Embraer,que por ser brasileira talvez entendesse o porque dos recursos sempre chegarem com atrazo.A mingua mas pé no chão.E assim,os varios projetos foram caminhando,aviões patrulha,novos cargueiros,exercícios conjuntos,comando e controle,mas os FIII de Anápolis já não podiam aguentar muito mais. E a força pragmaticamente a mingua mas pé no chão, aceita o presente governamental via paris,de caças tampão M2000,e sorri,amarelo mas: sorri.Mais um passo adiante.Circunstâncias políticas e estratégicas ,colocam o país diante de um presidente Chaves disposto a ter um amparato militar de porte no norte de nossas fronteiras,e um mar repleto de petròleo na nossa costa.A isso junta-se a visão do Ministro Mangabeira Unger sobre o que é preciso para um país ser grande,e a vontade de brilhar do Ministro Jobim e está pronto o ambiente para a Força Aérea realizar o que parecia quase impossível,comprar um lote de novos caças.Mas reafirmariam os ministros em diversas ocasiões:transferência de tecnologia é fundamental.Mas será que para a FAB esse é o ponto fundamental? Independência de integração acredito que sim,os Off-sets a mais no pacote talvez passem longe do dia a dia da força.E assim surje o Fx2.Disposta a se livrar da "concorrência" fracassada do plano anterior, a FAB parte para uma compra direta,selecionando:Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35, para envio de informações baseadas nos principios divulgados na midia:"O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira", que permeariam a escolha. Ao fim da primeira etapa do processo nos vemos agora diante de treis candidatos:o F18 SH,o Rafale e o Gripen NG. Muito foi discutido durante esses meses,sobre qual seria o vetor ideal para o país,e fora as paixões pessoais por esse ou aquele modelo,pouco se discutiu sobre os requisitos impostos pela propria FAB, e nada se discutiu sobre essa força que aprendeu a viver"a mingua mas com avanços doutrinários",e que já escaldada pelos sacrificios passados,de qual o tamanho do "passo" que ela daria ao fazer a sua escolha. Baseando nossos pensamentos por esse aspecto,o "tamanho do passo", a ser dado,quem sabe seu maior requisito, parece transparecer que ele vai ser diretamente proporcional,a uma força que hoje recebe promessas de mundos e fundos para manter seus meios daqui para frente,mas que sabe de cór,que promessas evaporam até por razão de uma simples eleição,ou pelo contingenciador de verbas de plantão.O pensamento cristalizado é: "melhor o pouco com Deus do que o muito sem ele".Pragmático e verdadeiro.
Chavez+RussiaxEua=guerra semi-fria ou mórna,o aspecto político e o grande avião inviável para os que vivem a mingua.
Os que vivem a mingua,chegam a conclusão que o grande avião é um passo muito grande,o governo aproveita e:dois coelhos.
O Brasil não vai se envolver nessa questão,primamos pela independência e blablablabla....
Primeiro recado:Aos americanos,dizemos :não somos do mesmo saco do sr. Chavez.SU-35 fora da parada.
Segundo recado:Aos americanos,dizemos:acreditamos na sua boa vontade e amizade,pré-selecionamos o F18.
terceiro recado:Aos Russos e a Chavez,não escolhemos o F18 pois somos independentes dos EUA.
*Divagando na questão do Conselho de Segurança:França,EUA e Russia são do CS,Suécia não. Precisamos dos treis,não podemos agradar os treis.Leão da Montanha:saída pela direita.
Sobram dois:Rafale e Gripen.
O Tamanho do passo
A pergunta a ser respondida dentro da Fab desde o inicio sempre foi:O que nos levará ao top tecnológico,e que custará pouco para operar, manter e integrar o que queremos?
Duas turbinas ou uma?Seria simples de responder.Uma.Para os que vivem a mingua tudo se resume a duas ou uma turbina.Esqueçamos pois,todos os outros aspectos mirabolantes,como compras casadas com a MB,parceria estratégica para os restos dos nossos dias,autonomia,peso,raio de ação e etc e tal.
O recado para mim é claro:Tem que ser top, bom e barato=Gripen.
