Georgia X Rússia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1126 Mensagem por kurgan » Seg Ago 25, 2008 12:17 pm

Medvedev adverte: se a Otan não quiser cooperar, a Rússia vai romper relações
25/08/2008 12h44

MOSCOU (AFP) - O presidente russo, Dimitri Medvedev, afirmou nesta segunda-feira que a Rússia está preparada para romper relações com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se a Aliança se negar a cooperar, informou a agência Ria Novosti.

"A Otan é que tem mais interesse na cooperação com a Rússia. SE não quiser esta cooperação, isso não será nada terrível para nós", afirmou Medvedev em Sochi, ao receber o representante russo ante a Aliança Atlântica.

"Adotaremos a decisão que corresponder, inclusive a ruptura total das relações", acrescentou o chefe de Estado russo.

As relações entre a Rússia e Otan se deterioraram desde a explosão do conflito na Geórgia, que neste mês tentou recuperar militarmente o controle da zona separatistas pró-russa da Ossétia do Sul.

http://www.afp.com/portugues/news/stori ... j1r1w.html




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1127 Mensagem por kurgan » Seg Ago 25, 2008 12:17 pm

25/08/2008 - 08h22
Comando militar russo adverte que não permitirá vôos de prospecção

Moscou, 25 ago (EFE).- O chefe adjunto do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, Anatoli Nogovitsin, advertiu hoje que Moscou não permitirá vôos de prospecção de aparelhos georgianos sobre a zona do conflito.

"Estamos lançando uma advertência: não permitiremos à parte georgiana efetuar impunemente missões de prospecção. Reservamo-nos o direito de reagir adequadamente", disse o chefe militar russo, em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela emissora de rádio "Vesti".

Nogovitsin disse que a Rússia tem antecedentes que os vôos de aparelhos não tripulados georgianos sobre a zona do conflito correspondem a missões de espionagem.

Reiterou que as tarefas pacificadoras das tropas russas junto ao porto georgiano de Poti acontecem de acordo com o plano de regra de seis pontos estipulado pelos presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e da França, Nicolas Sarkozy.

"Nosso posto de tropas de paz está situado ao norte do porto de Poti", disse Nogovitsin.

O general ressaltou que Moscou não aceitou a substituição dos efetivos de paz russos por forças da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Afirmou que é necessário fazer essa precisão em vista das "numerosas interpretações do plano Medvedev-Sarkozy".

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 24973.jhtm




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1128 Mensagem por kurgan » Seg Ago 25, 2008 12:20 pm

Parlamento russo pede o reconhecimento de províncias separatistas da Geórgia
25/08/2008 13h05

MOSCOU (AFP) - O Parlamento russo se pronunciou nesta segunda-feira a favor de um reconhecimento das duas repúblicas separatistas pró-russas da Geórgia, enquanto Moscou está sob pressão dos ocidentais para retirar de vez suas tropas do território georgiano.

O Conselho da Federação (câmara alta) e a Duma (câmara baixa) votaram por unanimidade uma declaração pedindo ao presidente russo, Dmitri Medvedev, que reconheça a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul.

A decisão agora será do executivo russo, que tem uma série de opções, do reconhecimento à anexação pura e simples destes dois territórios, o que impediria a Geórgia de entrar para a Otan, segundo especialistas.

"A Rússia respeitou durante mais de 15 anos a integridade territorial da Geórgia", declarou o presidente do Conselho da Federação, Sergueï Mironov, na abertura da sessão.

"Hoje, após a agressão da Geórgia contra a Ossétia do Sul, as relações não serão nunca mais as mesmas", acrescentou, chamando de "genocídio" a ofensiva das forças georgianas nesta república separatista em 7 de agosto.

"Nem a Abkházia, nem a Ossétia do Sul viverão no mesmo Estado que a Geórgia", disse o presidente abkházio Sergueï Bagapch.

O presidente da Ossétia do Sul, Eduard Kokoïti, declarou que Tskhinvali, a capital da província, se tornou o "Stalingrado do Cáucaso" numa alusão à batalha de Stalingrado em 1943.

Seis meses após a proclamação da independência de Kosovo, reconhecida pelo ocidente, mas muito criticada por Moscou, que advertiu na ocasião contra um "efeito dominó", o precedente da província sérvia está bem vivo na memória nesta segunda-feira.

