FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Que opções para o futuro?

Manter os 6 C-130H e fazer a sua modernização?
4
22%
Comprar mais 2 C-130H, de forma a formar uma frota de 8?
2
11%
Comprar 3 a 5 A-400 M e juntar aos 12 C-295?
9
50%
Comprar 2 C-17 e manter a actual frota de 6 C-130H?
3
17%
 
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Rui Elias Maltez
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FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#1 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sáb Jul 19, 2008 11:41 pm

Portugal dispõe actualmente de 6 C-130H operacionais e nas OGMA uma excelente escola de manutenção destas aeronaves, oficinas procuradas por países diversos.

A FAP tem procurado mais o recurso a estas aeronaves que estão agora a meio de vida, dada a participação cada vez maior das FA's portuguesas em múltiplos teatros de operações, desde o Afeganistão, ao Chade, passando recentemente pelo Gabão, sustentação de forças no Líbano, Kosovo, etc.

Se um C-130J está avaliado em 65 milhões de USD (cerca de 40 milhões de €) cada, e se está em preparação um projecto de MLU dos nossos actuais C-130H, ao ler o excelente estudo da Sra. Koslova vislumbrei uma janela de oportunidade:

Porque não aproveitar para comprar usados mais 2 C-130H em meia idade a juntar à actual frota, do que resultaria uma menor rotatividade de cada unidade e assim permitir maior vida útil de cada célula?

Para transporte táctico, e contra a minha espectativa e desejo, a FAP e o Governo optou pelos C-295, em nº de 12 unidades e que deixa antever, após avanços e recuos, que Portugal poderá vir a optar pela compra de entre 3 e 5 A-400M num futuro de médio/longo prazo prazo.

Acontece que os A-400M, pela sua capacidade de carga e velocidade, são uma espécie de concorrente europeu ao americano C-130H ou J, talvez um pouco maior, producto da omnipotente AIRBUS, quando pelo preço de 3 unidades europeias, poderia Portugal comprar e com contrato de manutenção relativo, sustentar uma frota de 6 a 8 C-130H + 2 C-17 Globemaster, em vez de ficar reduzida ao menor indicador comum, que é o de ter num futuro mais ou menos distante 3 a 5 A-400M muito dispendiososo na compra, e 12 C-295 de meia idade nessa altura (2020).

Como se vê, a indústria europeia é ainda algo incipiente, de que ressalta a questão das peças de substituição para os Merlin EH-101.

Como Portugal no seio da Aliança, e no âmbito da União Europeia não tem capacidade e desejo de ser uma potência regional ao nível de equipamentos militares de ataque, poderia ter antes mais valias ao nível de logística e transporte de tropas/equipamentos para projecção e sustentação de forças integradas em missões NATO ou europeias, sempre sob os auspícios de uma defesa comum europeia e devidamente enquadrada pelo Direito Internacional, ou ainda para causas humanitárias.

Por isso eu abro este enquete, ao qual gostaria que dessem as vossas opiniões sinceras.

Isto serve para eu perceber as vossas considerações e desejos, e não para que digam o que realisticamente pode acontecer.

Este é um fórum de discussão, e como nenhum de nós terá poderes de decisão, a discussão é livre.

No fundo, o que eu pretenderia era auscultar os colegas sobre qual o papel que a FAP poderá ter neste domínio no futuro, e com recurso a que tipo e nº de plataformas.

Vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Obrigado




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#2 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 19, 2008 11:53 pm

:lol:
Rui Elias Maltez escreveu:Portugal dispõe actualmente de 6 C-130H operacionais e nas OGMA uma excelente escola de manutenção destas aeronaves, oficinas procuradas por países diversos.

A FAP tem procurado mais o recurso a estas aeronaves que estão agora a meio de vida, dada a participação cada vez maior das FA's portuguesas em múltiplos teatros de operações, desde o Afeganistão, ao Chade, passando recentemente pelo Gabão, sustentação de forças no Líbano, Kosovo, etc.

Se um C-130J está avaliado em 65 milhões de USD (cerca de 40 milhões de €) cada, e se está em preparação um projecto de MLU dos nossos actuais C-130H, ao ler o excelente estudo da Sra. Koslova vislumbrei uma janela de oportunidade:

Porque não aproveitar para comprar usados mais 2 C-130H em meia idade a juntar à actual frota, do que resultaria uma menor rotatividade de cada unidade e assim permitir maior vida útil de cada célula?

Para transporte táctico, e contra a minha espectativa e desejo, a FAP e o Governo optou pelos C-295, em nº de 12 unidades e que deixa antever, após avanços e recuos, que Portugal poderá vir a optar pela compra de entre 3 e 5 A-400M num futuro de médio/longo prazo prazo.

Acontece que os A-400M, pela sua capacidade de carga e velocidade, são uma espécie de concorrente europeu ao americano C-130H ou J, talvez um pouco maior, producto da omnipotente AIRBUS, quando pelo preço de 3 unidades europeias, poderia Portugal comprar e com contrato de manutenção relativo, sustentar uma frota de 6 a 8 C-130H + 2 C-17 Globemaster, em vez de ficar reduzida ao menor indicador comum, que é o de ter num futuro mais ou menos distante 3 a 5 A-400M muito dispendiososo na compra, e 12 C-295 de meia idade nessa altura (2020).

Como se vê, a indústria europeia é ainda algo incipiente, de que ressalta a questão das peças de substituição para os Merlin EH-101.

