JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 2790
- Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm
Re: JAS-39 Gripen
O grande problema é que dados teóricos nem sempre se aplicam na prática. Em um exercício no Alasca, os Gripen C apresentaram problemas de alcance. Comprovaram apenas 2/3 do anunciado. Lembro que isso pode ocorrer com qualquer avião. O mesmo pode ser dito de assinatura radar. Vi dados de apenas 0,0030 para o Rafale. Isso só ocorre em laboratório. No mundo feio aqui fora, fica em torno de 1m².
Pepê
Pepê
Re: JAS-39 Gripen
Essa é uma frase que caberia a São Francisco de Assis? Não, né? Mas os meus caros amigos, candura em pessoa estão inocentemente dizendo que sim. Nem eu acredito.No lugar de não acreditar em nada do que se fala sobre Rafale, Gripen NG, etc, eu sugiro que as pessoas contribuam colocando dados dos seus caças preferidos (Su-35BM, Eurofighter, etc). Só desqualificar dados (até oficiais) não contribui muito para as discussões.
Mas vamos lá, eu pedi alguns dados de alcance do Rafa, e questionei como pode os alcances carregado e vazio do Gripen serem praticamente a mesma coisa. Como eu disse, basta uma resposta qualquer, agora dizer que perguntar é desqualificar e não acreditar, vai uma distância tão grande como o alcance de combate do SU-35, gigantesca.
Eu sempre debati com o RC numa boa, nunca precisei de subterfúgios e eufemismos. Não vai ser agora que vou me indispor com ele.
RC, o alcance translado do Rafa tem aí?
Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Ago 13, 2008 9:59 pm, em um total de 1 vez.
Re: JAS-39 Gripen
Gripen 03 and 04 arrive in Cape Town
Date: 13 August 2008
The third and fourth SAAB Gripen dual-seat fighters arrived in Table Bay Harbour, Cape Town at mid-day today.
Gripen D dual-seaters 03 and 04 were offloaded at Cape Town docks. They were then towed the short distance through the streets of Maitland and Brooklyn suburbs to AFB Ysterplaat. The aircraft were towed by tractors, surrounded by traffic police and support cars. It only took 30 minutes to cover the distance with minor disruption to traffic. The aircraft are due to depart AFB Ysterplaat the next day.
It is believed that the two aircraft have already been accepted by South Africa, hence the use of SAAF personnel to transport the aircraft.
South Africa ordered seventeen single-seat Gripen C and nine dual-seat Gripen D fighters in 1998. The first of the type for the SAAF, Gripen D 01 (c n 39-2801/`ZA01') made its first flight on 11 November 2005 at Linkoping, Sweden. It was then shipped to South Africa following an initial 25 hours of flight-testing in Sweden. It arrived in Cape Town on 16 July 2006 and continued its test program at AFB Overberg, home of the SAAF Test Flight and Development Centre (TFDC). The development test program was completed in November 2007 after a total of 199 sorties.
The second Gripen D, 02, arrived in Cape Town on 9 March 2008. This aircraft is now based at AFB Makhado. The Gripen fleet will fly with 2 Squadron at AFB Makhado.
Report and photos by Dean Wingrin.
http://www.saairforce.co.za/news-and-ev ... -cape-town
- Plinio Jr
- Sênior
- Mensagens: 5278
- Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceram: 1 vez
Re: JAS-39 Gripen
Tem mais 24 a serem entregues....o conograma de entregas é bem longo...
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Re: JAS-39 Gripen
Na penúltima foto dá prá ver que o avião é pequeno mesmo. E realmente surpreende o que faz com dado tamanho.
Re: JAS-39 Gripen
Nos relatos que vi dos conflitos recentes em Kosovo, afeganistão e iraque os pilotos só alijavam os tanque se fossem engajados por mísseis.rcolistete escreveu: Esqueceu que no ataque os tanques externos são alijados (diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico depois do alijamento) ? E que no translado, não ?
[]s, Roberto
Em algumas missões de longo alcance até que pode ser feito, mas não é rotina alijar tanques extras. Não são baratos assim.
Alijar os tanques também não justifica o alcance citado e muito menos as incoerencias gritantes.
G-LOC
-
- Sênior
- Mensagens: 1537
- Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
- Localização: Vitória - ES - Brasil
Re: JAS-39 Gripen
Poxa, eu tenho que lembrar de tudo ? Na volta do ataque, o Gripen NG voltará somente com os mísseis ar-ar e pod designador, pois as bombas e tanques externos terão sido lançados/alijados. Isto é, bem mais leve e aerodinâmico.G-LOC escreveu:Nos relatos que vi dos conflitos recentes em Kosovo, afeganistão e iraque os pilotos só alijavam os tanque se fossem engajados por mísseis.rcolistete escreveu: Esqueceu que no ataque os tanques externos são alijados (diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico depois do alijamento) ? E que no translado, não ?
[]s, Roberto
Em algumas missões de longo alcance até que pode ser feito, mas não é rotina alijar tanques extras. Não são baratos assim.
Alijar os tanques também não justifica o alcance citado e muito menos as incoerencias gritantes.
G-LOC
No mais, os dados da Saab fornecidos ao Alexandre Fontoura são estimativas para o Gripen NG, obviamente passíveis de serem verificadas ou não quando o Gripen NG for homologado lá para 2013-15.
