Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3376 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Ago 16, 2008 6:35 pm

Skyway escreveu:Olha, não vou argumentar contra e nem a favor do vetor.Mas só pelo fato de ele ter sido escolhido por N países, não quer dizer que seja perfeito para todos.

Já soube até que a opinião dos pilotos de helicóptero da FAB pra onde é possível que os Hinds vão, preferem muito mais o Mangusta. Pilotos que testaram os vetores, diga-se de passagem.

Só pra tentar esclarecer que não é tão simples assim.

PS:Essa compra, se confirmada, aparentemente não foi técnica. :wink:
Concordo em parte com sua afirmativa, pois apesar de todas as informações já postadas sobre o "comprei prá vocês", mal ou bem esse vetor constava dos planos iniciais da FAB:

Helicópteros de Ataque

AW109 LUH
Fabricante: AgustaWestland
País: Itália
Turbinas: 2× P&W Canada 206C ou Turbomeca Arrius 2K1
Armamento: metralhadoras pod 12.7 mm (250 tiros), 7.62 mm, na porta
Misseis: 2 ×Lançadores mísseis TOW (2 ou 4 misseis cada), foguetes ( 81mm com 7 ou 12 tubos por pod),
Imagem

AW129
Fabricante: AgustaWestland
País: Itália
Tripulantes: 2
Armamento: Canhões 1×20 mm , foguetes 4 pods 38×81 mm
Mísseis 8×AGM-114 Hellfire ou BGM-71 TOW miseis anti-carro e 4-8× AIM-92 Stinger ou Mistral como mísseis ar-ar
<- A Turquia adquiriu 52 unidade por U$ 3 Bilhões(Março 2007)
Imagem

Tigre
Fabricante: Eurocopter
País: Alemanha/França/Espanha
Tripulantes : 2
Turbinas: 2 MTR390
Armamento: Várias combinações- Canhão 30mm Nexter (GIAT), mísseis ar-terra (Trigat, Hot) ,foguetes 68mm e mísseis ar-ar (Mistral)
Autonomia: 800 km (s/ tanques extras)
Imagem

Mi-35
Fabricante: Rostvertol
País: Rússia
Tripulantes: 3
Turbinas: 2 x VK-2500
Armamento: um canhão lateral 30mm, uma metralhadora 12,7mm no nariz, foguetes e mísseis terra-ar e ar-ar(Igla)
Autonomia: 415 km (s/ tanques extras)
Imagem

Fonte: Defesa@Net

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#3377 Mensagem por Skyway » Sáb Ago 16, 2008 6:39 pm

Tudo bem, só digo que não foi técnica por que os responsáveis por analizar essa parte não chegaram nessa conclusão, a primeira opção é o Mangusta. Mas o Hind pode ser uma escolha econômica e principalmente(e que eu acho) política.

AD ASTRA PER ASPERA
brisa

#3378 Mensagem por brisa » Sáb Ago 16, 2008 6:42 pm

Permita-me discordar Skyway.

Acho que a FAB queria na minha opiniao um heli com as caracteristicas do Hind e nao um vetor puro de ataque.

Um heli que alem de ataque, podera cumprir as funcoes de apoio aéreo aproximado, reconhecimento, e emprego geral foi o x na questao desta compra.

A Sikorsk e Eurocopter nao cairam fora alegando que o RFI era o xerox do manual do Hind?

Porque deixar de pagar $18 milhoes para pagar $30 milhoes pelo Mangusta?

Meu caro, esta compra foi sim uma compra técnica.

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#3379 Mensagem por Beronha » Sáb Ago 16, 2008 6:46 pm

o alcance do hind é ideal para a amazonia? quanto um blackhawk tem de autonomia so para comparar?

Skyway
Sênior
Sênior

#3380 Mensagem por Skyway » Sáb Ago 16, 2008 6:48 pm

brisa escreveu:Permita-me discordar Skyway.

Acho que a FAB queria na minha opiniao um heli com as caracteristicas do Hind e nao um vetor puro de ataque.

Um heli que alem de ataque, podera cumprir as funcoes de apoio aéreo aproximado, reconhecimento, e emprego geral foi o x na questao desta compra.

A Sikorsk e Eurocopter nao cairam fora alegando que o RFI era o xerox do manual do Hind?

Porque deixar de pagar $18 milhoes para pagar $30 milhoes pelo Mangusta?

Meu caro, esta compra foi sim uma compra técnica.
Desculpe mas não foi.

Só estou trasmitindo a opinião de quem opera aeronaves de asa rotativa na FAB, quem testou os equipamentos citados e quem muito provavelmente vai operar o resultado dessa compra.

Um abraço!

Edit: Para não falarem que estou falando muito por alto ou sei lá...to falando do 2º/8º GAv, esquadrão poti, que ano que vem vai para Porto Velho.

Editado pela última vez por Skyway em Sáb Ago 16, 2008 7:09 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#3381 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Ago 16, 2008 6:59 pm

Beronha escreveu:o alcance do hind é ideal para a amazonia? quanto um blackhawk tem de autonomia so para comparar?
Sem discutir os méritos do Balckhawk, que sem dúvida são muitos, ele não fazia parte dos "escolhidos" pela FAB. Acredito que suas característica e emprego não seriam exatamente o que se pretendia comprar.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#3382 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 16, 2008 7:05 pm

Beronha escreveu:o alcance do hind é ideal para a amazonia? quanto um blackhawk tem de autonomia so para comparar?
Beronha, o alcance do Mi-35 fica na faixa dos 415 km (s/tanques extras) enquanto que o BH superior aos 500 km(s/tanques extras).., vale lembrar que os BH transportam mais carga e soldados....provavelmente estes numeros caiam um pouco na versão Harpia, com a colocação de blindagem/proteção adicional e armamentos...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#3383 Mensagem por joao fernando » Sáb Ago 16, 2008 7:20 pm

E se for um teste dos tais que o pós venda russo é ruim, e que os parafusos rodam ao contrario?

