Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#2011 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 2:01 pm

soultrain escreveu:Planeamento é uma coisa adivinhar o futuro da industria de armamento é outra e 30 anos é muito tempo.

Imagina os misseis, pod's, bombas, que vão aparecer durante este tempo e que a FAB pode querer desenvolver?
De qualquer maneira isto exigiria uma cláusula de fornecimento no futuro, já que o software de um caça não fica parado no tempo, há desenvolvimento constante, com toda sorte de problemas que isto gera. Não acredito que seja viável outro país tocar a evolução completa do software de um caça.

Abraços,

Heronim




Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#2012 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 23, 2008 2:04 pm

EUA, Rússia, França, Suécia e etc, todos eles tocam sozinhos, porque não poderíamos? E pode ser em parceria , não?




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#2013 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 2:12 pm

Carlos Mathias escreveu:EUA, Rússia, França, Suécia e etc, todos eles tocam sozinhos, porque não poderíamos? E pode ser em parceria , não?
Poderia ser, mas acho difícil. Veja que o software de um caça não fornecido por apenas um fabricante. Pense em seu computador, você tem a placa mãe, a placa de rede, o controlador USB, a impressora, webcam, placa de vídeo, todos estes componentes e muitos outros tem software e em linguagens diferentes. Agora imagine um caça, que tem muito disso além de sensores de todo tipo, sistemas de comunicação, cabides, motores, geradores e etc. Seria extremamente complicado absorver e manter tudo isso funcionando, já que em seu país ou países de origem cada fabricante mantem uma equipe de desenvolvimento.

Abraços,

Heronim




Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#2014 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 23, 2008 2:19 pm

Mas é por isso que se quer os códigos. Segundo dizem os franceses abrem, mas você que se vire na hora de mexer. Talvez seja isso, querem o "manual de instruções", entende?




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Su-35 News

#2015 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 23, 2008 2:27 pm

Os códigos, estando disponíveis, devem ser dominados com auxilio de documentação, ferramentas e suporte do fabricante. Para isto a FAB estará pagando. Então forma-se um grupo de engenheiros de software, analistas e programadores que devem ser treinados, como está sendo feito na Aeroeletrônica. Uma equipe (ou várias), de um determinado fabricante ou do CTA, deverá ser responsável em fazer a manutenção do software ao logo dos anos da vida útil do avião. Não tem nenhum bicho-de-sete-cabeças nisso, não é engenharia reversa, nem será preciso quebrar código nenhum e nem deverá ser sem suporte e sem as atualizações do fabricante.

Abraços




Alberto -
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#2016 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 2:36 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas é por isso que se quer os códigos. Segundo dizem os franceses abrem, mas você que se vire na hora de mexer. Talvez seja isso, querem o "manual de instruções", entende?
Dizem muitas coisas nos fóruns... Manual de instruções não resolve muita coisa. Milhões de linha de código precisam ser dominadas e desenvolvidas, algo realmente difícil e complexo, e como disse antes, de resultado bastante duvidoso. O ideal é dominar aquilo que realmente interessa, e deixar o fabricante tocar o restante.

Abraços,

Heronim




Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#2017 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 23, 2008 2:38 pm

Pô Heronim, assim fica difícil cara. Veja que "manual de instruções" está entre aspas, então significa que não é literal. É óbvio que não virá um livrinho com cem páginas ou coisa assim.

Se a FAB quer todos os códigos abertos, deve ter competência para trabalhar com isso.




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#2018 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 2:43 pm

projeto escreveu:Os códigos, estando disponíveis, devem ser dominados com auxilio de documentação, ferramentas e suporte do fabricante. Para isto a FAB estará pagando. Então forma-se um grupo de engenheiros de software, analistas e programadores que devem ser treinados, como está sendo feito na Aeroeletrônica. Uma equipe (ou várias), de um determinado fabricante ou do CTA, deverá ser responsável em fazer a manutenção do software ao logo dos anos da vida útil do avião. Não tem nenhum bicho-de-sete-cabeças nisso, não é engenharia reversa, nem será preciso quebrar código nenhum e nem deverá ser sem suporte e sem as atualizações do fabricante.

Abraços
O código fonte do Rafale tem mais de 5 milhões de linhas, você não tem idéia da quantidade de pessoal necessário para desenvolver algo deste tamanho. Isto no país de origem é dividido entre várias empresa, no caso do F-22 por exemplo existem mais de 1000 empresas responsáveis desenvolver partes do avião, muitas destas empresas precisam de desenvolver software para estas partes do avião.

Abraços,

Heronim




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#2019 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 2:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô Heronim, assim fica difícil cara. Veja que "manual de instruções" está entre aspas, então significa que não é literal. É óbvio que não virá um livrinho com cem páginas ou coisa assim.

Se a FAB quer todos os códigos abertos, deve ter competência para trabalhar com isso.
Não é uma questão de competência Carlos, vou dar um exemplo: Se você tiver um fonte de 5 milhões de linhas, teria um livro de cerca de 83000 páginas, que teriam de ser lidas, entendidas e dominadas. Se você pretende desenvolver o software, deverá tocar o desenvolvimento de todo o software, além de testes e homologações. É realmente algo complexo, que no país de origem do caça é dividido entre várias empresas.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Su-35 News

#2020 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 23, 2008 2:48 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô Heronim, assim fica difícil cara. Veja que "manual de instruções" está entre aspas, então significa que não é literal. É óbvio que não virá um livrinho com cem páginas ou coisa assim.

Se a FAB quer todos os códigos abertos, deve ter competência para trabalhar com isso.
Concordo CM

Olha,

Codigo fonte 'e importante e seguido de parceria melhora as coisas ainda mais.

O segredo todo esta em programar em 'blocos' e entender os diferentes 'blocos' do software original... assim independente da versao nova do software original a FAB pode nao so auxiliar nesse desenvolvimento (parceria), assim com pegar os seus 'blocos' exclusivos e agregar a novas versoes do software original (obviamente estou resumindo bastante a coisa).
8-]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Su-35 News

#2021 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 23, 2008 3:01 pm

piratadabaixada escreveu:
projeto escreveu:Os códigos, estando disponíveis, devem ser dominados com auxilio de documentação, ferramentas e suporte do fabricante. Para isto a FAB estará pagando. Então forma-se um grupo de engenheiros de software, analistas e programadores que devem ser treinados, como está sendo feito na Aeroeletrônica. Uma equipe (ou várias), de um determinado fabricante ou do CTA, deverá ser responsável em fazer a manutenção do software ao logo dos anos da vida útil do avião. Não tem nenhum bicho-de-sete-cabeças nisso, não é engenharia reversa, nem será preciso quebrar código nenhum e nem deverá ser sem suporte e sem as atualizações do fabricante.

Abraços
O código fonte do Rafale tem mais de 5 milhões de linhas, você não tem idéia da quantidade de pessoal necessário para desenvolver algo deste tamanho. Isto no país de origem é dividido entre várias empresa, no caso do F-22 por exemplo existem mais de 1000 empresas responsáveis desenvolver partes do avião, muitas destas empresas precisam de desenvolver software para estas partes do avião.

Abraços,

Heronim
Eu tenho idéia, a FAB tem idéia e parece que você que não tem. Heronim, a quantidade de linhas não é relevante quando você conhece a arquitetura e sabe identificar ONDE será preciso alterar para obter algum resultado. Vamos de uma forma simplista onde é muito comum um único analista ser responsável por diversos sistemas de informação, com centenas de programas e milhares de linhas de código. Ele sabe, foi treinado para saber, aprendeu com o tempo, viu na documentação que para implementar uma alteração solicitada ele precisará alterar um determinado programa ou bilblioteca ou o que for.

Como eu disse a FAB estará pagando para ter o software em mãos, deve ter como absorver isso, tem que ter competência para tal. Só se consegue o conhecimento quando se pode absorver/aprender. Assim está sendo feito no trabalho da Mectron com a Denel, na parceria com a Elbit Systems etc.

Eu penso que não tem nenhum mistério, é plenamente possível, não é reinventar a roda e com muita certeza será com o suporte do desenvolvedor do software porque será comprado e não pirateado. Desculpa, não tem nada a ver com você. rs

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Su-35 News

#2022 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 23, 2008 4:40 pm

Segundo artigo postado aqui, a China teve que quebrar os codigos do Su-27 fabricados sob-licenca. Se deduz deste episodio que os russos nao devem ter facilitado o acesso a todo o codigo, mas a partes do mesmo.

E a Franca? Para quem jah abriu todos os codigos? Alguma fonte sobre isso?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#2023 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 5:44 pm

projeto escreveu: Eu tenho idéia, a FAB tem idéia e parece que você que não tem. Heronim, a quantidade de linhas não é relevante quando você conhece a arquitetura e sabe identificar ONDE será preciso alterar para obter algum resultado.
Já fiz correções em software que não desenvolvi, muito grandes, mas este não é o caso, você estão falando em identificar vulnerabilidades. O tamanho do código é sim um complicador, além da complexidade do ambiente, em que existem sistemas e subsistemas em várias camadas.
Vamos de uma forma simplista onde é muito comum um único analista ser responsável por diversos sistemas de informação, com centenas de programas e milhares de linhas de código. Ele sabe, foi treinado para saber, aprendeu com o tempo, viu na documentação que para implementar uma alteração solicitada ele precisará alterar um determinado programa ou bilblioteca ou o que for.
Alterações pontuais não tem nada haver com desenvolvimento.
Como eu disse a FAB estará pagando para ter o software em mãos, deve ter como absorver isso, tem que ter competência para tal. Só se consegue o conhecimento quando se pode absorver/aprender. Assim está sendo feito no trabalho da Mectron com a Denel, na parceria com a Elbit Systems etc. Eu penso que não tem nenhum mistério, é plenamente possível, não é reinventar a roda e com muita certeza será com o suporte do desenvolvedor do software porque será comprado e não pirateado. Desculpa, não tem nada a ver com você. rs
Em primeiro lugar, para integrar armamentos você não precisa de todo o código fonte, em segundo lugar um software não é estático, sobretudo de um caça, ele sofre alterações constantes. Pelo que foi escrito aqui alguns alimentam a ilusão que tendo acesso ao fonte basta a documentação para saber onde estão as vulnerabilidades, mas na prática mesmo a empresa que desenvolveu o software tem dificuldade em corrigir bugs. Em um software tão abrangente, um único analista, ou 10 ou 100 terão dificuldades em encontrar bugs, sejam acidentais sejam propositais, muito mais quem está pegando o bonde andando.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21086
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Su-35 News

#2024 Mensagem por Bourne » Sáb Ago 23, 2008 7:56 pm

Santiago escreveu:Segundo artigo postado aqui, a China teve que quebrar os codigos do Su-27 fabricados sob-licenca. Se deduz deste episodio que os russos nao devem ter facilitado o acesso a todo o codigo, mas a partes do mesmo.

E a Franca? Para quem jah abriu todos os codigos? Alguma fonte sobre isso?
Acredito que seja muito dificil algum fabricante abrir todos os códigos, devem liberar as partes que interessam ao comprador e que o país de origem autoriza liberar. Nesse requisito, quase todos os concorrentes acabam se igualando.

Agora, estou pronto para o massacre [002] [002] [002]




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Su-35 News

#2025 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 23, 2008 8:00 pm

Bourne escreveu:
Santiago escreveu:Segundo artigo postado aqui, a China teve que quebrar os codigos do Su-27 fabricados sob-licenca. Se deduz deste episodio que os russos nao devem ter facilitado o acesso a todo o codigo, mas a partes do mesmo.

E a Franca? Para quem jah abriu todos os codigos? Alguma fonte sobre isso?
Acredito que seja muito dificil algum fabricante abrir todos os códigos, devem liberar as partes que interessam ao comprador e que o país de origem autoriza liberar. Nesse requisito, quase todos os concorrentes acabam se igualando.

Agora, estou pronto para o massacre [002] [002] [002]
Pagão.

Traidor da Mãe-Rússia! Os Bolcheviques irão amaldiçoa-lo!!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder