O ministério da defesa do Reino Unido anunciou que vai postergar a retirada de serviço da sua frota de Shorts Tucano T1, aeronave utilizada desde 1989 na formação básica dos pilotos da Royal Air force (RAF, força aérea do Reino Unido).
Inicialmente, a RAF havia sinalizado que a retirada de serviço seria em abril de 2010, passando posteriormente para meados de 2012 e agora para março de 2014. O Shorts Tucano é derivado do Embraer EMB-312 Tucano, porém, com uma série de refinamentos aerodinâmicos e de sistemas bordo.
O Reino Unido procura agora um novo parceiro para fornecer todo o apoio logístico e de manutenção para manter em plenas condições de vôo a frota de aproximadamente 100 aeronaves ainda em operação e, qualquer acordo que seja assinado, vai cobrir um período de pelo menos quatro anos.
A RAF espera gastar de US$ 39.7 milhões até US$ 158 milhões, dependendo das opções de suporte incluída no contrato. Enquanto o Tucano continua em operação, o país busca um novo treinador para substituir o turboélice e, entre os candidatos, destacam-se o Aermacchi M-311 ou o Pilatus PC-21.
Fonte: http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 0&LE=atual
Manutençao de 100 avioes durante quatro anos, no minimo? Altissimo negocio para a EMBRAER. DA-LHE EMBRAER

Serah que a EMBRAER voltarah a enfrentar o PC-21 com o seu Super Tucano?