JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#5281 Mensagem por Mapinguari » Qua Ago 27, 2008 9:01 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu estava pensando naquela informação sobre o NG. Tive a mesma dúvida do G-LOC sobre essa pouca diferença do máximo para o translado e o alcance em missão de ataque.
Entendi agora. Mas mesmo assim são quase 400 km de diferença (uns 380, para ser mais exato). o que é diferente da diferença de 150 km que alegam para o Rafale.
Além disso, existe a questão do perfil de vôo adotado. Não vejo problema algum em se admitir que, para atingir as 1.000 mn com a carga de duas LGB de 1.000kg ou quatro de 500 kg, seja necessário seguir um padrão de vôo otimizado. Até o Flanker fará uso do melhor perfil de vôo para cada missão.




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Re: JAS-39 Gripen

#5282 Mensagem por G-LOC » Qua Ago 27, 2008 9:08 pm

Mapinguari escreveu: Onde foi que eu disse que, na configuração do Gripen NG foram retirados dois tanques? Pelo contrário, se você não entendeu, sugeri que visse de novo a foto no pé da página 10 da revista com o meu artigo. A foto mostra bem que, na configuração citada, estão bem presentes os dois enormes tanques extras de 1.700 litros de combustível.
Está no seu artigo "alcance de translado do Gripen NG, por exemplo, passará dos 3.200 km do
atual JAS 39C para 4.070km, com o uso de até quatro tanques extras.". Para colocar as bombas tem que tirar dois tanques e está assim nas fotos.

Nos dados que vc coloca da WAPJ o raio de combate diminui em 200km trocando uma bomba de 500kg por um tanque de 1100l. Dai já seriam diminuidos 400km com duas trocas e ainda falta diminuir mais considerando mais duas bombas, o perfil de vôo de combate, o uso do PC que também faz parte da conta.

O correto mesmo é considerar no mesmo perfil de vôo que no caso é o de combate ar-ar. O dado da SAAB considera 30 min de loiter sendo que o normal é considerar 5 minutos de uso de PC para o caso de ter combate aéreo. A conclusão que tiro desses dados é que 1800km é alcance e não raio de ação.
Mapinguari escreveu: Sobre copiar e colar aqui as informações que me foram repassadas pela minha fonte na Saab, é minha vez de dizer que você deve estar doido para sugerir que eu faça isso com informações repassadas por uma fonte.
Estou desconfiado que o texto em inglês citam range e não combat radius. Dai a origem de tanto conflito.

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Re: JAS-39 Gripen

#5283 Mensagem por Mapinguari » Qua Ago 27, 2008 9:33 pm

G-LOC escreveu:
Mapinguari escreveu: Onde foi que eu disse que, na configuração do Gripen NG foram retirados dois tanques? Pelo contrário, se você não entendeu, sugeri que visse de novo a foto no pé da página 10 da revista com o meu artigo. A foto mostra bem que, na configuração citada, estão bem presentes os dois enormes tanques extras de 1.700 litros de combustível.
Está no seu artigo "alcance de translado do Gripen NG, por exemplo, passará dos 3.200 km do
atual JAS 39C para 4.070km, com o uso de até quatro tanques extras.". Para colocar as bombas tem que tirar dois tanques e está assim nas fotos.

Nos dados que vc coloca da WAPJ o raio de combate diminui em 200km trocando uma bomba de 500kg por um tanque de 1100l. Dai já seriam diminuidos 400km com duas trocas e ainda falta diminuir mais considerando mais duas bombas, o perfil de vôo de combate, o uso do PC que também faz parte da conta.

O correto mesmo é considerar no mesmo perfil de vôo que no caso é o de combate ar-ar. O dado da SAAB considera 30 min de loiter sendo que o normal é considerar 5 minutos de uso de PC para o caso de ter combate aéreo. A conclusão que tiro desses dados é que 1800km é alcance e não raio de ação.
Mapinguari escreveu: Sobre copiar e colar aqui as informações que me foram repassadas pela minha fonte na Saab, é minha vez de dizer que você deve estar doido para sugerir que eu faça isso com informações repassadas por uma fonte.
Estou desconfiado que o texto em inglês citam range e não combat radius. Dai a origem de tanto conflito.

