Depois de ver o discurso Neo-Nazi desse senhor, ao lado da C. Rice, no Euronews, realmente acho que só foi pena os Russos não terem ido até Tbilissi.
A retórica nazi é igualzinha, "defender a europa dos bárbaros e selvagens" ....grande monte de mrd
A partir do momento em que as tropas do Império Russo lançaram a invasão, deixaram a porta aberta para as tropas irregulares (russos e ossetas e militares das unidades correccionais) saquearem roubarem e destruirem.
Qualquer pessoa que seja capaz de somar 2+2 percebeu que até os oficiais russos foram apanhados a saquear os civis. Há imagens de um oficial russo a disparar contra uma camera de TV depois de se ver os soldados russos a pihar.
Até na RTP em Portugal houve referências ao facto de os russos deixarem o clima de terror instalar-se. E foi uma informação que veio do lado russo.
Não era preciso o presidente georgiano dizer que são bárbaros, basta ver as informações disponíveis. Até a Al Jazeera (que eu tenho a ligeira impressão de não ser lá muito pró americana) afirmou que militares russos ou ossétios com que tinham tentado falar, tresandavam a Alcool e estavam empenhados no saque. Isto foi o que disse na manhã de Quinta-feira pelas 11:00 o jornalista da Al Jazeera Alan Fisher, numa comunicação rádio ou telefone em directo de Gori.
O saque dos despojos é uma tradição naquela área. E é uma tradição Russa, dos mais russo que pode haver.
Logo, se há Neo-Nazis nesta história eles parecem estar do lado do Império Russo.
Afinal, são eles que querem refazer o Reich deles. O fim da URSS foi segundo Putin, a maior catástrofe do século XX. É natural que ele queira refaze-lo, e para isso só há uma forma: Aterrorizando os países pequenos que foram esmagados pelo regime comunista e que já eram oprimidos nos tempos do Czar.
Todas as ex-repúblicas soviéticas (à excepção da Bielorrússia, que não é um país mas sim propriedade privada) temem a Rússia. Alguém se preocupou perguntar porquê ?
O engraçado é que nem a Bielorússia apoiou a invasão Rússa da Geórgia.
Até agora o Império Russo teve uma declaração internacional de apoio: A paradisíaca ilha de Cuba.
Não é de estranhar que Chavez se lhe junte rapidamente.