JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#5416 Mensagem por Bolovo » Qui Set 18, 2008 5:27 pm

Carlos Mathias escreveu:A África do Sul realmente arrebenta em matéria de VANTs...

O Bolovo vai ter um enfarto quando ler isso.
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Re: JAS-39 Gripen

#5417 Mensagem por knigh7 » Qui Set 18, 2008 5:44 pm

Battleaxe escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ah bom, se o conceito de transferência tecnológica é poder mexer encerramos aqui o debate.
Carlos, o que a FAB sempre quis foi poder abrir e mexer para poder determinar as armas que ela quer usar nos novos aviões.

Se ela conseguir isso, ou seja, abrir a caixa de pandora e poder usar o missil escolhido por ela, blz.

Esse papo de construir aqui, aprender, adquirir know how para mim sempre foi utopia, pois veja o caso do sub alemão no Brasil. Construimos 4 aqui, porém, sempre dependentes deles para tudo ou quase tudo.
Vc acha que no FX2 será diferente?
Eu acho que não. 8-]

Carlos Mathias escreveu:Então temos que avisar ao pessoal que tá fazendo o FX-2, porque só se fala em transferência de tecnologia, nunca vi nada em lugar nenhum falando que se deixarem a gente mexer só um pouquinho já tá bom. O que eu vejo falando por aí é fabricação local mesmo, participar profundamente do negócio, nunca vi dizerem que integrar nossas armas já seria o máximo do benefício. Aliás, que benefício isso traria para o país em termos práticos?

Quase com certeza estou enganado e é isso que querem no FX-2, a possibilidade de integrar o MAR-1 e o MAA-1B, e só.

Bob Gower deixou bem claro sobre este ponto do RFI:

Dentro do “Request for Information” havia um item que especificava cerca de 10 tecnologias-chaves que o Brasil deseja adquirir. Algumas destas teriam que ser absorvidas por órgãos de pesquisa do setor, como o CTA/ITA. Outras, naturalmente, seriam mais da alçada da Embraer, e outras, ainda, viriam a ser úteis para alguma das várias empresas médias de componentes para a indústria de defesa/aeroespacial que começam a se destacar no Brasil.



fonte: http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... wer-boeing

Eu estou procurando levantar quais são essas 10 tecnologias-chave que a FAB quer obter no FX2.
Mas com certeza algumas delas são com relação a propulsão, a eletrônica embarcada e a aerodinâmica supersônica.

O "pobrema" é que como a escolha é política, esses critérios podem ir por água abaixo.
Mal começou o processo e o Jobim já esta cantando vitória do Rafale. Isso pode fazer com que os franceses façam uma oferta abaixo do que poderiam fazer.

Atenciosamente




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Re: JAS-39 Gripen

#5418 Mensagem por Penguin » Qui Set 18, 2008 6:14 pm

knigh7 escreveu:
Battleaxe escreveu: Carlos, o que a FAB sempre quis foi poder abrir e mexer para poder determinar as armas que ela quer usar nos novos aviões.

Se ela conseguir isso, ou seja, abrir a caixa de pandora e poder usar o missil escolhido por ela, blz.

Esse papo de construir aqui, aprender, adquirir know how para mim sempre foi utopia, pois veja o caso do sub alemão no Brasil. Construimos 4 aqui, porém, sempre dependentes deles para tudo ou quase tudo.
Vc acha que no FX2 será diferente?
Eu acho que não. 8-]

Carlos Mathias escreveu:Então temos que avisar ao pessoal que tá fazendo o FX-2, porque só se fala em transferência de tecnologia, nunca vi nada em lugar nenhum falando que se deixarem a gente mexer só um pouquinho já tá bom. O que eu vejo falando por aí é fabricação local mesmo, participar profundamente do negócio, nunca vi dizerem que integrar nossas armas já seria o máximo do benefício. Aliás, que benefício isso traria para o país em termos práticos?

Quase com certeza estou enganado e é isso que querem no FX-2, a possibilidade de integrar o MAR-1 e o MAA-1B, e só.

Bob Gower deixou bem claro sobre este ponto do RFI:

Dentro do “Request for Information” havia um item que especificava cerca de 10 tecnologias-chaves que o Brasil deseja adquirir. Algumas destas teriam que ser absorvidas por órgãos de pesquisa do setor, como o CTA/ITA. Outras, naturalmente, seriam mais da alçada da Embraer, e outras, ainda, viriam a ser úteis para alguma das várias empresas médias de componentes para a indústria de defesa/aeroespacial que começam a se destacar no Brasil.



fonte: http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... wer-boeing

Eu estou procurando levantar quais são essas 10 tecnologias-chave que a FAB quer obter no FX2.
Mas com certeza algumas delas são com relação a propulsão, a eletrônica embarcada e a aerodinâmica supersônica.