"A Abkházia e a Ossétia do Sul têm mais razão do que Kosovo para ter sua independência", afirmou o presidente da comissão dos Assuntos Estrangeiros da Duma, Konstantin Kossatchev.

Sergueï Markov, cientista político e deputado pró-Kremilim, deu a entender que o reconhecimento destas duas regiões separatistas "não é a única solução para Moscou garantir a segurança da população destas duas repúblicas".

"Se os instrumentos existentes são suficientes, então continuaremos o processo de negociações e, se não são suficientes, então teremos que criar outros instrumentos, como o reconhecimento da independência, que permitiria às forças russas ficarem numa base legal nestes territórios", explicou.

O presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, numa entrevista ao jornal francês Libération, denunciou o eventual reconhecimento dos dois territórios como uma "tentativa de mudar as fronteiras da Europa pela força que terá resultados desastrosos".

Berlim e Roma pediram ao governo russo que tenha prudência.

A Alemanha espera do presidente e do governo russos que "eles não realizem o voto no Parlamento". "A soberania e a integridade territorial da Geórgia não devem ser questionadas", declarou o porta-voz adjunto, Thomas Steg.

O chefe da diplomacia italiana Franco Frattini sugeriu à Rússia que seja "particularmente prudente", considerando a delicadeza desta situação atual na região.

Na prática, Tbilisi acusou os separatistas da Ossétia do Sul de terem reforçado sua presença em Akhalgori, um centro georgiano tomado pelos ossetas e os russos em 17 de agosto.

"Os rebeldes ossetas enviaram 16 veículos blindados a Akhalgori e estão aterrorizando a população etnicamente georgiana", afirmou o porta-voz do ministério georgiano do Interior, Chota Outiachvili.

No resto do país, "nada mudou", acrescentou, numa alusão às posições avançadas das forças russas, principalmente em torno da cidade portuária de Poti.

Enquanto os russos insistem em suas posições, os europeus pedem a adoção de um dispositivo internacional na Geórgia sob controle da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação da Europa).

A Cúpula européia extraordinária convocada pela França para 1º de setembro deve "estudar a retirada russa", declaroun esta segunda-feira o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, destacando que será necessário acertas politicamente as coisas.

Segundo ele, é preciso enviar observadores por intermédio da OSCE e também observadores da União Européia para analisar os movimentos das tropas russas.

http://www.afp.com/portugues/news/stori ... iqxlp.html




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1129 Mensagem por kurgan » Seg Ago 25, 2008 5:38 pm

25/08/2008 - 17h02
EUA pedem à Rússia que não reconheça separatismo georgiano

Por Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos pediram na segunda-feira à Rússia que não reconheça a independência de duas regiões separatistas da Geórgia e acusaram Moscou de descumprir o cessar-fogo ao manter tropas no país vizinho.

O presidente George W. Bush pediu a seu vice, Dick Cheney, que viaje à Geórgia no começo de setembro para demonstrar apoio ao país. Na mesma viagem, ele também visitará Ucrânia, Azerbaijão e Itália, informou a Casa Branca.

Rússia e Geórgia travaram uma breve guerra neste mês, quando Tbilisi enviou tropas para tentar recuperar o controle da Ossétia do Sul, uma região etnicamente diversa que desde 1992 já goza de autonomia sob a proteção de Moscou. O Kremlin reagiu enviando tropas que ocuparam não só a Ossétia do Sul como a Geórgia propriamente dita.

Na segunda-feira, o Parlamento russo aprovou uma resolução recomendando ao governo que reconheça a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, outra região separatista da Geórgia.

"Para nós, isso seria inaceitável", disse Robert Wood, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. "A Rússia precisa respeitar a independência territorial e a soberania da Geórgia".

Tony Fratto, porta-voz da Casa Branca, declarou que "o status dessas duas regiões na Geórgia não é uma questão a ser decidida por um país, é uma questão para a comunidade internacional, por meio dos mecanismos das ONU". Fratto disse a jornalistas que a Rússia no passado concordava com esse princípio.

Moscou já retirou a maior parte das suas forças do centro e do oeste da Geórgia, e diz que os soldados restantes são forças de paz, destinadas a evitar a violência e proteger as províncias separatistas.