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Zepa
- Sênior
- Mensagens: 758
- Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 75 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Até que enfim um texto que explica muita coisaknigh7 escreveu:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200824.htmMedo dos EUA tira russos de lista da FAB
Pesou na escolha dos finalistas para o fornecimento de caças ao Brasil a crescente presença militar russa na Venezuela
O modelo francês Dassault Rafale é o favorito para vencer a disputa; chances do americano F-18 e do sueco Gripen NG são pequenas
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Uma calculada manobra política, influenciada por pressões sutis vindas de Washington, definiu os finalistas da disputa pelo fornecimento dos novos caças da Força Aérea Brasileira. Para surpresa dos meios militares, a Rússia ficou de fora e os Estados Unidos, dentro.
O favorito é o francês Dassault Rafale, e a escolha deverá ser feita no começo de 2009.
Pesou na escolha do governo, adiantada ontem pelo "Painel" da Folha, a crescente presença militar russa na região, por cortesia do antiamericanismo radical do governo Hugo Chávez na Venezuela e das restrições de Washington para fornecer material bélico para Caracas.
Além de já ter vendido cerca de US$ 4 bilhões em armas, incluindo jatos semelhantes aos que oferecia ao Brasil, Moscou tem estreitado sua relação com Chávez, realizando manobras navais no Caribe, enviando bombardeiros estratégicos para treinamento e prometendo parcerias na área nuclear.
Como já negocia a compra de helicópteros de ataque russos, ainda que com dificuldades devido a interesses divergentes, a FAB estimou que estaria se alinhando ao "eixo bolivariano" se também se equipasse com caças Sukhoi -a despeito do fato de o avião ser geralmente considerado superior por analistas ao Rafale, ao sueco Gripen NG e ao americano F-18, os finalistas da disputa.
Sinalização
Além disso, diplomatas americanos fizeram chegar ao governo, por meio de contatos com adidos militares, sinalizações de que Washington não reagiria bem a uma eventual escolha russa.
A pressão naturalmente é velada, incluindo no rol de retaliações hipotéticas limitações de fornecimento tecnológico a empresas brasileiras como a Embraer, mas a mensagem central foi a de que a opção francesa não seria malvista -para bom entendedor, o recado foi dado. De todo modo, a inclusão da Boeing (com o F-18) na disputa final significa uma deferência aos EUA. Isso porque as chances americanas são, se for o caso de acreditar no discurso do governo, quase nulas devido à tradicional restrição americana a transferências de tecnologia militar.
Isso dificulta as coisas também para o Gripen, um avião pequeno que foi reformulado para ter maior autonomia de combate, pois boa parte de seus componentes é americana.
Assim, as apostas ficam com o Rafale, um caça cujo desempenho no Afeganistão vem sendo elogiado, mas que sofre críticas no mercado pelo alto custo unitário (algo como 70 milhões de euros) e de manutenção. Mas é produto francês, que geralmente usa fornecedores não-americanos, e o ministro Nelson Jobim (Defesa) já decretou a França como a parceira estratégica do Brasil em seu ainda encalacrado Plano Nacional de Defesa.
Com tudo isso, parece estar perto do fim a novela da compra dos caças de emprego múltiplo pela FAB, que começou no governo FHC. O negócio prevê a compra inicial de 36 aviões, a custos iniciais especulados em US$ 2 bilhões a serem financiados, mas que na verdade podem ser bem maiores já que a idéia é substituir toda a frota de Mirage-2000, AMX e F-5 ao longo dos anos -são cerca de 120 aeronaves.
A nota da FAB de ontem ainda lembra que deverá haver compensações industriais e capacitação tecnológica do Brasil para a produção de novas gerações de caças, exigência que vem desde a primeira concorrência, cancelada em 2003.
Como isso se dará é uma incógnita, mas é certo que a beneficiária será a Embraer, que é parceira histórica da FAB e a única empresa brasileira capaz de absorver tal processo.


