Grupo Aereo Embarcado do A12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Grupo Aereo Embarcado do A12

#1 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 30, 2008 2:29 pm

Prezados Amigos

Considerando as últimas informações referentes a Aviação Naval e com base na atual realidade estou abrindo este tópico com o objetivo de podemos debater sobre as possiveis composições do GAE do A12 e seu emprego.
Na minha opinião o GAE do São Paulo deveria ser constítuido por pelo menos as seguintes aeronaves:

8 A4 (Modernizados);
3 Aeronaves AEW&C;
2 Aeronaves CDO;
4 SH-70
4 SH-3 (revitalizados - seriam substituidos por SH 60)
3 UH-14
2 UH-13

Sds

Lord Nauta

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

Re: Grupo Aereo Embarcado do A12

#2 Mensagem por Brasileiro » Sáb Ago 30, 2008 3:09 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos

Considerando as últimas informações referentes a Aviação Naval e com base na atual realidade estou abrindo este tópico com o objetivo de podemos debater sobre as possiveis composições do GAE do A12 e seu emprego.
Na minha opinião o GAE do São Paulo deveria ser constítuido por pelo menos as seguintes aeronaves:

8 A4 (Modernizados);
3 Aeronaves AEW&C;
2 Aeronaves CDO;
4 SH-70
4 SH-3 (revitalizados - seriam substituidos por SH 60)
3 UH-14
2 UH-13

Sds

Lord Nauta
Para um começo, perfeito. Acho que já em 2010 veremos isso acontecer.

A minha ressalva é quanto à aeronave AEW&C, pois acho que a medida mais coerente estudar a utilização de VANTs, se possível, esperar um pouco. Comprar avião da década de 60, pra mim é andar pra trás, introduzindo um conceito que está já para ser aposentado.
Esse tipo de aeronave tem um elevado custo de manutenção e precisa a todo momento de atualização da tripulação. UAV´s portadores de sensores podem fazer o serviço com qualidade e por custo muito menor.

No tocante às aeronaves A-4 modernizadas, acho que elas conviverão no convés do A-12 com aeronaves não modernizadas. Acho inclusive que a MB precisa de pelo menos mais uns 2 ou 3 bipostos para poder embará-los.

Em relação aos helicópteros, acho que os 4 SH-70 dão conta do serviço, mas como eles não vão ficar o tempo todo disponíveis, podemos pensar na possibilidade de mantermos os 4 SH-3 que estiverem em melhores condições até que sejam substituídos por outro lote de SH-70.

A minha outra dúvida é em relação aos UH-13 e UH-14, que poderiam muito bem estar dando apoio aos fuzileiros navais e aos NaPa em caso de conflito.

abraços]

----------------
amor fati
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#3 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 30, 2008 4:30 pm

O interessante seria aumentar a quantidade de A-4s embarcados, de 08 para 10 e reduziria para 02, as aeronaves de AEW&C, no restante, está de bom tamanho...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#4 Mensagem por Marino » Sáb Ago 30, 2008 6:55 pm

Caro Lord, concordo 100%.
Agora proponho outra questão, que a MB deve encarar em breve.
Os helis atrapalham a operação do SP como NAe. Helis e aviões não se misturam, um atravancando a operação do outro. Por isso quase não vemos helis operando em PA, e sim em escoltas.
Com os novos escoltas, que todos torcemos para serem fabricados, esta situação acaba.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#5 Mensagem por papagaio » Sáb Ago 30, 2008 7:47 pm

Não haverá SH-3 Revitalizado.
Abraços,

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 580 vezes
Agradeceram: 190 vezes

#6 Mensagem por saullo » Sáb Ago 30, 2008 7:51 pm

A capacidade do São Paulo é de até 40 aeronaves. Nessa configuração do Lord Nauta, seriam 26, o que já seria legal para quem está parado, precisa voltar a treinar e um pouco de espaço extra a bordo é bom até para evitar um acidente nas manobras entre hangar e convés de vôo. Mas meu sonho para daqui uns 02/03 anos seria somar uns 8 F/A-18 modernizados à bordo.

