TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6136 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 10:21 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
orestespf escreveu:Vinícius, não vi ninguém falando em "culpa" aqui. Busca-se uma explicação e não o "culpado". Desculpe-me pela franqueza, grande amigo, mas este post me pareceu meio "perdido" por sua parte. Não é ofensa, entenda, não foi nada de política interna que tirou o Flanker da parada, mas também não foi critérios técnicos. Fui claro no "vácuo" deixado??

Forte abraço,

Orestes
Orestes, acho que foi suficientemente fácil de entender o que quis dizer. Ninguém sabe porque o Su-35 ficou de fora. O mais fácil é dizer que é política.
Não me pareceu "fácil", amigo Vinícius... Mas repito o que disse antes, não foi política!

Grande abraço,

Orestes

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#6137 Mensagem por felipexion » Qua Out 01, 2008 10:23 pm

cicloneprojekt escreveu:
knigh7 escreveu:
Tipo....

Sopa de Polônio.
Isso é coisa de russo. Mecha com o Putin e o polônio meche com você.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#6138 Mensagem por Plinio Jr » Qua Out 01, 2008 10:24 pm

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Orestes, acho que foi suficientemente fácil de entender o que quis dizer. Ninguém sabe porque o Su-35 ficou de fora. O mais fácil é dizer que é política.
Não me pareceu "fácil", amigo Vinícius... Mas repito o que disse antes, não foi política!

Grande abraço,

Orestes
Na verdade....um conjunto de fatores...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#6139 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 01, 2008 10:25 pm

felipexion escreveu:[.
Isso é coisa de russo. Mecha com o Putin e o polônio meche com você.[/quote]

Tens razão..., a gringalhada vai de coquetel de barbitúricos. Fizeram isso com a Marylin e o Elvis..., farão o mesmo com...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#6140 Mensagem por Alcantara » Qua Out 01, 2008 10:25 pm

cicloneprojekt escreveu:
Skyway escreveu:"...futuro de médio a longo prazo..."

Pode ser qualquer um, desde um futuro projeto Americano, até um Suéco ou Frances.
Skyway, certamente não haverá um projeto sueco de 5a. geração. A Suécia irá se envolver com outro país qq para desenvolver uma aeronave de 5G. Ou construirá uma sob licença usando o recheio sueco.
E o que lhe faz pensar que esse país não poderia ser o Brasil? Aliás, não é JUSTAMENTE isso que o Brasil quer? Não queremos um produto pronto, queremos participar 50/50 no DESENVOLVIMENTO.

Abraços 8-]

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

#6141 Mensagem por knigh7 » Qua Out 01, 2008 10:26 pm

soultrain escreveu:Se a sua é uma grande empresa você não faz ideia, julga que...

[[]]'s
Faz idéia do cargo que ocupo???

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#6142 Mensagem por Penguin » Qua Out 01, 2008 10:27 pm

orestespf escreveu:[ quote="projeto"]Orestes, eu não estou feliz do Su-35 estar fora dessa, não mesmo. Estou feliz porque o FX está evoluindo dessa vez, é o mais importante. Qualquer um sendo o escolhido é porque teve méritos, então digo o mesmo para essa fase em relação aos 3 finalistas.

Não quero aproveitar esse momento para fazer críticas, sei que muitos estão decepcionados, mas a minha opinião sobre a saída do Su-35 é a de que não havia garantias. Não havia garantia de produção, provavelmente também faltaram garantias de manutenção e logística nos moldes exigidos e possivelmente muita informação sobre o caça não foi satisfatória.

Sinceramente, não vejo a saída do Su-35 com uma visão política, ou que foi "arquitetada" por outros motivos quaisquer. Acho que é hora de acabarmos com esses mitos.

Abraços
Olá Alberto,

de certa forma eu estou feliz sim, não importa se com ou sem Flanker. Não é porque gosto deste caça que ele seria o melhor para o País, sempre disse isso aqui. Aliás, repito o que já disse hoje, os três caças finalistas são ótimos, o País estará bem servido com qualquer um deles, sempre disso isso. Lembra que pouco tempo atrás lhe disse que gostaria muito de ver o Rafale no Brasil, desde que este fosse realmente o escolhido pela FAB e não por critérios políticos? Isto continua sendo verdade e se aplica a qualquer caça, até mesmo o SU-35, se fosse o caso.

Porém a bola que levanto agora não é sobre a saída do SU-35 do páreo, não mesmo, o que falo é sobre a entrada dos americanos na short list, este é o ponto central, isto é fundamental! De outra forma mais direta, não me surpreendo com a ausência do Flanker (não mesmo), mas me surpreendo e muito com a entrada dos americanos na reta final!!!