Zepa.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu acho é que ninguém, aprendeu com a desclassifcação do Su-35, e continuam a insistir num dado que ninguém sabe ao certo, como se esse dado fosse o decisivo, é apenas um deles, como vários outros, centenas deles.Galina escreveu:Prezados,
algumas observações e pitacos:
1) primeiro, devo admitir que para mim a desclassificação do SU-35 foi uma enorme surpresa e, mesmo, decepção;
2) será que os russos se darão por satisfeitos apenas com os MI-35 para a FAB e (possivelmente) MI-28N para o Exército, a ponto de anuírem com a ampliação do CS da ONU ? Ou será que vem junto mísseis antiaéreos e radares de defesa aérea, além de outros brindes ?
3) querem saber mesmo, eu acho é que os russos foram usados para arrancar mais contrapartidas de quem sempre realmente interessou à FAB: os americanos. E eu, se fosse os russos, não mandaria um mas uma dezena de TU-160 todo mês para a Venezuela... Fizeram o negócio com o SU-35 parecer tão sério que conseguiram (inédito) que os americanos se comprometessem a liberar todos os código-fonte do F-18E. Ademais, coincidentemente agora, os yankees declaram publicamente que apoiariam a entrada do Brasil no CS... Isto é jogo !!! Enfim, arrumaram um jeitinho (aquele mesmo, típico do brasileiro) de agradar a gregos e troianos... Pode parecer teoria da conspiração, mas é no que eu acredito...
4) O F-18E parece ser o melhor caça dos três: alcance de 180 km para alvos de 1m2, valor este 50 Km maior que o AESA do Rafale. O RCS é no mínimo igual ao do Rafale. Contudo, quem sabe o Spectra seja um pouco melhor que o sistema EW do F-18. Antes que me perguntem de fontes: ouvi isto por aí e portanto não tenho como mostrar aqui as tais fontes...
Gripen seria uma zebra enorme, mas depois do que vi, não duvido de mais nada...
Abraços,
Luerti
Depois continuam a não entender que o principal critério, sempre foi, e sempre será em qualquer lugar do mundo, é o político, quer dizer o subjetivo. Cansei de escrever de modo claro a inviabilidade de compra de caças russos, ainda mais depois de uma série de acontecimentos externos.
Por último, por mais que o NJ, Ministro da Defesa, já tenha dito em alto e bom som quem será o vencedor, as especulações ao arrepio dos fatos e da realidade continuam.
Sarkozy virá do dia 22 de dezembro para assinar o TRATADO SOFA, virá em Janeiro, e pelos menos mais 02 vezes ano que vem ao Brasil. O motivo é que 2009 será o ano da França no Brasil, entre outras coisas o Presidente Francês é convidado de honra no dia 07 de setembro de 2009.
O Brasil escolheu um aliado preferencial, está decidido, vai assinar alguns acordos com a Rússia, comprar 12 Helos e pode ser alguma AAé, e até blindados russos construído aqui, mas nada de valor substancial ou decisivo no campo bélico, mas os EUA também não levam. Vão emplacar alguns BH´s, pelo jeito, outro prêmio de consolo.
Por sinal, aqueles que acham que a EMBRAER está fora, sou capaz de apostar que ela foi decisiva para a recusa da proposta russa.
[ ]´s
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19189
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2061 vezes
- Agradeceram: 2618 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
E no Sivam, fora divulgada uma ligação telefônica, no qual o chefe de serimonial do Palácio do Planalto solicitava um "presente" de um dos concorrentes.cicloneprojekt escreveu:Lembrem-se da concorrência do programa SIVAM, no que foi que deu...cb_lima escreveu: Ola cara,
Bom, honestamente a minha opniao foi mais no sentido de nos 'policiarmos' em pr'o da valorizacao do debate.
Eu nao duvido que qualquer tipo de irregularidade possa ocorrer em qualquer lugar do mundo (ver por aqui nos EUA a concorrencia dos 'tankers' da USAF a loucura que 'e!!), sendo assim nao acredite que por morar nos EUA eu nao sei o que 'e corrupcao
ou seja mais inocente...
Aquele discurso do NJ foi ruim? Claro que foi... foi pessimo... nao ha duvida... mas ao que parece ele esta segurando a onda e honestamente se a coisa 'e tao ruim assim mesmo... pelo menos 'e o Rafale (triste maneira de vencer sim... concordo 10000% contigo caso isso seja comprovado, mas 'e a realidade da politica e ja nao seria a primeira vez mesmo)... mas fazer o que? Por isso dei a minha opniao para tentar nos policiar.
