Fita Azul.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Fita Azul.

#1 Mensagem por Ricardo Rosa » Sex Ago 15, 2008 10:37 am

Bom dia a todos,

Pessoal uma curiosidade. Na minha época de Marinha (final dos anos 80), o Fita Azul da Esquadra era o saudoso contratorpedeiro Santa Catarina, D 32 (se não me falha a memória com 37,5 nós). Alguém saberia dizer qual é a unidade atual que ostenta a Fita Azul.

Abraços.

cesarw
Avançado
Avançado
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Re: Fita Azul.

#2 Mensagem por cesarw » Sáb Ago 16, 2008 12:14 pm

Tá... agora eu tb fiquei curioso.
Deve ficar entre alguma corveta ou com Fragata.
A Barroso tende a alcançar qtos nós? Sebem que eu acho q não chega a 30.

As fragats chegam a 32?

cadê o Marino pra elucidar a questão.

"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#3 Mensagem por Marino » Sáb Ago 16, 2008 12:23 pm

Quando eu era Tenente, com os CTs na ativa, existia a famosa "Maria Cebola", que era uma "corrida" com os navios que participavam de uma comissão para saber qual era o mais rápido.
Era algo muito folclórico, que atiçava o espírito de competição entre as tripulações, que faziam a maior "guerra" depois da atracação.
Mas o folclórico foi dando lugar ao profissionalismo extremo na MB, e as Marias Cebola deixaram de ser realizadas.
Hoje o que importa é o navio estar em FASE-III, com seus sistemas alinhados e aferidos pelo CASOP, e a tripulação adestrada pelo CAAML.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Ago 18, 2008 10:18 am

Marino escreveu:Quando eu era Tenente, com os CTs na ativa, existia a famosa "Maria Cebola", que era uma "corrida" com os navios que participavam de uma comissão para saber qual era o mais rápido.
Era algo muito folclórico, que atiçava o espírito de competição entre as tripulações, que faziam a maior "guerra" depois da atracação.
Mas o folclórico foi dando lugar ao profissionalismo extremo na MB, e as Marias Cebola deixaram de ser realizadas.
Hoje o que importa é o navio estar em FASE-III, com seus sistemas alinhados e aferidos pelo CASOP, e a tripulação adestrada pelo CAAML.
Bom dia a todos,

Concordo Marino, mas convenhamos era uma grande festa e pelo menos, na minha condição de Praça Especial e dos meus pares, mexia muito muito com o moral das tripulações e era um sinal de status servir no navio mais veloz da esquadra. Bons tempos......

Um grande abraço a todos.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#5 Mensagem por Marino » Seg Ago 18, 2008 5:25 pm

Totalmente de acordo. Pena que acabou.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#6 Mensagem por Corsário01 » Seg Ago 18, 2008 9:43 pm

Eu vivi algo semelhante quando a Rademaker cravou 29.8 nós na Unitas em 2005. O orgulho que a tripulação sentia saltava aos olhos.
Todos falavam nisso. 2 Olympus em linha, navio voltando de PMG, lançando Seawolf pelo reparo que tinha sido destruído pela Sarandi, o acerto no alvo, enfim, o navio dá um orgulho danado.

Um verdadeiro Machado de Batalha :wink:

Abraços,

Padilha
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Ago 19, 2008 10:08 am

Battleaxe escreveu:Eu vivi algo semelhante quando a Rademaker cravou 29.8 nós na Unitas em 2005. O orgulho que a tripulação sentia saltava aos olhos.
Todos falavam nisso. 2 Olympus em linha, navio voltando de PMG, lançando Seawolf pelo reparo que tinha sido destruído pela Sarandi, o acerto no alvo, enfim, o navio dá um orgulho danado.

Um verdadeiro Machado de Batalha :wink:

Bom dia a todos,

Realmente Padilha e Marino, quando tais coisas acontecem dá a impressão que vc serve no melhor navio do mundo e na cabeça da tripulação, bem, ela é a alma do navio. Em 1987, fiz um estágio de prontidão operativa de uma semana no D 31 Piauí, sem suspender do Mocanguê, apenas simulando procedimentos de bordo. Posteriormente, já na vida civil, senti uma grande tristeza quando recebi a notícia que o navio deu baixa e olha que eu nem fazia parte efetivamente da tripulação. Guardadas as proporções, sem ser sentimentalóide, foi a minha casa durante uma semana.

Um grande abraço a todos.

Responder