Pontos (que não ouso explicar aqui no fórum):

1) O Presidente russo tem uma visita formal no Brasil os próximos dias;

2) O MU tem uma viagem à Rússia para os próximos dias;

3) O NJ não fala mais sobre caças;

4) Esta Nota Oficial da FAB anunciada de última hora (tem "detalhes" aí. rsrs);

5) Ausência de Nota do MD comentando a Nota da FAB.

Como explicar:

1) para o Presidente russo que eles estão fora de vez?

2) o motivo do MU ir ou não à Rússia? (Não faltarão jornalistas questionando a ida ou a não ida.)

3) por que o Governo, através dos ministros MU e NJ, assumir que os russos tinham as melhores propostas, ao lado dos franceses, e estes estarem fora do processo?

4) por que a FAB anunciou a sua decisão antes de se divulgar a END???

5) por que os americanos estão na "final", se os ministros MU e NJ disseram e ecoaram que eles não transferem tecnologias?

6) por que o Presidente Lula ser só sorrisos para o Morales e Chávez (recentemente), que já não possuem embaixadores na Bolívia e Venezuela, e dar crédito aos americanos na compra de caças? (Pelo menos um foi selecionado, no FX-1, nem isso).

7) chega daqui pra frente (rsrsrssrs).

Não existe problema com a ausência dos russos, existe uma grande dúvida sobre a presença americana e que será mais do que explorada pela mídia.

Isto, aparentemente, poderia ser uma forma de "melar" a coisa, ou seja, criar tanta confusão e especulação, que no final não daria em nada (vide FX-1).

Isto pode sugerir uma "pressão" americana que nem o Governo segurou as pontas, ou seja, foi "caro".

Isto pode sugerir...

Abração,

Orestes[/quote]

Criterios avaliados pelo FAB (notar que nao colocaram em ordem alfabetica):

(...) Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa. (...)

http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_01out08.htm

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

#6143 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 10:28 pm

Skyway escreveu:Ahauhauhauahuahuahauhauaah, isso é muito engrassado!! hauhauahuha...
O Skyway foi possuído pelo Morcego! Vixi esse tópico está de matar a gente de tanto ler. [000] [000]

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#6144 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 10:29 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
alex escreveu:Minha humilde opinião.
A presença do Gripen e F-18 nesta lista mostra o quanto é fragil a politica da FAB e do governo quanto a absorção de tecnologia. Mostra quanto esta politica pode ser negociada.
Por quê? Você teve acesso ao RFI da FAB? E às propostas dos concorrentes? Se não teve, como você não pode afirmar isso sem conhecer o processo?
Primeiramente pensei que seria uma forma de destacar a escolha pelo Rafale mostrando que este estaria de acordo com as normas da FAB. Depois pensei que isto não faz sentido pois a escolha do F-18 nesta lista mantém a pressão do governo americano sobre o Brasil o que deve ser no mínimo desconfortavel . Seria mais facil fazer uma lista de dois caças por exemplo Gripen e Rafale e a choradeira Americana duraria uns dois dias e depois acabaria. Isso me leva a crer que a FAB leva em conta a qualidade do caça americano e também a custo de manutenção do sueco. Portanto deve haver um forte grupo de brigadeiros que adotariam com prazer um FX com F-18 ou Gripen.
O F-18 está rigorosamente cumprindo o que pede o RFI. Incluindo transferência de tecnologia. São 10 itens que a FAB estipulou. Então não há qualquer razão para dizer que foi apenas pressão americana.

Outro fator: não sei se há no FX-2 algum fator de offset, se há há também temos que relevar as industrias suecas e nem vamos falar da capacidade americana no setor, com ou sem crise mundial.
E é só, pe-ss-oo-all.
:D :D
Off sets são obrigatórios em todas as compras militares. 100% do valor do negócio.

Menos "agressividade", Vinícius, menos... O cara só externou a opinião dele, vamos respeitar, né? Inflamar mais o tópico não pega bem, não é? Talvez seja mais interessante argumentar do que questionar, agride menos.

Existem muitas dúvidas, muitos "feridos", então o bom senso deve imperar, não se trata de um debate "normal", hoje são mais dúvidas do que certeza, logo ouviremos mais absurdos do que coerência, por isso o bom senso nestas horas (não se trata de mal tratos seu, longe disso, apenas um pouco de prudência. Não é de bom tom um Moderador opinar nestas horas, não é??? Nem eu que não sou Moderador estou criticando ou elogiando nada! Estou apenas buscando explicações para as minhas dúvidas, externando-as publicamente, pois também não tenho respostas.)