Abraços

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#7 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 31, 2008 10:46 am

Marino escreveu:Caro Lord, concordo 100%.
Agora proponho outra questão, que a MB deve encarar em breve.
Os helis atrapalham a operação do SP como NAe. Helis e aviões não se misturam, um atravancando a operação do outro. Por isso quase não vemos helis operando em PA, e sim em escoltas.
Com os novos escoltas, que todos torcemos para serem fabricados, esta situação acaba.

Prezados Amigos

Concordo plenamente com texto postado pelo Sr. Marino. O embarque de helis no A-12 deveria ser limitado apenas aqueles destinados as funções de ''Pedro'' e ''Paulo''. Quanto aos A4 poderiam ser embarcados 3/4 aeronaves não modernizadas, estas seriam utilizadas para qualificação/requalificação dos pilotos.

Sds

Lord Nauta

brisa

#8 Mensagem por brisa » Dom Ago 31, 2008 10:52 am

Bom dia Lord Nauta, voce poderia me explicar o que vem a ser Pedro e Paulo???

Outra coisa, nos Porta americanos sempre vejo muitos Helis....seria pelo descomunal tamanho dos mesmos???

sds

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#9 Mensagem por Marino » Dom Ago 31, 2008 2:30 pm

São os helis que possuem as tarefas de guarda de aeronaves decolando e pousando. Um de dia, outro de noite.
Veja que nos PA americanos quase a totalidade de meios são aviões, exceto pelos Pedro e Paulo.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

#10 Mensagem por brisa » Dom Ago 31, 2008 2:45 pm

Valeu Marino :wink:

Pedro H Serafim
Intermediário
Intermediário

#11 Mensagem por Pedro H Serafim » Ter Set 02, 2008 2:26 am

E os Super Ethandart? entram onde nessa configuraçao?

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Sniper » Ter Set 02, 2008 3:04 am

Pedro H Serafim escreveu:E os Super Ethandart? entram onde nessa configuraçao?

Bem... Ele simplesmente não entra! :mrgreen: [000]

Imagem
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#13 Mensagem por lobo_guara » Ter Set 02, 2008 6:41 pm

Sniper escreveu:
Pedro H Serafim escreveu:E os Super Ethandart? entram onde nessa configuraçao?

Bem... Ele simplesmente não entra! :mrgreen: [000]
O que é uma pena, pois aí poderíamos ter dois esquadrões de caças embarcados. Um dedicado a defesa aérea com os A4 modernizados e outro de ataque com os SUE's (uns 8 ou 12 no máximo), muito embora os custos de manutenção de dois tipos de aeronaves diferentes sejam elevados, este seria o preço a pagar pelo fato de não termos um avião de multiplo emprego mais moderno como o F18.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
dron_pizdec
Intermediário
Intermediário
Contato:

#14 Mensagem por dron_pizdec » Ter Set 02, 2008 11:25 pm

Marino escreveu:São os helis que possuem as tarefas de guarda de aeronaves decolando e pousando. Um de dia, outro de noite.
Veja que nos PA americanos quase a totalidade de meios são aviões, exceto pelos Pedro e Paulo.

Verdade! Mas, eu gostaria ver os S-2T ou os S-3 tambem ao bordo do SP, mas nao somente como os AEW, mas tambem como os avios para luta anti-submarina. E, finalmente, eu gostaria saber porque a MB nao comprou os AS-565MA (Pedro) para as tarefas de guarda de aeronaves? Comprar 2 ou 3 deles nao seria tao caro...
Fortes abracos!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 02, 2008 11:57 pm

dron_pizdec, os AS-565MA fariam alguma coisa muito diferente do que os atuais helicópteros? Por que se não, não faz o menor sentido adquirir outro modelo de aeronave, abrir mais uma linha logística, gastos com treinamento de pessoal, tanto pilotos como equipes de solo, etc.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder