Não sabia que essa regra dos chaffes/flares só restringiu os hindus. Me parece uma regra lógica porque são os últimos recursos de defesa e que nem sempre são eficazes, então não serviriam para avaliar o resultado de um tiro/shutdown, em termos de exercício. ECM sim, podem ser avaliadas, porque "cegariam" o SAM.Carlos Mathias escreveu:Olha aí, passou um detalhe despercebido aí.e usaram todos os seus sistemas sem restrições (exceto àquelas que também estavam limitadas para os indianos, conforme as regras)
Os caças ocidentais não tiveram restrição de uso de chaff/flare porque os tinham nos padrões usados no exercício( os tais de calibre menor). Logo, os Rafales ( e os Gripen, F-15K e etc) não tiveram restrição alguma. Então, se eu ataco uma AAAer sem ECM, e sem contra medidas, minhas chances de ser abatido numa simulação aumentam muito, concorda? Se eu não estou linkado (quando todos os outros estavam) com o grupo, piora minha consciência situacional, e é mais uma fator de risco, pois não serão mostrados nos MFDs as posições de SAM detectadas por outro aviões, por exemplo.
Eu acho que se tivessem um bom sistema de sensores passivos o resultado para eles poderia ter sido um tanto diferente.
P.S. O datalink do Su-30MKI não é compatível com os demais, os hindus não quiseram utilizar ou foram proibidos de fazer? Os motivos para mim não ficaram claros.
Abraços