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Fábio,

Acho que você continua fazendo uma tremenda confusão. Leia o que você escreveu acima: como pode o alcance do caça DIMINUIR em 200 km, trocando-se uma LGB por um tanque extra?
Na verdade, eu escrevi, de forma bem clara, é que o raio de combate, de 648 km com três LGB de 500 kg, passa para 833 km ACRESCENTANDO um tanque extra de 1.100 litros no lugar de uma LGB. Ou seja, sai uma LGB, entra um tanque extra de 1.100 litros. Assim, com duas LGB de 500 kg mais um tanque extra de 1.100 litros, o raio de combate passa de 648 km para 833 km, ou 185 km A MAIS e não A MENOS, como você escreveu.

Voltando ao alcance de translado do NG, quando a Saab me disse que esse alcance seria com máximo combustível interno+externo, EU SUPUS que seria utilizando-se de todos os tanques extras, o que seria atingido utilizando-se os dois de 1.700 litros nos pilones internos das asas e dois de 1.100 litros nos pilones externos. Um total de 9.800 litros de combustível, portanto.

Quanto a combat radius x range, eu não faria essa confusão.




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Re: JAS-39 Gripen

#5284 Mensagem por Túlio » Qua Ago 27, 2008 9:51 pm

Não consigo apreender esse conceito de 'combat range', se vai tem que voltar, não? Colocar REVO no cálculo amplia consideravemente a margem para especulação - eu sei, ninguém falou em REVO mas RANGE significa alcance, para voltar terá de reabastecer de algum modo, oras.

Ou isso ou não estou absolutamente entendendo aonde os colegas - bem mais ilustrados que eu - querem chegar... :?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: JAS-39 Gripen

#5285 Mensagem por G-LOC » Qua Ago 27, 2008 9:56 pm

Mapinguari escreveu: Acho que você continua fazendo uma tremenda confusão. Leia o que você escreveu acima: como pode o alcance do caça DIMINUIR em 200 km, trocando-se uma LGB por um tanque extra?
Na verdade, eu escrevi, de forma bem clara, é que o raio de combate, de 648 km com três LGB de 500 kg, passa para 833 km ACRESCENTANDO um tanque extra de 1.100 litros no lugar de uma LGB. Ou seja, sai uma LGB, entra um tanque extra de 1.100 litros. Assim, com duas LGB de 500 kg mais um tanque extra de 1.100 litros, o raio de combate passa de 648 km para 833 km, ou 185 km A MAIS e não A MENOS, como você escreveu.
A ordem dos fatores não alteram a soma. No fim das contas estão trocando uma bomba por um tanque de combustível. Eu coloquei na ordem coerente com o que eu queria provar.
Mapinguari escreveu: Voltando ao alcance de translado do NG, quando a Saab me disse que esse alcance seria com máximo combustível interno+externo, EU SUPUS que seria utilizando-se de todos os tanques extras, o que seria atingido utilizando-se os dois de 1.700 litros nos pilones internos das asas e dois de 1.100 litros nos pilones externos. Um total de 9.800 litros de combustível, portanto.

Quanto a combat radius x range, eu não faria essa confusão.
O cabide externo da asa não é molhado e nem aguenta uma GBU-10 ou tanque de 1100l se fosse ainda falta explicar onde levaria seis mísseis. O cabide externo só leva um.

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Re: JAS-39 Gripen

#5286 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 28, 2008 12:34 am

G-LOC escreveu:
Mapinguari escreveu: Acho que você continua fazendo uma tremenda confusão. Leia o que você escreveu acima: como pode o alcance do caça DIMINUIR em 200 km, trocando-se uma LGB por um tanque extra?
Na verdade, eu escrevi, de forma bem clara, é que o raio de combate, de 648 km com três LGB de 500 kg, passa para 833 km ACRESCENTANDO um tanque extra de 1.100 litros no lugar de uma LGB. Ou seja, sai uma LGB, entra um tanque extra de 1.100 litros. Assim, com duas LGB de 500 kg mais um tanque extra de 1.100 litros, o raio de combate passa de 648 km para 833 km, ou 185 km A MAIS e não A MENOS, como você escreveu.
A ordem dos fatores não alteram a soma. No fim das contas estão trocando uma bomba por um tanque de combustível. Eu coloquei na ordem coerente com o que eu queria provar.

