Amigo Sideshow:
Yo no generalizaría tanto, no siempre sucedió lo mismo. En el caso del CBA-123, el apartamiento de mi país del proyecto fue una MUY MALA decisión estratégica adoptada por el entonces gobierno del "Sultán", con Caballo como Ministro de Economía. Siempre nos arrepentiremos de haber dicho "NO GRACIAS". Pero, si ese hubiese sido el único pecado del gobierno de Menem, Argentina ahora sería Suecia.
Fica difícil não generalizar depois de tantos projetos promissores argentinos que nunca passaram da fase de protótipo.
En el caso del "Gaucho", la situación es todo lo contrario. Según tengo entendido quien disminuyó sensiblemente su entusiasmo en el proyecto fue el Ejército del Brasil.
Ustedes ya deben tener noticias de que aquí en Argentina, ya se han producido las primeras 15 o 20 unidades, las que se encuentran desde hace unos meses operativas en unidades de Exploración en la patagonia, con resultados muy favorables.-
Para el año próximo, se ha proyectado la construcción de 100 Gauchos de las distintas variantes.-
A história do Gaucho não foi bem assim.
O EB só queria um veículo leve, simples e barato que pudesse ser lançado de pára-quedas.
O EA vendo um possibilidade de criar um família de veículos baseado no Gaucho começou a modificar ele deixando mais pesado, resistente e caro. Com isso seu centro de gravidade foi alterado e ele perdeu sua única utilidade para o EB.
Por isso tivemos que desenvolver um novo veículo, gastando nossos poucos recursos, para essa função que é o Chinvuk.
Mas o EB vai honrar o compromisso assumido com a Argentina e deve comprar alguns Gauchos que serão construídos na Argentina, mas com motor e transmissão feitas no Brasil como todos os Gauchos produzidos.
En cuanto al CH-14 y el CH-16, no comparto tampoco tu apreciación.-
El proyecto se encuentra en pleno desarrollo.
La única finalidad que tiene es dotar al Ejército Argentino de un helo de Exploración. La gente que ve en él un Apache por el momento se equivoca de punta a rabo.-
Ei calma ai, não falei nada do CH-16 que acho lindo
Agora sobre o CH-14 foi um erro, tipicamente argentino, o EA desenvolveu um helicóptero feito unicamente para ele, nas funções de treinamento e exploração.
Como a Garre estava querendo empurrar o lixo do Z-11 para o EA, o CH-14 foi desenvolvido em segredo e ela só ficou sabendo quando no dia em que o CH-14 foi apresentado.
Agora o projeto está correndo um grande risco porque a FAA e ARA não tem o menor interesse no CH-14 e ele também não tem potencial para o mercado civil e vai acabar sendo mais um dos lindos e promissores protótipos desenvolvidos pelo Senhor Cicaré.
Não teria sido melhor desenvolver o CH-16 levando em consideração as necessidades da FAA e ARA também?
Saudações
Á respeito dos CALA 30 e 40, fala-se em termina-los?
Quem é o fabricante?
O CALA está paralisado por algum motivo argentino.
Ele, assim como todas as peças de artilharia argentinas, foi desenvolvido pelo CITEFA e é produzido pela DGFM (Direccion General de Fabrications Militares )
Atualmente os hermanos estão trabalhando em um peça e 105mm chamada CALIV com alcance de 17Km e pesando menos de 2000 Kg.