Tigre, vc acertou na mosca na Zona do Euro nao vao levar nenhuma, mais ( e sempre tem um mais), sera que seremos (O Brasil) os montadores com mao de obra barata de Rafale ??Tigershark escreveu:Bom,me parece claro que a Eurocopter vai desenvolver uma idéia similar à que os franceses tem para o Rafale:Fugir dos custos em euros,aumentar a internacionalização,novos mercados,etc.É a mesma fala do Sarkosy depois da perda da concorrencia do Marrocos.Precisamos esperar um pouco mais para conhecermos os detalhes deste acordo.brisa escreveu:Estas sao as diretrizes da EADS Eurocopter retiradas de seu site em lengua espanhola.
O negrito é meu
Retos de cara a 2008 De acuerdo con el programa 2020 de su compañía matriz, EADS, y frente a un mercado considerablemente volátil, Eurocopter ha identificado los retos que se avecinan en 2008 y en años sucesivos y ha fijado una hoja de ruta que se centra en los siguientes objetivos:
Continuar gestionando de manera eficiente el incremento en la producción mediante la optimización de los procedimientos industriales.
Lograr objetivos económicos clave del modo establecido por EADS
Soportar a largo plazo el bajo valor del dólar.
Entregar satisfactoriamente el NH90 y encargarse de su calificación y entrada en servicio sin inconvenientes.
Gestionar programas internacionales como LUH, KHP y EC175.
Entregar capacidades de misión sobresalientes, mantener el liderazgo en innovación y una mejora continua de la flota.
Centrarse en los retos técnicos, como la compatibilidad medioambiental, economía operacional, ergonomía, seguridad de flota y reducción en general de los costes.
Proseguir la internacionalización y reforzar el papel de Eurocopter como actor clave en los mercados emergentes involucrando a la industria local.
Mejorar todavía más la cartera de servicios.
Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- caixeiro
- Sênior
- Mensagens: 814
- Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
"There's More Than One of Everything"
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Quero ser a Embraer
Como a Helibras, com sede em Minas Gerais, pretende entrar para o clube dos fabricantes de helicópteros de última geração
RICARDO OSMAN
ENCOMENDA PODEROSA: as Forças Armadas vão comprar da Helibras 50 helicópteros Super Cougar, inspirados no modelo Cougar (foto acima). Lula e o presidente da empresa fabricante, Jean-Noël Hardy (foto abaixo), assinaram o acordo na semana passada.
FUNDADA EM 1978, A HELIBRAS, EMPRESA fabricante de helicópteros, situada na cidade mineira de Itajubá, comemorou na semana passada 30 anos com uma excelente notícia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seis de seus ministros foram à festa de aniversário, na segunda 30, realizada em um hangar da empresa, para confirmar uma encomenda que poderá alçar a Helibras, se tudo der certo, ao restrito clube de fabricantes de helicópteros de última geração. As três Forças Armadas contrataram a construção no País dos modernos Super Cougar, os helicópteros de grande porte que acabam de sair das pranchetas dos engenheiros da Eurocopter Company, na França. Essas aeronaves são utilizadas sobretudo no transporte de tropas. Principal acionista da Helibras, a Eurocopter se comprometeu a investir cerca de ? 350 milhões na fábrica de Itajubá para modernizála e capacitá-la a produzir os Super Cougar. As Forças Armadas encomendaram 50 aparelhos e o valor da operação, estimado por especialistas, deve chegar a R$ 3 bilhões. "Estamos dando um grande passo na história da indústria aeronáutica do País", diz o presidente da Helibras, Jean-Noël Hardy à DINHEIRO. "Esta nova fase nos permite imaginar um futuro em que teremos um helicóptero genuinamente nacional, a exemplo do que já aconteceu na indústria de aviação." O entusiasmo de Hardy tem suas razões. Com a encomenda das Forças Armadas, foi criado o Pólo Aeronáutico de Helicóptero de Grande Porte, que pretende ser, a seu modo, a Embraer do setor. "O Brasil já faz parte das nações realmente aeronáuticas graças a Embraer", conta Hardy. "Agora, vamos fazer nossa parte."