Claro que, no caso citado, altera totalmente, Fábio. Você disse que substituindo a LGB por um tanque extra, o raio de combate DIMINUI quase 200 km. Na verdade, escrevi que, trocando a bomba do centerline por um tanque extra, o raio de combate AUMENTA quase 200 km. Exatamente o oposto do que você escreveu.
Mapinguari escreveu: Voltando ao alcance de translado do NG, quando a Saab me disse que esse alcance seria com máximo combustível interno+externo, EU SUPUS que seria utilizando-se de todos os tanques extras, o que seria atingido utilizando-se os dois de 1.700 litros nos pilones internos das asas e dois de 1.100 litros nos pilones externos. Um total de 9.800 litros de combustível, portanto.

Quanto a combat radius x range, eu não faria essa confusão.
O cabide externo da asa não é molhado e nem aguenta uma GBU-10 ou tanque de 1100l se fosse ainda falta explicar onde levaria seis mísseis. O cabide externo só leva um.

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Fábio, no caso do Gripen NG, você realmente tem razão em uma coisa: não são os cabides externos das asas que são molhados, mas os dois cabides sob a fuselagem, bem como o Centerline. Além dois dois cabides internos das asas. São cinco pontos "molhados" no Gripen NG, portanto.

Veja as possibilidades de configuração do NG nestes gráficos. A posição dos tanques extras é bem clara:

<a target="_blank" href="http://w14.easy-share.com/1701369044.html">download</a>
<a target="_blank" href="http://w14.easy-share.com/1701369050.html">download</a>

Mas acredito que você não notou que, na foto da página 10 do artigo, a configuração mostrada exibe claramente DOIS mísseis Derby ou AIM120 nos cabides externos das asas (duplos). Assim, são seis mísseis na configuração exibida (dois IR e quatro BVR). Olhe lá de novo a foto ou veja essa aqui, com quatro Meteor e dois IRIS-T, além de quatro LGB de 500 kg, pod Litenining e tanques extras de 1.700 litros.


<a target="_blank" href="http://w14.easy-share.com/1701369083.html">download</a>




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Re: JAS-39 Gripen

#5287 Mensagem por G-LOC » Qui Ago 28, 2008 8:39 pm

Mapinguari escreveu: Claro que, no caso citado, altera totalmente, Fábio. Você disse que substituindo a LGB por um tanque extra, o raio de combate DIMINUI quase 200 km. Na verdade, escrevi que, trocando a bomba do centerline por um tanque extra, o raio de combate AUMENTA quase 200 km. Exatamente o oposto do que você escreveu.
Vc conseguiu perceber que cometi um erro de atenção, mas ainda não conseguiu perceber que diminuindo o combustível e aumentando a carga resulta em um aumento do alcance em uma certa proporção. Falta explicar como tirar dois tanques de 1100L e colocar quatro bombas de 500kg e só perder 200km de raio de combate. Se for alcance de 1800km fica coerente.

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Re: JAS-39 Gripen

#5288 Mensagem por Benke » Sex Ago 29, 2008 10:49 am

Netherlands, Norway Fighter Pitches Are In
Posted by Bill Sweetman at 8/27/2008 8:00 AM CDT

Both the Joint Strike Fighter and Gripen teams have released unclassified executive summaries of firm proposals to Norway and the Netherlands - which, after several years during which they looked like safe markets for JSF, are now running competitions to replace their F-16s.
The JSF document can be found here ( http://norway.usembassy.gov/root/pdfs/v ... _dista.pdf ), and the Gripen equivalent here ( http://www.jsfnieuws.nl/wp-content/NLGR ... WAug08.pdf ). There are some interesting comparisons between the two.
Here's JSF's range chart:

Imagem

The annotation and accompanying text make clear that the mission is maritime surveillance - pretty much the easiest mission you could want in terms of range, all-subsonic at optimum altitude - and that the 728 nm radius is with external tanks. Weapons are two 1,000-pound-class GBU-12s and two AMRAAMs.
Two very interesting points: the cruise altitude is given as 5,000 to 25,000 feet and the external tanks add only 55 nm (8 per cent) to the operating radius, even though two 425 USG tanks add 30 per cent to the jet's fuel load. It surely can't be that the JSF can't cruise subsonically above 5,000 feet when loaded with external fuel - but something's strange when you burn 30 per cent of your fuel to cover 8 per cent of the range. It says that the specific range (miles per pound of fuel) is for some reason much lower at the start of the mission - which is when you would be using the extra fuel. (Graham Warwick suggests that the "5,000 foot" number may be to drop below a cloudbase for an electro-optical target ID.) And on a radar surveillance mission, wouldn't you want to cruise higher than 25,000 feet if you could?
Now, here's the equivalent from Gripen:

