http://www.correiodamanha.pt/Noticia.as ... A8B94CCC6624 Julho 2008 - 15h00
Combustíveis - barril de Brent em queda não se reflecte nos preços
Depósito cheio custa mais 2 €
O barril de petróleo está em queda acentuada há duas semanas, mas o preço dos combustíveis quase não sofreu alterações. Ontem, a Galp baixou dois cêntimos a gasolina e 1,4 cêntimos o gasóleo. A BP baixou um cêntimo em ambos. A Repsol segue-lhes hoje o exemplo. Mas, quando comparado com o mês de Maio – altura em que o barril estava abaixo dos 129 dólares – o preço por litro da gasolina custa mais cinco cêntimos, enquanto o gasóleo custa mais seis cêntimos.
Feitas as contas, há dois meses encher um depósito do carro com 50 litros de gasolina custava 73 euros. Hoje, já com a descida da Galp, o mesmo depósito custa mais dois euros, apesar do barril estar a ser negociado aos mesmos valores de Maio. Nogasóleoafacturasobeainda mais: em Maio, o mesmo depósito de 50 litros custava 68 euros, mas hoje é três euros mais caro.
Recorde-se que a 11 de Julho o preço do Brent negociado em Londres atingiu o máximo histórico de 147 dólares, 20 dólares mais caro que o valor ontem negociado, a meio da sessão.
E se desde o início da escalada do preço doscombustíveisas petrolíferas justificam os sucessivos aumentos com a negociação nomercadointernacional,repercutindo as subidas em acréscimos no preço dos combustíveis pago pelos consumidores, nas últimas semanas não houve qualquer alteração dos preços praticados nos postos de gasolina, apesar da queda.
Para a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), os preços já deviam reflectir a queda do petróleo. Augusto Cymbron, presidente da ANAREC, diz ser "pouca a baixa de dois cêntimos", acrescentando que a curta descidaacontece"paranãoprejudicarde umavezsóaqueles quesãodetentores dos produtos".
"É inevitável, continuandoobarrildo petróleoaopreçoa que está, que os combustíveis baixem ainda um bom bocado", afirmou, sublinhando que a ANAREC "não descansa enquanto não tivermos combustíveisaopreçodeEspanha".
Diana Ramos/Pedro H. Gonçalves
fdp de chulos