Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano
Ola Side,
Acho que isto ainda levara décadas
Acho que isto ainda levara décadas
-
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Depende de qual é a prioridade do Brasil.
O alvo aéreo manobrável já está sendo desenvolvido.
O "MAN-2" com microturbina já foi citado pelos fontados, ele será basicamente um MAN-1 com microturbina, semelhante ao MM40 Block III. (2016)
Sobre o ASTROS TM eu não sei, mas o Brasil está dominando todas as aérea necessárias para um projeto desse porte, ai fica dependendo das Forças Armadas. Talvez a MB tenha interesse em um míssil de cruzeiros para o SNA.
Flw
O alvo aéreo manobrável já está sendo desenvolvido.
O "MAN-2" com microturbina já foi citado pelos fontados, ele será basicamente um MAN-1 com microturbina, semelhante ao MM40 Block III. (2016)
Sobre o ASTROS TM eu não sei, mas o Brasil está dominando todas as aérea necessárias para um projeto desse porte, ai fica dependendo das Forças Armadas. Talvez a MB tenha interesse em um míssil de cruzeiros para o SNA.
Flw
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
O nosso futuro Almirante Marino anda dando dicas sobre um ´cruise nacional. Há algo 'rolando" por aí.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
-
- Sênior
Por curiosidade, uma das primeiras tentativas brasileiras de desenvolver pequenas turbinas.
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Side, o que é isso? Se for uma daquelas tentativas do Ita, é furada.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Uma coisa que acredito, é que hoje em dia a eletronica de alta tecnologia não é mais exclusiva do exterior.Os anos de reserva de mercado fizeram um bom estrago, mas esdamos correndo atraz de muitas coisas. Por exemplo o nosso GPS para uso em veiculos de alta velocidade. Quando fiquei sabendo disso, se alguem quiser pesquisar, eu disse que seria usado VANT guiado por GPS. Podem procurar e ler isso.
Assim, hoje em dia nós temos a parte logica ao nosso alcançe, apenas faltando turbinas e outras partes mecanicas. Alias, turbina não falta mais.
Assim, hoje em dia nós temos a parte logica ao nosso alcançe, apenas faltando turbinas e outras partes mecanicas. Alias, turbina não falta mais.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
O problema, caro João Fernando, mais que além da crônica falta de investimentos, é que na ânsia de queimar etapas me parece que querem sempre o modelo 'último tipo' e acabamos sem nada. A defasagem tecnológica é real, mas ainda assim não seria conveniente comprar produtos totalmente nacionais e aprimorá-los, como é o caso de VANTs e do MT cruise? Preferia sempre isso do que nosso marasmo.. Abs
-
- Sênior
Por isso que falei "tentativas"
Saudações
Saudações
- Luiz Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
Gostaria de saber dos colegas se seria possível desenvolver uma turbina para o AMX que fosse melhor do que as Spey. Mais potencia, menos fumaça, etc para o caça-bombardeiro poder voar acima da velocidade do som
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Impossivel! Hoje o Brasil ainda não tem tecnologia para tal empreendimento, ainda ta engatinhando na área de turbinas.Luiz Bastos escreveu:Gostaria de saber dos colegas se seria possível desenvolver uma turbina para o AMX que fosse melhor do que as Spey. Mais potencia, menos fumaça, etc para o caça-bombardeiro poder voar acima da velocidade do som
Também seria impossivel o AMX voar acima da velocidade do som pois este avião não foi projetado para voos supersonicos, não tem recursos aerodinâmicos para isso!
.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
ITA cria turbina para geração de energia
Júlio Ottoboni
São José dos Campos (SP), 29 de Julho de 2008 - Os engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronaútica (ITA), de São José dos Campos (SP), devem produzir dentro de algumas semanas a primeira turbina com tecnologia 100% nacional. O projeto nasceu da parceria entre integrantes do Parque Tecnológico instalado na cidade,-- que reúne entidades de pesquisas e empresas -- para desenvolver fontes alternativas de geração de energia elétrica.