Imagem

This claims a 700 nm radius - but look again. It includes 30 min on station, equivalent to another 100-150 nm radius. And the weapon load of six AAMs is not far off the JSF's mission load in the example above. So the pint-sized Gripen is claiming more range than the F-35A - which, by the way, tips the scales fully loaded at the same weight as an F-15C, 68,000 pounds.
However, this one is not hard to explain. Roughly speaking, Gripen's operating empty weight is half that of the F-35 and its engine is a little more than half as powerful. But with external tanks it carries about 15,600 pounds of fuel, which is almost two-thirds of the F-35A's total fuel load including drop tanks. I canna alter the laws of physics, Captain- or the Breguet range equation, come to that.
Moreover, let's look at another airplane, one not unfamiliar in Fort Worth:

Imagem

The F-16 in this case is loaded with all the fuel it can possibly carry, and the radius is 100 nm short of the advertised number for the F-35A, but look at the details. It's doing a 50 nm low-altitude ingress/egress and twice the weapon load that the JSF is carrying in the example above - four AAMs and two 2,000-pound bombs. This is also an old chart - today's F-16s carry internal jammers and would not be burdened with an ALQ-184 pod.
And, by the way, at last count the external tanks for the F-35A were an option (the US plans to certify them only for the B-model). Moreover, with external tanks the F-35A marketeers can't play their stealth trump card quite as boldly because (as their brochures emphasize) external stores compromise stealth.
Range is not a trivial matter for a fighter. It determines how much tanker support you need for a given mission, how long you can stay on a close air support station, or how long you spend searching for a maritime target at a given range. It's also related to fuel burn, a large and increasing element of operating cost.
Meanwhile, Norwegian newspapers are reporting that Eurofighter is re-entering the fray in Norway, with the encouragement of the Norwegian MoD. The European consortium bailed from Norway in a huff late in 2007, but is apparently detecting a changed climate now. The report says (thanks to Johan Boeder for translation) that state secretary for defense Barth Eide asked Eurofighter to reconsider and that the consortium could out an offer together in time for the formal evaluation this fall.

http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 234d227276

8-]




Editado pela última vez por Benke em Sáb Ago 30, 2008 5:58 am, em um total de 2 vezes.
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Re: JAS-39 Gripen

#5289 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 29, 2008 11:05 pm

G-LOC escreveu:
Mapinguari escreveu: Claro que, no caso citado, altera totalmente, Fábio. Você disse que substituindo a LGB por um tanque extra, o raio de combate DIMINUI quase 200 km. Na verdade, escrevi que, trocando a bomba do centerline por um tanque extra, o raio de combate AUMENTA quase 200 km. Exatamente o oposto do que você escreveu.
Vc conseguiu perceber que cometi um erro de atenção, mas ainda não conseguiu perceber que diminuindo o combustível e aumentando a carga resulta em um aumento do alcance em uma certa proporção. Falta explicar como tirar dois tanques de 1100L e colocar quatro bombas de 500kg e só perder 200km de raio de combate. Se for alcance de 1800km fica coerente.

G-LOC
Fábio,

Você está comparando informações referentes ao Gripen C e relacionando-as ás do Gripen NG. lembre-se que, no Gripen NG, a quantidade de combustível adicionada INTERNAMENTE (1200 litros) é pouco mais do a que Gripen C levava no tanque extra. Além disso, os tanques extras do NG são de 1.700 litros, contra 1.100 litros dos tanques levados pelo C. Ou seja, só os dois tanques extras levados no NG representam mais (3.400 litos) do que 3 tanques extras do Gripen C.
Assim, acho que há sim coerência no raio de combate de 1.800 km com a configuração apresentada.
Mas, tudo bem, o tempo irá dizer e revelar mais detalhes. E, sinceramente, acho que a gente tem que desencanar disso tudo. O pessoal do Fórum já estava ficando irratado com essa discussão sobre raio do combate do NG.
Só quero dizer, mais uma vez, que não tenho nada contra você defender o Flanker para o FX, e espero que você não tenha nada contra eu defender o Gripen NG.
Até porque, no final de tudo, perderemos os dois, pois vai dar Rafale mesmo. :roll:
Abraços fraternais




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Re: JAS-39 Gripen

#5290 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 30, 2008 12:29 am

Estes tópico tá tão chatinho...