[]s, Roberto
Re: JAS-39 Gripen
Entrou em loop.rcolistete escreveu: Poxa, eu tenho que lembrar de tudo ? Na volta do ataque, o Gripen NG voltará somente com os mísseis ar-ar e pod designador, pois as bombas e tanques externos terão sido lançados/alijados. Isto é, bem mais leve e aerodinâmico.
No mais, os dados da Saab fornecidos ao Alexandre Fontoura são estimativas para o Gripen NG, obviamente passíveis de serem verificadas ou não quando o Gripen NG for homologado lá para 2013-15.
[]s, Roberto
G-LOC
-
- Sênior
- Mensagens: 1663
- Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
- Localização: Araruama-RJ
- Agradeceram: 2 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Força Aérea da Suiça realiza testes com Gripen
Em resposta à RFP (Request For Proposal) do governo suíço emitida em janeiro deste ano, a Saab apresentou as versões C e D do Gripen. Os testes com a aeronave estão sendo realizados pela Armasuisse, agência do governo responsável pela aquisição de novos equipamentos para as Forças Armadas.
Duas aeronaves Gripen D (biposto), junto com as tripulações e o pessoal de terra, estão na base aérea de Emmen, perto da cidade de Lucerna, onde ocorre o processo de avaliação. Os dois Gripens saem todos os dias, pilotados por pilotos de teste da armasuisse, da Saab e também das Forças Aéreas da Suíça e da Suécia. A maioria destes vôos ocorre com um piloto suíço no banco dianteiro e um sueco, no banco posterior.
Todos os vôos feitos na fase de testes e de avaliação seguem o plano traçado pela armasuisse, com tarefas específicas estabelecidas para cada vôo, com o objetivo de conferir à equipe de avaliação suíça todas as informações necessárias sobre as amplas capacidades operacionais, multimissão do Gripen, inclusive as de defesa aérea, vigilância aérea e reconhecimento.
Em paralelo com as avaliações de vôo, são desenvolvidas também intensas atividades de avaliação terrestre. Enquanto um dos caças está no ar, o outro é utilizado para avaliar o manejo da aeronave no chão, inclusive sua preparação para vôo, re-armamento, bem como rotinas de manutenção e logística.
Por Redação em 13-08-2008 às 16h12
Em: http://www.tecnodefesa.com.br/mznews/cl ... 01954537cc
Um fraternal abraço,
Em resposta à RFP (Request For Proposal) do governo suíço emitida em janeiro deste ano, a Saab apresentou as versões C e D do Gripen. Os testes com a aeronave estão sendo realizados pela Armasuisse, agência do governo responsável pela aquisição de novos equipamentos para as Forças Armadas.
Duas aeronaves Gripen D (biposto), junto com as tripulações e o pessoal de terra, estão na base aérea de Emmen, perto da cidade de Lucerna, onde ocorre o processo de avaliação. Os dois Gripens saem todos os dias, pilotados por pilotos de teste da armasuisse, da Saab e também das Forças Aéreas da Suíça e da Suécia. A maioria destes vôos ocorre com um piloto suíço no banco dianteiro e um sueco, no banco posterior.
Todos os vôos feitos na fase de testes e de avaliação seguem o plano traçado pela armasuisse, com tarefas específicas estabelecidas para cada vôo, com o objetivo de conferir à equipe de avaliação suíça todas as informações necessárias sobre as amplas capacidades operacionais, multimissão do Gripen, inclusive as de defesa aérea, vigilância aérea e reconhecimento.
Em paralelo com as avaliações de vôo, são desenvolvidas também intensas atividades de avaliação terrestre. Enquanto um dos caças está no ar, o outro é utilizado para avaliar o manejo da aeronave no chão, inclusive sua preparação para vôo, re-armamento, bem como rotinas de manutenção e logística.
Por Redação em 13-08-2008 às 16h12
Em: http://www.tecnodefesa.com.br/mznews/cl ... 01954537cc
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: JAS-39 Gripen
AS
SUIÇA
SUIÇA
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9410
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Se para o RFP dos suíços eles mandaram Gripen D, por que para o nosso eles mandariam o "NG"? Porque somos bons de samba?
abraços]
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Por que o pessoal do Gripen International acredita que o Gripen NG tem mais chances de vitória que o Gripen C/D. Não só por que o NG é mais vitaminado, mas, também, porque pode gerar parcerias no desenvolvimento futuro e satisfazer os fetiches de "transferência de tecnologia".
Re: JAS-39 Gripen
O bichinho ate que é bonitinho....nao concordo em chama-lo de pulga alada. O apelido mais correto deveria ser Chaveirinho
- Barao Vermelho
- Avançado
- Mensagens: 431
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
- Localização: Espanha
Re: JAS-39 Gripen
Caros Amigos,
acho o caça Gripen um excelente caça, e o modelo NG quando fabricado vai ser melhor ainda, mas todos sabemos que é um caça perfeito para subistituir nossos F-5 e AMX, agora dizer que esse caça vai ser nosso caça de superioridade aeria e piada né.
Abraços
acho o caça Gripen um excelente caça, e o modelo NG quando fabricado vai ser melhor ainda, mas todos sabemos que é um caça perfeito para subistituir nossos F-5 e AMX, agora dizer que esse caça vai ser nosso caça de superioridade aeria e piada né.
Abraços
Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: JAS-39 Gripen
Senhores,
O fato do Gripen ser um caça pequeno é vantagem. E a história que ele tem perna curta já foi completamente desmontada.
Abraços,
Heronim
O fato do Gripen ser um caça pequeno é vantagem. E a história que ele tem perna curta já foi completamente desmontada.
Abraços,
Heronim