JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Pepê Rezende
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Re: JAS-39 Gripen

#5161 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Ago 13, 2008 9:27 am

O grande problema é que dados teóricos nem sempre se aplicam na prática. Em um exercício no Alasca, os Gripen C apresentaram problemas de alcance. Comprovaram apenas 2/3 do anunciado. Lembro que isso pode ocorrer com qualquer avião. O mesmo pode ser dito de assinatura radar. Vi dados de apenas 0,0030 para o Rafale. Isso só ocorre em laboratório. No mundo feio aqui fora, fica em torno de 1m².

Pepê




Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#5162 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 13, 2008 12:02 pm

No lugar de não acreditar em nada do que se fala sobre Rafale, Gripen NG, etc, eu sugiro que as pessoas contribuam colocando dados dos seus caças preferidos (Su-35BM, Eurofighter, etc). Só desqualificar dados (até oficiais) não contribui muito para as discussões.
Essa é uma frase que caberia a São Francisco de Assis? Não, né? Mas os meus caros amigos, candura em pessoa estão inocentemente dizendo que sim. Nem eu acredito. :lol:

Mas vamos lá, eu pedi alguns dados de alcance do Rafa, e questionei como pode os alcances carregado e vazio do Gripen serem praticamente a mesma coisa. Como eu disse, basta uma resposta qualquer, agora dizer que perguntar é desqualificar e não acreditar, vai uma distância tão grande como o alcance de combate do SU-35, gigantesca.

Eu sempre debati com o RC numa boa, nunca precisei de subterfúgios e eufemismos. Não vai ser agora que vou me indispor com ele.

RC, o alcance translado do Rafa tem aí?




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Ago 13, 2008 9:59 pm, em um total de 1 vez.
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Junker
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Re: JAS-39 Gripen

#5163 Mensagem por Junker » Qua Ago 13, 2008 3:16 pm

Gripen 03 and 04 arrive in Cape Town
Date: 13 August 2008

The third and fourth SAAB Gripen dual-seat fighters arrived in Table Bay Harbour, Cape Town at mid-day today.

Gripen D dual-seaters 03 and 04 were offloaded at Cape Town docks. They were then towed the short distance through the streets of Maitland and Brooklyn suburbs to AFB Ysterplaat. The aircraft were towed by tractors, surrounded by traffic police and support cars. It only took 30 minutes to cover the distance with minor disruption to traffic. The aircraft are due to depart AFB Ysterplaat the next day.

It is believed that the two aircraft have already been accepted by South Africa, hence the use of SAAF personnel to transport the aircraft.

South Africa ordered seventeen single-seat Gripen C and nine dual-seat Gripen D fighters in 1998. The first of the type for the SAAF, Gripen D 01 (c n 39-2801/`ZA01') made its first flight on 11 November 2005 at Linkoping, Sweden. It was then shipped to South Africa following an initial 25 hours of flight-testing in Sweden. It arrived in Cape Town on 16 July 2006 and continued its test program at AFB Overberg, home of the SAAF Test Flight and Development Centre (TFDC). The development test program was completed in November 2007 after a total of 199 sorties.

The second Gripen D, 02, arrived in Cape Town on 9 March 2008. This aircraft is now based at AFB Makhado. The Gripen fleet will fly with 2 Squadron at AFB Makhado.

Report and photos by Dean Wingrin.
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http://www.saairforce.co.za/news-and-ev ... -cape-town




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Re: JAS-39 Gripen

#5164 Mensagem por Plinio Jr » Qua Ago 13, 2008 4:43 pm

Tem mais 24 a serem entregues....o conograma de entregas é bem longo...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#5165 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 13, 2008 4:57 pm

Na penúltima foto dá prá ver que o avião é pequeno mesmo. E realmente surpreende o que faz com dado tamanho.




G-LOC
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Re: JAS-39 Gripen

#5166 Mensagem por G-LOC » Qua Ago 13, 2008 7:35 pm

rcolistete escreveu: Esqueceu que no ataque os tanques externos são alijados (diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico depois do alijamento) ? E que no translado, não ?
[]s, Roberto
Nos relatos que vi dos conflitos recentes em Kosovo, afeganistão e iraque os pilotos só alijavam os tanque se fossem engajados por mísseis.

Em algumas missões de longo alcance até que pode ser feito, mas não é rotina alijar tanques extras. Não são baratos assim.

Alijar os tanques também não justifica o alcance citado e muito menos as incoerencias gritantes.

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Re: JAS-39 Gripen

#5167 Mensagem por rcolistete » Qua Ago 13, 2008 7:49 pm

G-LOC escreveu:
rcolistete escreveu: Esqueceu que no ataque os tanques externos são alijados (diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico depois do alijamento) ? E que no translado, não ?
[]s, Roberto
Nos relatos que vi dos conflitos recentes em Kosovo, afeganistão e iraque os pilotos só alijavam os tanque se fossem engajados por mísseis.