É o que aprendi na "força bruta", o importante não é o que o fabricante/vendedor diz, o importante é saber medir a ingenuidade do comprador, assim diz quem vende/fabrica.

De outra forma, o importante não é ficar empolgado com que o que diz o político em ano eleitoral, o que conta é voto consciente.

Assim sendo, vamos excomungar estes desgraçados que reclamam dos vendedores e dos políticos que um dia se iludiram. Estes sim são as pestes deste País, estes sim são os ingênuos que acreditam no que disseram os vendedores, estes sim são os ingênuos que votaram "com consciência" com os politiqueiros.

Meu pai, um grande político do passado dizia, pilantra não é o político eleito, mas aquele que levantou a sua bandeira em troca de favores menores, e que em geral, nunca o levou a ganhar nada pela defesa de terceiros. Ou seja, a culpa recai sobre aquele que defendeu terceiros se baseando apenas em um sorriso maroto.

Que fique claro, não sorrio pra ninguém e nem carrego bandeira de terceiros!!!! A única bandeira que tenho no peito é a clássica Verde e Amarelo, que tem escrito Ordem e Progresso!!! Aquela "estrelada" que me ilumina, que me impede de ser ignorante, aquela que me faz ver as necessidades destes País por minha ótica e não por frases prontas em manuais e matérias pagas pra leigos acreditarem. Seja lá o que for isso, só acredito no que vejo de útil pra este País, mesmo que minhas convicções sejam atropeladas pela minha fé!

Nunca critique um Edir Macedo da vida se você, direta ou indiretamente, reza a mesma missa! Nunca critique ninguém se você sabe no máximo dizer amém! Nunca critique seu adversário (inimigo???), pois é este que lhe faz ter o sentimento de respeito (medo???)!!!

A crítica formal é o temor deslavado, é o sinal que o tombo está próximo. O segredo do ataque está na sapiência em saber esperar o inimigo se expor e atacar prematuramente. De outra forma, o atacado sempre se dá bem quando o inimigo se expõe.

Em suma, só vejo "exposições" aqui, pouca sapiência.


Orestes


PS: minha sapiência hoje é do tipo "botequim-etílica, mas o que importa é o recado.




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Re: JAS-39 Gripen

#5291 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Ago 30, 2008 12:43 am

Grande mestre, guru, Professor, etc, etc e etc...

O meu preferido é o "João Vermelho" e o do senhor? , e eu estou no momento acompanhado por ele :D . Passei do ponto... :mrgreen:

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: JAS-39 Gripen

#5292 Mensagem por Benke » Sáb Ago 30, 2008 5:54 am

tks sig mp.net

http://www.scorpionaviation.com/html/Gripen.html

August 22 20008

What are you doing to stay tactically current in the Saab Gripen:
"Magnus" - If the question is directed at me personally then my answer must be that as a test pilot you do stay current from a technical and flying skills perspective but to stay tactically current with all developments within the Air Force today is harder. We try to participate in air force exercises and we do follow the developments through colleagues in the air force. However, even though I as a Gripen test pilot probably have more hours on the jet than most Swedish Air Force pilots, I can never compete tactically with them, at least not regarding the latest developments such as NTISR etc. In some fields, such as BVR fights, where I had a big hand in the development within the SwAF, I still think I can hold my own but I'm not sure all younger fighter pilots in the Air Force would agree...If your question is aimed at Saab in general, our company has extremely good knowledge of the latest developments within the tactical sphere as we are required to answer questions about this from countries all over the world.

What are your initial impressions of the Saab Gripen:
"Magnus" - My initial impressions of the Gripen were formed many years ago but they still stand. Gripen is a fantastic aircraft to fly, a pilots dream and all the pilots that have flown the aircraft since, Swedish as well as foreigners, seems to have the same opinion.

How does the Saab Gripen compare to any other bomber and/or aircraft you have flown, and what are the main differences:
"Magnus" - 1. A truly amazing data link
2. A fantastic flight control system
3. Outstanding agility
4. An HMI that still has no comparison anywhere in the world.