Forte abraço,

Orestes

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#6145 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 01, 2008 10:30 pm

Alcantara escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Skyway, certamente não haverá um projeto sueco de 5a. geração. A Suécia irá se envolver com outro país qq para desenvolver uma aeronave de 5G. Ou construirá uma sob licença usando o recheio sueco.
E o que lhe faz pensar que esse país não poderia ser o Brasil? Aliás, não é JUSTAMENTE isso que o Brasil quer? Não queremos um produto pronto, queremos participar 50/50 no DESENVOLVIMENTO.

Abraços 8-]
Sim, podemos ser os "caras", mas precisa de muito otimismo para isso eim...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PRick

#6146 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 10:32 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:"O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo".

Os únicos caças americanos de 5ª são LM, a Suécia duvido que desenvolva, a França e a Dassault?

[[]]'s
Se o Boeing SH for agora selecionado, nada impede que em 2025 o Brasil adquiria o LM "bomb truck" F-35, se necesario...se ele nao estiver custando USD 250mi/unidade...

[]s
Oras, nada impede a compra dos F-35, a não ser o fato de que não existe abertura de caixa preta com ele. A LM falou em alto e bom som, por isso ofereceu o F-16 SOFA, BR, etc... Então não existe qualquer pressuposto nessa caso. O F-18 não nada haver com o F-35.

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#6147 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 10:35 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu: Não me pareceu "fácil", amigo Vinícius... Mas repito o que disse antes, não foi política!

Grande abraço,

Orestes
Na verdade....um conjunto de fatores...
Isso!!! Perfeito, Plínio!!!

Grande abraço,

Orestes

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#6148 Mensagem por Penguin » Qua Out 01, 2008 10:39 pm

EDSON escreveu:[ quote="orestespf"]
cicloneprojekt escreveu: É..., professor essa integralzinha(integral por partes, agora por três partes...) tá difícil de resolver eim?

Mas sem fazer média, que o Sr. não precisa disso, sábias palavras as suas, aqueles coquetéis(NÃO me convidaram p/ nenhum POWs!) devem ter sido bastante esclarecedores eim...

Confesso que o trio me fez cair do cavalo...

E a mim também, nobríssimo Walter! Mas não se esquente, terei novo coquetel agora em outubro, com a turma da MB. Estará no Rio na segunda quinzena deste mês? Fui agraciado com um prêmio de consolação por estas coisas... :? :? Pelo menos a sua Casa, a minha casa, ainda respeita uma opinião!

Bem, como lhe disse, tem explicações sim, e não são boas. Vai via email rsrsrsrs

Forte abraço,

Orestes

Orestes como vc mesmo disse e eu vou no embalo pois não é surpresa o SU estar fora.

Eu como vc não estou entendo o F18 na final? Transferência de tecnologia depois de tudo que o MU e ONJ disseram...

Estou encucado é preocupado. :cry:[/quote]

Epa!!!! Que eh isso?

Nao resiti!
:lol:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
soultrain
Sênior
Sênior

#6149 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 10:44 pm

knigh7 escreveu:
soultrain escreveu:Se a sua é uma grande empresa você não faz ideia, julga que...

[[]]'s
Faz idéia do cargo que ocupo???
Isso é irrelevante, eu até posso ser presidente de administração da LM...

Knigh, se ocupa um cargo de responsabilidade está pouco preparado, você mesmo aqui neste forum e outros corrompe.

O que eu quero dizer com isto?

Corromper não é só dinheiro, pelo contrário, a maioria da corrupção não envolve dinheiro, mas favores, troca de informação confidêncial e outros pormenores.

Mas já agora sabe quantas empresas cotadas em bolsa (algumas das maiores) nos EUA e na Europa foram apanhadas com a boca na botija com dinheiro mesmo? Estou a falar de um numero alto na casa das dezenas e muitas fabricantes de armamentos.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#6150 Mensagem por Bourne » Qua Out 01, 2008 10:48 pm

PRick escreveu:
Skyway escreveu:Ahauhauhauahuahuahauhauaah, isso é muito engrassado!! hauhauahuha...
O Skyway foi possuído pelo Morcego! Vixi esse tópico está de matar a gente de tanto ler. [000] [000]

[ ]´s
Aposto que a até a decisão final do F-X II, a tópico passa de 1000 (um mil) páginas. Quem estiver aqui até a metade do ano que vem verá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Responder