Inicialmente, será criada uma linha de produção exclusiva para os Super Cougar na Helibras. Por isso, a previsão é de que o quadro de funcionários irá dobrar de tamanho nos próximos quatro anos. De 250 funcionários atuais deverá ir para 500, segundo seu presidente. A receita também deverá dar salto expressivo: dos atuais US$ 99 milhões por ano, oriundos sobretudo das vendas dos helicópteros Esquilo, deverá seguir para o patamar dos US$ 200 milhões. "O faturamento vai mais do que dobrar no período", antecipa Hardy. O grande desafio para se tornar a "Embraer dos helicópteros" é o acesso à tecnologia. Por isso, o plano prevê o repasse de tecnologia da Europa para o Brasil, conforme acertado com o governo federal e o de Minas - este também acionista da Helibras. "Nosso objetivo é incorporar na fábrica brasileira as tecnologias mais avançadas do setor", conta Hardy. "Para que isso aconteça, vamos intensificar o intercâmbio entre funcionários para provocar a troca de experiências." Conforme o definido, os sistemas mecânicos, eletrônicos e de combate dos Super Cougar serão, progressivamente, fabricados no Brasil. Terá prioridade neste cronograma o sistema mecânico. Uma das primeiras peças a serem montadas no País será a caixa de transmissão dos novos helicópteros. Os primeiros aparelhos deverão ficar prontos em 2010, mas serão montados, basicamente, com componentes importados. Ao longo da próxima década, a linha de montagem nacional ganhará força e será capaz de produzir até 50% dos componentes dos Super Cougar, conforme Hardy. "Estamos prevendo também a vinda de vários fornecedores para a região, inclusive fornecedores do Exterior", acrescenta ele.
Para atender a seus objetivos, a empresa conta com a parceria com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), instalado em São José dos Campos. "Esta é uma parceria natural, pois a Helibras nasceu dentro do CTA", conta Hardy. O desenvolvimento de fornecedores locais já começou com a Turbo Meca, fabricante de motores. "Temos o compromisso da Turbo Meca com o novo projeto", diz o presidente da Helibras. Não foi à toa, portanto, que a festa de aniversário contou com a presença de importante executivo de atuação global: Louis Gallois, presidente da Eads (European Aeronautic Defense and Space Company), dona da Airbus e da Eurocopter. "O Brasil virou um país estratégico para a Eads", disse Gallois a jornalistas na semana passada, e confirmou que a fábrica mineira será um centro de produção de helicópteros para "outras partes do mundo." Pelo visto, a Helibras decolou.
"ANTES DE 2010 ESTARÃO VOANDO
OS PRIMEIROS SUPER-HELICÓPTEROS"
O ex-governador do Acre pelo PT e engenheiro Jorge Viana ocupa a presidência do Conselho de Administração da Helibras. Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coube a ele papel relevante nas articulações que levaram ao surgimento do novo pólo industrial. Viana concedeu a seguinte entrevista à DINHEIRO:
Como surgiu o projeto do novo pólo?
O Brasil iria fazer uma licitação para comprar 26 helicópteros de grande porte, mas isso seria apenas uma compra para reequipar as Forças Armadas. Em vez disso, o Brasil optou pela implantação de um parque industrial de produção de helicópteros. Isso é um ganho.
De que forma isso atende aos interesses do governo?
O pólo faz parte de uma agenda nova, vinculada à política industrial lançada pelo presidente Lula e o ministro Miguel Jorge. Uma política atrelada ao que o ministro Nelson Jobim está fazendo em relação à defesa do País. O projeto uniu todo mundo e é um marco da nova era da produção de helicópteros na América Latina.
Qual a vantagem estratégica do pólo para a Eurocopter?
A Eurocopter precisa fugir do custo europeu de produção. Por isso, parte de suas atividades deve se dar ao redor do mundo. Neste sentido, o Brasil é um dos mais atrativos pólos porque tem mão-de-obra qualificada, desenvolvida graças à Embraer. Avalio que a Eurocopter ganhou uma corrida, uma vez que outras empresas do setor gostariam de vir para cá. Antes de 2010 já estarão voando os primeiros super-helicópteros produzidos no Brasil.
