KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#46 Mensagem por G-LOC » Qui Ago 07, 2008 9:49 pm

Bolovo escreveu: Aeronave lenta: A-1
Aeronave rápida: F-5 ou Mirage 2000
Aeronave subsônica: A-1
Aeronave supersônica: F-5 e Mirage 200

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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#47 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 07, 2008 9:57 pm

Se entendeu, pow!! [003] :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#48 Mensagem por Skyway » Sex Ago 08, 2008 1:26 am

É, mas mesmo asism o A-1 é considerado rápido.

Aeronave lenta seria um Helicóptero ou Avião a hélice. Esses sim precisam de um Hércules. Só me pinta a dúvida se o C-390 seria lento o suficiente para abastecer uma aeronave dessas... :?

Por que aí seria uma característica que o C-130 levaria vantagem no mercado... E até a FAB se quiser operar um Helicóptero com Sonda, ou colocar sonda nos P-3 por exemplo...tudo muito hipotético.




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#49 Mensagem por soultrain » Sex Ago 08, 2008 7:20 am

Skyway,

Sonda nos P-3????

[[]]'s





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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#50 Mensagem por Carcará » Sex Ago 08, 2008 7:49 am

Operti escreveu:Pedro,

Está prevista a modernização de aviônicos dos KC-137 (não sei a quantas anda o processo). O que não está previsto é a substituição dos motores. Apesar de que não seria uma má idéia, para poder manter os aviões até a chegada de um substituto.
Sobre se haveria demanda de A400 ou C-17 na FAB, a minha resposta é: no atual cenário de política estratégica do governo brasileiro, não.



Abraços
Prezado Operti,

Realmente, caro amigo, "no atual cenário de política estratégica do governo brasileiro" malmente cabe o “Gordo” (entendeu? Não cabe o gordo. Ah, deixa pra lá.). Mas, num futuro que estão projetando para as FFAA (vamos torcer), acredito que o ideal é pularmos de um C-390 (espinha dorsal / tático) direto para um A-400M ou algo parecido (3 ou 4 unidades / estratégico).

Grande Abraço!

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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#51 Mensagem por Carcará » Sex Ago 08, 2008 7:52 am

soultrain escreveu:Skyway,

Sonda nos P-3????

[[]]'s
Prezado Soultrain,


Acredito que a resposta esteja no "...tudo muito hipotético". Pois, não acredito ser necessário sonda no P-3 (talvez no P-95 :mrgreen: :mrgreen: )

Grande Abraço,

"Carcará" Mascarenhas




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#52 Mensagem por Plinio Jr » Sex Ago 08, 2008 8:57 am

Haverá a necessidade de um substituto dos KC-137s, que possuem uma capacidade de carga e alcance superiores aos atuais C-130s e seus substitutos C-390s, complementando estes ultimos....

Penso que os A-330MRT seriam os ideais para esta função.... :wink:




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#53 Mensagem por WalterGaudério » Sex Ago 08, 2008 9:18 am

Bolovo escreveu:
bruno mt escreveu:mais não era o C-390 que ia fazer o REVO?
Hoje, o KC-130 faz o reabastecimento tático de baixa velocidade/altitude e o KC-137 o de alta velocidade/altitude. O C-390 vai entrar no lugar do Hercules e algum outro vai entrar no lugar do Sucatão, um complementa o outro e não se substituem.
Algo como, o KC-130 atua como reabastecedor tático e o KC 137 como reabastecedor estratégico.




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#54 Mensagem por Skyway » Sex Ago 08, 2008 11:28 am

Carcará escreveu:
soultrain escreveu:Skyway,

Sonda nos P-3????

[[]]'s
Prezado Soultrain,


Acredito que a resposta esteja no "...tudo muito hipotético". Pois, não acredito ser necessário sonda no P-3 (talvez no P-95 :mrgreen: :mrgreen: )

Grande Abraço,

"Carcará" Mascarenhas
Valeu por esclarecer amigo! Achei ter deixado bem claro com o "...tudo muito hipotético".




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#55 Mensagem por soultrain » Sex Ago 08, 2008 2:11 pm

Ok,

É que P-3 com sonda, tinham de fazer um aparthotel na fuzelagem ou arranjar maneira de "reabastecer" com novos tripulantes.