Mas a Geórgia e os governos ocidentais discordam do tamanho da "zona-tampão" que a Rússia estabeleceu em torno das regiões rebeldes, já que isso coloca os russos em posição privilegiada em relação a oleodutos e rotas comerciais georgianas.

"Continua havendo uma grande presença de forças russas na Geórgia. É justo dizer que eles ainda não estão cumprindo os termos do acordo de cessar-fogo", afirmou Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono.

Wood disse que a chegada de um grupo de monitores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) vai tornar desnecessária a presença das forças russas na cidade portuária de Poti. De acordo com ele, esse primeiro grupo, com dois monitores norte-americanos, está no processo de "chegar ao terreno".

O porta-voz disse ainda que os EUA não desistiram do acordo de cooperação nuclear com a Rússia, recentemente remetido por Bush ao Congresso, mas acrescentou que a Casa Branca está analisando "algumas coisas que poderíamos fazer" em resposta à ação militar russa.

Em Moscou, uma autoridade do setor nuclear sugeriu que o governo Bush deveria retirar o projeto para evitar que ele seja rejeitado pelos parlamentares. O senador Joe Biden, candidato democrata a vice-presidente, disse recentemente que o conflito na Geórgia "apagava" a possibilidade de que o Congresso se empenhe em aprovar o acordo.

(Reportagem adicional de Jeremy Pelofsky, no Texas, e David Morgan, em Washington)

http://noticias.uol.com.br/ultnot/reute ... 75856.jhtm




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1130 Mensagem por kurgan » Seg Ago 25, 2008 5:42 pm

25/08/2008 - 15h46
Geórgia ameaça países que reconhecerem independência da Ossétia do Sul

Paris, 25 ago (EFE) - O reconhecimento russo da independência das regiões separatistas georgianas da Abkházia e Ossétia do Sul teria "resultados desastrosos, inclusive para a Rússia", advertiu hoje o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili.

"Não acho" que haja alguém "suficientemente irresponsável na comunidade internacional para aceitá-lo", afirmou Saakashvili em entrevista publicada pelo jornal "Libération".

O Senado russo pediu hoje ao presidente do país, Dmitri Medvedev, que reconheça a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul.

"Acho que se trata de uma falta grave, de uma tentativa de mudar as fronteiras da Europa por meio da força. Terá resultados desastrosos, inclusive para a Rússia", afirmou Saakashvili.

Para o presidente georgiano, "trata-se de uma invasão clássica, que não tem nada a ver com o direito internacional. Tentam matar o direito das nações".

Questionado sobre por que interveio na Ossétia do Sul, Saakashvili disse que os confrontos já tinham começado e a única opção era "repelir os russos ou capitular e aceitar um regime como no Vichy", em referência ao regime colaboracionista francês durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial.

O presidente georgiano afirmou que pensava que haveria um ataque russo na Abkházia e que sempre achou que a Ossétia do Sul "era um território sem importância para a Rússia".

"Inclusive quando começou a subir a tensão ali, achei que era um blefe e que seria possível parar tudo. Cometi essa falta porque pensei que o ataque principal ocorria na Abkházia. Não que (os russos) pudessem atacar Tbilisi", a capital da Geórgia, explicou.

Por outra parte, Saakashvili agradeceu ao presidente francês e de turno da União Européia (UE), Nicolas Sarkozy, por ter intermediado o acordo de cessar-fogo entre Rússia e Geórgia em 12 de agosto. "Era uma operação de salvamento", indicou.

Sarkozy convocou para a segunda-feira uma cúpula extraordinária da UE para falar da crise na Geórgia e do futuro das relações com a Rússia.

"A Rússia tentou dar a impressão de que houve uma vitória contra a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A longo prazo, não pode ganhar esse jogo. Não é a União Soviética", argumentou Saakashvili, que defendeu a adoção de sanções contra os dirigentes russos.

O ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, afirmou hoje que a UE não prevê sanções contra a Rússia e que na cúpula do bloco da próxima segunda-feira será analisada a retirada russa e se falará do futuro.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 25025.jhtm




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1131 Mensagem por kurgan » Seg Ago 25, 2008 6:25 pm

25/08/2008 - 18h04
EUA taxam de "inaceitável" reconhecimento da independência de separatistas


Washington, 25 ago (EFE).- Os Estados Unidos afirmaram hoje que "seria inaceitável" que a Rússia reconhecesse a independência das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul, e reiterou que Moscou tem que respeitar a integridade territorial da Geórgia.