O que acontece 'e que 'na minha opniao' eu nao sei o que realmente acrescenta ao debate ficarmos somente nos baseando na parte negativa dele como ponto de apoio das nossas conversas. Nao sou tao ingenuo assim mas tambem nao consigo achar o beneficio do 'disse me disse' de acusar aquele ministro ou representante do governo de corrupcao (ou suspeita disso).
Sei la... nesse tipo de acusacoes e suspeitas perdemos muito o valor real dos debates principalmente levando-se em consideracao que aparentemente nao faremos nada para acusar tais representantes do governo de 'corrupcao'.
Mas essa 'e a minha opniao como leitor. No fim das contas fica por conta de cada um contanto que obedecamos as regras de bom convivio o que voce assim como eu obedecemos.
Bola para frente...
[]s
CB_Lima
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Hahahahaha, adoro isso. Me divirto horrores.
Então o Russo só não foi escolhido por que teve ameaça, picuinha politica e etc?
Nunca que ele poderia ser excluído por não apresentar uma proposta satisfatória, isso mesmo?
Gente, vamos cair na real, não teve nenhuma ação de bastidores para os Russos sairem, não foi "medo dos EUA"...eles simplesmente não fizeram o dever de casa, apresentaram uma proposta que não cobria as exigências, assim como o Typhoon e o F-16. Saíram no mesmo Barco.
Se fosse essa viagem toda, ele poderia ao menos figurar como finalista, mas não ser escolhido, assim agradava-se Gregos e Troianos.
Sinceramente a torcida flankeira é muito grande em todos os meios, e estão é arrumando uma desculpa para terem saído. Se tivesse uma torcida para o Typhoon tão grande quanto, tenho certeza que estariam falando até em agentes do M16 infiltrados no governo e que isso não caiu bem, aí resolveram excluir o caça da concorrência.

Então o Russo só não foi escolhido por que teve ameaça, picuinha politica e etc?
Nunca que ele poderia ser excluído por não apresentar uma proposta satisfatória, isso mesmo?

Gente, vamos cair na real, não teve nenhuma ação de bastidores para os Russos sairem, não foi "medo dos EUA"...eles simplesmente não fizeram o dever de casa, apresentaram uma proposta que não cobria as exigências, assim como o Typhoon e o F-16. Saíram no mesmo Barco.
Se fosse essa viagem toda, ele poderia ao menos figurar como finalista, mas não ser escolhido, assim agradava-se Gregos e Troianos.
Sinceramente a torcida flankeira é muito grande em todos os meios, e estão é arrumando uma desculpa para terem saído. Se tivesse uma torcida para o Typhoon tão grande quanto, tenho certeza que estariam falando até em agentes do M16 infiltrados no governo e que isso não caiu bem, aí resolveram excluir o caça da concorrência.


AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pelo que entendi, o motivo para a eliminação foi a resposta negativa sobre transferência tecnológica, o qual foi confirmado por diversas fontes, segundo a matéria do Pepê.Carlos Mathias escreveu:Depende da notícia que você vai aceitar como correta. Uma fala da logística, outra fala de pressão americana e uma outra fala de prazo não cumprido para garantias sobre as tecnologias. Cada um vai aceitar a que melhor lhe convier, pois para todas elas há maneiras de se retrucar, digamos assim. Ou você pode somar todas, analisar ...
Enfim, tem prá todos os gostos.
Mas acredito que a logística pode não ter agradado também.
[]'s
Alberto -
- REGATEANO
- Sênior
- Mensagens: 1211
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Concordo com o Paulo Rick...
Não é somente uma escolha militar, mas também política.
"Vive la France" como diria o FH...
Não é somente uma escolha militar, mas também política.
"Vive la France" como diria o FH...