Have you already flown the two-seat "New Technology Demonstrator", and how does it compare to the "older" A/B/C/D models:
"Magnus" - No, but I was one of the "inventors" of it. In short, the aircraft is designed to demonstrate a new engine, the F414G, more internal fuel (+40%), more weapon stations and a new avionics architecture. It's a beast.

The cockpit layout provides a human-machine interface that eases pilot workload substantially and increases situational awareness.
Could you tell us a little bit more of these systems, and how they work and/or ease the workload:
"Magnus" - The simplest way to put it is to say that they are designed in a way that allows the pilot to understand everything without reading a manual. If all electronic gizmos we buy in the shops had an HMI like Gripen, we would save a lot of paper...Just to give one example, in every fighter in the world, you somehow show when you can fire an air-to-air missile. In most aircraft this is shown with bars, numbers or lines. In Gripen you show the entire envelope of the missile based on your current energy state but you also show the same for your enemy. Everything is shown graphically and it is very easy to manoeuvre to a position, by just looking at the graphics on the electronic map, where I can fire my missiles and where I know that my opponent can't. It sounds simple but you will not find that in any other fighter.

The cockpit is equipped with a advanced cockpit layout with large color Multi-Function Displays (MFDs) and Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) controls. Could you please guide us true these displays and systems, to have an idea how it works, and makes live easier:
"Magnus" - Big question. To put it short, the Head down Displays gives me situational awareness through an intuitive, scalable map with my own ship position and the positions and tracks of all my wingmen and all known targets. The EW display shows a correlated, data fused picture of emitting radars around me. The multi sensor display show information from all my sensors (radar, weapons, targeting pods etc) . The HUD, which one might think look all the same in all fighters, is different in Gripen. It is amazing and it's something every pilot that has flown the Gripen wants in their own aircraft. It is protected by a Saab patent.

The Saab Gripen is powered by a Volvo Aero RM12 afterburning turbofan engine, is this in your opinion a key asset of the Gripen. Please explain what the main advantage is of this engine, and what gives just that extra, compared to others:
"Magnus" - The RM12 is extremely trustworthy with 120 000 flying hours without a single flame out. It is very responsive and you can treat it very roughly without any problems.

The Saab Gripen is prepared to land on public roads, which is very common within the Air Force of Sweden.
What are does preparations, please explain:
"Magnus" - Once again the HMI is outstanding. You press L (for landing) on the UCP, select the road base, and follow the information in the HUD. Piece of cake!

What is the hardest, and easiest thing about working on the Saab Gripen?:
"Magnus" - The hardest thing is getting people to understand that this fighter is the best choice for almost all air forces in the world even though it is made in a small country up north. Everything else is easy in comparison.

The Saab Gripen is build with keeping in mind a very low maintenance percentage. The operating costs are 50% lower than other competitors. Please explain which systems and/or use of the Gripen is made easier:
"Magnus" - Your figure is probably correct if we talk about legacy fighters like the F16. If we compare with large aircraft like the Eurofighter, our operating costs are much less in comparison. Much, much, much less.

Could you please guide us true the most commonly used weapon system on the Saab Gripen, and how they are integrated with all the latest and highly technologically used systems and the radar:
"Magnus" - That would be classified

The Gripen is packed with Fully-integrated avionic systems operating via five MIL-STD 1553B digital data bus highways, and the world's most highly developed data link. Could you please explain a little bit more of those systems:
"Magnus" - In short, the data buses, whether it is the 1553 bus or the weapon related 1760 bus is a way for individual subsystems to talk to each other on a common channel. It is a prerequisite for proper data fusion etc.

The Dutch Air Force (RNLAF) is revaluating of buying the Saab Gripen, could you please give your personal opinion on the Gripen.
Which will hopefully persuade the Dutch Government in buying the Gripen:
"Magnus" - First of all, Gripen NG will give the RNLAF a true multirole fighter that can carry weapons that the JSF can only dream about (METEOR for instance). It's super cruise capability (where you can fly supersonic without using the afterburner) together the weapons makes it a formidable air-to-air fighter, something every pilot wants if things are for real. The ability to carry a massive weapons load is also a plus if you are using it in the air-to-ground role and the fact that it can be used for tactical and strategic recce in peace and war is also a good feature for the Netherlands. The Dutch will be invited to participate in the development of the Gripen NG which can revitalize the Dutch Aerospace industry and give real, high tech jobs. The cost of acquisition is a fraction of the competition and the cost of operating the aircraft will not bleed the RNLAF to death.

And last but not least, could you maybe share a short story of a memorable deployment or exercise flight you have made in the JAS 39 Gripen, or any other memorable flight during combat:
"Magnus" - That would take more room and time than I have right now, but the last two years, spent in South Africa testing their new Gripen, was probably the best flying period in my life.




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Re: JAS-39 Gripen

#5293 Mensagem por G-LOC » Sáb Ago 30, 2008 10:23 am

Mapinguari escreveu: Você está comparando informações referentes ao Gripen C e relacionando-as ás do Gripen NG. lembre-se que, no Gripen NG, a quantidade de combustível adicionada INTERNAMENTE (1200 litros) é pouco mais do a que Gripen C levava no tanque extra. Além disso, os tanques extras do NG são de 1.700 litros, contra 1.100 litros dos tanques levados pelo C. Ou seja, só os dois tanques extras levados no NG representam mais (3.400 litos) do que 3 tanques extras do Gripen C.
Assim, acho que há sim coerência no raio de combate de 1.800 km com a configuração apresentada.
O problema é que a nova capacidade de combustível resultou em um aumento de pouco mais de 10% no alcance de translado. Já com armamento o alcance em torno de 100%. Está até maior que a configuração ar-ar que é o maior de todos. Se fosse raio teria ganho vantagem no aumento da carga que já seria coerente (2 bombas de 500kg contra 2 de 1000kg).

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Re: JAS-39 Gripen

#5294 Mensagem por Mapinguari » Sáb Ago 30, 2008 7:46 pm

orestespf escreveu:Estes tópico tá tão chatinho...

É o que aprendi na "força bruta", o importante não é o que o fabricante/vendedor diz, o importante é saber medir a ingenuidade do comprador, assim diz quem vende/fabrica.

De outra forma, o importante não é ficar empolgado com que o que diz o político em ano eleitoral, o que conta é voto consciente.

Assim sendo, vamos excomungar estes desgraçados que reclamam dos vendedores e dos políticos que um dia se iludiram. Estes sim são as pestes deste País, estes sim são os ingênuos que acreditam no que disseram os vendedores, estes sim são os ingênuos que votaram "com consciência" com os politiqueiros.

Meu pai, um grande político do passado dizia, pilantra não é o político eleito, mas aquele que levantou a sua bandeira em troca de favores menores, e que em geral, nunca o levou a ganhar nada pela defesa de terceiros. Ou seja, a culpa recai sobre aquele que defendeu terceiros se baseando apenas em um sorriso maroto.

Que fique claro, não sorrio pra ninguém e nem carrego bandeira de terceiros!!!! A única bandeira que tenho no peito é a clássica Verde e Amarelo, que tem escrito Ordem e Progresso!!! Aquela "estrelada" que me ilumina, que me impede de ser ignorante, aquela que me faz ver as necessidades destes País por minha ótica e não por frases prontas em manuais e matérias pagas pra leigos acreditarem. Seja lá o que for isso, só acredito no que vejo de útil pra este País, mesmo que minhas convicções sejam atropeladas pela minha fé!

Nunca critique um Edir Macedo da vida se você, direta ou indiretamente, reza a mesma missa! Nunca critique ninguém se você sabe no máximo dizer amém! Nunca critique seu adversário (inimigo???), pois é este que lhe faz ter o sentimento de respeito (medo???)!!!

A crítica formal é o temor deslavado, é o sinal que o tombo está próximo. O segredo do ataque está na sapiência em saber esperar o inimigo se expor e atacar prematuramente. De outra forma, o atacado sempre se dá bem quando o inimigo se expõe.

Em suma, só vejo "exposições" aqui, pouca sapiência.


Orestes


PS: minha sapiência hoje é do tipo "botequim-etílica, mas o que importa é o recado.
Onde estão as matérias pagas a que você se refere, Orestes?




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Re: JAS-39 Gripen

#5295 Mensagem por Benke » Sáb Ago 30, 2008 7:54 pm

Mestre Orestes
Também quero saber




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