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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#56 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Ago 08, 2008 2:16 pm

soultrain escreveu:Ok,

É que P-3 com sonda, tinham de fazer um aparthotel na fuzelagem ou arranjar maneira de "reabastecer" com novos tripulantes.

[[]]'s
Tava pensando em algo parecido também... É pro P-3 fazer a patrulha ao redor do mundo???




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#57 Mensagem por Skyway » Sex Ago 08, 2008 2:17 pm

:lol: :lol:




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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#58 Mensagem por Corsário01 » Sáb Ago 09, 2008 9:48 am

Meus 10 cents 8-]

A troca de motores dos KC137 foi estudada e dada como a opção ideal, junto com a troca dos aviônicos(glass cockpit).
O problema é "apenas" o fluxo financeiro. Passa desapercebido de todos aqui, que a célula 2403 está em check D ++ faz muito tempo. A aeronave está dentro de um hangar no Pama GL e ninguém consegue ve-la.
Para mim poderemos ter surpresas quando ela voltar. Caso ela não volte, é pq todo o planejamento foi mudado.
Não acredito que a TAM abra mão de seus 330 tão cedo, pois a demanda está grande, e a FAB teria que esperar muito, por isso, acredito que os KC-137 ainda terão vida longa.

Para quem não sabe, o mesmo voando com as atuais turbinas, só é economico em vôos de longo curso, dai a necessidade de termos 2 vetores. O antigo cmte do Esq. estava bem animado com a possibilidade das JT8, mas........cadê o tal de fluxo de verbas?

Seria ótimo termos 767, 330 no Corsário, mas não neste momento em que a FAB não teria como mante-los voando. Hj temos 4 KC-137. 1 o 2403 está há mais de 3 anos em check, e os outros estão comendo asfalto( voando pra cacete). Se mudar o vetor por um mais moderno e consequentemente, mais caro em manutenção, o esq. não terá NESTE MOMENTO a mesma operacionalidade, ou se tiver, será até que as revisões comecem.

Cada JT8 custa em torno de 2 milhões de dólares sem nenhum complicador para o KC-137 atual.
Cada CFM acima de 5 milhões de dólares mais a troca de componentes estruturais no atual KC-137.

Vamos ver o que o 2403 nos trará. Quando ele aparecer, poderá indicar o caminho, ou não :roll:




Abraços,

Padilha
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#59 Mensagem por hviana » Sáb Ago 09, 2008 9:48 am

A substituição do B-707 por A-330 não é economicamente viável num horizonte de, eu diria, 10 anos. No mínimo.

A TAM não começa a se desfazer de A-330 antes de 2014, no mínimo.
E o custo de aquisição das células estara ainda muito, muito alto.
São aeronaves valiosas, tanto que nenhuma foi ainda convertida a cargueiro, ou se construiu para esse fim.

Abraços




Operti
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#60 Mensagem por Operti » Sáb Ago 09, 2008 4:38 pm

Padilha,


Um vetor mais moderno, ao contrário, tende a ter custos de manutenção menores. A oferta de peças no mercado é constante (produtos mais baratos e maior número de fornecedores), sistemas de verificação de pane mais precisos (menos tempo com o avião parado), processos (de fabricação, manutenção, operação) mais modernos e consequentemente mais econômicos, além de outros fatores. O que "pega" é a aquisição (aeronaves e equipamentos de suporte), treinamento e capacitação de pessoal. E aí, nesse caso, eu concordo com você. A FAB, hoje, não tem condições de bancar a compra de aeronaves dessa categoria. Por isso que lá no post inicial eu considerei um horizonte se iniciando em 10 ou 15 anos (otimismo nunca é demais). E sem descartar essas modificações nos KCs.
Para você ter uma idéia. Na TAM, os custos de operação do A330 equivalem ao do 767, incluindo nessa conta o valor do leasing, que no 330 é três vezes maior.

Hviana,

A TAM começará a se desfazer dos 330 quando começarem a chegar os A350. A previsão era de que isso começasse em 2010, mas acredito que essa data fique para mais adiante. E os primeiros com certeza serão os que chegaram no início. Por isso, eu creio que antes de 10 anos a TAM já comece a rifar os A330. Aliás, vou me informar aqui sobre quantas aeronaves são da TAM, e quantas são só leasing.



Abraços




Carlos Filipe Operti
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