"Para nós isso seria inaceitável", disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Robert Wood, em seu encontro diário com os jornalistas.

"A Rússia tem que respeitar a integridade territorial e a soberania da Geórgia", ressaltou.

Os EUA reagiram assim aos pedidos feitos hoje pelas duas câmaras do Parlamento russo, o Senado e a Duma, ao presidente do país, Dmitri Medvedev, para que reconheça as independências das regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

A Rússia "sabe muito bem" qual é a posição do Governo americano sobre o status das duas regiões separatistas, explicou Wood, que acrescentou que a secretária de Estado, Condoleezza Rice, falou "pelo menos uma vez" nos últimos dez dias com o chanceler russo, Serguei Lavrov.

A Casa Branca já havia afirmado que a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia não pode ser determinada pela Rússia.

"O status destas duas regiões na Geórgia não pode ser decidido por um só país. É um assunto para a comunidade internacional através dos mecanismos da ONU", assinalou o porta-voz da Casa Branca Tony Fratto.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 25041.jhtm




Avatar do usuário
Marlboro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 10:22 am

Re: Georgia X Rússia

#1132 Mensagem por Marlboro » Seg Ago 25, 2008 7:11 pm

Marlboro escreveu:Sumiu um post meu, bem, vamos la, me deixe colocar novamente .

E vai continuar sumindo, sempre que não tiver conteúdo, passa a ser mero flood ou provocação. Aliás, ambos, no caso.

Túlio
heahehaehaehaehaehaheaheahehaeha




O pior de tudo é o conformismo!
Rene Dos Reis
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mai 03, 2008 1:30 pm

Re: Georgia X Rússia

#1133 Mensagem por Rene Dos Reis » Seg Ago 25, 2008 7:42 pm

Marlboro escreveu:
Marlboro escreveu:Sumiu um post meu, bem, vamos la, me deixe colocar novamente .

E vai continuar sumindo, sempre que não tiver conteúdo, passa a ser mero flood ou provocação. Aliás, ambos, no caso.

Túlio
heahehaehaehaehaehaheaheahehaeha

puts rachei de rir com essa




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1134 Mensagem por suntsé » Seg Ago 25, 2008 7:48 pm

Marlboro escreveu:
Marlboro escreveu:Sumiu um post meu, bem, vamos la, me deixe colocar novamente .

E vai continuar sumindo, sempre que não tiver conteúdo, passa a ser mero flood ou provocação. Aliás, ambos, no caso.

Túlio
heahehaehaehaehaehaheaheahehaeha

Oé multicontas aqui no DB?




Avatar do usuário
Marlboro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 10:22 am

Re: Georgia X Rússia

#1135 Mensagem por Marlboro » Seg Ago 25, 2008 7:51 pm

Rene Dos Reis escreveu:
Marlboro escreveu: heahehaehaehaehaehaheaheahehaeha

puts rachei de rir com essa
a unica coisa que sobrou pra fazer, qualquer coisa que se diga será flood, ou provocação, ou qualquer coisa que ele queira, mas eu sei o que é isso, é por conta de um problema no FA, como diria o morcego quem eles querem eles patrulham direitinho, já os amigos, pensei que fosse mais uma das manias de perseguição do Wilton, parece que não.




O pior de tudo é o conformismo!
Avatar do usuário
Marlboro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 10:22 am

Re: Georgia X Rússia

#1136 Mensagem por Marlboro » Seg Ago 25, 2008 7:52 pm

suntsé escreveu:
Marlboro escreveu: heahehaehaehaehaehaheaheahehaeha

Oé multicontas aqui no DB?
?




O pior de tudo é o conformismo!
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1137 Mensagem por suntsé » Seg Ago 25, 2008 7:55 pm

kurgan escreveu:25/08/2008 - 18h04
EUA taxam de "inaceitável" reconhecimento da independência de separatistas
A coisa que eu mais despreso nos EUA e na união européia é esta mania de usar 2 pesos e 2 medidas sempre que isto lhe for conveniente!

