FREMM para MB ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: FREMM para MB ?

#166 Mensagem por Sterrius » Seg Set 29, 2008 1:50 am

O Brasil é signatário desde 1995 do MTCR (Missile Technology Control Regime).
Lendo o tratado o missel precisa ter 500kilos de explosivos para entrar no limite de 500 kilometros.

Logo a nao ser que estejamos pensando num missel balistico de altissimo impacto e não preciso eu não vejo como o tratado pode nos prejudicar. Logo os barcos brasileiros poderiam levar misseis normalmente assim como SAMS e nenhum dos misseis acima até onde eu sei levam 500kilos apenas de explosivos.

Tanto que os EUA, CHina, Inglaterra são também signatarios e não parecem estar desenvolvendo ou produzindo algo que quebre o tratado. (Se possuiam algo antes do acordo obviamente não destruirão).

"The MTCR was created in order to curb the spread of unmanned delivery systems for nuclear weapons, specifically delivery systems that could carry a minimum payload of 500 kg a minimum of 300 km. At the annual meeting in Oslo in July 1992 it was agreed to expand the scope of the MTCR to include nonproliferation of UAV’s for all weapons of mass destruction, making the payload/range threshold much less rigid than the original 500kg/300km"

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#167 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Set 29, 2008 9:47 am

Como se enfia um Brahmos de 650mm de diâmetro num tubo de torpedo de 533mm?

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#168 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 29, 2008 10:56 am

A.K. for T-7 escreveu:Como se enfia um Brahmos de 650mm de diâmetro num tubo de torpedo de 533mm?
Boa pergunta... :mrgreen:

Eu diria que os futuros submarinos brasileiros deveriam ter tubos de torpedo de 650 mm... :lol:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#169 Mensagem por WalterGaudério » Seg Set 29, 2008 11:25 am

Bolovo escreveu:Que história é essa de Brahmos?

É exatamente isso no momento... Só especulação. Mas veja a pergunta lançada: Será que o rafa(AKA lindinho) pode levar pelo menos um sem capotar na decolagem...?

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#170 Mensagem por WalterGaudério » Seg Set 29, 2008 11:29 am

Luís Henrique escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Como se enfia um Brahmos de 650mm de diâmetro num tubo de torpedo de 533mm?
Boa pergunta... :mrgreen:

Eu diria que os futuros submarinos brasileiros deveriam ter tubos de torpedo de 650 mm... :lol:
Em um Scorpene não dá para fazer isso, pois desconfiguraria o arranjo principal de antenas do sonar(o clindric array).

Mas em uma versão aumentada seria possível sim ter , em um conjunto de seis tubos, pelo menos dois de 650mm(25 pol)

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#171 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 29, 2008 12:00 pm

cicloneprojekt escreveu:
Bolovo escreveu:Que história é essa de Brahmos?

É exatamente isso no momento... Só especulação. Mas veja a pergunta lançada: Será que o rafa(AKA lindinho) pode levar pelo menos um sem capotar na decolagem...?
Como rafaleiro eu vou responder. :lol:

Crio que não, mas até tem chances, porque o centerline pode suportar um tanque de 3.000 l (o míssil pesa 3 toneladas).
Pelo que sei, o Su-30MKI teria que sofrer alterações estruturais para, talvez, poder carregá-lo nas asas. Alterar a estrutura de um avião não é algo trivial.
O Rafa já está homologado para o AM-39.

[]'s

Alberto -
PRick

#172 Mensagem por PRick » Seg Set 29, 2008 12:41 pm

projeto escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Como rafaleiro eu vou responder. :lol:

Crio que não, mas até tem chances, porque o centerline pode suportar um tanque de 3.000 l (o míssil pesa 3 toneladas).
Pelo que sei, o Su-30MKI teria que sofrer alterações estruturais para, talvez, poder carregá-lo nas asas. Alterar a estrutura de um avião não é algo trivial.
O Rafa já está homologado para o AM-39.

