NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: Rafale News

#2011 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 20, 2008 12:15 pm

Carlos Mathias escreveu:
e usaram todos os seus sistemas sem restrições (exceto àquelas que também estavam limitadas para os indianos, conforme as regras)
Olha aí, passou um detalhe despercebido aí.

Os caças ocidentais não tiveram restrição de uso de chaff/flare porque os tinham nos padrões usados no exercício( os tais de calibre menor). Logo, os Rafales ( e os Gripen, F-15K e etc) não tiveram restrição alguma. Então, se eu ataco uma AAAer sem ECM, e sem contra medidas, minhas chances de ser abatido numa simulação aumentam muito, concorda? Se eu não estou linkado (quando todos os outros estavam) com o grupo, piora minha consciência situacional, e é mais uma fator de risco, pois não serão mostrados nos MFDs as posições de SAM detectadas por outro aviões, por exemplo.
Não sabia que essa regra dos chaffes/flares só restringiu os hindus. Me parece uma regra lógica porque são os últimos recursos de defesa e que nem sempre são eficazes, então não serviriam para avaliar o resultado de um tiro/shutdown, em termos de exercício. ECM sim, podem ser avaliadas, porque "cegariam" o SAM.

Eu acho que se tivessem um bom sistema de sensores passivos o resultado para eles poderia ter sido um tanto diferente. 8-]

P.S. O datalink do Su-30MKI não é compatível com os demais, os hindus não quiseram utilizar ou foram proibidos de fazer? Os motivos para mim não ficaram claros.

Abraços

Alberto -
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2012 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Set 20, 2008 4:57 pm

Bom penso o seguinte, se for para participar em exercícios deste nivel, que o faça em sua totalidade, mostrando o que o vetor pode fazer em termos de desempenho e missões, caso contrário, melhor que fique em casa.....

Este tipo de situação não vai agregar em absolutamente nada em termos de conhecimento e doutrinas p/ os hindus.....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Mathias

#2013 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 20, 2008 7:16 pm

Plínio, a Força Aérea da Índia disse que aprendeu e muito, que a experiência foi excelente para eles. Como eles são uma Força Aérea, com maiúsculas, quem sou eu, um mero forista para duvidar do que eles dizem e da capacidade técnica deles? São os mesmos que surraram Tornados e F-15C anteriormente, e qualquer pessoa minimamente informada no meio sabe que não se entrega frequências de radar e modos ECM para alguém que pode repassá-las para seu inimigo ali na frente.

Creio que alguém deva estar desinformado do assunto, ou então insiste nisso apenas para levantar discussões (estas sim, estéreis) sobre a capacidade de umas das maiores e melhores FAEr do mundo.

Projeto...

Se os chaff/flares são inúteis, então porque TODOS os outros participantes usaram-nos na plenitude? Se são inúteis, deveriam retirar o uso, até para economizar dinheiro e os equipamentos.

Sistemas passivos há, mas não havia os datalinks nem se podia usar os ECM, logo, nada de informar o restante do grupo da posição e tipo da ameaça, além de não se poder defender. Quando todos os outros participantes voarem com todas estas restrições, aí vamos poder fazer comparações.

Sobre o datalik do MKI, é um só deles e com modos e frequências só deles também. Um bom ELINT/SIGINT (que havia aos montes por la) pode captar e analisá-los, obtendo importantes informações sobre este sistema estratégico.

Aliás, nossos F-5M usaram os seus?

Abraços!

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2014 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Set 20, 2008 7:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Plínio, a Força Aérea da Índia disse que aprendeu e muito, que a experiência foi excelente para eles. Como eles são uma Força Aérea, com maiúsculas, quem sou eu, um mero forista para duvidar do que eles dizem e da capacidade técnica deles? São os mesmos que surraram Tornados e F-15C anteriormente, e qualquer pessoa minimamente informada no meio sabe que não se entrega frequências de radar e modos ECM para alguém que pode repassá-las para seu inimigo ali na frente.
Se não querem arriscar-se na entrega de frequência de radar que não vão....sei lá Carlos, não vejo isto com bons olhos não...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#2015 Mensagem por orestespf » Sáb Set 20, 2008 7:36 pm

Plinio Jr escreveu:Bom penso o seguinte, se for para participar em exercícios deste nivel, que o faça em sua totalidade, mostrando o que o vetor pode fazer em termos de desempenho e missões, caso contrário, melhor que fique em casa.....

Este tipo de situação não vai agregar em absolutamente nada em termos de conhecimento e doutrinas p/ os hindus.....
Por sorte o resto do mundo pensa diferente, Plínio. O segredo não é ficar em casa, é ir à casa dos outros, ver o que eles fazem sem revelar o que você é capaz.

Este é o problema (não seu, claro), ficar pesquisando e estudando o "hardware" sem pensar na estratégia por trás do mesmo. Este ponto é vital, o que difere entre os equipamentos não é sua ficha técnica, mas o que se pode tirar do mesmo sob o ponto de vista estratégico.

Parabéns aos indianos! Não por usarem caças de origem russa, mas por saberem que informações suas capturadas pelos americanos são imediatamente repassadas aos seus seculares inimigos. Pode-se questionar (ou não) seus equipamentos militares, mas que deram demonstração de maturidade estratégica, isso deram!

Tiveram coragem de ir na casa dos americanos com seus equipamentos e voltar pra casa deixando pra trás apenas o benefício da dúvida. Isto é mais do que ousadia, é trabalhar no limite do limite.

Abração,

Orestes

deschamps
Sênior
Sênior

#2016 Mensagem por deschamps » Sáb Set 20, 2008 7:40 pm

[009]
parabéns Oreste!
novamente detonou.