Como a Helibras, com sede em Minas Gerais, pretende entrar para o clube dos fabricantes de helicópteros de última geração
RICARDO OSMAN
ENCOMENDA PODEROSA: as Forças Armadas vão comprar da Helibras 50 helicópteros Super Cougar, inspirados no modelo Cougar (foto acima). Lula e o presidente da empresa fabricante, Jean-Noël Hardy (foto abaixo), assinaram o acordo na semana passada.
FUNDADA EM 1978, A HELIBRAS, EMPRESA fabricante de helicópteros, situada na cidade mineira de Itajubá, comemorou na semana passada 30 anos com uma excelente notícia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seis de seus ministros foram à festa de aniversário, na segunda 30, realizada em um hangar da empresa, para confirmar uma encomenda que poderá alçar a Helibras, se tudo der certo, ao restrito clube de fabricantes de helicópteros de última geração. As três Forças Armadas contrataram a construção no País dos modernos Super Cougar, os helicópteros de grande porte que acabam de sair das pranchetas dos engenheiros da Eurocopter Company, na França. Essas aeronaves são utilizadas sobretudo no transporte de tropas. Principal acionista da Helibras, a Eurocopter se comprometeu a investir cerca de ? 350 milhões na fábrica de Itajubá para modernizála e capacitá-la a produzir os Super Cougar. As Forças Armadas encomendaram 50 aparelhos e o valor da operação, estimado por especialistas, deve chegar a R$ 3 bilhões. "Estamos dando um grande passo na história da indústria aeronáutica do País", diz o presidente da Helibras, Jean-Noël Hardy à DINHEIRO. "Esta nova fase nos permite imaginar um futuro em que teremos um helicóptero genuinamente nacional, a exemplo do que já aconteceu na indústria de aviação." O entusiasmo de Hardy tem suas razões. Com a encomenda das Forças Armadas, foi criado o Pólo Aeronáutico de Helicóptero de Grande Porte, que pretende ser, a seu modo, a Embraer do setor. "O Brasil já faz parte das nações realmente aeronáuticas graças a Embraer", conta Hardy. "Agora, vamos fazer nossa parte."
Inicialmente, será criada uma linha de produção exclusiva para os Super Cougar na Helibras. Por isso, a previsão é de que o quadro de funcionários irá dobrar de tamanho nos próximos quatro anos. De 250 funcionários atuais deverá ir para 500, segundo seu presidente. A receita também deverá dar salto expressivo: dos atuais US$ 99 milhões por ano, oriundos sobretudo das vendas dos helicópteros Esquilo, deverá seguir para o patamar dos US$ 200 milhões. "O faturamento vai mais do que dobrar no período", antecipa Hardy. O grande desafio para se tornar a "Embraer dos helicópteros" é o acesso à tecnologia. Por isso, o plano prevê o repasse de tecnologia da Europa para o Brasil, conforme acertado com o governo federal e o de Minas - este também acionista da Helibras. "Nosso objetivo é incorporar na fábrica brasileira as tecnologias mais avançadas do setor", conta Hardy. "Para que isso aconteça, vamos intensificar o intercâmbio entre funcionários para provocar a troca de experiências." Conforme o definido, os sistemas mecânicos, eletrônicos e de combate dos Super Cougar serão, progressivamente, fabricados no Brasil. Terá prioridade neste cronograma o sistema mecânico. Uma das primeiras peças a serem montadas no País será a caixa de transmissão dos novos helicópteros. Os primeiros aparelhos deverão ficar prontos em 2010, mas serão montados, basicamente, com componentes importados. Ao longo da próxima década, a linha de montagem nacional ganhará força e será capaz de produzir até 50% dos componentes dos Super Cougar, conforme Hardy. "Estamos prevendo também a vinda de vários fornecedores para a região, inclusive fornecedores do Exterior", acrescenta ele.
Para atender a seus objetivos, a empresa conta com a parceria com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), instalado em São José dos Campos. "Esta é uma parceria natural, pois a Helibras nasceu dentro do CTA", conta Hardy. O desenvolvimento de fornecedores locais já começou com a Turbo Meca, fabricante de motores. "Temos o compromisso da Turbo Meca com o novo projeto", diz o presidente da Helibras. Não foi à toa, portanto, que a festa de aniversário contou com a presença de importante executivo de atuação global: Louis Gallois, presidente da Eads (European Aeronautic Defense and Space Company), dona da Airbus e da Eurocopter. "O Brasil virou um país estratégico para a Eads", disse Gallois a jornalistas na semana passada, e confirmou que a fábrica mineira será um centro de produção de helicópteros para "outras partes do mundo." Pelo visto, a Helibras decolou.
"ANTES DE 2010 ESTARÃO VOANDO
OS PRIMEIROS SUPER-HELICÓPTEROS"
O ex-governador do Acre pelo PT e engenheiro Jorge Viana ocupa a presidência do Conselho de Administração da Helibras. Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coube a ele papel relevante nas articulações que levaram ao surgimento do novo pólo industrial. Viana concedeu a seguinte entrevista à DINHEIRO:
Como surgiu o projeto do novo pólo?
O Brasil iria fazer uma licitação para comprar 26 helicópteros de grande porte, mas isso seria apenas uma compra para reequipar as Forças Armadas. Em vez disso, o Brasil optou pela implantação de um parque industrial de produção de helicópteros. Isso é um ganho.
De que forma isso atende aos interesses do governo?
O pólo faz parte de uma agenda nova, vinculada à política industrial lançada pelo presidente Lula e o ministro Miguel Jorge. Uma política atrelada ao que o ministro Nelson Jobim está fazendo em relação à defesa do País. O projeto uniu todo mundo e é um marco da nova era da produção de helicópteros na América Latina.
Qual a vantagem estratégica do pólo para a Eurocopter?
A Eurocopter precisa fugir do custo europeu de produção. Por isso, parte de suas atividades deve se dar ao redor do mundo. Neste sentido, o Brasil é um dos mais atrativos pólos porque tem mão-de-obra qualificada, desenvolvida graças à Embraer. Avalio que a Eurocopter ganhou uma corrida, uma vez que outras empresas do setor gostariam de vir para cá. Antes de 2010 já estarão voando os primeiros super-helicópteros produzidos no Brasil.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Wolfgang
- Sênior
- Mensagens: 7805
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
E esse Super Cougar é o EC-725 mesmo?
- Tigershark
- Sênior
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Ninguém sabe ainda,Wolfgang.Ainda existe muita desinformação em relação à este acordo,em especial ao tipo de " super-helicóptero" que será "fabricado" aqui.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Será que leram o tanto que reclamei aqui no DB?
Mantenho minha cautela (cético?) sobre como a Helibras vai se tornar autônoma no projeto e fabricação de helicópteros com 100% das ações controladas pela Eurocopter/EADS.
Mantenho minha cautela (cético?) sobre como a Helibras vai se tornar autônoma no projeto e fabricação de helicópteros com 100% das ações controladas pela Eurocopter/EADS.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Tigershark escreveu:Ninguém sabe ainda,Wolfgang.Ainda existe muita desinformação em relação à este acordo,em especial ao tipo de " super-helicóptero" que será "fabricado" aqui.
Só sei que ainda estou rindo da piada: super-helicóptero
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Seria bacana se alguém fizesse ma reportagem comparando as realizaçãos da Helibrás com as promessas contidas no contrato firmado quando de sua instalação como contrapartida pela compra dos helis do EB.
Já sabemos que os índices de nacionalização dos esquilos aqui produzidos estão bem aquém dos prometidos lá nos anos 80, então que a empresa justificasse o não atingimento de tais metas.
Já sabemos que os índices de nacionalização dos esquilos aqui produzidos estão bem aquém dos prometidos lá nos anos 80, então que a empresa justificasse o não atingimento de tais metas.
- Tigershark
- Sênior
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
É,esta afirmação foi a pérola da reportagem.Immortal Horgh escreveu:Tigershark escreveu:Ninguém sabe ainda,Wolfgang.Ainda existe muita desinformação em relação à este acordo,em especial ao tipo de " super-helicóptero" que será "fabricado" aqui.
Só sei que ainda estou rindo da piada: super-helicóptero
[ ]s
-
- Sênior
- Mensagens: 3584
- Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
- Localização: Rio Claro/SP
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Srs(as) boa tarde! Alguém já ouviu falar da Ancoratek??? Para surpresa minha, pensei que a manutenção dos Helis da Helibras fosse feito somente na Helibras..