Vai que os russos realmente se revelam otimos parceiros, abrindo caminho pro que vcs sabem bem. Teriamos uma compra tecnica, não no vetor em si, mas na relação em si.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#3384 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 16, 2008 7:26 pm

Sniper escreveu:
Não ví ninguém aqui criticando apenas pelo fato de ser equipamento russo!!!

Declarei aqui abertamente que a compra do Mi-26 sería muitíssimo mais últil do que essa coisa do Mi-35.
Pois é Sniper, ninguem aqui está criticando o vetor por ser russo e sim cobrando algo mais racional de nossas autoridades na aquisição de equipamentos, venho combatendo isto neste tópico desde o principio.

Pra que aquirir um heli de ataque na FAB, com tanta prioridade a ser feita para mesma ??

Os caras querem satisfazer acordos comerciais com os russos, vá pegar deles algo que realmente precisamos no momento, Mi-26, SAM´s, radares, Il-78s (no lugar dos Kc-137), é tanta coisa, pra que inventar ??

A resposta é bem simples...quem está decidindo isto, nao tem a menor ideia do que realmente nossas FA´s precisam....e isto é preocupante.

E isto não vale somente para os russos não, vale para os demais tbm....venho ressaltando isto neste tópico há muito tempo, mas tem gente que sempre leva para o lado da torcida...fazer o que .... :roll: paciencia... :idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Skyway
Sênior
Sênior

#3385 Mensagem por Skyway » Sáb Ago 16, 2008 7:32 pm

E se for um teste dos tais que o pós venda russo é ruim, e que os parafusos rodam ao contrario?

Vai que os russos realmente se revelam otimos parceiros, abrindo caminho pro que vcs sabem bem. Teriamos uma compra tecnica, não no vetor em si, mas na relação em si.

Realmente, se for esmiuçar tudo, se consegue achar motivo pra chamar qualquer coisa do que quiser. SE no futuro isso ou aquilo acontecer, SE tal coisa acontecer, SE isso ou aquilo...aí a compra é tecnica.

Puerra, aí é fácil.

Aí até a compra de papel higiénico é compra técnica. :wink:

AD ASTRA PER ASPERA
brisa

#3386 Mensagem por brisa » Sáb Ago 16, 2008 7:41 pm

Ola Plinio Jr,

nao vou chamar a minha opiniao de apoio a esta compra, de torcida por equipamentos russos, apesar de apoiar tambem o BM para o FX.

Duvido que isto seja uma compra imposta por interesses mercantilistas, mesmo porque aquele acordo com o Furlan nao deu em nada.

Duvido tambem que a FAB nao tenha dado o seu aval para a sua possível concretizacao. Tanto que o RFI (elaborado pelo pessoal da FAB) como postado acima era uma cópia do manual do Hind.

Agora se estes Helis de fato vierem deveriam vcs mandarem um e-mail pro Saito perguntando o porque da escolha.

Sei ate a resposta.......Era o que a gente queria e era o mais barato.

abracos

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes

#3387 Mensagem por Pereira » Sáb Ago 16, 2008 7:50 pm

BH com os quatro tanques extras tem autonomia de quanto ? Ao meu ver,helicóptero algum tem autonomia prática para a Amazônia,teríamos de ter milhares para cobrir toda sua extensão.

Talvez uma vantagem para o trem retrátil é mais aerodinâmica e pura proteção mesmo,pois os trem fixos podem ser avariados com tiro ou outra situação normal de combate.E em casos como o do finado Comanche é essencial,pois os trens fixos entregariam sua posição com quebra das linhas 'invisíveis' dele.

Mas também acho que é só peso extra e mais um mecanismo hidráulico/elétrico para receber manutenção.

Skyway
Sênior
Sênior

#3388 Mensagem por Skyway » Sáb Ago 16, 2008 7:53 pm

Brisa...uma avaliação não escolhe o melhor e pronto. O Hind não foi O escolhido, mas era uma das opções. Não a MELHOR no ponto de vista técnico, mas talvez a melhor no conjunto da obra.

Entendeste agora filho?

Talvez a melhor opção viável, já que o que quem de fato vai operar escolheu não seria viável por algum outro motivo.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes

#3389 Mensagem por Pereira » Sáb Ago 16, 2008 7:59 pm

Vale lembrar que não estava só em jogo o quão bom a aeronave é ... mas também muitos outros pré requisitos relevantes como o preço !

brisa

#3390 Mensagem por brisa » Sáb Ago 16, 2008 8:03 pm

Pelo que voce falou o melhor deveria ser Tiger, o Mangusta, o comanche, o apache, o cobra etc.
Nenhum destes cumpre o que a FAB quer

Uma avaliacao escolhe o que cumpre o que se quer, com o menor custo. Ou seja custo/benefício; e nisto o Hind da de dez a zero nos outros. Como voce falou, o conjunto da obra.

abraco

Responder