Os Paises da OTAN não respeitaram a "Soberania da Servia" na questão de Kosovo....Agora porque a Abkházia e da Ossétia do Sul não possuem o direito a independencia sendo que estes povos não querem permanecer ligados a Georgia?

Eu acho que a coisa é assim...Só os aliados dos EUA e União Européia possuem direito a soberania e aos direitos que os Direito Internacional lhes reserva....MAS SER ALIADOS DOS RUSSOS>>> É PRESÂO E INTERVENSÂO.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55166
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2405 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1138 Mensagem por P44 » Ter Ago 26, 2008 4:46 am

http://dn.sapo.pt/2008/08/26/internacio ... russo.html
Abcases e ossetas têm voto russo


LUMENA RAPOSO
Cáucaso. Moscovo irá esperar pela cimeira da CEI para tomar posição

O voto foi unânime e único o documento: uma declaração pela qual as duas câmaras do Parlamento russo apelam ao Presidente Dmitri Medvedev que reconheça a independência da Abcásia e da Ossétia do Sul. Medvedev não reagiu de imediato à decisão parlamentar que colheu o aplauso das repúblicas separatistas da Geórgia mas foi duramente criticada no Ocidente.

"A Abcásia e a Ossétia do Sul têm mais razões para ser independentes do que o Kosovo [província da Sérvia que proclamou a sua independência]", afirmou Konstantin Kossatchev, presidente da comissão dos Negócios Estrangeiros da Duma (câmara baixa do Parlamento russo).

A declaração aprovada pelo Parlamento russo não é vinculativa para o Executivo do primeiro-ministro Vladimir Putin, que, segundo peritos citados pela AFP, dispõe de uma série de opções.

Serguei Markov, politólogo e deputado pró-Kremlin, em declarações à AFP deu a entender que um reconhecimento das duas regiões independentistas poderá acontecer se os "instrumentos existentes não forem suficientes" para garantir a sua "segurança".

E enquanto nas capitais da Abcásia e da Ossétia do Sul se festejava, com bandeiras russas e das duas regiões separatistas, o texto aprovado pelo Parlamento russo, o Ocidente lançava um alerta a Moscovo no sentido de não dar qualquer aval à decisão das assembleias em causa.

Washington, por exemplo, considerou "inaceitável" a posição do Parlamento russo e anunciou a próxima visita do vice-presidente Dick Cheney à Geórgia , Ucrânia e Azerbaijão.

França, Alemanha e Itália também fizeram saber à Rússia não estarem de acordo com a posição do seu Parlamento e o Presidente da Geór-gia, que ontem visitou a cidade de Gori, classificou o voto russo como "tragédia".

Entretanto, peritos russos citados pela Lusa dizem-se convictos de que o reconhecimento da independência da Ossétia e da Abcásia por Moscovo só será reconhecida após a cimeira da CEI, na próxima semana, onde vários países irão apoiar a Rússia.|




Triste sina ter nascido português 👎
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1139 Mensagem por kurgan » Ter Ago 26, 2008 5:42 am

suntsé escreveu:
kurgan escreveu:25/08/2008 - 18h04
EUA taxam de "inaceitável" reconhecimento da independência de separatistas
A coisa que eu mais despreso nos EUA e na união européia é esta mania de usar 2 pesos e 2 medidas sempre que isto lhe for conveniente!

Os Paises da OTAN não respeitaram a "Soberania da Servia" na questão de Kosovo....Agora porque a Abkházia e da Ossétia do Sul não possuem o direito a independencia sendo que estes povos não querem permanecer ligados a Georgia?

Eu acho que a coisa é assim...Só os aliados dos EUA e União Européia possuem direito a soberania e aos direitos que os Direito Internacional lhes reserva....MAS SER ALIADOS DOS RUSSOS>>> É PRESÂO E INTERVENSÂO.



"A Rússia tem que respeitar a integridade territorial e a soberania da Geórgia", ressaltou.

Tony Fratto, porta-voz da Casa Branca, declarou que "o status dessas duas regiões na Geórgia não é uma questão a ser decidida por um país, é uma questão para a comunidade internacional, por meio dos mecanismos das ONU".


Agora eles se lembraram da ONU...


hehehehe..




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55166
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2405 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1140 Mensagem por P44 » Ter Ago 26, 2008 7:04 am






Triste sina ter nascido português 👎
Responder