Como Portugal no seio da Aliança, e no âmbito da União Europeia não tem capacidade e desejo de ser uma potência regional ao nível de equipamentos militares de ataque, poderia ter antes mais valias ao nível de logística e transporte de tropas/equipamentos para projecção e sustentação de forças integradas em missões NATO ou europeias, sempre sob os auspícios de uma defesa comum europeia e devidamente enquadrada pelo Direito Internacional, ou ainda para causas humanitárias.

Por isso eu abro este enquete, ao qual gostaria que dessem as vossas opiniões sinceras.

Isto serve para eu perceber as vossas considerações e desejos, e não para que digam o que realisticamente pode acontecer.

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No fundo, o que eu pretenderia era auscultar os colegas sobre qual o papel que a FAP poderá ter neste domínio no futuro, e com recurso a que tipo e nº de plataformas.

Vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Obrigado

Deixem de conversa e comprem logo uns 10 C-390... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: gentileza pagar em euros... 8-] 8-] 8-]




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sáb Jul 19, 2008 11:57 pm

Há fotos desse vosso avião, e provas dadas?

Preços por unidade?
Pelo que percebi, seria um avião não tanto estratégico, mas mais táctico, ou estarei errado?




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jul 20, 2008 12:17 am

Rui, o C-390 será do porte de um C-130J.

A Colômbia já formalizou parceria e a Suécia e a África do Sul estão em negociações.

A aeronave vai utilizar algumas coisas já desenvolvidas dos E-Jets da Embraer.

Uma imagem preliminar:

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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#5 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jul 20, 2008 12:19 am

Rui Elias Maltez escreveu:Há fotos desse vosso avião, e provas dadas?

Preços por unidade?
Pelo que percebi, seria um avião não tanto estratégico, mas mais táctico, ou estarei errado?
Está correto. Ele terá praticamente o mesmo alcance do C-130, com a mesma carga útil , mas terá velocidade de cruzeiro cerca de 30% maior. Tb custará na faixa de US$ 50 mi, contra cerca de quase US$ 80 mi de um C-130J.




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Dom Jul 20, 2008 12:38 am

Hummm... Acho estranho a África do Sul estar nessa, já que está compradora do A-400M, que pouco mais leva que um C-130H ou J, pelo que nem vale pela diferença de preço.

Agora se esse novo avião, o C-390, ficar por esse preço, e dependendo das suas performances e capacidades e fiabilidade, será um avião muito competitivo.

Já há datas aproximadas para as primeiras entregas, ou o projecto depende ainda de haver ou não compradores?




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jul 20, 2008 12:40 am

O projeto ainda está no início. A estimativa é que o primeiro vôo acontença por volta de 2012.




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#8 Mensagem por soultrain » Dom Jul 20, 2008 8:03 am

Rui,

O A-400M tem alcance e carga perto do C-130? Então não vale a pena o C-17 já que os seu alcance e carga é perto do C-130,,,,

Em figurinha para perceber as diferenças:

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O C-390 pode ter parte construida em Portugal, Portugal não comprou os A-400M, faz todo o sentido que a FAP olhe para o C-390.

[[]]'s





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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#9 Mensagem por Túlio » Dom Jul 20, 2008 8:11 am

Pois é, li em algum lugar que a OGMA estaria no programa ou teria sido convidada, não lembro bem, mas é algo por aí...

De mais a mais, uma frota de C390 novinhos sempre seria incomensuravelmente mais eficaz do que uma de véios, remendados e cansados C130...

Quanto a A400 = C130, vai pesquisar, Maltez véio, isso num se diz, POWS!!!

(((Tirando o fato de ambos serem turbohélices, o que os torna similares, a diferença em capacidade de carga é BRUTAL!)))




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#10 Mensagem por Italo Lobo » Dom Jul 20, 2008 9:07 am

Ué, á Embraer não é dona de uma parte da OGMA?? Pelo que sei o seu capital é detido em 65% pelo consórcio Airholding SGPS, composto pela Embraer e EADS, sendo os restantes 35% detidos Estado Português (Empordef).

Abs




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#11 Mensagem por Sniper » Dom Jul 20, 2008 12:32 pm

Se o governo Brasileiro parasse com essa birra de só buscar parceiros na América do Sul e na África, Portugal Devería ser nosso parceiro preferêncial no projeto e uma porta de entrada para o mercado Europeu...

Mas a política Sul-Sul do Itamaraty não deixa... :x




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#12 Mensagem por Túlio » Dom Jul 20, 2008 12:41 pm

Falta a opção C390. Até lá, não voto.




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#13 Mensagem por Quiron » Dom Jul 20, 2008 2:18 pm

E os C-390 vem com os manuais em português! :D




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#14 Mensagem por faterra » Dom Jul 20, 2008 3:18 pm

Sniper escreveu:Se o governo Brasileiro parasse com essa birra de só buscar parceiros na América do Sul e na África, Portugal Devería ser nosso parceiro preferêncial no projeto e uma porta de entrada para o mercado Europeu...

Mas a política Sul-Sul do Itamaraty não deixa... :x
Muita calma! Aguenta firme. Este governo não é similar ao de Chávez - eterno. 8-]




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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?

#15 Mensagem por faterra » Dom Jul 20, 2008 3:26 pm

Só voto se houver a opção do C-390. Isto é discriminação! :twisted: :lol:

Se parar para pensar e deixar a viadagem de lado os EUA compram logo uns 300 aparelhos. :shock:




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