O "pobrema" é que como a escolha é política, esses critérios podem ir por água abaixo.
Mal começou o processo e o Jobim já esta cantando vitória do Rafale. Isso pode fazer com que os franceses façam uma oferta abaixo do que poderiam fazer.

Atenciosamente
Ou talvez nunca poderiam fazer uma proposta como o MD acreditou, de abrir tudo.

Afinal a Dassault é uma empresa privada que compete ferrenhamente dos mercados globais, inclusive com a Embraer no segmento de jatos executivos.

[]s




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Re: JAS-39 Gripen

#5419 Mensagem por knigh7 » Qui Set 18, 2008 6:20 pm

Pode ser isso também, Santiago.

No RFI está o que a FAB quer de transferência. E pelo menos Bob Gower não mensionou a abertura de todos os codigos fontes da aeronave como exigência. Pode ser que a FAB não acredite que este ponto seja crucial ou possível numa disputa por apenas 36 caças.




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Re: JAS-39 Gripen

#5420 Mensagem por Penguin » Qui Set 18, 2008 9:41 pm

knigh7 escreveu:Pode ser isso também, Santiago.

No RFI está o que a FAB quer de transferência. E pelo menos Bob Gower não mensionou a abertura de todos os codigos fontes da aeronave como exigência. Pode ser que a FAB não acredite que este ponto seja crucial ou possível numa disputa por apenas 36 caças.
Por isso, embora sabemos que o componente politico sera um fator crucial, a FAB/CTA sao os mais indicados para avaliar as propostas do ponto de vista tecnologico e nao leigos como o MD e MU que podem cair no canto da sereia com muito mais facilidade.

[]s




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Re: JAS-39 Gripen

#5421 Mensagem por knigh7 » Ter Set 23, 2008 2:44 pm

Pessoal,


Alguém poderia postar um link do projeto da SAAB de 5ª geração?

atenciosamente




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Re: JAS-39 Gripen

#5422 Mensagem por knigh7 » Ter Set 23, 2008 3:36 pm

Um outro ponto sobre o GripenNG:

A idéia dele poder usar CFTs fora abandonada após aumentarem o tanque interno?



Atenciosamente




Bender

Re: JAS-39 Gripen

#5423 Mensagem por Bender » Ter Set 23, 2008 4:08 pm

Santiago
Por isso, embora sabemos que o componente politico sera um fator crucial, a FAB/CTA sao os mais indicados para avaliar as propostas do ponto de vista tecnologico e nao leigos como o MD e MU que podem cair no canto da sereia com muito mais facilidade.
Além dos dois,eu já falei aqui,para mim o "fator crucial" é a Embraer. Além do seu peso "técnico" tem um pesão politico descomunal.




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Re: JAS-39 Gripen

#5424 Mensagem por knigh7 » Ter Set 23, 2008 8:17 pm

Cadê o Bolovo quando se precisa dele :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#5425 Mensagem por Alcantara » Ter Set 23, 2008 9:40 pm

knigh7 escreveu:Pessoal,


Alguém poderia postar um link do projeto da SAAB de 5ª geração?

atenciosamente

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Re: JAS-39 Gripen

#5426 Mensagem por knigh7 » Ter Set 23, 2008 10:21 pm

Valeu, Alcântara!!!




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Re: JAS-39 Gripen

#5427 Mensagem por Bourne » Ter Set 23, 2008 10:31 pm

Será que não interessa ao Brasil esse projeto, heim? Antes, pode vir o Gripão 8-] 8-] 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#5428 Mensagem por knigh7 » Ter Set 23, 2008 10:49 pm

é por isso que eu levantei a bola... 8-]


Agora estou a googlar sobre possibilidades de parcerias entre a SAAB e outras nações, como a Coréia, para saber se o SAAB 306/9 tem perspectivas ou não.




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Re: JAS-39 Gripen

#5429 Mensagem por Bolovo » Ter Set 23, 2008 11:14 pm

Esse programa aí não é da SAAB, é coreano, e os suecos ofereceria ajuda a eles caso eles se interessarem pelo Gripen. Mas a SAAB tem um projeto sim, se parece bastante com esse aí, mas acho que é monomotor.




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Re: JAS-39 Gripen

#5430 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 23, 2008 11:16 pm

Monomotor e pequeno, com certeza. :twisted:
Broma!




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