Em algumas missões de longo alcance até que pode ser feito, mas não é rotina alijar tanques extras. Não são baratos assim.

Alijar os tanques também não justifica o alcance citado e muito menos as incoerencias gritantes.

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Poxa, eu tenho que lembrar de tudo :wink: ? Na volta do ataque, o Gripen NG voltará somente com os mísseis ar-ar e pod designador, pois as bombas e tanques externos terão sido lançados/alijados. Isto é, bem mais leve e aerodinâmico.

No mais, os dados da Saab fornecidos ao Alexandre Fontoura são estimativas para o Gripen NG, obviamente passíveis de serem verificadas ou não quando o Gripen NG for homologado lá para 2013-15.

[]s, Roberto




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Re: JAS-39 Gripen

#5168 Mensagem por G-LOC » Qua Ago 13, 2008 8:27 pm

rcolistete escreveu: Poxa, eu tenho que lembrar de tudo :wink: ? Na volta do ataque, o Gripen NG voltará somente com os mísseis ar-ar e pod designador, pois as bombas e tanques externos terão sido lançados/alijados. Isto é, bem mais leve e aerodinâmico.

No mais, os dados da Saab fornecidos ao Alexandre Fontoura são estimativas para o Gripen NG, obviamente passíveis de serem verificadas ou não quando o Gripen NG for homologado lá para 2013-15.

[]s, Roberto
Entrou em loop.

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Re: JAS-39 Gripen

#5169 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qua Ago 13, 2008 9:56 pm

Força Aérea da Suiça realiza testes com Gripen

Em resposta à RFP (Request For Proposal) do governo suíço emitida em janeiro deste ano, a Saab apresentou as versões C e D do Gripen. Os testes com a aeronave estão sendo realizados pela Armasuisse, agência do governo responsável pela aquisição de novos equipamentos para as Forças Armadas.

Duas aeronaves Gripen D (biposto), junto com as tripulações e o pessoal de terra, estão na base aérea de Emmen, perto da cidade de Lucerna, onde ocorre o processo de avaliação. Os dois Gripens saem todos os dias, pilotados por pilotos de teste da armasuisse, da Saab e também das Forças Aéreas da Suíça e da Suécia. A maioria destes vôos ocorre com um piloto suíço no banco dianteiro e um sueco, no banco posterior.

Todos os vôos feitos na fase de testes e de avaliação seguem o plano traçado pela armasuisse, com tarefas específicas estabelecidas para cada vôo, com o objetivo de conferir à equipe de avaliação suíça todas as informações necessárias sobre as amplas capacidades operacionais, multimissão do Gripen, inclusive as de defesa aérea, vigilância aérea e reconhecimento.

Em paralelo com as avaliações de vôo, são desenvolvidas também intensas atividades de avaliação terrestre. Enquanto um dos caças está no ar, o outro é utilizado para avaliar o manejo da aeronave no chão, inclusive sua preparação para vôo, re-armamento, bem como rotinas de manutenção e logística.

Por Redação em 13-08-2008 às 16h12


Em: http://www.tecnodefesa.com.br/mznews/cl ... 01954537cc

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: JAS-39 Gripen

#5170 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 13, 2008 10:42 pm

AS

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"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: JAS-39 Gripen

#5171 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 14, 2008 8:34 am

Se para o RFP dos suíços eles mandaram Gripen D, por que para o nosso eles mandariam o "NG"? Porque somos bons de samba?




abraços]




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Re: JAS-39 Gripen

#5172 Mensagem por Bourne » Qui Ago 14, 2008 9:39 am

Por que o pessoal do Gripen International acredita que o Gripen NG tem mais chances de vitória que o Gripen C/D. Não só por que o NG é mais vitaminado, mas, também, porque pode gerar parcerias no desenvolvimento futuro e satisfazer os fetiches de "transferência de tecnologia".




brisa

Re: JAS-39 Gripen

#5173 Mensagem por brisa » Qui Ago 14, 2008 9:46 am

O bichinho ate que é bonitinho....nao concordo em chama-lo de pulga alada. O apelido mais correto deveria ser Chaveirinho :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#5174 Mensagem por Barao Vermelho » Qui Ago 14, 2008 9:49 am

Caros Amigos,
acho o caça Gripen um excelente caça, e o modelo NG quando fabricado vai ser melhor ainda, mas todos sabemos que é um caça perfeito para subistituir nossos F-5 e AMX, agora dizer que esse caça vai ser nosso caça de superioridade aeria e piada né.

Abraços




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Re: JAS-39 Gripen

#5175 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 9:59 am

Senhores,

O fato do Gripen ser um caça pequeno é vantagem. E a história que ele tem perna curta já foi completamente desmontada.

Abraços,

Heronim




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