[]'s

Continuando a resposta 8-] 8-] . Na verdade o pilone central do Rafale(Rafinha, Lindinho é o M-2000 :mrgreen: ) é duplo, assim pode levar cargas bem mais pesadas se lançador central pegar os 02 juntos, daria para levar uma carga de 3 toneladas sem problemas, agora, o Brahma :mrgreen: :mrgreen: ar-mar deve ser mais leve que o mar-mar.

[ ]´s

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#173 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 29, 2008 4:32 pm

Obrigado pelo esclarecimento Walter.. :wink:

É isso mesmo PRick, mas não se anime muito.
O Brahmos aerotransportado pesa 2.500 kg. Apenas 500 kg mais leve que os demais. :mrgreen:

E Projeto, vc tem razão, o Rafale F3 virá habilitado a disparar o AM-39, mas este missil tem um alcance de apenas 70 km, é SUBSÔNICO e tem carga bélica bem inferior aos 300 kg do Brahmos.

Um Su-35BM dispararia VÁRIOS Brahmos a 300 km de distância. Os mísseis voariam a 3 Mach e causariam GRANDE dano devido a energia cinética na hora do impacto combinada a cabeça de guerra penetrante, além dos 300 kg de Alto Explosivos. :twisted: :twisted: :twisted:

Além disso o tempo que um Am-39 demora para atingir um alvo a 70 km, o Brahmos ja teria atingido um alvo a mais de 200 km, ou estaria quase atingindo um alvo a 300 km. :twisted: :twisted: :twisted:

Pra mim, não tem comparação. Mas cada um é cada um.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#174 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 29, 2008 4:34 pm

Realmente, acho que será um míssil diferente para ser lançado por aviões:
http://www.brahmos.com/download/brahmos_a.pdf

Nas fotos (ou montagens), esse "Brahmos A" parece ser bem menor que o naval.

[]'s

Alberto -
brisa

#175 Mensagem por brisa » Seg Set 29, 2008 4:37 pm

Esta noticia retirei de um foro argentino

Últimas noticias
Rusia y la India desarrollarán el misil hipersónico "BrahMos 2"
16:47 | 29/ 09/ 2008

Nueva Delhi, 29 de septiembre, RIA Novosti. Rusia y la India desarrollarán juntas el misil hipersónico "BrahMos 2", declaró hoy el director gerente de la empresa ruso-india "BrahMos", Siwathanu Pillei.

"La comisión intergubernamental para la cooperación técnica y militar acordó hoy crear un grupo de trabajo que procedería al desarrollo del misil hipersónico 'BrahMos 2'", informó Pillei durante la reunión que celebró con el ministro de Defensa de Rusia, Anatoli Serdiukov.

La empresa ruso-india produce actualmente el misil supersónico antibuques "BrahMos".

La velocidad del misil hipersónico deberá superar cinco veces o más la velocidad del sonido, y entonces el "BrahMos 2" será prácticamente invulnerable a los misiles interceptores.
rianovosti

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#176 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 29, 2008 4:54 pm

Luís Henrique escreveu:Obrigado pelo esclarecimento Walter.. :wink:

O Brahmos aerotransportado pesa 2.500 kg. Apenas 500 kg mais leve que os demais. :mrgreen:

E Projeto, vc tem razão, o Rafale F3 virá habilitado a disparar o AM-39, mas este missil tem um alcance de apenas 70 km, é SUBSÔNICO e tem carga bélica bem inferior aos 300 kg do Brahmos.