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2017 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Set 20, 2008 7:56 pm

orestespf escreveu:
Tiveram coragem de ir na casa dos americanos com seus equipamentos e voltar pra casa deixando pra trás apenas o benefício da dúvida. Isto é mais do que ousadia, é trabalhar no limite do limite.
E quem garante isto :?:

PRick

#2018 Mensagem por PRick » Sáb Set 20, 2008 8:09 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:

:lol: :lol: :lol: É verdade, dizem que você compra qualquer um na Rússia atual, nem precisa ir na Índia, e os equipamentos judeus então, nem se fala, Israel só existe hoje por conta dos EUA.

Por sinal, um país que se dá ao luxo de ter centenas de vetores bélicos do outro, só para treinar. E um serviço de espionagem ainda a pleno vapor, não vai depender de um exercício aéreo para saber esses segredos.

[ ]´s

Carlos Mathias

#2019 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 20, 2008 8:13 pm

Ué Plínio, mas ainda agora você disse que é besteira desligar tudo, porque não se deve esconder nada. Agora você está dizendo que mostraram os segredos?

orestespf
Sênior
Sênior

#2020 Mensagem por orestespf » Sáb Set 20, 2008 8:19 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
O benefício da dúvida é o máximo que lhe posso dar, pow! :mrgreen: :mrgreen:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2021 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 20, 2008 10:48 pm

Tem coisas que não dá para esconder, como o RCS dos caças, por exemplo, e os aviões voaram "limpos".
Eu já acho uma certa incoerência dos hindus treinarem operações de coalizão sem ter perspectiva de uso e ainda mais sem utilizar os recursos dos caças, para serem abatidos.
Algo sempre se aprende, realmente, mas sequer puderam trocar conhecimentos ou avaliar seus procedimentos e equipamentos na arena ar-ar.
Vendo assim, não acho que foi a melhor experiência.
Será que com o Su-35BM será a mesma coisa?

Abraços

Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior

#2022 Mensagem por orestespf » Sáb Set 20, 2008 10:59 pm

projeto escreveu:Tem coisas que não dá para esconder, como o RCS dos caças, por exemplo, e os aviões voaram "limpos".
Eu já acho uma certa incoerência dos hindus treinarem operações de coalizão sem ter perspectiva de uso e ainda mais sem utilizar os recursos dos caças, para serem abatidos.
Algo sempre se aprende, realmente, mas sequer puderam trocar conhecimentos ou avaliar seus procedimentos e equipamentos na arena ar-ar.
Vendo assim, não acho que foi a melhor experiência.
Será que com o Su-35BM será a mesma coisa?

Abraços
Alberto,

o RCS "primário" é medido sem o caça emitir nada. Sacou? A mínima emissão,por exemplo, o radar, distorce o RCS, pois alvo aparece "ampliado" do outro lado. Em suma, o RCS mínimo sempre pode ser mascarado, o máximo...

Abração,

Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2023 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 20, 2008 11:12 pm

Carlos Mathias escreveu:Plínio, a Força Aérea da Índia disse que aprendeu e muito, que a experiência foi excelente para eles. Como eles são uma Força Aérea, com maiúsculas, quem sou eu, um mero forista para duvidar do que eles dizem e da capacidade técnica deles? São os mesmos que surraram Tornados e F-15C anteriormente, e qualquer pessoa minimamente informada no meio sabe que não se entrega frequências de radar e modos ECM para alguém que pode repassá-las para seu inimigo ali na frente.

Creio que alguém deva estar desinformado do assunto, ou então insiste nisso apenas para levantar discussões (estas sim, estéreis) sobre a capacidade de umas das maiores e melhores FAEr do mundo.

Projeto...

Se os chaff/flares são inúteis, então porque TODOS os outros participantes usaram-nos na plenitude? Se são inúteis, deveriam retirar o uso, até para economizar dinheiro e os equipamentos.

Sistemas passivos há, mas não havia os datalinks nem se podia usar os ECM, logo, nada de informar o restante do grupo da posição e tipo da ameaça, além de não se poder defender. Quando todos os outros participantes voarem com todas estas restrições, aí vamos poder fazer comparações.

Sobre o datalik do MKI, é um só deles e com modos e frequências só deles também. Um bom ELINT/SIGINT (que havia aos montes por la) pode captar e analisá-los, obtendo importantes informações sobre este sistema estratégico.

Aliás, nossos F-5M usaram os seus?

Abraços!
Não disse que chaffs/flares são inúteis, talvez a avaliação de sua utilização em um exercício que se baseia essencialmente em métricas eletrônicas não seja possível. Se assume que o alvo travado é um alvo derrubado, como os hindus mesmo relataram. Não soube que APENAS os hindus foram proibidos de utilizá-los e não há coerência nenhuma nessa informação de diferença de calibre pois os chaffs/flares não seriam realmente utilizados porque não existe disparo real.

Sobre o datalink do F-5M, realmente foi divulgado que não poderia ser utilizado com os E-3, não sei se por não ser compatível ou para preservar algum segredo da OTAN. Também não sei se não o utilizaram entre si.

Abraços

Alberto -
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2024 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Set 20, 2008 11:15 pm

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu: E quem garante isto :?:
O benefício da dúvida é o máximo que lhe posso dar, pow! :mrgreen: :mrgreen:
Isto vale p/ os dois lados... :mrgreen:

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2025 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Set 20, 2008 11:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Ué Plínio, mas ainda agora você disse que é besteira desligar tudo, porque não se deve esconder nada. Agora você está dizendo que mostraram os segredos?
Realmente, acho uma grande besteira participar destes exercícios com todas estas limitações e como disse ao Orestes, quem garante que mesmo com todas estas retrições operacionais se eles foram bem sucedidos nisto...

Quem tem mostra...quem não tem....fica fazendo cena....ou arrumando desculpa...

Responder