Pepê Rezende escreveu:É bem provável que o Gripen NG nem seja fabricado em série, já imaginou isso? Tudo depende da encomenda de um país que já se comprometeu com o programa F-35. Além disso, terá restrições de exportação nos motores e nos radares (com antenas Raytheon).
Todos os gripeiros cantam loas ao baixo consumo de combustível, em compensação, os custos com sobressalentes russos equivalem a 50% do valor dos similares ocidentais, ou seja, uma coisa compensa a outra. Quanto ao F-35, não abre as linhas de código nem transfere tecnologias sensíveis. O Rafale, por sua vez, apresentará, carregado, uma menor assinatura radar e os franceses transferem linhas de código e tecnologia, a exemplo da turma de Moscou. Qual a vantagem?
Sim. Além disso, dá controle ao comprador de TODOS os processos da aeronave. Quem sabe quais são os códigos escondidos num F-16C-50 chileno além dos EUA? E se tiver algum mecanismo que desative o radar por um sinal de satélite? Ou um vírus dormente capaz de danificar o sistema se alguém tentar abrir o programa?Beronha escreveu: A totalidade dos códigos fontes aberta ao usuario, garante a integração de qualquer tipo de arma a plataforma???? O Usuário poderia empregar suas armas sem, digamos uma dassault ou Knnapo por o dedo?
Sentiu a barra?
Pepê[/quote]
Todos os codigo fontes?! Todos os processos?! FCS, sensores, ESM/ECM, etc e integracao entre eles?
Se liberarem isso tudo, pelos precos citados recentemente, nao importaria muito o caca. Seria uma barganha.
A Embraer podera entao entao utilizar esta tecnologia-chave e dapta-la a novos cacas.
[]s