Um Su-35BM dispararia VÁRIOS Brahmos a 300 km de distância. Os mísseis voariam a 3 Mach e causariam GRANDE dano devido a energia cinética na hora do impacto combinada a cabeça de guerra penetrante, além dos 300 kg de Alto Explosivos. :twisted: :twisted: :twisted:

Além disso o tempo que um Am-39 demora para atingir um alvo a 70 km, o Brahmos ja teria atingido um alvo a mais de 200 km, ou estaria quase atingindo um alvo a 300 km. :twisted: :twisted: :twisted:

Você está certo Luis, só que tem uns pequenos detalhes bem realistas para as nossas condições:

- A MB não opera o Brahmos e sim o MM-38, MM-40 e AM-39.
- É bem mais provável que o SM-39 já seja compatível (tamanho, peso, sistemas) com os novos subs.
- Os A-4 não poderão carregar o Brahmos, o AM-39 talvez.
- Se não me engano, o preço de cada Brahmos é de cerca de 2 milhões de dólares.
- E a FAB vai de Rafale ou Gripen. :wink:

[]'s

Alberto -
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#177 Mensagem por lobo_guara » Seg Set 29, 2008 6:20 pm

alex escreveu:Eu gostaria de ver todas estas compras já assinadas, pois a onda da crise financeira logo,logo estará batendo em nosso país e vai ficar cada vez mais dificil justificar gastos militares.
ESpero que a previsão de 3,5 % para o ano que vem se confirme.... :(
Essa deverá ser uma preocupação cada vez mais presente nas discussões aqui no DB!
Infelizmente devo concordar. Contudo me parece que as necessidades da área de defesa parecem ser preementes a custo de inviabilizara a prória razão de ser das nossas FFAA, entretanto cortes podem ocorrer ao menos em termos de quantidades e ampliação dos prazos de execução dos projetos.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Jin Jones
Sênior
Sênior

#178 Mensagem por Jin Jones » Seg Set 29, 2008 6:23 pm

Luís Henrique escreveu:Obrigado pelo esclarecimento Walter.. :wink:

A India é o principal comprador de Scorpene.
Será que ela já não esta desenvolvendo uma versão modificada dos Sub's, para poder operar o Brahmos ?.
O que impediria do BR absorver essas modificações e aplicalas por aqui.

Jin

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#179 Mensagem por Bourne » Seg Set 29, 2008 6:25 pm

lobo_guara escreveu:
alex escreveu:Eu gostaria de ver todas estas compras já assinadas, pois a onda da crise financeira logo,logo estará batendo em nosso país e vai ficar cada vez mais dificil justificar gastos militares.
ESpero que a previsão de 3,5 % para o ano que vem se confirme.... :(
Essa deverá ser uma preocupação cada vez mais presente nas discussões aqui no DB!
Infelizmente devo concordar. Contudo me parece que as necessidades da área de defesa parecem ser preementes a custo de inviabilizara a prória razão de ser das nossas FFAA, entretanto cortes podem ocorrer ao menos em termos de quantidades e ampliação dos prazos de execução dos projetos.
Para as FA's norte-americanas isso será uma coisa muito, mais muito séria. No Brasil, já não sei pois o mundo deve se tornar mais perigosos e instável :roll: :roll: :roll:

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#180 Mensagem por lobo_guara » Seg Set 29, 2008 6:36 pm

SOBRE O BRAHMOS
Havia tempos atrás uma notícia relativa ao interesse do Brasil no Brahmos quando da visita do camandante do EB a Índia a uns anos atrás 2004 ou 2005 não lembro, provavelmente para reabilitar a nossa artilharia de costa. Considero o Brahmos (ou algo nessa classe) a arma ideal para o nosso submarino nuclear, também seria apropriada a versão de uso terrestre para equipar a "artilharia de costa" ao menos umas 3 Bias (que igualmente poderiam ser usadas como arma estratégica em outros cenários é claro), mas dificialmente penso que poderia ser adotada no Brasil a versão de lançamento por meio de aeronaves em função das suas dimensões e das aeronaves utlizadas por FAB e MB (inclusive aquelas planejdas para futura aquisição, acho que com exceção do SU35), a não ser que também fosse criado na FAB um esquadrão de SU34 para projeção de poder (algo que não seria nada mal, mas acho que foge da doutrina dissuasiva pensada no âmbito do MD e MRE).
PS.: O Zeca Pagodinho poderia ser contratadopelo consórcio Russo-Indiano para fazer comercial do míssil no Brasil. :mrgreen:

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Responder