A primeira turbina produzida completamente no país ainda se encontra em fase de protótipo e os trabalhos são coordenados pelo professor do ITA e PhD em física, Homero Santiago Maciel. No atual estágio, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões. O principal financiador é o governo federal via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
As equipes de projeto e desenvolvimento do ITA estão neste programa desde 2006. A expectativa é de se obter um projeto inovador, como foi o motor brasileiro movido gasolina, álcool e gás, criado na década de 70. Desta vez, o ITA conseguiu produzir um equipamento que poderá utilizar como combustível tanto derivados de petróleo, quanto o álcool ou gás natural além do querosene aeronáutico, caso seja empregado em aviões.
A turbina brasileira, denominada TR-3500, tem um torque de 1.3 mil hps de força e seu volume alcança a 600 quilos, o que representa menos de 35% do peso das turbinas similares movidas a diesel e fabricadas no exterior. Sua capacidade possibilita a aplicação em indústrias de grande porte e em geração de energia elétrica para hospitais, centros comerciais e pequenas cidades.
Segundo a coordenação do programa, os testes visam estabelecer os coeficientes de durabilidade de peças e materiais empregados no projeto. Pelo cronograma, a turbina-protótipo será terminada no final deste ano ou no começo de 2009, quando passará por um processo de certificação junto ao Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). A previsão é que em 2012 o produto tenha cumprido todas as etapas exigidas para ser liberado para produção em série e comercializado.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)
Júlio Ottoboni
São José dos Campos (SP), 29 de Julho de 2008 - Os engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronaútica (ITA), de São José dos Campos (SP), devem produzir dentro de algumas semanas a primeira turbina com tecnologia 100% nacional. O projeto nasceu da parceria entre integrantes do Parque Tecnológico instalado na cidade,-- que reúne entidades de pesquisas e empresas -- para desenvolver fontes alternativas de geração de energia elétrica.
A primeira turbina produzida completamente no país ainda se encontra em fase de protótipo e os trabalhos são coordenados pelo professor do ITA e PhD em física, Homero Santiago Maciel. No atual estágio, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões. O principal financiador é o governo federal via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
As equipes de projeto e desenvolvimento do ITA estão neste programa desde 2006. A expectativa é de se obter um projeto inovador, como foi o motor brasileiro movido gasolina, álcool e gás, criado na década de 70. Desta vez, o ITA conseguiu produzir um equipamento que poderá utilizar como combustível tanto derivados de petróleo, quanto o álcool ou gás natural além do querosene aeronáutico, caso seja empregado em aviões.
A turbina brasileira, denominada TR-3500, tem um torque de 1.3 mil hps de força e seu volume alcança a 600 quilos, o que representa menos de 35% do peso das turbinas similares movidas a diesel e fabricadas no exterior. Sua capacidade possibilita a aplicação em indústrias de grande porte e em geração de energia elétrica para hospitais, centros comerciais e pequenas cidades.
Segundo a coordenação do programa, os testes visam estabelecer os coeficientes de durabilidade de peças e materiais empregados no projeto. Pelo cronograma, a turbina-protótipo será terminada no final deste ano ou no começo de 2009, quando passará por um processo de certificação junto ao Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). A previsão é que em 2012 o produto tenha cumprido todas as etapas exigidas para ser liberado para produção em série e comercializado.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Com 600 kilos de peso ela não deve ser usada pra misseis "tom" cruise, mas fica o conceito.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Mas tem uma coisa que é legal, e isso ninguém tira do brasileiro: 3 milhões no desenvolvimento de uma turbina? Vende cada uma por 500 mil e com umas 10 turbininhas, ela já se paga...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Impossível não, depende do quanto se quer isso, depende dos interesse$. Colocando muito intere$$e, sai.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Quero saber onde vão usar essa turbina aí.
Porque vocês sabem né, o Brasil é um país meio doido. Tem turbina mas não tem avião, tem míssil mas num tem caça, tem soldado mas não tem fuzil e etc. É capaz de termos uma turbina auto-turbinistica.
Acho que deve ser para um UAV da vida, sei lá.
Porque vocês sabem né, o Brasil é um país meio doido. Tem turbina mas não tem avião, tem míssil mas num tem caça, tem soldado mas não tem fuzil e etc. É capaz de termos uma turbina auto-turbinistica.
Acho que deve ser para um UAV da vida, sei lá.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)