Ancoratek Manutenção de Aeronaves e Comércio S.A
Matriz : Rua Comandante Ituriel, 1234, Fluminense 28940-000 - São Pedro da Aldeia - RJ - Tel : 55 (22) 2621-2369
Escritório : Av Ayrton Senna , 2541, Jacarepaguá - RJ - 22775-001 - Rio de Janeiro - RJ - Tel : 55 (21) 2432-7181
e-mail : falecom@ancoratek.com.br
Mercado Militar
- 12 anos ininterruptos de serviços de manutenção de helicópteros prestados a Marinha do Brasil.
- Quadro de funcionários formado por ex-militares e civis assemelhados com larga experiência e qualificação técnica.
- Única empresa nacional a fazer Inspeção “G” do AS 332 - Super Puma.
- Única empresa nacional a fazer Inspeção “SDLM” do SH-3 Sikorsky Sea King - Skyhawk (AF1 / 1A) - A4.
Realizando Inspeções “G” dos Esquilos nos últimos 8 anos.
Planejamento e Controle de Manutenção.
Controle de Qualidade.
Lab. de Metrologia.
Lab. de Análise de Combustíveis e Lubrificantes.
Manut. Corretiva/Preventiva.
Reparo em Motores.
Reparos em Estruturas.
Pintura/Estofaria.
Revisão Geral de Aeronaves.
Revisão Geral de Componentes Mecânicos.
Reparos em Aviônicos.
Reparos em Flutuadores de Aeronaves.
convertendo para ONV
att
binfa
Ancoratek Manutenção de Aeronaves e Comércio S.A
Matriz : Rua Comandante Ituriel, 1234, Fluminense 28940-000 - São Pedro da Aldeia - RJ - Tel : 55 (22) 2621-2369
Escritório : Av Ayrton Senna , 2541, Jacarepaguá - RJ - 22775-001 - Rio de Janeiro - RJ - Tel : 55 (21) 2432-7181
e-mail : falecom@ancoratek.com.br
Mercado Militar
- 12 anos ininterruptos de serviços de manutenção de helicópteros prestados a Marinha do Brasil.
- Quadro de funcionários formado por ex-militares e civis assemelhados com larga experiência e qualificação técnica.
- Única empresa nacional a fazer Inspeção “G” do AS 332 - Super Puma.
- Única empresa nacional a fazer Inspeção “SDLM” do SH-3 Sikorsky Sea King - Skyhawk (AF1 / 1A) - A4.
Realizando Inspeções “G” dos Esquilos nos últimos 8 anos.
Planejamento e Controle de Manutenção.
Controle de Qualidade.
Lab. de Metrologia.
Lab. de Análise de Combustíveis e Lubrificantes.
Manut. Corretiva/Preventiva.
Reparo em Motores.
Reparos em Estruturas.
Pintura/Estofaria.
Revisão Geral de Aeronaves.
Revisão Geral de Componentes Mecânicos.
Reparos em Aviônicos.
Reparos em Flutuadores de Aeronaves.
convertendo para ONV
att
binfa
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61522
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
É, mas o executivo deu a barbada: o custo do que for produzido aqui é menor do que é produzido lá, eles reconhecem. E talvez tenhamos razão em sermos ao menos um pouco otimistas: só montar aeronaves com componentes produzidos lá reduzirá enormemente a competitividade, mais interessante é produzir os componentes AQUI, em reais. Eles vão ganhar, nós também, e a tecnologia, após repassada, não tem mais controle, lembram das turbinas? Sei lá, esta notícia, ao menos para mim, só é ruim para quem for intransigentemente pró-prateleira...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Tulio, eu já lembro da famosa Celma. Montar apenas com prateleira tambem não dá, tem que fabricar aqui o maximo possivel.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61522
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
O que eu quis dizer é que produzirmos o máximo aqui É NEGÓCIO PARA OS ESTRANGEIROS, também. Ganham em competitividade, que se traduz em qualidade x preço...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)
Claro. Será que os europeus descobriram o Brasil?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG