Em 2006,em Macau teve os jogos da Lusofonia,inclusive vi alguns eventos como a cerimônia de abertura e encerramento e alguns jogos de algumas modalidades.Em 2009, será em Lisboa,os jogos da Lusofonia.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Os jogos da Commonwealth são conhezidos pelo atletismo, penso eu. Os paises da Commonwealth tem um bom patamar em atletismo. As veces há records e os records são televisionados pelo mundo.
Bem a CPLP já tem pelo menos uma coisa que é sem dúvida importante, faz com que países de 4 continentes diferentes entrem em diálogo uns com os outros. Faz-se acordos, dá-se apoio, enfim há uma interacção entre países com culturas por vezes muito diferentes mas com uma coisa em comum o Português (neste momento já se está a alargar para países que pura e simplesmente foram descobertos pelos Portugueses e que vêm com bons olhos a sua integração nesta comunidade).
Já agora, eis um video com o resultado prático na área da defesa:
A CPLP,ainda é uma criança como instituição.Como tudo na vida,existe a fase de nascimento,de crescimento,de maturação e consolidação.É só uma questão de tempo,inclusive as novas aderências (países e regiões),atestam isso mesmo.Devagar,devagarinho o mundo lusófono se consolidará de uma forma global e irrevesível,contudo sem alguém se achar melhor que alguém,aí será o fim.Respeito é fundamental.
Bem, a Croácia a Roménia e a Ucrânia também já demonstraram interesse em tornar-se membros por isso não vejo problemas com um país com quem já tivemos ligações históricas. A Ucrania até posso entender por causa da comunidade ucraniana, agora Roménia e Croácia.
Tripeiro escreveu:Bem, a Croácia a Roménia e a Ucrânia também já demonstraram interesse em tornar-se membros por isso não vejo problemas com um país com quem já tivemos ligações históricas. A Ucrania até posso entender por causa da comunidade ucraniana, agora Roménia e Croácia.
Poderia me explicar qual a afinidade da comunidade ucraniana com a CPLP?
Realmente não faço a menor idéia rs.
Tripeiro escreveu:Bem, a Croácia a Roménia e a Ucrânia também já demonstraram interesse em tornar-se membros por isso não vejo problemas com um país com quem já tivemos ligações históricas. A Ucrania até posso entender por causa da comunidade ucraniana, agora Roménia e Croácia.
Só mesmo o facto de que a comunidade emigrante em Portugal é enorme.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.