Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#1906 Mensagem por Guerra » Sáb Set 27, 2008 9:06 am

A.K. for T-7 escreveu:
Esta é uma arma específica, surgida de uma realidade mais específica ainda, e destinada para uma força ainda mais específica. Explico:
.
Com relação ao uso policial do 7,62, eu concordo.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1907 Mensagem por henriquejr » Sáb Set 27, 2008 10:11 am

A.K. for T-7 escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Eu acho que não é bem assim, caso contrário não estariam gastando grana para fazer um fuzil com os dois calibres.
Esta é uma arma específica, surgida de uma realidade mais específica ainda, e destinada para uma força ainda mais específica. Explico:

O combate no Afeganistão (montanhas com uma geografia bem particular, com "picos" relativamente próximos) e no Iraque (planícies desérticas) gerou a necessidade de alguns fuzis de assalto que fossem mais novos e confiáveis que os M-14 e que pudessem ser usados para combater tanto em um combate "normal" 50-150m, como também para tiros de 500/600m em situações específicas, ou seja, uma arma específica para uma situação específica. E por que para uma força mais específica? Porque pelo que eu sei é só lá que um FE dá 300/400 tiros de fuzil de assalto no treino semanal para ficar "proficient" em engajar alvos a 600m... Então eles realmente precisam de uma arma que tenha precisão e poder de parada a 600m... Agora falar que o "seu puliça" precisa de um FAL para atirar da porta do morro em trafica lá no alto, a 300/400m... aí eu sou um pouco cético. Estou para ver uma derrubada desta feita pelo "seu puliça". Não estou falando do cara do BOPE ou do CORE que treina para isto, estou falando do "seu puliça" que coloca o FAL por cima do muro e, sem mirar em nada, começa sentar o dedo, como eu costumo ver... E não foi nem uma e nem duas vezes que eu presenciei isto. Aí vem e fala que só anda de FAL por que o M-4 é arma da Barbie... para fazer esta M&*#@ é melho dar para ele um rojão de 13 tiros, daqueles de festa junina, ou então aquelas carabinas .30, que dá quase no mesmo...
Exatamente Beraldi! Desde a época da polêmica da substituição dos fuzis por carabinas .30 na PMERJ que eu defendo a mesma tese, mas tinha gente por aqui dizendo que a situação do Rio não deixa nada a desejar com os conflitos do Afeganistão, Iraque e Israel e que, por isso, os policiais cariocas estariam mal armados com fuzis cal 5.56, imagine uma carabina .30!!!! Tem gente que defendeu até o uso de metralhadoras de apoio(tipo MAG) para uso nas favelas........!!!

Não é o calibre do armamento usado pelas forças de segurança do Rio que vão resolver o problema mais sim políticas sociais em conjunto com uma boa capacitação das forças de segurança, sobretudo da Polícia Civil que, cada vez mais quer executar serviços ostensivos enquanto que as investigações são feitas precariamente!

Outro fator importante é a construção de penitenciárias de segurança máxima onde, REALMENTE, os líderes das diversas facções possam ficar ISOLADOS do mundo exterior!

.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#1908 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Set 27, 2008 11:35 am

henriquejr escreveu:Exatamente Beraldi! Desde a época da polêmica da substituição dos fuzis por carabinas .30 na PMERJ que eu defendo a mesma tese, mas tinha gente por aqui dizendo que a situação do Rio não deixa nada a desejar com os conflitos do Afeganistão, Iraque e Israel e que, por isso, os policiais cariocas estariam mal armados com fuzis cal 5.56, imagine uma carabina .30!!!! Tem gente que defendeu até o uso de metralhadoras de apoio(tipo MAG) para uso nas favelas........!!!
O problema é que o RJ é um "mix" disso tudo! Tem favela no estilo "grande planíce desértica", tem favela no estilo "mata", e temos morros onde as distâncias são muito grandes do "pé" até o "topo" onde os traficantes fazem a contenção. Temos morros e favelas vizinhos, onde as vezes o confronto acontece de um morro para o outro (Alemão x Adeus, Mineira x Zinco) e por ai vai... em todos esses casos a performance de uma carabina .30 seria muito baixa, isso sem falar que a CT-30 não permite rajadas... ou seja supressão de fogo nunca mais.

Quanto as MAGs, só quem não vive a realidade do RJ pra criticar... faz o seguinte, vai lá no BOPE e pergunta quantas vezes eles foram salvos pela H&K 21 que eles usam, vá nos BPMs mais críticos (1o, 9o, 14o, 16o, 22o e etc...) e pergunta quantas vezes de forma parecida a venerável Madsen também já salvou a vida deles... ai dps você volta aqui e opina se devemos ou não utilizar metralhadoras de apoio.
henriquejr escreveu:Outro fator importante é a construção de penitenciárias de segurança máxima onde, REALMENTE, os líderes das diversas facções possam ficar ISOLADOS do mundo exterior!
Isso é teoricamente impossível. Bangu I não deixa muita coisa a dever para os presídios federais... e vale lembrar que o Beira-Mar continua comando o tráfico de dentro de Catanduvas, e o Marcinho VP ordenou a execução do Tota dentro do presídio de Campo Grande.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
italo clay
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 18 vezes

#1909 Mensagem por italo clay » Sáb Set 27, 2008 11:42 am

ZeRo4 escreveu:
henriquejr escreveu:Exatamente Beraldi! Desde a época da polêmica da substituição dos fuzis por carabinas .30 na PMERJ que eu defendo a mesma tese, mas tinha gente por aqui dizendo que a situação do Rio não deixa nada a desejar com os conflitos do Afeganistão, Iraque e Israel e que, por isso, os policiais cariocas estariam mal armados com fuzis cal 5.56, imagine uma carabina .30!!!! Tem gente que defendeu até o uso de metralhadoras de apoio(tipo MAG) para uso nas favelas........!!!
O problema é que o RJ é um "mix" disso tudo! Tem favela no estilo "grande planíce desértica", tem favela no estilo "mata", e temos morros onde as distâncias são muito grandes do "pé" até o "topo" onde os traficantes fazem a contenção. Temos morros e favelas vizinhos, onde as vezes o confronto acontece de um morro para o outro (Alemão x Adeus, Mineira x Zinco) e por ai vai... em todos esses casos a performance de uma carabina .30 seria muito baixa, isso sem falar que a CT-30 não permite rajadas... ou seja supressão de fogo nunca mais.

Quanto as MAGs, só quem não vive a realidade do RJ pra criticar... faz o seguinte, vai lá no BOPE e pergunta quantas vezes eles foram salvos pela H&K 21 que eles usam, vá nos BPMs mais críticos (1o, 9o, 14o, 16o, 22o e etc...) e pergunta quantas vezes de forma parecida a venerável Madsen também já salvou a vida deles... ai dps você volta aqui e opina se devemos ou não utilizar metralhadoras de apoio.
henriquejr escreveu:Outro fator importante é a construção de penitenciárias de segurança máxima onde, REALMENTE, os líderes das diversas facções possam ficar ISOLADOS do mundo exterior!
Isso é teoricamente impossível. Bangu I não deixa muita coisa a dever para os presídios federais... e vale lembrar que o Beira-Mar continua comando o tráfico de dentro de Catanduvas, e o Marcinho VP ordenou a execução do Tota dentro do presídio de Campo Grande.

no dia que advogado for revistado dos pés a cabeça na entrada e na saida da visita ao "seu criente" ou quando realmente se punir o mesmo, aí a coisa muda, masssssssssssssssssss já sabem nunca acontecerá.

CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#1910 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Set 27, 2008 7:46 pm

Um dos pontos chaves da argumentação a favor do uso do 7,62x51mm OTAN, com base em seus predicados é:
lá que um FE dá 300/400 tiros de fuzil de assalto no treino semanal para ficar "proficient" em engajar alvos a 600m... Então eles realmente precisam de uma arma que tenha precisão e poder de parada a 600m...
Este fator é o que faz a diferença: a capacidade do usuário em extrair o potencial da arma. Não adianta você dar para o cara um FAL de mira aberta porque ele tem que atirar de um morro ao outro, se com isso ele não acerta nem meia silhueta a 300m (principalmente com munição CBC M1). Agora se você der um SCAR 7,62 com uma ACOG 4x e munição Blackhills para um FE que dá 300 tiros por semana em alvos colocados entre 300 e 600m, aí sim o uso do 7,62 se justifica. Mas é essa nossa realidade, mesmo em nível de grupos de operações especiais?

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#1911 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Set 27, 2008 8:21 pm

Beraldi, eu não acho que precise ser 7,62! eu acho que o 5,56 faz bem o serviço quando necessário nos casos que eu falei... conheço mais Mineira x Zinco pq foi a área que meu irmão trabalhou... e pra citar como exemplo, quando a Mineira e o Zinco eram dominadas pelo C.V era praticamente impossível subir a Mineira sem tomar o Zinco primeiro... pq os traficantes do Zinco tinham total visão da área da Mineira.