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O problema do NJ é que, devido às "reações alérgicas", a língua dele incha e não cabe mais dentro da boca. Por isso o aumento da temperatura da fritura. Os sonhos de ser candidato a presidente, as possibilidades de um apoio financeiro substancial à sua campanha, mais a boca grande demais e a "inocência" dele quanto ao processo (principalmente um que pode chegar a 120 caças, o que não é brincadeira para ninguém) podem acabar com ele... Fora o caso dos grampos da Abin, claro...cicloneprojekt escreveu:Mapinguari, o NJ está sob mira cerrada, e tem já alguns kilos de denùncias e chantagens contra ele que é politicamente inviável para ele se sustentar. Ele foi ingênuo de mais e vai pagar caro por isso. As coisas agora estão mais claras do que nunca...Mapinguari escreveu: Perfeito, Knigh7... Uma mensagem recheada de bom senso.
Mostra também que a FAB não está cheia de tapados, como alguns insinuam.
Mas tem mais coisa aí... Por exemplo: soltar a short-list no momento em que o Mangabeira Unger está em viagem à Rússia significa deixar o cara se virar para explicar a eles a eliminação do Su35 da disputa. Sem dúvida uma situação embaraçosa...
Pode ser um sinal de que há uma disputa velada entre o NJ e o MU. Por hora, o NJ leva vantagem. Mas vamos ver se a alardeada preferência do NJ pelo Rafale vai se confirmar...
Os americanos têm muito poder de fogo nessas situações... E os suecos não têm tão poucas chances assim não. Tem muita gente na FAB que prefere o caça sueco. Mas vamos esperar para ver qual o peso deles no processo.
Mas estou tranquilo pq a imprensa já está sabendo e já tem bala na agulha caso ele interfira pelo "avião X".
Se preucupa não, que a imprensa vai torpedea-lo logo que ele der um deslize(ele vai fazer isso, pois o conterrãneo é mais ingênuo do que eu pesava).
Uma concorência internacional para compra de caças não é para iniciantes. O Sr. Nelson Jobim deu mnição para os adversários. Lembra-se do mal -estar dele no dia da PND?...
Pois é..., tem outra explicação para aquilo.(...)
Vamos ver...
Mapinguari


- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Isso tem cara de contra-informação ou opinião do jornalista.Santiago escreveu: Dúvido que esse tipo de recado fosse dado ao Geisel e no mesmo instante este não desse ordem para a compra do SU-35.![]()
E para os que ainda não têm conhecimento, o Geisel mandou os EUA (fornecimento de material bélico) as favas quando estes ameaçaram o Brasil na década de 70.
Mas, governo (e Presidente) sem coragem dá nisso.
Até o México e Colombia adquirem material russo sem medo.
[]s[/quote]
Não é contra-informação. É desinformação e pura especulação mesmo. Se a FAB quisesse o Su35, ele estaria na short-list, tranquilamente, até para obter mais "abertura" dos americanos. Os caras na FAB não são burros, pessoal.
Mapinguari


- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Essa foi a melhor matéria que vi até o momento sobre o tema na imprensa em geral.projeto escreveu:Vou repetir a notícia postada pelo Jacques para registrar no tópico certo:
Valor, 02-10-2008
FAB seleciona novos caças e exclui avião russo
Daniel Rittner
de Brasília
A Força aérea Brasileira (FAB) eliminou metade das propostas e selecionou três fornecedores para a última fase do projeto F-X2, que resultará numa encomenda inicial de 36 caças de múltiplo emprego, com entregas a partir de 2014. Passaram à seleção final as aeronaves F-18 E/F Super Hornet (da americana Boeing), Rafale (da francesa Dassault) e Gripen New Generation (da sueca Saab).
Em postura rara, os americanos enviaram cartas à FAB em que acenam com transferência de tecnologia e abertura de código-fonte de componentes dos aviões. Na correspondência com a Aeronáutica, mencionaram o excelente entendimento político com o governo brasileiro e manifestaram intenção de tratar o país como parceiro privilegiado na América do Sul.
Ficaram de fora da lista o caça russo Sukhoi Su-35, bem como o americano F-16 (da Lockheed Martin) e o Eurofighter Typhoon (fabricado por um consórcio europeu). A ausência da Sukhoi surpreendeu especialistas em segurança e oficiais da reserva que acompanharam o projeto F-X original, cancelado em janeiro de 2005, pois a aeronave russa era apontada como uma das favoritas na ocasião e tinha a preferência do então ministro José Viegas, da Defesa.
A eliminação da Sukhoi também frustrou a diplomacia russa, que vinha costurando uma aproximação com o Brasil na área militar e tinha o lobby dos caças como principal item da agenda comercial da provável visita ao país do presidente Dmitri Medvedev, prevista para fins de novembro. E enfraquece os planos do ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que participou da elaboração do Plano Estratégico de Defesa, de fechar parceria com a Rússia para o desenvolvimento conjunto de um caça de nova geração.
Com a exclusão da Sukhoi, diminuem as chances de tirar do papel essa parceria, que chegou a constar de memorando de entendimento assinado por Mangabeira. Coincidentemente, no início desta semana Rússia e Índia anunciaram avanços em um projeto bilateral de desenvolvimento desse caça, cuja produção em série deve ser iniciada em 2015.
De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), as informações dos fornecedores foram recebidas em resposta aos pedidos - RFI (sigla em inglês para "Request for Information") - enviados em junho. O processo de análise envolveu cinco áreas: operacional, logística, técnica, compensação comercial e transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa. O Cecomsaer afirmou que não houve interferência política na seleção.
O Valor apurou que a fase seguinte de negociações deve começar no fim de outubro, com o envio de novas cartas aos fornecedores - "Request for Proposal" (RFP) - em que serão pedidos detalhes das propostas. A intenção da FAB é concluir todo o processo de análise em 2009, a fim de evitar que a discussão se estenda a 2010.
Os militares temem que, em ano eleitoral e às vésperas da escolha de um novo presidente, a compra seja adiada mais uma vez por pressão política. A aquisição dos 36 caças deverá custar de US$ 2 bilhões a US$ 2,5 bilhões, financiados ao longo de vários anos. O valor final depende da configuração das aeronaves e a própria FAB diz que há "potencial" para a encomenda de 120 caças no total.
A Aeronáutica terá pela frente, na próxima década e meia, o desafio de renovar boa parte da frota. Os Mirage 2000C, comprados de segunda-mão da França há três anos, começam a ser desativados em 2015. A partir de 2021, será a vez dos F-5M, que recentemente passaram por modernização pela Embraer. Em 2023 tem início a aposentadoria dos AMX.
Cada fornecedor encaminhou à FAB de três a quatro mil páginas com as características dos caças e as propostas iniciais ao governo brasileiro. Na avaliação da Aeronáutica, o Sukhoi foi descrito como um "pesadelo logístico": a autonomia de vôo decepcionou, o peso do caça carregado com armamentos chega a 30 toneladas (contra, por exemplo, 24,5 toneladas do Rafale) e a troca de turbinas requer muito mais horas de trabalho do que a do F-18 americano.
Na evolução das negociações, segundo apurou o Valor, a FAB tentará garantir a abertura do código-fonte, sem restrições, do sistema de integração de armamentos e do data-link (a troca de dados entre os caças em vôo, bem como entre eles e as bases terrestres).
Quanto à performance dos caças pré-selecionados, a FAB avaliará, em especial, duas características: superioridade aérea (missões de combate e escolta, que demanda mísseis) e interdição (missões ataque em solo, que privilegiam bombas). O Rafale agrada a muitos militares, mas tem no alto custo uma das desvantagens. Nesse quesito, o Gripen NG é considerado imbatível, por ser o único monomotor entre os finalistas. O problema é que até agora só existe um protótipo da aeronave, lançada em abril. O F-18 tem maior economia de escala por já ter sido vendido a vários países.
Mapinguari


- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tentará com os demais, pois com os suecos isso já está garantido e não depende da autorização de terceiros.Carlos Mathias escreveu:Em postura rara, os americanos enviaram cartas à FAB em que acenam com transferência de tecnologia e abertura de código-fonte de componentes dos aviões.Tentará?????a FAB tentará garantir a abertura do código-fonte, sem restrições, do sistema de integração de armamentos e do data-link (a troca de dados entre os caças em vôo, bem como entre eles e as bases terrestres).

Mapinguari