Como falei anteriormente, não acho que precisa ser 7,62, apesar que a vantagem do 7,62 é no que tange a tiros barricados... agora com o .30 Carbine não dá.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#1912 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 27, 2008 11:56 pm

Bom, já que a discussão envolve aquela história de novo fuzil pro exército americano e tal, aqui vai um artigo falando sobre a idéia de troca de fuzil por eles:

Army Taps Industry for M4 Replacement
http://www.military.com/news/article/ar ... SRC=dod.nl

The cake is a lie...
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#1913 Mensagem por knigh7 » Seg Set 29, 2008 11:49 pm

Faz tempo que eu não dou um pulinho aqui.

E aí, pessoal, o novo fuzil do EB sai, ou não sai??

Eu tô esperando o anúncio há 8 meses.
.
[072] [085] [037]

Guerra
Sênior
Sênior

#1914 Mensagem por Guerra » Ter Set 30, 2008 8:09 am

A.K. for T-7 escreveu:Um dos pontos chaves da argumentação a favor do uso do 7,62x51mm OTAN, com base em seus predicados é:
lá que um FE dá 300/400 tiros de fuzil de assalto no treino semanal para ficar "proficient" em engajar alvos a 600m... Então eles realmente precisam de uma arma que tenha precisão e poder de parada a 600m...
Este fator é o que faz a diferença: a capacidade do usuário em extrair o potencial da arma. Não adianta você dar para o cara um FAL de mira aberta porque ele tem que atirar de um morro ao outro, se com isso ele não acerta nem meia silhueta a 300m (principalmente com munição CBC M1). Agora se você der um SCAR 7,62 com uma ACOG 4x e munição Blackhills para um FE que dá 300 tiros por semana em alvos colocados entre 300 e 600m, aí sim o uso do 7,62 se justifica. Mas é essa nossa realidade, mesmo em nível de grupos de operações especiais?
Mas num GC, onde o que conta é o volume de fogos, acho que esse é melhor argumento.
Na minha opinião, o peso é o que vai a favor do 5,56. Tanto o peso da munição quanto da arma.
O desgaste do ataque influi na precisão do tiro no hora do assalto (onde o que importa é a precisão). Com menos peso, mais precisão no assalto. Nesse caso o 5,56 e um fuzil mais leve leva tranquilo.

Resumindo: progresão para o alvo 7,62; assalto 5,56...disparado!!

Guerra
Sênior
Sênior

#1915 Mensagem por Guerra » Ter Set 30, 2008 8:10 am

knigh7 escreveu:Faz tempo que eu não dou um pulinho aqui.

.
[072] [085] [037]
... e eu a 20 anos!!

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#1916 Mensagem por knigh7 » Ter Set 30, 2008 8:20 am

SGT GUERRA escreveu:
knigh7 escreveu:Faz tempo que eu não dou um pulinho aqui.

.
[072] [085] [037]
... e eu a 20 anos!!
[018] [018]

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#1917 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Set 30, 2008 8:50 am

Resumindo: progresão para o alvo 7,62; assalto 5,56...disparado!!
Então é isso, coloca duas Mk48 Mod1 no GCmdo para cobrir a progressão, e assalta de fuzil e Mk46 Mod1...

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1918 Mensagem por Matheus » Ter Set 30, 2008 10:42 am

Essa semana teve um curso de instrutores lá em POA onde a Taurus apresentou o TAVOR, que se comprado poderá ser produzido sob licença. Mostrou a na versão da PT-100 com carregador de maior capacidade, trilho para lanterna, entre outras modificações e está trabalhando na reformulação da 24/7.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1190 vezes
Agradeceram: 726 vezes

#1919 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 30, 2008 10:53 am

MCD-SM escreveu:Essa semana teve um curso de instrutores lá em POA onde a Taurus apresentou o TAVOR, que se comprado poderá ser produzido sob licença. Mostrou a na versão da PT-100 com carregador de maior capacidade, trilho para lanterna, entre outras modificações e está trabalhando na reformulação da 24/7.
Aguém tinha postado aqui uma info sobre a Taurus&Tavor e uma possível avaliaçao do EB. Tem infos lá na página 76.

Agora é esperar...

Abraços,

Wesley

Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Ter Set 30, 2008 11:18 am, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1920 Mensagem por Bourne » Ter Set 30, 2008 11:14 am

MCD-SM escreveu:Essa semana teve um curso de instrutores lá em POA onde a Taurus apresentou o TAVOR, que se comprado poderá ser produzido sob licença. Mostrou a na versão da PT-100 com carregador de maior capacidade, trilho para lanterna, entre outras modificações e está trabalhando na reformulação da 24/7.
O pessoal da IMBEL não vai gostar :roll: Mas parece uma boa opção

Responder